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A Gestão do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, frente às demandas locais e sua atuação com o Desenvolvimento Territorial Fronteira Noroeste do RS

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Abstract(s)

A partir da implantação e consolidação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados através da Lei n. 11.892 de 29 de dezembro (Presidencia da República, 2008), é que este estudo se faz necessário e relevante. Por isso, propôs-se a analisar o papel desses Institutos Federais, levando em consideração as finalidades, características e objetivos, especialmente, no que refere às temáticas do desenvolvimento local e territorial. Diante disso, tomou-se como referência o Campus Santa Rosa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha para verificar se as ações da gestão e suas atividades educativas vêm sendo realizadas em consonância com as demandas locais e territoriais e, com isso, gerando desenvolvimento sustentável. Recorreu-se a uma pesquisa qualitativa no formato de estudo de caso em que buscou as racionalidades, intencionalidades, valores, tanto nos documentos oficiais quanto nos discursos e ações dos envolvidos. Para tanto recorremos a análise documental (leis, planos etc.), a realização de entrevistas semiestruturadas a dez participantes. Os principais resultados apontam que o campus Santa Rosa, está favorecendo o desenvolvimento local e territorial, principalmente com a oferta dos cursos regulares e dos cursos de extensão de curta duração, que propiciam a formação mais rápida e qualificada para diferentes públicos. Relativamente ao desenvolvimento de pesquisas, o campus tem atuado de forma mais internalizada: faz pesquisa, embora nem sempre divulga os resultados à comunidade externa, sendo esta uma questão relevante a ser tratada pela gestão do campus.
Since the establishment and consolidation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, created through Law No. 11,892 of December 29(Presidency of the Republic, 2008), is that this study is necessary and relevance. Therefore, it proposed to analyze the role of these Federal Institutes, taking into account the purposes, features and objectives, especially, regarding the themes of local and territorial development. Thus, the Santa Rosa Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha was taken as a reference to verify if the actions of the management and its educational activities have been carried out in accordance with the local and territorial demands and, with that, generating sustainable development. A qualitative research was carried out in a case study format in which the rationalities, intentions and values were searched, both in the official documents and in the speeches and actions of those involved. Was used documentary analysis (laws, plans, etc.), semi-structured interviews with participants. The main results indicate that the Santa Rosa campus is favoring local and territorial development, especially with the offer of regular courses and short-term extension courses, which provide the most rapid and qualified training for different public. Relatively to the development of research, the campus has acted in a more internalized way: it does research, although it does not always divulge the results to the external community, and this is a relevant issue to be approached by campus management.

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Educação Instituto Federal Desenvolvimento local Território Education Federal Institute Local development Territory

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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