ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos by advisor "Monteiro, Hugo"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- À mesa... Investigação e ação reflexiva junto de uma família afegãPublication . Melo, Raquel de Castro Lopes Casal e; Monteiro, HugoO fenómeno da migração é marcado por conflitos e violência, levando pessoas a sair do seu país em busca de uma nova morada que lhes permita uma vida mais digna. A complexidade desse processo desafia conceitos previamente estabelecidos, exigindo uma compreensão mais abrangente. Apesar das mudanças e evoluções em Portugal nos últimos anos, o país enfrenta desafios na experiência de acolhimento O projeto “À mesa” surge com a intenção de refletir sobre a experiência de acolhimento e integração em Portugal junto de uma família afegã e a equipa técnica responsável pelo seu acolhimento através de um programa de reinstalação. Construído a partir de relações de proximidade desenvolvidas, pelo meio de aromas e pratos que fomos experimentando, mas também pela escuta ativa da realidade vivida. Orientado por uma metodologia de Investigação-Ação Participativa desenvolveram-se ações a partir da interação e participação ativa de uma família composta por dez elementos e três profissionais. A primeira parte consistiu num trabalho de análise de entrevistas semiestruturadas realizadas a cinco entidades de acolhimento. Além disso, o projeto orienta-se principalmente, do ponto de vista metodológico pelo trabalho de campo pautado pela observação participante nas intervenções semanais da equipa. Os objetivos gerais foram pensados de forma a melhorar a experiência de integração e acolhimento desta família, mas também fomentar uma reflexão construtiva junto da equipa responsável.
- Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidadePublication . Teixeira, Cátia Daniela Fernandes; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório, que traduz um projeto de educação e intervenção social, vem dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido com um grupo de idosos, realizado a partir dos pressupostos da metodologia da investigaçãoação participativa, mantidos como horizonte ao longo da trajetória percorrida com o grupo. Tendo por base processos de educação não-formal, o projeto teve o intuito de proporcionar contextos para o desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades, competências e da autonomia, de um bem-estar consigo próprios e com os outros, o qual se traduz numa melhor qualidade de vida. O projeto centrou-se no processo de alfabetização de um grupo de idosos, bem como na valorização das suas competências e capacidades. Durante todo o processo os idosos foram coconstrutores do projeto, o qual se iniciou com a análise da realidade, para a qual foi necessário recorrer a algumas técnicas de recolha e análise de informação, que possibilitaram perceber os problemas e necessidades. Estes, uma vez priorizados e equacionados juntamente com os recursos e potencialidades do contexto, serviram de base para uma primeira planificação. As atividades desenvolvidas no sentido da aproximação aos objetivos projetados, permitiram percorrer um caminho em que algumas mudanças efetivas se foram identificando, como a aquisição de competências na leitura e na escrita e o desenvolvimento de laços de sociabilização mais alargados e regulares.
- "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do BonfimPublication . Fonseca, Diana Patrícia Xavier da; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório retrata o desenrolar de um projeto de intervenção socioeducativa posicionado na metodologia da investigação ação participativa, com a finalidade de promover a participação dos jovens da freguesia do Bonfim. O recurso a técnicas de investigação, como a entrevista semi-estruturada, questionários, observação participante e análise documental permitiram, juntamente com os intervenientes e a par de processos dialógicos individuais e coletivos, recolher e analisar a informação, construir conhecimento e conceber um projeto no sentido da mudança consequente na melhoria das condições de vida dos jovens envolvidos. O desenho e desenvolvimento do projeto orientaram-se para a promoção da autonomia de jovens Bonfinenses, num processo que decorreu alavancado por um grupo cooperante, participativo socialmente e com gradual poder na tomada de decisão nas esferas escolar e associativa. Decorre da metodologia adotada a assunção de uma lógica de participação efetiva dos jovens na definição dos problemas e na criação de alternativas que permitiram intervir de forma reflexiva e crítica nos seus contextos, contribuindo para a transformação de uma sociedade que tende a categorizações etárias discriminatórias. O compromisso de envolvimento destes jovens nos sentidos do desenvolvimento das comunidades em que se inserem, numa ótica de emergência de cidadanias ativas, estabeleceu-se como horizonte de desenvolvimento pessoal que se espera poder consolidar-se através da manutenção da sua participação nos diversos contextos nos quais aprendem a participar.
- Uma Casa na Invicta: Agir para combater a exclusão e o isolamento socialPublication . Dias, Raquel Eduarda Mendes; Monteiro, HugoNeste documento é relatado todo o processo de desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social, a partir da comunidade de inserção “Casa da Amizade”. Tendo por orientação metodológica a Investigação-Ação Participativa, este projeto e subsequente relatório centra-se em práticas de intervenção e de investigação de cariz emancipatório no contexto científico da Educação Social. Trabalhando com um conjunto de atores de classes desfavorecidas, este projeto tem a Educação Informal como enfoque privilegiado, com a participação democrática e horizontal como força motriz. Respondendo a uma diversidade no acesso ao conhecimento e no modo de o valorizar, tenta-se trabalhar formas individualizadas de intervenção educativa, pluralidades discursivas e tempos distintos de aprendizagem num percurso partilhado. Descrevendo um processo de investigação e de intervenção, o presente relatório assume uma posição crítica face a formas mais hierarquizadas de abordar o terreno, de modo a garantir valorização de percursos e de competências esquecidas em quotidianos de exclusão.
- Deixem que eu me (re)encontrePublication . Malta, Renata Patrícia Duarte; Monteiro, HugoO presente relatório reflete um projeto de investigação no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social, que assume como metodologia a Investigação Ação-Participativa, e que é desenvolvido e construído com um grupo de pessoas desempregadas. Assim, e contando com os participantes como co-construtores de todo o processo, foi necessário elaborar uma análise e caracterização da realidade da qual surgiram alguns problemas. É com base neles que o projeto começa a ser delineado, tendo por base a educação não-formal de adultos, e recorrendo a ações e atividades para se alcançarem os objetivos definidos e, desta forma, ser possível compreender qual o impacto que ele teve na vida dos participantes. Denominado por “Deixem que eu me (Re)Encontre”, este projeto de investigação pretendeu proporcionar momentos de desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades e competências, e de criação de uma rede de suporte afetivo, estimulando nos participantes a apropriação de um poder de intervenção, gerador de mudança nas suas vidas, que há muito se tinha perdido.
- "(Des)Envolver a rede" Projeto de intervenção comunitária desenvolvido com a comunidade BonfinensePublication . Oliveira, Cláudia Isabel Dias; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório de projeto reflete todo um percurso desenvolvido a partir da metodologia de Investigação‐Ação Participativa com vista à melhoria da qualidade de vida da comunidade bonfinense. Procurou‐se obter informação e analisar a realidade com intervenientes da comunidade, através de técnicas de recolha de dados que permitiram a identificação de problemas. Posteriormente a esta identificação foi realizada uma priorização de problemas e necessidades de acordo com a sua magnitude e os interesses da população. A partir daqui foi delineado um projeto de intervenção comunitária que procurou atingir determinados objetivos estabelecidos através da realização de ações que incluíam um conjunto de atividades.
- "Gaia Emprega +" Um Projeto de Educação e Intervenção social no contexto do Programa Rede SocialPublication . Afonso, Dalila da Graça de Azevedo Campos Monteiro; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO Programa Rede Social é uma medida de política social que assenta o seu discurso no envolvimento dos atores sociais e no desenvolvimento local. Fundamenta-se nos conceitos de cidadania, participação e faz do combate à pobreza e à exclusão social o seu objetivo primeiro. Apresenta instrumentos de trabalho específicos e um modelo de organização de base municipal e de freguesia. O Projeto que agora se apresenta insere-se num processo de revisão de um Plano de Desenvolvimento Social, em que a opção metodológica recaiu na Investigação Ação Participativa, tendo por isso como esteio a participação dos sujeitos implicados Foi um Projeto que procurou inovar práticas sociais, no contexto da intervenção social vocacionada para jovens desempregados licenciados e exigiu um trabalho de reflexão e avaliação contínua. Porque tinha um propósito de mudança social, implicou uma tomada de consciência de todos os seus participantes e partiu de um processo de transformação que começou por ser individual, mas que veio a ser igualmente grupal.
- Movimentando o corpo e a mente, uma por todas e todas por uma - Um projeto de Educação e Intervenção Social com um grupo de idosasPublication . Freitas, Inês Maria Soares de; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO relatório que se segue apresenta um projeto desenvolvido com a população idosa, do género feminino, com idades compreendidas entre os 78 e os 88 anos de idade. Este projeto denominado “Movimentando o corpo e a mente: uma por todas e todas por uma” foi construído sob os pressupostos da metodologia de investigação ação participativa, sendo consequentemente coconstruído por todas as participantes. As técnicas e os métodos escolhidos utilizaram-se com o intuito de produzir conhecimento com as pessoas sobre a sua realidade, por forma a obter a informação necessária para a planificação de um projeto centrado nos princípios e pressupostos da educação e intervenção social. Dentro destas duas grandes áreas, os temas basilares do projeto foram a educação de adultos e a educação para a cidadania. O desenho do projeto surgiu dos problemas e das necessidades identificadas pelas idosas e, por sua vez, objetivos, estratégias e atividades foram delineadas por forma a colmatá-los. Em termos gerais, o projeto concebeu-se para produzir mudanças relativamente à participação das idosas em processos de tomada de decisão sobre o Cantinho dos Avós e à valorização pessoal e grupal das suas competências pessoais, sociais e grupais. O projeto esteve em constante avaliação e reflexão o que permitiu, ao nível dos seus resultados, identificar algumas mudanças de ao nível dos processos de tomada de decisão das participantes no projeto.
- "Participação, um Caminho para a Mudança" Projeto desenvolvido com pessoas com doença renal crónica e cuidadoresPublication . Sarmento, Cristiana Andreia Monteiro Aguiar Esteves; Araújo, Deolinda; Monteiro, HugoO presente relatório reflete a (co)construção e desenvolvimento do projeto de educação e intervenção social “Participação, um Caminho para a Mudança”, que teve como palco a Caledial, uma clínica de hemodiálise em Canelas – Vila Nova de Gaia. Posicionado na metodologia da Investigação-Ação Participativa, este projeto permitiu a criação de espaços coletivos de partilha de experiências e vivências de pessoas com doença crónica, reconhecendo dificuldades e limitações, mas também as potencialidades e recursos existentes. Assim, pelo caminho da participação e da ação, procurou-se dar resposta a algumas das necessidades sentidas, promovendo um cada vez maior envolvimento das pessoas na procura do conhecimento sobre esta doença, no sentido da sua capacitação e empowerment. Teve como ponto de partida o primeiro convívio de Natal das pessoas em hemodiálise, familiares e profissionais da Caledial, e vários grupos de discussão sobre as vivências, perceções e sentimentos face à doença renal crónica. No âmbito deste projeto, resultado do trabalho coletivo de vários participantes, pretendeu-se compreender a realidade enquanto se agia sobre a mesma, num processo contínuo de reflexão-ação-reflexão, que foi capaz de mobilizar esforços individuais e coletivos no sentido da mudança. Surgiu como um desafio e afirmou-se como um dispositivo transformador das relações entre os profissionais de saúde, as pessoas em hemodiálise e as famílias, transformando a clínica num espaço mais aberto e inclusivo, promotor da participação e fértil para o desenvolver de atividades repletas de significado para as pessoas envolvidas.
- Retomar Velhos Caminhos: Projeto de intervenção social com pessoas idosasPublication . Andrade, Marli Isabel Magalhães; Monteiro, HugoO presente trabalho académico retrata um projeto desenvolvido com adultos numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI). Posiciona-se metodologicamente no “paradigma emergente” e na Investigação-Ação Participativa (IAP), defendendo a participação ativa dos idosos em todo o seu processo. Na sua base, encontra-se a necessidade da participação das pessoas nas decisões do quotidiano e, para responder a esta necessidade, o projeto realça as trajetórias de vida dos idosos e as relações intergeracionais, tendo como intuito a partilha de vivências, conhecimentos e experiências, valorizando os sujeitos e a sua bagagem, assim como alargar os horizontes das pessoas a novas perspetivas. O projeto engloba duas ações (O Nosso Caminho, A nossa Aprendizagem e Saber – Uma transmissão Intergeracional) que se encontram integradas e interligadas.
