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- A transcriação de produtos de cuidados masculinos: o caso da Old SpicePublication . Pedro, Sofia Moutinho; Tavares, Célia Verónica MartinsWithin the scope of the Master's in Specialized Translation and Interpretation, the aim of this master thesis is to introduce an empirical approach to Creative Translation, more commonly known as Transcreation. A parallel was drawn between the terms Translation, Transcreation, Localization, and Copywriting, defining the concepts and articulating them according to their similarities and/or differences. Since Transcreation is commonly used in the advertising area, a study was also done about the prevalence of transcreation in male care products, along with a particular reference to the Old Spice brand. The transcreation proposal here presented targets Old Spice products which are sold in Portugal with their original designations and are not transcreated. Finally, the methodology presented brings together both a qualitative and quantitative approach, with a survey, to study the impact transcreation may or may not have on the consumer. In addition, two interviews were conducted to get a practical view of what transcreation is when applied to our professional life.
- Uma integração do modelo de aceitação da tecnologia e do modelo de sucesso de sistemas de informação na análise da satisfação e continuidade de uso do MoodlePublication . Legramante, Douglas; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Azevedo, José Manuel Monteiro LopesEste estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a satisfação e a intenção de continuidade de uso, de estudantes e professores, quanto ao uso do Moodle. Para isso, propomos um modelo teórico que integra os constructos qualidade da informação e satisfação do Modelo de Sucesso de Sistemas de Informação de DeLone e McLean aos constructos utilidade percebida, facilidade de uso percebida e intenção de continuidade de uso do Modelo de Aceitação da Tecnologia de Davis. O modelo hipotético validado empiricamente é composto por 5 dimensões e 16 variáveis. Os dados foram analisados a partir de 144 questionários válidos de professores e estudantes de cursos de graduação. A técnica de estimação de máxima verossimilhança foi adotada na análise dos dados por meio da modelagem de equações estruturais. Seis das nove relações hipotetizadas foram confirmadas. Os resultados revelaram que a qualidade da informação impacta positivamente a facilidade de uso percebida e a satisfação do usuário. A facilidade de uso percebida impacta positivamente a utilidade percebida, que por sua vez impacta positivamente a satisfação do usuário e a intenção de continuidade de uso. Da mesma forma, a satisfação do usuário impacta positivamente a intenção de continuidade de uso do Moodle. Foi evidenciado ainda que a utilidade percebida é a mais forte preditora da satisfação do usuário. Estes resultados podem contribuir para que instituições de ensino, gestores, administradores e designers de sistemas de e-learning possam desenvolver estratégias a fim de aumentar a satisfação dos usuários com relação ao uso do Moodle.