ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
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Recent Submissions
- Avaliar para melhorar a aprendizagem ou para classificar?Publication . Machado, Margarida Maria Miranda Lopes Sousa; Romão, PaulaSendo a avaliação um poderoso meio para motivar e influenciar a aprendizagem e a avaliação formativa considerada na lei, como a principal modalidade de avaliação, quisemos investigar se, no agrupamento de escolas em estudo, a avaliação está a ser implementada para melhorar a aprendizagem ou essencialmente para a classificar. Na investigação pretende-se conhecer as perceções e as práticas de avaliação formativa quanto aos objetivos, critérios, referenciais, momentos, instrumentos e procedimentos de avaliação, mais comuns no agrupamento de escolas. A metodologia foi a de um estudo de caso de tipo avaliativo, recorrendo-se a inquéritos por questionário, como instrumentos de recolha de dados. Com base nas conclusões foi realizada uma análise SWOT que serviu de guião para uma entrevista de grupo focal, cujo objetivo foi o de obter sugestões para a elaboração de um plano de ação que visa o reforço da avaliação para a aprendizagem e como aprendizagem. O estudo permitiu inferir que os professores consideram que a avaliação formativa tem como objetivos, diagnosticar, autorregular e promover aprendizagem. Alunos e professores indicam como práticas frequentes, a informação sobre os objetivos e critérios, a utilização de descritores, a diversificação de instrumentos de avaliação, e como práticas pouco frequentes, o reajuste dos planos de trabalho, a diferenciação pedagógica e as tarefas destinadas à regulação. As perceções dos alunos e dos professores em relação à valorização da confiança e da motivação são claramente diferentes. Concluiu-se, que as práticas de avaliação têm maior foco na classificação do que na melhoria das aprendizagens e ainda, que a avaliação formativa praticada, não enfatiza o feedback descritivo e os processos de autorregulação.
- Por baixo de um céu estrelado: Um estudo de caso intergeracional relacionalPublication . Andrade, Lara Rodrigues de; Paiva, MargaridaA motivação principal deste estudo prendeu-se pela compreensão da importância das relações intergeracionais-afetivas para o bem-estar e desenvolvimento dos intervenientes. Encontrados em tempos espaciais, mas tão distantes nos marcos temporais, os mais velhos acarretam consigo histórias e experiências de vida advindas de tudo o que se já viveram e os mais novos, o sabor do desconhecido onde tudo é uma descoberta. Uns são fruto das memórias, outros começam agora a patentear o mundo imenso que há a descodificar. Juntos podem contribuir para a construção de novos saberes, ajudar a ser mais felizes e assim, constituir um mundo melhor. Seguindo um quadro teórico suportado, importou deslindar diferentes noções, nomeadamente a afetividade, o processo de desenvolvimento da terceira idade e da primeira fase e os contributos destas relações para os envolvidos. Relativamente ao estudo empírico, elegeu-se uma abordagem metodológica qualitativa na configuração de estudo de caso, que teve como base entrevistas semiestruturadas aos idosos e aos respetivos técnicos da instituição importantes à apreensão da realidade e a observação dos momentos existentes entre as gerações. Desta forma, comprovou-se a importância das mesmas para o bem-estar dos intervenientes, porém, tendo em conta o número de momentos de observação não fora possível referir a existência de aprendizagens novas. Revela-se primordial o incentivo de momentos de relação mais constantes, onde sejam realizadas atividades programadas antecipadamente, focadas, essencialmente, no objetivo de estimular as diferentes áreas dos intervenientes.
- Educar para o mesmo lado. A resposta educativa face às crianças institucionalizadasPublication . Ribeiro, Rita Martins; Paiva, Margarida Maria Ferreira DelgadoA escola proporciona muito mais do que conteúdos programáticos a quem a frequenta. Tem como dever oferecer estímulos sociais e ferramentas para um bom desenvolvimento a todos os alunos. Estamos numa época em que a escola deve adaptar-se ao aluno e não ao contrário e esta realidade deveria estar presente na vida escolar de qualquer um. A escola tem de olhar para cada aluno como um indivíduo próprio com opiniões e ritmos diferentes e, principalmente, ter um olhar mais acolhedor sob todas as crianças. Este trabalho tem como ponto principal perceber de que forma a escola dá resposta às necessidades educativas das crianças institucionalizadas e para isto, realizamos um estudo de caso utilizando o método qualitativo, recorrendo a entrevistas como ferramentas para a recolha de dados. Tendo sempre presente três objetivos: identificar as necessidades educativas das crianças; compreender como é que os docentes entendem as necessidades educativas e compreender a interação entre a escola-instituição.
- A estimulação precoce e a educação de surdos no município de Cabo Frio - RJPublication . Simões, Cláudia Cristina Carvalho; Paiva, Margarida Maria Ferreira DelgadoEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar os impactos da estimulação precoce para o desenvolvimento dos alunos surdos na perspectiva de educadores que atuam diretamente com eles numa escola de surdos. A pesquisa partiu da concepção da surdez e suas implicações para o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança e buscou compreender a importância do diagnóstico e da estimulação precoce com a participação da família e apoio educacional a partir de ações pedagógicas desenvolvidas por equipe multiprofissional na perspectiva bilíngue, visando o desempenho pessoal e acadêmico do aluno surdo. Participaram da pesquisa onze profissionais que atuam na Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, localizada no município de Cabo Frio- RJ, tendo duas profissionais surdas entrevistadas. Os instrumentos metodológicos utilizados para desenvolver a pesquisa foram o estudo de caso e as entrevistas estruturadas. As entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo e triangulação de dados. Os resultados demonstram a relevância da detecção e estimulação precoce para o desenvolvimento dos alunos surdos e apontam a necessidade de um trabalho efetivo entre família, escola e sistema político educacional como garantia de uma educação de atenda o direito à aprendizagem, respeitando o surdo em suas necessidades.
- Grau de adesão dos gestores às recomendações de auditoria interna – estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia FarroupilhaPublication . Calliari, Giancarlo Décio; Pereira, Paula Cristina RomãoEsta pesquisa teve como objetivo geral avaliar o grau de adesão da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar às recomendações da Unidade de Auditoria Interna – AUDIN e propor melhorias para reforçar o grau de adesão. Os objetivos específicos foram (1) identificar as recomendações feitas pela AUDIN nos exercício de 2016 e 2017; (2) fazer o levantamento do número de recomendações referentes aos exercícios de 2016 e 2017 que foram implementadas total ou parcialmente e identificar quais foram essas recomendações; (3) analisar a relação entre as recomendações realizadas e as implementadas para verificar o grau de adesão; (4) procurar a perceção da gestão sobre eventuais dificuldades na aplicabilidade das recomendações e (5) propor melhorias para reforçar os graus de adesão. A investigação foi realizada no IFFar. Adotou-se uma abordagem qualitativa na forma de um estudo de caso. Os procedimentos para a recolha de dados foram a pesquisa documental e o inquérito por questionário, eletrónico, o qual teve a participação do corpo de gestores do IFFar. Os resultados demonstraram que o grau de adesão é muito baixo. Foram propostas melhorias como a implementação do Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal; a realização de ações administrativas com o objetivo de aumentar a transparência da AUDIN; a realização de ações de formação para os gestores; a abertura de canais de comunicação e ainda que a AUDIN auxilie fortemente na monitorização das suas recomendações.
- O papel da comunicação na gestão de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica brasileiraPublication . Schwonke, Alessandro Almeida; Pereira, Paula Cristina RomãoO presente estudo investigou o papel da comunicação na gestão e nos seus processos mais relevantes. Assim, tendo como objeto de estudo o instituto federal de Minas Gerais/Brasil, pretendeu-se, a partir do seu principal documento norteador denominado de Plano de desenvolvimento institucional (PDI), encontrar respostas que nos ajudassem a esclarecer esta problemática. Entretanto, nada adiantaria um documento que coloca a comunicação como ferramenta estratégica e não contar com gestores que as utilizem de forma sistêmica e planeada. Assim, o trabalho procurou Identificar também a importância atribuída pelos gestores à comunicação. Avaliou-se qual o entendimento da gestão sobre o uso estratégico da comunicação e buscou-se compreender a função da comunicação em seus processos junto aos gestores. Como técnica de recolha de dados, foi utilizada a entrevista standartizada aberta e a pesquisa documental, tendo o Plano de desenvolvimento institucional como fonte primária, junto com a pesquisa bibliográfica relevante ao tema em estudo. Foi feita uma análise qualitativa, usando como estratégia o estudo de caso. Após o levantamento dos dados da entrevista, análise documental tendo os elementos confrontados, chegou-se a um cenário em que o principal documento norteador e gestores divergiram sobre a atribuição que a comunicação deveria desempenhar, mostrando um ambiente desfaforável ao seu desenvolvimento. Assim, a análise dos dados recolhidos com os gestores, também demonstrou que, mesmo com envolvimento da gestão e avanços em programas e projetos importantes e com o principal documento institucional colocando-a como estratégica, a comunicação está limitada a desenvolver determinada área de resultado, e não a instituição inteira, sendo assim, essencialmente tática.
- Ensino fundamental e exames de proficiência. análise dos resultados obtidos pelos alunos do ensino fundamental do Município de Uberlândia-MGPublication . Jesus, Celton Basílio de; Pereira, Paula Cristina RomãoEsta pesquisa é o resultado de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação com, especialização em Administração de Organizações Educativas ofertado pelo Instituto Politécnico do Porto. Tem como objeto de estudo o exame de proficiência “Prova Brasil” aplicado bianualmente pelo governo federal aos alunos do ensino fundamental das escolas públicas de todo o país. O objetivo do presente estudo consistiu na análise da visão de diretores, professores, alunos e pais de alunos/ responsáveis pelos alunos de duas escolas públicas municipais da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, a respeito da validade, aplicação e dos resultados do Sistema de avaliação da educação básica (Saeb) realizada no ano de 2017. Pretendeu-se com esta pesquisa revelar sob o olhar dos envolvidos a sua visão a respeito da validade, importância e dos motivos do nível desempenho alcançado pelos estudantes na Prova. Para a realização deste trabalho, foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica documental, inquérito por entrevista estruturada e inquérito por questionário em duas escolas no município de Uberlândia MG, Brasil. O estudo revelou falta de consenso entre os agentes do processo educativo representado por alunos e familiares, diretores e professores de escolas acerca dos motivos e da existência de deficit educacional. Nos inquéritos realizados foram detectadas diferenças entre as escolas no perfil socioeconómico dos alunos e comunidade relacionadas com os diferentes índices de desempenho encontrados bem como se revelou evidente a presença de pressão sobre os alunos e professores para o alcance das metas projetadas.
- Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho: estudo de caso de uma reitoria de um Instituto Federal de EnsinoPublication . Freitas, Daniel Martinho; Lencastre, José AlbertoOs estudos dos fatores que interferem no clima organizacional, como a satisfação no trabalho e a qualidade de vida no trabalho, são de grande importância, tanto no setor privado quanto no setor público. Este estudo teve como objetivo conhecer o clima organizacional da Reitoria do Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM), conhecendo, ainda, a satisfação no trabalho dos servidores e o grau de importância das ações de qualidade de vida no trabalho (QVT). Em consonância com os objetivos propostos, optou-se neste estudo por uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa com um design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos a partir de um inquérito por questionário constituído por questões fechadas e abertas, enviado para 131 servidores, sendo estes professores e técnicos administrativos. Os dados quantitativos tiveram uma análise estatística. Para os dados qualitativos foi feita uma análise de conteúdo, considerando-se as categorias estabelecidas a partir dos objetivos propostos no estudo: clima organizacional, satisfação no trabalho e a importância das ações de QVT. Os dados recolhidos permitem afirmar que a Reitoria do IFTM possue um bom clima organizacional e que os servidores mostram-se satisfeitos quanto ao trabalho desenvolvido. Podemos destacar ainda que as ações de QVT desenvolvidas são importantes na percepção dos servidores. Todavia, aponta-se que o clima deve melhorar em alguns fatores e algumas ações de QVT desenvolvida precisam ser revisadas. Além disso, novas ações devem ser tomadas conforme dados levantados. Conclui-se que a instituição apresenta grande capacidade de oferecer condições favoráveis de trabalho, contribuindo para um bom clima organizacional e bom grau de satisfação no trabalho.
- Estudantes surdos e o texto literário. Sentidos para a escritaPublication . Dias, Patrícia da Silva Santiago; Pinto, Jorge Manuel FerreiraAs práticas de leitura, inclusive literárias, e o hábito de ler, tem sido bastante valorizadas e incentivadas no cenário educacional brasileiro nos dias de hoje, sinalizando novos rumos e novas perspectivas para o ensino da Língua Portuguesa, principalmente para os estudantes surdos, absorvida como segunda língua. Este estudo de caso, com abordagem qualitativa, procurou refletir e compreender as concepções de estudantes surdos e professores ouvintes de uma instituição de ensino para surdos, pertencente a um município do Estado do Rio de Janeiro / Brasil, sobre a funcionalidade do texto literário no ambiente escolar, relacionada à aprendizagem da Língua Portuguesa escrita e, consequentemente, à formação do leitor. Esta pesquisa foi construída tendo como referência o acesso dos estudantes surdos ao ambiente literário, fato este de direito enquanto cidadãos, tendo a escola como principal mediadora deste processo, considerando ainda as práticas pedagógicas existentes no contexto escolar para o ensino de uma segunda língua. Contudo, torna-se relevante abordar a escassez de trabalhos relacionados a esta temática, ou seja, o ensino da Língua Portuguesa escrita e o uso do texto literário na prática pedagógica. Assim, na perpectiva desta pesquisa, dez participantes foram submetidos às entrevistas semiestruturadas, contribuindo significativamente para posterior análise e triangulação de dados. Os resultados obtidos convergiram para uma dualidade entre as concepções dos estudantes e professores sobre o tema, e a realidade existente na instituição, sobre a prática de sala de aula e, consequentemente, as experiências vivenciadas por eles.
- Uma reflexão do Sistema Educacional Brasileiro pautado no Direitos Humanos. Um estudo de casoPublication . Antunes, Fabiano Coelho; Lencastre, José AlbertoOs Direitos Humanos são um conceito de caráter público e universal. Juntamente com os conceitos de Direitos Fundamentais, Garantias Constitucionais e Princípios Jurídicos se relacionam com o processo democrático e o Estado Democrático de Direito onde este estudo do Direito Educacional se desenvolve. Também se usa o termo jus-educacional para tratarmos de toda a gama de Direitos relacionados à Educação. Mas tais direitos são muito antigos quando levado em conta o caráter instrutório, ou seja, o direito a uma formação que há séculos passa de geração para geração. Há pouco mais de um século o Direito à Educação não era um direito de todos, mas tão somente de alguns que faziam parte de determinada classe social. As sociedades democráticas atuais mudaram essa postura e entendem que o Direito a uma Educação Formal seja universalizada. As pessoas das mais variadas classes deverão possuir o mais amplo e irrestrito direito à Educação, partindo do princípio constitucional da igualdade formal, educação pública, gratuita e de qualidade. No Brasil, inúmeros fatos vão contra esta ordem democrática, colocando a Educação em posição de subserviência e longe de se alcançar a amplitude dos Direitos Humanos. Escolas sofrendo com incontáveis problemas, desde violências de todas as ordens como sexual, física, econômica. A liberdade, como outro dos direitos humanos, também não é identificada, bastando para isso perceber-se que um Estado onde a corrupção das instituições públicas vigora torna-se um Estado fraco, nas mãos dos que possuem poder econômico e de forma despreocupada com o que é público. Assim, trata a presente pesquisa dos saberes jurídicos educacionais, principalmente os que afetam aos Direitos humanos, dentre os quais os gestores de instituições de ensino deveriam ter conhecimento, a fim de que possam atuar da forma mais legítima e justa, solucionando conflitos existentes em suas unidades escolares. A nossa pesquisa segue uma metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso. A recolha de dados recorreu ao inquérito por entrevista, com o objetivo de compreender os conhecimentos juseducacionais necessários para que os gestores de unidades escolares possam atuar democraticamente na gestão de conflitos em uma instituição de ensino. Após a análise dos dados recolhidos concluímos que os gestores desconhecem os Direitos Humanos na teoria e na prática, bem como a importância de tal conhecimento. Todos os diretores resolvem os conflitos em sua unidade escolar com base nos Direitos Humanos, mas sem ter uma certeza do que o que estão fazendo está realmente coadunando-se com a referida gama de direitos, pois não passaram por um aprendizado quanto aos direitos fundamentais – liberdade, igualdade, fraternidade – e mais modernamente – democracia e felicidade. Esta última perpassando, certamente, ao direito à Educação, pois sob a ótica do pesquisador, impossível alguém alcançar a felicidade plena sem Educação