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O processo de Transição entre o JI Passinhos de Rei e o Agrupamento Soares dos Reis – um estudo de caso

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DM_Tânia Ferreira_ 2013.pdf1.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O estudo que se apresenta emerge de um projeto de investigação que tem como eixo estruturador a temática do processo de transição das crianças do Jardim de Infância Passinhos de Rei para as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento Soares dos Reis. Com este estudo pretende-se investigar e refletir os discursos e as práticas dos Educadores e Professores do 1º ciclo do Ensino Básico para que a transição entre ciclos ocorra, conferindo a cada um a função de completar, aprofundar, integrar e alargar o ciclo anterior na construção de projetos integrados e articulados. O quadro teórico e legal, exposto em dois capítulos, apresenta o ponto de vista de diversos investigadores sobre a problemática da transição entre o pré-escolar e o primeiro ciclo, como atitude reflexiva, formativa e promotora de mudança. Trata-se de um estudo exploratório, onde foi utilizado um inquérito por questionário, cujos resultados foram complementados pela realização de uma análise documental e documentos das práticas orientadoras da atividade pedagógica das instituições estudadas. O estudo conclui que não se verificam efetivas evidencias de utilização de mecanismos/estratégias de transição do pré-escolar para o 1º CEB que possibilitem e/ou facilitem a adaptação da criança.
The study shows that emerges from a research project which has as its theme the structural axis of the transition of children from kindergarten Passinhos de Rei steps to schools of the 1st cycle of Basic Education Agrupamento Soares dos Reis. This study aims to investigate and reflect the discourses and practices of Educators and Teachers of the 1st cycle of Basic Education for the transition between cycles occur, giving each function to complete, deepen, integrate and extend the previous cycle in construction of integrated projects and articulated. The theoretical and legal exposed in two chapters, presents the view of many researchers on the issue of transition between pre-school and first cycle, as reflexive attitude, training and promoting change This is an exploratory study, which was used by Questionnaire Survey, whose results were complemented by the completion of a desk review and the documents guiding the practical pedagogical activity of the institutions studied. The study concludes that there is no evidence of effective use of mechanisms / strategies for transition from preschool to 1st CEB that enable and / or facilitate the child's adjustment.

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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