Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-12"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- O papel da liquidez na previsão da falência bancária: uma análise aplicada ao mercado portuguêsPublication . Moreira, Helena Isabel Ventura; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daEsta dissertação contém um estudo empírico sobre o setor bancário português, onde é efetuada uma análise da eficácia dos indicadores de liquidez e de outras variáveis CAMEL, sobre a probabilidade ou proximidade de falência bancária. O objetivo do estudo é dar resposta à questão de investigação: “São os indicadores de liquidez capazes de prever a proximidade de falência bancária?”. O desenvolvimento desta questão é conduzido através da análise dos efeitos das variáveis de liquidez e de outros indicadores de risco bancário, selecionadas a partir da revisão de literatura, sobre o indicador de fragilidade bancária, Z-Score. A metodologia utilizada consiste na estimação de um modelo de regressão linear múltipla através de estimadores - PLS/RLS-, para o período compreendido entre o primeiro semestre de 2005 e o segundo semestre de 2018, utilizando-se dados semestrais de um painel, por forma a analisar o impacto das variáveis explicativas na probabilidade de falência dos bancos portugueses. Os resultados obtidos permitem concluir que a liquidez é fator explicativo das falências bancárias no mercado português. A quantidade e tipo de liquidez que os bancos mantêm influenciam a sua fragilidade, sendo este fator acompanhado de outros indicadores do risco bancário como o nível de adequação dos capitais (próprios) ou a rendibilidade. Destaca-se ainda que a (i)liquidez internacional é um preditor significativo da probabilidade de insolvência bancária, apesar da sua preponderância ser mitigada pela política monetária promovida pelo Euro sistema. O sinal, maioritariamente positivo, do coeficiente de liquidez internacional, reforça a ideia de que a maior dependência dos fundos externos vulnerabiliza as instituições. Os resultados também sugerem que os restantes indicadores CAMEL são capazes de prever as falências bancárias em Portugal. Estas são significativamente influenciadas pelos níveis de capital e rendibilidade. Estas conclusões dão um contributo para a compreensão da liquidez e dos indicadores de risco bancário como instrumentos de monitorização e sinalização na previsão de falências.
- Atratividade das empresas e expectativas face ao trabalho dos Indivíduos da zona de transição entre as gerações Y e Z: um estudo quantitativoPublication . Anazário, Maria Inês Alves; Ferreira, PedroExistem poucos estudos científicos sobre as transições geracionais e que façam referência aos cuspers. Estes estudos podem ser a chave para que muitas empresas consigam lidar com colaboradores de diferentes gerações e conheçam as capacidades e expectativas de cada grupo geracional. Tal como os membros das gerações mais recentes possuem capacidades inovadoras, os cuspers são elementos diferenciadores nas empresas, capazes de fazer a ligação entre duas gerações. Se as empresas tiverem em conta as diferenças geracionais, estarão aptas para gerir um local de trabalho multigeracional e poderão beneficiar de oportunidades únicas para se destacarem de tantas outras. O objetivo geral do presente estudo consiste em compreender as expectativas dos indivíduos da Zona de Transição Geracional relativamente ao mercado de trabalho. Desta forma, pretende-se: identificar as características do trabalho mais valorizadas pelos indivíduos da Zona de Transição Geracional; compreender até que ponto os indivíduos da Zona de Transição Geracional apresentam características distintas da Geração Y; aferir até que ponto a experiência de trabalho contribui para mudar as expectativas e as características de trabalho mais valorizadas pelos indivíduos da Zona de Transição Geracional. Utilizou-se uma metodologia de investigação quantitativa e recolheram-se os dados através de um questionário feito aos alunos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Estes foram tratados, posteriormente, no Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados deste estudo sugerem que os cuspers estudados possuem expectativas face ao trabalho, como: o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal; encontrar um trabalho pelo qual se sintam apaixonados; ter acesso a programas de desenvolvimento e formação; encontrar um trabalho flexível, onde haja possibilidade de flexibilidade de horários. Conclui-se que os cuspers pertencentes à zona de transição da Geração Y para a Geração Z valorizam características do trabalho semelhantes às dos Millennials.
- Avaliação do impacto dos subsídios ao investimento no âmbito do SI inovação sobre o desempenho das empresas portuguesasPublication . Gonçalves, Patrícia Pires; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daA presente dissertação tem como objetivo a avaliação da eficácia dos subsídios ao investimento no quadro do programa de incentivos à inovação em Portugal (SI Inovação). Centra-se na seguinte questão de investigação: “São os subsídios ao investimento um determinante impactante no crescimento e produtividade das empresas beneficiárias?” A resposta à questão geral de investigação é dada através duma análise empírica dos impactos da subsidiação sobre o desempenho das empresas que em Portugal realizaram projetos SI Inovação no período de 2015 e 2017. Os indicadores de desempenho, selecionados a partir da revisão de literatura, foram: VAB, exportações, emprego e produtividade. A metodologia utilizada consistiu na regressão de quatro modelos econométricos para a estimação dos coeficientes da variável subsídios em relação às quatro dimensões do desempenho empresarial e controlando fatores que podem afetar esses indicadores. Os resultados obtidos sugerem que os SI Inovação têm um impacto positivo sobre o desempenho empresarial nos quatro domínios estudados, fornecendo validade prática às hipóteses levantadas. A análise dos seus efeitos sobre o crescimento do VAB é expressiva e sugere que os apoios públicos terão permitido a muitas empresas realizar investimentos de aumento de capacidade, com os impactos a fazer-se sentir nos anos subsequentes. A variável relativa às exportações evidência igualmente um impacto, embora não fique suficientemente evidenciada a relação dos subsídios com as exportações, no caso de empresas em que estas representam à partida uma quota significativa do volume de negócios. O emprego criado pelas empresas beneficiárias dos subsídios é positivo mesmo após a inclusão da variável de intensidade de capital. Finalmente, identificou-se um impacto positivo na produtividade. Este efeito está, provavelmente, relacionado com a forte componente de investimento em capital fixo, que tende a estar associada a aumentos do valor acrescentado produzido por trabalhador. A eficácia dos incentivos é geralmente mais favorável à região de Lisboa e Vale do Tejo que se destaca face às restantes regiões e ao conjunto do país pelos impactos estimados mais substanciais dos subsídios no VAB, nas exportações e na produtividade, enquanto ao Norte cabe a maior intensidade do efeito sobre o emprego criado.
- O impacto de big data na auditoria financeiraPublication . Cláudio, Miriam Pereira; Maldonado, Isabel Alexandra NevesA forma como são tratados os dados está a mudar radicalmente a gestão e os processos organizacionais. A quantidade de informação disponível atualmente é inúmera e continua a crescer, as máquinas produzem mais informação útil que o ser humano, e podemos vivenciar isso através do fenómeno de Big Data. Esta dissertação aborda o conceito e a aplicabilidade de Big Data na auditoria financeira. A revisão de literatura efetuada permite analisar as vantagens de aplicação de Big Data nos trabalhos de uma auditoria financeira. Com base no estudo empírico desenvolvido, apresentaremos os desafios que os auditores terão para potenciar esses benefícios nas suas auditorias, e os possíveis obstáculos que poderão ser apresentados por parte dos auditores à utilização de Big Data. O estudo empírico baseou-se numa pesquisa com análises qualitativa e quantitativa, através de inquérito e entrevistas. Este permitiu concluir que Big Data é fundamental na auditoria financeira, pois torna o trabalho do auditor mais eficiente, inteligente e eficaz, mas Portugal não está preparado para incorporar Big Data na auditoria financeira.
- Comportamento de consumidores de serviços de streaming: um estudo de caso de usuários da Netflix no Brasil e em PortugalPublication . Oliveira, Alan de Freitas; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Mesquita, Selma Maria daO grande desenvolvimento da Internet na década de 1990 favoreceu o surgimento e o crescimento do comércio eletrônico. Nesse campo, desde 2010 os serviços de streaming vêm ganhando espaço. Dentre as várias empresas do ramo, é a Netflix que, atualmente, lidera o seguimento, ostentando cerca de 151 milhões de assinaturas pagas em 190 países. No Brasil e em Portugal, as popularidades da empresa também são perceptíveis. Importa assim compreender o comportamento dos consumidores da Netflix nos dois países. Quanto ao objetivo principal desta dissertação, é o de perceber a conduta de consumidores de serviços da Netflix no Brasil e em Portugal com base nos modelos de comportamento de consumo e de decisão de compra propostos por Kotler & Keller (2012), Turban et al. (2015) e Laudon & Traver (2017). Esta dissertação se caracteriza como um estudo de caso e se baseia em dois fatores principais. O primeiro fator é seu assentamento em pressupostos teóricos de autores renomados nas áreas de administração, marketing e comércio eletrônico, como Kotler & Keller (2012) e, principalmente, King, Lee, Liang, Turban & Turban (2015) e Laudon & Traver (2017). O segundo fator são os dados coletados a partir de um questionário digital disponibilizado aos públicos brasileiro e português, que gerou uma amostra não-probabilística, trabalhada nos aplicativos Microsoft Excel e IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). As respostas válidas dessa amostra (210 brasileiros e 38 portugueses) foram analisadas em uma abordagem quantitativo-qualitativa utilizando-se de estatísticas descritivas e conforme os aspectos metodológicos da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011). Desse modo, estudamos os comportamentos de consumo de usuários da Netflix das duas nacionalidades. Nesse processo analítico, os dados indicaram uma preferência por filmes, pelos dois grupos de consumidores, e um elevado grau de satisfação em relação à Netflix, indicando até uma recomendação dos serviços da empresa, sem ressalvas, a membros mais próximos aos usuários, como familiares e amigos.
- Recurso à lei em tradução jurídicaPublication . Fernandes, Eduardo Neto Martins; Alves, Maria Luísa VerdelhoA tradução jurídica é geralmente acreditada como uma das áreas da tradução mais complexas devido ao seu objeto de estudo e às implicações na sociedade e nas relações sociais. A equivalência conceptual entre sistemas jurídicos é essencial e deve ser assegurada. No entanto, esta equivalência requer do tradutor uma meticulosa capacidade de representar noutra língua o conceito de um outro sistema jurídico, que pode até nem existir na língua de chegada. Tal pode ser explicado pela diversidade jurídica de sistemas, cada um com características e realidades conceptuais distintas, como tal, com terminologia intrínseca. Devido aos constantes impulsos de harmonização jurídica e cultural ao nível internacional, desafios linguísticos relacionados com a ausência de equivalência conceptual necessitaram de ser avaliados e coordenados de modo a promover a cooperação internacional através da redução de incongruência terminológica. Iremos ter em consideração os desafios linguísticos apresentados pela integração europeia, assim como o impacto do direito da União a nível nacional, considerando as leis como instrumentos de formação e revelação de normas jurídicas. Uma técnica legislativa que pode potencialmente auxiliar o tradutor é a definição legal, uma vez que esta técnica está ao dispor do legislador e que lhe permite expandir, limitar ou reconstruir o conceito da terminologia usada no diploma legal. Estas manipulações conceptuais representam uma janela por onde os tradutores podem observar as representações e conceptualizações jurídicas dentro de determinados sistemas jurídicos. Claramente, que este tipo de perceção é crucial ao tradutor jurídico em contextos da União Europeia. A presente dissertação propõe explorar os assuntos supramencionados de modo a apresentar uma explicação coerente sobre a razão pela qual as leis devem ser consideradas ferramentas de apoio ao tradutor, nomeadamente as técnicas definitórias. Propõe-se ainda avaliar a importância desta ferramenta na solução de problemas de incongruência terminológica aos níveis supranacional e nacional.
- O orçamento como instrumento de apoio à gestão das empresas: Estudo de caso de uma empresa prestadora de serviçosPublication . Ferraria, Maria de Fátima Couto; Oliveira, Helena Maria da CostaPara que as organizações alcancem os seus objectivos, os seus gestores recorrem a instrumentos como o orçamento. Esta ferramenta é importante para a gestão das empresas pois facilita a coordenação e execução das atividades e estabelece objetivos, funcionando como um instrumento de decisão e ação. O presente trabalho estuda a forma como é elaborado o orçamento, e as razões pelas quais se recorre ao orçamento, realçando o apoio à gestão e seu contributo para a tomada de decisões mais seguras e eficazes. Apresenta-se um estudo de caso de uma empresa de grande dimensão, prestadora de serviços de restauração coletiva com o nome fictício de Nutrivalis por questões de confidencialidade. Recorremos a uma análise qualitativa, suportada pela análise documental e pela técnica de entrevista semiestruturada a quadros médios e seniores da empresa, para aferir das problemáticas envolvidas na elaboração e utilização do orçamento. Em Portugal, os estudos realizados nesta área e nomeadamente neste sector são escassos. Este trabalho visa contribuir para o aumento do conhecimento e da forma como são elaborados os orçamentos nas empresas. Como resultado do estudo de caso, verificou-se que o orçamento é considerado para a empresa estudada uma ferramenta imprescindível para a gestão operacional, na medida que funciona como um orientador e indicador de gestão. Apesar de bem estruturado, o orçamento não deve ser a única ferramenta de gestão utilizada pela empresa, por isso, a empresa objeto de estudo, complementa-o com outras ferramentas de gestão. A empresa desenvolve em paralelo, ferramentas de gestão para a gestão operacional, como é exemplo o Plano de Controlo de Gestão e utiliza também uma ferramenta de gestão estratégica com indicadores financeiros e não financeiros que segue princípios do Balanced Scorecard.
- O impacto dos resultados desportivos no desempenho das ações dos clubes de futebolPublication . Lopes, Sara Isabel Fernandes; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daAs receitas dos clubes de futebol resultam, principalmente, do espetáculo e da procura associada, em que a Bolsa de Valores surge como uma alternativa de financiamento para que os clubes mantenham a competitividade interna e externa. A presente dissertação tem como objetivo a avaliação do impacto dos resultados desportivos nos preços das ações dos clubes europeus cotados em bolsa. Centra-se na seguinte questão de investigação: “Os resultados desportivos dos clubes de futebol cotados em bolsa têm consequências significativas sobre os preços das ações?” A análise desta questão de investigação consubstancia-se numa abordagem estatística, realizada a partir da observação da presença de retornos anormais na amostra selecionada durante o período da estimativa (2007-2014). Os testes são efetuados para uma amostra que compreende 3223 jogos de futebol e 10 clubes das principais ligas europeias, incluindo a liga portuguesa. A metodologia recorre ao estudo de eventos e o teste estatístico utilizado é o t de Student. Os resultados do estudo mostram que as vitórias estão positiva e significativamente relacionadas com retornos anormais positivos das ações em bolsa, enquanto os empates ou derrotas geram efeitos adversos traduzidos por retornos anormais negativos. Além disso, o mercado responde assimetricamente, pois o impacto de uma derrota é maior do que uma vitória. Ao contrário do esperado, o mercado bolsista não reage de maneira mais forte aos resultados de jogos em competições europeias do que jogos em ligas nacionais. As vitórias de fim de época não parecem ter impacto positivo sobre os preços dos títulos. Os clubes europeus têm retornos anormais médios superiores aos clubes portugueses nas vitórias e derrotas. Nos derbies, apenas, as vitórias resultam em retornos anormais médios superiores em comparação com partidas com clubes não rivais. Concluiu-se, assim, que o estudo fornece validade à maioria das hipóteses levantadas, constituindo mais um contributo para o debate sobre o efeito das performances desportivas na volatilidade das ações dos clubes cotados em bolsa.
- Portugal 2020 - o estudo de um caso de investimentoPublication . Almeida, Maria Teresa Oliveira; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeO turismo, atualmente, é dos setores de atividade com maior impacto na economia portuguesa. Com a evolução, muito positiva, do setor e com as projeções de crecsimento nos próximos anos, há uma preocupação por parte dos governantes portugueses em desenvolver esta área, de forma atrair mais turistas. Portugal, é detentor de diversas características, como é o caso da gastronomia, dos vinhos, do património histórico, das praias, da natureza, da hospitalidade, entre outros. Estes são os principais motivos que despertam a curiosidade para viajar até Portugal, mas também, para criar uma necessidade nas pessoas que já nos visitaram, em voltarem. De forma a permitir e assegurar o desenvolvimento do setor, o apoio às empresas é assegurado através dos Sistemas de Incentivo do Portugal 2020. Apesar de disponibilizados a nível nacional, as zonas de baixa densidade têm uma percentagem de incentivo superior, como forma a impulsionar a exploração das zonas do país com menos populaçao e menos desenvolvidas. Estes incentivos funcionam sobre a forma de financiamento, tendo duas particularidades: a primeira é que trata-se de um financiamento sem custos (sem juros e outros encargos) e a segunda é que parte do incentivo é não reembolsável. Por outras palavras, cumpridos os requisitos, metade do incentivo que a empresa recebe não tem que devolver. Atualmente estamos perante uma geração, denominada de millennials, que se interessa cada vez mais pela inovação tecnológica. Por este motivo, o estudo deste trabalho recai sobre um projeto de investimento indexado aos SI Inovação Produtiva. O projeto contempla um investimento na abertura de um hotel (Hotel São Brás) de tipologia 5 estrelas. No estudo estão evidenciadas as principais análises a ser realizadas e o respetivo estudo de viabilidade económico-financeira. O mesmo ditará, ou não, o sucesso da abertura deste negócio, se deste investimento resultará valor acrescentado, ou seja, se haverá um contributo positivo para a empresa, para a área geográfica onde ficará situado e principalmente se traduzirá benefícios para o próprio setor do turismo.