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Acompanhamento dos Egressos: Um estudo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do IF Farroupilha – Campus São Vicente do Sul

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Abstract(s)

Realizar uma avaliação do ensino ofertado pelas instituições de ensino, além de ser uma exigência legal, torna-se crucial para o sucesso e manutenção do ensino. Uma maneira de realizar o processo de avaliação é através de um acompanhamento eficaz dos seus egressos e do conhecimento da sua atuação profissional, verificar em que medida o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul contribuiu para a inserção dos egressos no mundo do trabalho é o objetivo do presente estudo. Recorremos a uma metodologia de natureza quanti-qualitativa, tendo a recolha de dados sido feita através da aplicação de um questionário aos egressos que colaram grau no período de 2013-2016. A fim de conhecer a situação profissional destes egressos, foram avaliadas as questões de inserção na atividade profissional, a relação entre as atividades desempenhadas e área de formação, a percepção que possuem sobre a sua formação profissional. Nesse processo, buscamos identificar também, a sua opinião no que concerne às potencialidades e fragilidades evidenciadas no curso. Os dados obtidos nos mostraram que a principal dificuldade encontrada pelos egressos, foi referente à inserção e identidade profissional, havendo a necessidade de um trabalho de sensibilização sobre o papel do gestor público. Esperamos que através dos resultados obtidos, os coordenadores e colegiado de curso possam realizar uma avaliação contínua e sistemática do curso, além de propor ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) alterações no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), buscando assim melhorias no processo ensino-aprendizagem.
To make an evaluation of the teaching offered by educational institutions, besides being a legal requirement, becomes crucial for the success and maintenance of teaching. One way to carry out the evaluation process is through an effective follow-up of its graduates and the knowledge of their professional performance, to verify to what extent the Higher Course of Technology in Public Management of the Federal Institute Farroupilha - São Vicente do Sul Campus contributed to the insertion of graduates in the world of work is the objective of the present study. We used a methodology of quantitative-qualitative nature, and the data collection was done through the application of a questionnaire to graduates in the period 2013-2016. In order to know the professional situation of these graduates, the questions of insertion in the professional activity, the relationship between the activities performed and the training area, the perception that they have about their professional training were evaluated. In this process, we also sought to identify their opinion regarding the potentialities and weaknesses evidenced in the course. The data obtained showed that the main difficulty encountered by the graduates was related to the insertion and professional identity, and there is a need to raise awareness about the role of the public manager. We hope that through the results obtained, the coordinators and course colleges will be able to carry out a continuous and systematic evaluation of the course, as well as proposing to the Structural Teaching Nucleus (NDE) changes in the Pedagogical Course Project (PPC), thus seeking improvements in the teaching- learning.

Description

Keywords

Acompanhamento de egressos Gestão pública Instituto Federal Mundo do trabalho Graduates Fallow-up Public administration Federal Institute World market

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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