ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 130
Results Per Page
Sort Options
- O processo de Transição entre o JI Passinhos de Rei e o Agrupamento Soares dos Reis – um estudo de casoPublication . Ferreira, Tânia Marisa Sousa; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deO estudo que se apresenta emerge de um projeto de investigação que tem como eixo estruturador a temática do processo de transição das crianças do Jardim de Infância Passinhos de Rei para as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento Soares dos Reis. Com este estudo pretende-se investigar e refletir os discursos e as práticas dos Educadores e Professores do 1º ciclo do Ensino Básico para que a transição entre ciclos ocorra, conferindo a cada um a função de completar, aprofundar, integrar e alargar o ciclo anterior na construção de projetos integrados e articulados. O quadro teórico e legal, exposto em dois capítulos, apresenta o ponto de vista de diversos investigadores sobre a problemática da transição entre o pré-escolar e o primeiro ciclo, como atitude reflexiva, formativa e promotora de mudança. Trata-se de um estudo exploratório, onde foi utilizado um inquérito por questionário, cujos resultados foram complementados pela realização de uma análise documental e documentos das práticas orientadoras da atividade pedagógica das instituições estudadas. O estudo conclui que não se verificam efetivas evidencias de utilização de mecanismos/estratégias de transição do pré-escolar para o 1º CEB que possibilitem e/ou facilitem a adaptação da criança.
- Débil articulação entre os coordenadores de departamento e de estabelecimentoPublication . Sousa, Maria Alexandra Policarpo Vieira de; Moreira, António Jorge ReisO presente estudo é o resultado de um processo de investigação, que pretende estabelecer um plano de ação para reduzir as decisões contraditórias sobre um mesmo assunto que surgem de dois órgãos de gestão intermédia. O trabalho do coordenador de departamento e do coordenador de estabelecimento deve ser orientado, com base num projeto devidamente elaborado tendo em conta as necessidades manifestadas pelos docentes que o compõem. Este projeto será o resultado de reflexões por parte dos docentes sobre o que é a escola e o que poderá vir a ser, tendo como objetivo a inovação da prática pedagógica para aumentar a qualidade do serviço prestado e o consequente sucesso dos alunos/crianças. O coordenador de estabelecimento e de departamento são figuras com uma presença muito marcante, quer pela posição que ocupam, enquanto gestores intermédios na sua organização, quer pelo manancial de funções e papéis que desempenham. A visão da organização, o modo como é interpretada a função e as ações estratégicas desenvolvidas, são dimensões da atividade de gestão que se pretenderam compreender e problematizar. Quanto ao estudo empírico, optamos pelo estudo de caso, uma vez que se trata de um problema singular com características próprias, utilizamos como técnicas metodológicas a entrevista semiestruturada aplicadas a alguns docentes da educação pré-escolar e a análise documental. Este estudo foi desenvolvido no agrupamento de escolas de Vilela tendo como intervenientes os docentes da educação pré-escolar.
- Supervisão pedagógica e acompanhamento da prática letiva em sala de aulaPublication . Pereira, Margarida Isabel Soares Carneiro Fernandes; Diogo, Fernando Luís TeixeiraA dinâmica da supervisão pedagógica reveste-se de máxima importância dado que a atuação pedagógica dos professores se repercute no desenvolvimento dos alunos. O presente trabalho visa a aplicação de um novo conceito de supervisão, inserido num novo paradigma, com finalidades de reflexão critica, através do desenvolvimento de um processo de entreajuda conducente à partilha e troca de experiências que com o objetivo de melhorar a prática do ensino e, consequentemente, das aprendizagens. Assim, o supervisor deve, através do acompanhamento da prática letiva na sala de aula, proceder à observação e análise das práticas pedagógicas existentes. Tal pode ser alcançado incrementando um processo de trabalho colaborativo que permita o aconselhamento, a reflexão conjunta, a partilha e comparação de métodos e estratégias de ensino que visem o desenvolvimento profissional dos docentes assim como a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. A reflexão critica, assim como a prática de questionamento e discussão, poderão garantir a hipótese de encontrar a melhor solução para superar as dificuldades da profissionalidade docente.
- Como obter o financiamento que garanta a viabilidade da IPSS “Novo Sol” e a continuidade do seu projeto educativo?Publication . Barbosa, Vânia Raquel Nogueira; Delgado, PauloAs IPSS são instituições muito particulares e muitas deles ainda bastante dependentes das comparticipações estatais. Com a situação atual do país, as dificuldades das IPSS’s vão se agudizando. As comparticipações estatais não se adaptam à realidade atual que se vive provocando alguns transtornos. Desta forma, torna-se urgente uma mudança de mentalidades dos dirigentes dessas instituições, libertando a ideia de que têm de estar dependentes dos subsídios estatais, procurando assim, alternativas a este tipo de financiamento. Algumas estratégias são possíveis, mas de acordo com cada instituição, isto é, da localidade onde está inserida, do seu projeto educativo, e da população alvo que recebe, elas deverão ser mais ou menos adaptadas. No que concerne a IPSS “Novo Sol” de entre as possibilidades encontradas as que mais se adaptam serão o mecenato, a parceria com uma outra IPSS existente, mas que serve outras valências, assim como o marketing social. Com estas alternativas pretende-se melhorar a situação atual financeira da instituição, podendo desse modo, dar continuidade ao projeto educativo.
- Municipalização da educação?: O programa APROXIMARPublication . Freitas, Maria Agostinha Ribeiro de; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deA contemporaneidade exige que nos tornemos cada vez mais capazes de responder eficazmente às necessidades de mudança, exige que localmente sejamos capazes de responder aos problemas que a sociedade nos coloca e deve, essa mesma sociedade, ser parte da solução para o problema. É urgente aproximar as respostas das pessoas para que as respostas possam ser contextualizadas. A municipalização da Educação ocupa um lugar importante no fenómeno da descentralização e desconcentração de poder. Contudo há muitos receios neste processo que está muito dependente das vontades políticas dos intervenientes. Ao longo do projeto procurou-se perceber qual o envolvimento das partes no processo da municipalização da Educação, mais propriamente, no concelho de Matosinhos, com o Programa APROXIMAR. Aproximar o Ministério da Educação, o Município de Matosinhos e os Agrupamentos de Escolas. Houve a preocupação de se proceder a uma análise de modo a identificar os meios como o programa é operacionalizado pela autarquia, os recursos que envolve e a perceção que tinham os entrevistados. Entendeu-se com a realização das entrevistas que um dos entraves à plena realização do Programa APROXIMAR está na matriz de responsabilidades mas antecede-lhe a ausência de diálogo que se traduza em reais compromissos de trabalho conjunto em prol do bem comum que é a educação. É precisamente na criação de uma rede de comunicação entre os intervenientes que se investe neste projeto com o intuito de posteriormente se discutir a matriz de responsabilidades e só depois decidir os caminhos a seguir nas lógicas de atuação da educação.
- Os apoios educativos na construção do sucesso educativo: um estudo de caso num Território de intervenção prioritáriaPublication . Guterres, André Filipe Antunes; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deO maior desafio da escola atual é conjugar a escolaridade obrigatória e universal com a ânsia do sucesso educativo. Uma escola justa e democrática não pode limitar-se a selecionar os que têm mais mérito, tem, obrigatoriamente, de se preocupar com aqueles que têm mais dificuldades em ter sucesso e que se vão autoexcluindo. Um dos dispositivos clássicos para potenciar os resultados académicos são os Apoios Educativos, porém no Agrupamento de Escolas X, um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), os resultados obtidos mantêm-se abaixo dos padrões nacionais. É este o ponto de partida do nosso estudo, pois, apesar do investimento considerável no aumento de apoios educativos neste Agrupamento, muitos alunos continuam a registar insucesso educativo.Partindo desta realidade percecionada com a análise documental sobre os Apoios Educativos neste Agrupamento, e após uma ação de acompanhamento da Inspeção Geral da Educação e Ciência, surgiu a necessidade de orientar o nosso olhar para uma análise de todo o processo dos apoios de modo a perceber como se pode otimizar o impacto dos apoios no sucesso dos alunos e, consequentemente, ter o reconhecimento exterior. Tendo por base a análise de conteúdo das entrevistas a docentes de Português e Matemática, envolvidos no processo dos apoios educativos e do focus group realizado com alunos que beneficiaram destes apoios educativos, e suportada por um enquadramento teórico e legal, delineou-se um plano de ação, que visa a melhoria do sucesso educativo de todos os alunos e envolve toda a organização escolar. Perceciona-se a preponderância da coordenação e da monitorização num processo que se pretende efetivo e não de simples receituário, mas acima de tudo, toma-se consciência que para funcionar é necessário que seja devidamente clarificado, sentido e apropriado por todos os atores envolvidos.
- Construção de um dispositivo de autoavaliação com a colaboração dos docentesPublication . Ribeiro, Íris Daniela Teixeira; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deNa atualidade, face à emergência de políticas educacionais influenciadas pela globalização, a avaliação das instituições escolares tem vindo a constituir-se como um instrumento para regular, garantir e acompanhar a melhoria da qualidade nos sistemas de ensino. A Lei nº31/2002 de 20 de dezembro implicou nas escolas o desenvolvimento de dispositivos, instrumentos e processos diversos de avaliação tendo como um dos seus objetivos a promoção da melhoria de qualidade do sistema educativo. Não é qualquer forma ou modalidade de avaliação institucional e de autoavaliação que pode responder à multidimensionalidade e complexidade das escolas públicas enquanto organizações educativas específicas. Pelo facto de não existirem escolas iguais, a avaliação da escola deverá ser diferenciada e ajustada às realidades organizacionais para constituir um efetivo instrumento de desenvolvimento. O estudo empírico realizado no agrupamento X pretendeu recolher as perceções dos docentes do agrupamento em relação aos mecanismos de autoavaliação para a posterior elaboração de um dispositivo de autoavaliação. Este estudo permitiu reconhecer a importância atribuída aos processos de autoavaliação na promoção da melhoria da organização e do sucesso educativo dos alunos, bem como os constrangimentos associados a estes processos, sendo também apresentadas propostas para que este instrumento seja eficaz. Os resultados deste estudo foram as linhas orientadoras para a construção de um dispositivo de autoavaliação para o agrupamento X com a colaboração dos docentes, desenvolvendo um plano de ação com atividades definidas. Espera-se dar um contributo para implementar mudanças significativas, com vista à promoção de uma cultura de autorreflexão, de autoavaliação e de desenvolvimento sustentado da escola.
- Avaliação institucional e melhoria: o trajeto do plano de melhoria de um agrupamento de escolasPublication . Cardoso, Manuel António Magalhães Gouveia; Diogo, Fernando Luís TeixeiraNo decurso deste projeto, procurou-se através do desenvolvimento de um processo de investigação-ação, efetuar mudanças em dois níveis, tendo sido o primeiro em prol da minoração de debilidades na aprendizagem previamente diagnosticadas num Agrupamento de Escolas, e o segundo visando uma transformação de hábitos enraizados, inerentes à cultura organizacional da comunidade escolar que compõe este Agrupamento. Desta forma, pretendeu-se a compreensão de determinadas situações que se constituíam, na aceção do investigador, como problemáticas sob determinados aspetos e suscetíveis de mudança, exigindo uma resposta prática. Face a isto, procurou-se construir um projeto realista porém ambicioso, assente em lógicas e teorias validadas e enquadrado nas especificidades de um Agrupamento de Escolas. Ao longo do trajeto, recorreu-se a uma série de procedimentos, designadamente de investigação, planeamento, ação, negociação, mudança, monitorização, análise e reformulação. Espera-se e deseja-se que os procedimentos levados a termo surtam os efeitos para os quais foram delineados e que perdurem, particularmente, na cultura organizacional que integra o Agrupamento, embora ciente que as mudanças efetivas nem sempre se produzem em espaços temporais definidos à partida.
- Indisciplina na sala de aula e no ambiente escolarPublication . Gonçalves, Eugénia Augusta Machado; Delgado, João Paulo FerreiraA presente dissertação/trabalho de projeto pretende ser um contributo para uma abordagem científica de um problema que nos últimos anos ganhou dimensão e contornos diferentes, tornando-se um dos polos das preocupações dos professores, chegando mesmo a extravasar a escola, alargando-se aos variados setores da sociedade. O estudo teve como objetivo geral conhecer as representações dos vários atores educativos sobre a indisciplina na sala de aula, e no ambiente escolar, do 3º ciclo na escola em estudo. Ao analisar as relações interpessoais, pretende-se também compreender a relação entre os comportamentos de disciplina e as práticas pedagógicas dos professores. O planeamento da investigação foi feito de acordo com os conceitos e perspetivas recolhidas de autores de referência, com os documentos legais e enquadradores do problema e com as pesquisas já realizadas neste domínio. Optou-se por uma metodologia com um tratamento misto de natureza quantitativa/qualitativa desenvolvida através do método de estudo de caso. A pesquisa realizou-se por meio de inquéritos por questionário aos professores que lecionam o 3º ciclo, percecionando- se através das relações entre as variáveis um quadro da realidade da escola em estudo. Privilegiou-se igualmente a compreensão dos comportamentos tidos como indisciplinados, partindo da própria perceção dos sujeitos envolvidos, através das entrevistas semi-diretivas aos diretores de turma do 3º ciclo, coordenador dos assistentes operacionais, presidente da associação de pais e à diretora da escola. O estudo realizado permite reconhecer as dificuldades na relação pedagógica professor/aluno; o desrespeito pela autoridade do professor; a ineficácia das medidas preventivas; a ineficiência das medidas sancionatórias aplicadas; ausência da autoridade paternal; bem como a falta de estratégias convergentes por parte dos professores no controlo das causas da indisciplina. O estudo termina com a elaboração de um plano operacional de intervenção que tem como finalidade diminuir a indisciplina na sala de aula na escola X.
- Implementação de ações estratégicas: participação dos alunos na vida da escolaPublication . Magalhães, Maria Paula Reis; Diogo, Fernando Luís TeixeiraO presente trabalho de projeto resulta de um estudo dos espaços de participação, dos alunos dos 2.º e 3.º ciclo do ensino básico, na vida da escola, permitindo a construção de um dispositivo de intervenção, que pretende implementar ações estratégicas que visem a ampliação desses espaços de participação. O seu desenvolvimento teórico assenta na necessidade da revitalização da cultura democrática participativa, através de uma maior e melhor participação. Neste campo, a escola, como lugar de interação quotidiana dos seus alunos, tem um papel importante a desempenhar na capacitação de uma participação ativa. Para tal urge a necessidade de implementação de ações estratégicas, em coerência com os documentos estruturantes da organização e de todos os seus órgãos de administração e gestão, de forma a instituir a mudança e a inovação na cultura de trabalho como um dos aspetos chave para o sucesso organizacional da escola. O trabalho de projeto foi realizado numa escola pública dos 2.º e 3.º ciclos e a amostra do estudo, foi composta por 401 alunos dos 2.º e 3.º ciclos e 31 professores Diretores de Turma. Os instrumentos de recolha de dados foram dois inquéritos por questionário, um para aplicar aos alunos, e outro aos Diretores de Turma, e a análise de conteúdo dos documentos orientadores da escola. Os resultados mostraram que os alunos possuem uma débil participação na vida da escola, quer ao nível dos documentos orientadores, quer na sua representação nos diferentes órgãos. No plano de ação, é apresentado um conjunto de propostas, que pretendem constituir-se como um dispositivo para colmatar esta debilidade.