ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by advisor "Cardoso, Fernando José"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Acessibilidade aos laboratórios de informática nas escolas públicas de Grajaú-Maranhão: um estudo de casoPublication . Silva, Paulo Alex da; Cardoso, Fernando JoséDiante dos desafios enfrentados por professores das escolas da rede pública, no que diz respeito à usabilidade dos laboratórios de informática disponibilizados pelo governo Federal, através do ProInfo em todo o Brasil, objetivamos conhecer as razões da não acessibilidade e usabilidade desses laboratórios em duas escolas da rede municipal do Município de Grajaú – Estado do Maranhão. Para tanto, utilizamos um quadro teórico, em que se incluem autores de renome nacional e internacional, e recorremos a uma metodologia de cunho qualitativo, no formato de estudo de caso, com vistas a encontrar respostas aos nossos objetivos. Concluímos que a não acessibilidade e usabilidade aos laboratórios de informática instalados nas escolas do município de Grajaú-MA é decorrente do não reconhecimento por parte da equipe gestora dos benefícios que as TIC agregam ao processo educativo, a baixa qualificação dos quadros professorais, que se traduzem em distanciamento dos laboratórios de informática e a ausência de apoio por parte da Secretaria Municipal de Educação. Os sujeitos implicados no contexto parecem não reconhecer a importância do paradigma tecnológico como uma ferramenta que potencia aprendizagens significativas nas escolas municipais.
- Acompanhamento dos Egressos: Um estudo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do IF Farroupilha – Campus São Vicente do SulPublication . Bastos, Cláudia Adriana Delevati; Cardoso, Fernando JoséRealizar uma avaliação do ensino ofertado pelas instituições de ensino, além de ser uma exigência legal, torna-se crucial para o sucesso e manutenção do ensino. Uma maneira de realizar o processo de avaliação é através de um acompanhamento eficaz dos seus egressos e do conhecimento da sua atuação profissional, verificar em que medida o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul contribuiu para a inserção dos egressos no mundo do trabalho é o objetivo do presente estudo. Recorremos a uma metodologia de natureza quanti-qualitativa, tendo a recolha de dados sido feita através da aplicação de um questionário aos egressos que colaram grau no período de 2013-2016. A fim de conhecer a situação profissional destes egressos, foram avaliadas as questões de inserção na atividade profissional, a relação entre as atividades desempenhadas e área de formação, a percepção que possuem sobre a sua formação profissional. Nesse processo, buscamos identificar também, a sua opinião no que concerne às potencialidades e fragilidades evidenciadas no curso. Os dados obtidos nos mostraram que a principal dificuldade encontrada pelos egressos, foi referente à inserção e identidade profissional, havendo a necessidade de um trabalho de sensibilização sobre o papel do gestor público. Esperamos que através dos resultados obtidos, os coordenadores e colegiado de curso possam realizar uma avaliação contínua e sistemática do curso, além de propor ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) alterações no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), buscando assim melhorias no processo ensino-aprendizagem.
- O clima organizacional de um campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro: a percepção dos servidoresPublication . Barbosa, Janayna Flávio; Cardoso, Fernando JoséO clima organizacional é um dos fatores mais importantes para uma organização, pois através dele é possível captar as percepções positivas e negativas dos servidores e, consequentemente, diagnosticar as mudanças necessárias em prol da satisfação dos mesmos. O presente estudo tem como objetivo conhecer a percepção dos servidores de um Campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro em relação ao clima organizacional vivido e suas variáveis, e a forma como este influencia o nível de satisfação dos servidores no local de trabalho. Foi realizado um aprofundamento bibliográfico, com pertinência no tema em análise, e feito um estudo qualitativo no formato de estudo de caso. Participaram todos os servidores do Campus, sem funções de direção, tendo onze respondido a uma entrevista semiestruturada e os restantes a um questionário. Os resultados alcançados mostram que o índice de satisfação dos servidores para com a instituição é bastante alto, embora haja aspectos que precisam de ser melhorados. A maioria dos servidores sentem orgulho do Campus e sentem-se realizados profissionalmente. As variáveis que mais contribuem para o clima organizacional vivido são a qualidade da relação do líder com os liderados e o relacionamento interpessoal entre a maior parte dos servidores. As variáveis que mais afetam negativamente são as condições físicas e ambientais existentes, a qualidade da comunicação e a relação entre técnico-administrativos e docentes, que nem sempre é pacífica por divergências relacionadas com sentimentos de superioridade, plano de carreira e regalias da carreira dos docentes, não previstas para os técnico-administrativos.
- A contribuição das Salas de Recursos Multifuncionais no processo de inclusão nas escolas públicas estaduais, no município de Cabo Frio - R.J.Publication . Cardoso, Gerlane Duarte Guerra; Cardoso, Fernando JoséA presente dissertação teve o propósito de investigar a contribuição das Salas de Recursos Multifuncionais no processo de inclusão nas Escolas Públicas Estaduais no município de Cabo Frio-RJ. Que é ofertado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A sala de Recurso Multifuncional é um espaço prioritário dotado de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, para ofertar o Atendimento Educacional especializado. Para alcançar o objetivo da pesquisa, utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa no formato de estudo de casos múltiplos, que envolveu duas escolas da rede Estadual de ensino no município de Cabo Frio. Como técnica de recolha de dados, recorremos à observação não participante nas duas Salas de Recursos Multifuncionais e entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente com dois gestores, oito professores regentes das classes inclusivas e dois professores das Salas de Recursos multifuncionais. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e validadas pelos participantes. Para sustentar teoricamente esta investigação fez-se uma revisão da literatura que consolida informações acerca da história da Educação Inclusiva e da legislação que concerne a Educação Especial. Os resultados das análises levaram a concluir que, a despeito de inúmeros obstáculos, de várias ordens, a Sala de Recursos Multifuncionais tem impactado positivamente os processos de inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais matriculados nas escolas públicas estudadas.
- Os desafios e as dificuldades da implementação da Educação Ambiental num Campus do IFTM: a percepção dos professoresPublication . Oliveira, Luana Loren Corrêa; Cardoso, Fernando JoséA educação ambiental (EA) é uma práxis educativa e social que influencia na formação de valores, conceitos éticos, habilidades e, principalmente, atitudes que contribuem para a atuação responsável dos indivíduos em relação ao meio ambiente. Importantes autores como Layargues, Loureiro, Tristão, Reigota, entre outros, tem investigado esta temática nas últimas décadas. Apesar da EA estar presente no sistema de ensino Brasileiro, a partir do tema transversal Meio Ambiente, como previsto em lei pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a sua inclusão enfrenta inúmeros desafios, pois a forma tradicional de ensino, pautada por currículos não flexíveis, é marcante nas nossas escolas. Neste sentido, interessou-nos investigar o caso do Campus de Patos de Minas, do IFTM, tendo para o efeito sido desenhado um estudo com o qual procuramos conhecer a forma como o tema EA é desenvolvido com os alunos. Recorremos a uma metodologia qualitativa, no formato de estudo de caso. Participaram no estudo 19 professores, que responderam a um questionário com perguntas abertas. Os principais resultados mostraram que, apesar dos docentes entenderem a importância da implementação da temática EA no seu contexto educacional, num formato interdisciplinar, a realidade do cotidiano escolar da instituição estudada evidenciou a existência de várias dificuldades metodológicas. Os pontos investigados ressaltaram uma postura conservacionista e minimalista por parte dos professores que, ao orientarem a sua prática pedagógica através de atividades meramente pontuais, demonstraram insegurança em relação à implementação da temática EA nas suas unidades curriculares as quais, na maioria das vezes, se apresentam dissociadas das outras áreas do conhecimento
- Educação formal na comunidade Quilombola Santo Antônio dos Pretos: limites e possibilidadesPublication . Silva, Francisco de Assis Santos; Cardoso, Fernando JoséO preconceito e a discriminação vivenciados pelos quilombolas é uma situação que constrange, segmenta, espolia e sinaliza segregação, e que dificulta uma prática educacional de acordo comos padrões previstos na legislação Brasileira. A presente dissertação centra-se nas dificuldades e desafios que a escola da comunidade quilombola de Santo Antonio dos Pretos enfrenta para integrar e manter inscritos os alunos em idade escolar. Utilizamos uma metodologia qualitativa, no padrão estudo de caso. Recorremos à obervação direta e a questionários, aplicados ao diretor escolar, a 3 coordenadores escolares, a 10 professores e a 48 alunos, que participaram de forma livre e voluntária. Durante o trabalho de campo, que durou mais de nove meses, pudemos circular livremente pelas dependências da escola, assistir a reuniões, a aulas em sala e a práticas pedagógicas realizadas em outros espaços escolares. Os principais resultados obtidos demonstram que a escola ainda não utiliza em seu currículo o ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana na Educação Básica, embora se preocupe em encontrar novas formas de organização e melhoras do funcionamento escolar, para responder às necessidades dos alunos. Consideramos que a resolução das dificuldades encontradas passará também por ações governamentais, pois torna-se necessário que se verifiquem melhorias nas instalações físicas da escola, sendo imperioso que a escola se firme e obtenha cada vez mais o reconhecimento por parte da comunidade Quilombola e da sociedade em geral, como um espaço de produção de saberes, um espaço social, cultural, educativo e ecológico, que existe para servir (e serve) aos estudantes.
- Escolarização e cultura indígena na aldeia Zutiwa - Arame MAPublication . Conceição, Raimundo de Jesus da; Cardoso, Fernando JoséA presente dissertação teve o propósito de investigar a contribuição da escolarização para a preservação da cultura indígena numa escola estadual localizada na Aldeia Zutíwa, no município de Arame – Maranhão. Utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, no formato de estudo de caso. Para fins de recolha de dados, aplicamos questionários ao Gestor da escola e a oito professores e entrevistamos dezasseis alunos. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e validadas pelos participantes. Os dados foram complementados com notas de campo tomadas durante a observação direta que realizamos durante um período de tempo que correspondeu a seis meses. Durante este tempo tivemos a oportunidade de estar presentes nas reuniões pedagógicas e circular livremente pela escola, tendo, inclusivamente assistido a algumas aulas. Enquadramos o nosso estudo com uma vasta revisão da literatura que consolida informações acerca da história, da cultura e da legislação que concerne a educação escolar indígena. A informção recolhida permitiu-nos compreender como a escola considera a cultura indígena no currículo escolar e como os participantes percebem essa inclusão. Os principais resultados que obtivemos revelam que a escola não reflete a cultura da comunidade indígena em questão, considerando que os arranjos escolares são inspirados e planejados à luz de um corpus que não representa os artefatos culturais daquela comunidade.
- Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de TucuruíPublication . Pinheiro, Sheyla Cristina Braz; Cardoso, Fernando JoséEste estudo trata da compreensão do desenvolvimento de PDDE na perspectiva da gestão democrática, realizado em duas escolas públicas municipais do Município de Tucuruí, no Estado do Pará, tendo como objetivo perceber o funcionamento da gestão das duas escolas, como acontece a participação dos conselhos escolares na gestão dos recursos financeiros e qual o contributo que este programa tem dado para o processo de gestão democrática da escola. Trata-se de uma investigação quatitativa, no formato de estudo de caso, onde se recorreu a instrumentos de recolha de dados, à análise de leis e resoluções e a entrevistas que foram realizadas com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas selecionadas e aos membros dos Conselhos Escolares. O intuito deste estudo é o de compreender como e quais seriam os caminhos percorridos pelas instituições de ensino para desenvolver programas implementados pelo governo federal com influência direta na gestão escolar. Esta pesquisa se encarregou de esclarecer o funcionamento do conselho e sua contribuição para a gestão escolar, a atuação dos seus participantes, como são tomadas as decisões sobre a execução dos recursos e se é possível realizar uma gestão democrática diante de tantos desafios. Como resultados desta pesquisa constatamos que o conselho e a gestão escolar desenvolvem os programas governamentais considerando os princípios da gestão democrática. As escolas pesquisadas demonstraram com suas ações que adotam prática educacionais democráticas no seu cotidiano escolar
- A Gestão do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, frente às demandas locais e sua atuação com o Desenvolvimento Territorial Fronteira Noroeste do RSPublication . Kovhautt, Mirian Rosani Crivelaro; Cardoso, Fernando JoséA partir da implantação e consolidação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados através da Lei n. 11.892 de 29 de dezembro (Presidencia da República, 2008), é que este estudo se faz necessário e relevante. Por isso, propôs-se a analisar o papel desses Institutos Federais, levando em consideração as finalidades, características e objetivos, especialmente, no que refere às temáticas do desenvolvimento local e territorial. Diante disso, tomou-se como referência o Campus Santa Rosa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha para verificar se as ações da gestão e suas atividades educativas vêm sendo realizadas em consonância com as demandas locais e territoriais e, com isso, gerando desenvolvimento sustentável. Recorreu-se a uma pesquisa qualitativa no formato de estudo de caso em que buscou as racionalidades, intencionalidades, valores, tanto nos documentos oficiais quanto nos discursos e ações dos envolvidos. Para tanto recorremos a análise documental (leis, planos etc.), a realização de entrevistas semiestruturadas a dez participantes. Os principais resultados apontam que o campus Santa Rosa, está favorecendo o desenvolvimento local e territorial, principalmente com a oferta dos cursos regulares e dos cursos de extensão de curta duração, que propiciam a formação mais rápida e qualificada para diferentes públicos. Relativamente ao desenvolvimento de pesquisas, o campus tem atuado de forma mais internalizada: faz pesquisa, embora nem sempre divulga os resultados à comunidade externa, sendo esta uma questão relevante a ser tratada pela gestão do campus.
- Gestão orçamentária e financeira do Instituto Federal do Triângulo Mineiro: Desafios enfrentados pelos gestoresPublication . Alves, Uilia Ferreira de Borba; Cardoso, Fernando JoséNa década de 2000, diante da necessidade de se reformar o ensino profissionalizante e tecnológico, visando formar quadros de profissionais para o mercado, o governo propõe a expansão da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Nesse contexto, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba foi transformado em Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM –, abarcando outras instituições da região. Daí surge uma questão relacionada à necessidade de financiamento da nova organização institucional: que dificuldades e desafios decorreram do processo de gestão dos recursos orçamentários e financeiros no IFTM no período 2009-2016? Neste trabalho, buscaram-se compreender as dificuldades e os desafios decorrentes do processo de gestão dos recursos orçamentários e financeiros no IFTM, no período em tela. Para tanto foi utilizada uma metodologia qualitativa, no formato de Estudo de Caso. Participaram no estudo sete servidores que compõem a equipe de Gestão Orçamentária e Financeira do IFTM, exercendo as funções de Pró-Reitor de Extensão, ex-diretor de Administração, Reitor, Pró-Reitor de Administração, Coordenador Geral de Contabilidade, Orçamento e Finanças da Reitoria, Diretor de Administração e Planejamento e Diretor de Administração. O principal resultado do estudo foi que a equipe de Gestão Orçamentária do IFTM, no período 2009-2016, superou muitas dificuldades quanto ao planejamento, aplicação e execução dos recursos orçamentários e financeiros da instituição; porém nem todas as dificuldades foram superadas e se mantêm até o presente momento, transformando-se em desafios a serem superados pela referida equipe em prazo médio de tempo.