ISCAP - DM- Empreendedorismo e Internacionalização
Permanent URI for this collection
Este Mestrado visa uma conjugação de conhecimentos conceptuais, pensamento critico e aplicação prática das unidades curriculares fundamentais relativas à administração de empresas, de organizações ou de instituições, tendo como objetivo constituir-se como um importante instrumento na formação académica portuguesa.
Abrangendo áreas nucleares como a Gestão, a Economia, o Direito e a Informática, este curso propõe-se desenvolver a especialização em aspetos funcionais necessários a uma bem-sucedida internacionalização das empresas portuguesas.
Competências específicas:
- Explicar as novas tendências e perspetivas de evolução na área do empreendedorismo e da internacionalização;
- Explicar, com fundamentação científica, necessidades de consumidores/utentes de diferentes países;
- Compreender e aplicar processos de gestão empresarial em contexto internacional;
- Definir e avaliar diferentes estratégias de internacionalização;
- Investigar as especificidades culturais, políticas, económicas e sociais dos vários mercados internacionais;
- Conhecer as grandes questões da atualidade relativas à União Europeia, especialmente as relacionadas com a economia e a política comercial.
Saídas Profissionais
Este curso tem por finalidade continuar a formação especializada obtida pelos estudantes ao nível do 1º ciclo de estudos na área das Ciências Empresariais, preparando-os para exercerem eficazmente a profissão de técnicos de empreendedorismo e de comércio internacional, técnicos vocacionados para desenvolverem a sua atividade em organizações nacionais, internacionais e em entidades privadas.
Browse
Browsing ISCAP - DM- Empreendedorismo e Internacionalização by advisor "Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- O BI nas instituições de ensino técnico e superiorPublication . Oliveira, Pâmela Anderson Resende; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deNum cenário onde a competitividade assume amplitudes globais e aspetos cada vez mais desafiadores, as organizações exploram em seus dados particulares informações que as auxiliem a obter um diferencial competitivo frente ao mercado e aos seus clientes. Essa tomada de decisão é norteada por indicadores que lhes apresentem a situação de seus negócios em tempo real. Tal realidade não vem sendo diferente com as instituições públicas de ensino, que garimpam em seus dados indicadores acadêmicos e financeiros com intuito de proporcionar aos seus clientes uma educação de ensino com uma melhor qualidade visando custos otimizados. Neste contexto, esta dissertação1 tem por objetivo apresentar uma proposta de implantação de dashboard composto pelos indicadores de desempenho estabelecidos no Acórdão nº 2.267/2005 de autoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Além disto, pretende também investigar os possíveis impactos desta implementação na maneira em que os gestores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) gerenciam e tomam decisões perante os desafios presentes em suas áreas de atuação. O estudo fundamenta-se em referencias bibliográficas e na utilização da metodologia investigação-ação no qual foi desenvolvido um protótipo de dashboard e disponibilizado para apreciação dos gestores do IFTM. Após este período, foi realizado uma entrevista com os gestores da instituição com a finalidade de levantar os possíveis impactos da implantação do dashboard proposto. Os resultados sugerem que todos os gestores possuem opiniões favoráveis a implantação e que julgam existir apenas aspectos e impactos positivos na sua maneira de gerir a instituição, como por exemplo a possibilidade de tomada de decisões mais assertivas. Após a aplicação deste estudo, foi possível observar uma maior consciência destes gestores sobre a importância da utilização de indicadores de desempenho em sua gestão.
- Comércio eletrónico em Angola: impacto e desafio face à internacionalização de uma empresa de transporte aéreo - caso TAAGPublication . Bobo, Kikufi Matondo; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Patrício, Manuela Maria Ribeiro da SilvaEm Angola as grandes empresas não perderam a oportunidade de estar presentes no mercado digital, acompanhando as tendências económicas e tecnológicas da globalização das economias que fazem com que haja cada vez mais competitividade seja no mercado interno ou externo, mais segmentos do mercado e maiores consumidores online. O Comércio Eletrónico atua em vários segmentos em todo o mundo, entre eles o setor de turismo e o seu subsetor de transportes aéreos, causando mudanças no setor e atuando como um novo canal de valor para as empresas aéreas. Face a esta realidade, o presente trabalho pretende analisar os principais impactos causados pela adoção do Comércio Eletrónico (CE) na empresa TAAG (Transportes Aéreos de Angola), bem como perceber se esta adoção levará a uma maior e melhor internacionalização para o mercado global do que o conseguido pelos tradicionais canais de distribuição. O intuito é analisar como a TAAG utiliza o seu website em termos de aspetos relacionados com a divulgação, transação e relacionamento com seus parceiros e clientes e no que toca a desafios referentes à adoção deste novo canal. Obviamente, a maior ameaça para uma empresa pode radicar tanto no facto de falhar na implementação da internet como de não conseguir implementá-la estrategicamente. Adaptando-se um modelo de estudos de website será analisado como a TAAG, transportadora de passageiros, atua no mercado online e como utiliza o seu website a partir dos pontos de vista de um utilizador (B2C) e de um intermediário de negócios (B2B). e Posteriormente, através da entrevista com os responsáveis pretende-se verificar, a partir da visão da empresa aérea, de que maneira esta analisa os serviços disponibilizados no seu site através de uma análise SWOT e quais os impactos e desafios à implementação deste ambiente virtual.
- Criação de um negócio de comércio electrónico com base em marketing de redePublication . Rodrigues, Fábio Eduardo Oliveira; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deAtualmente, os gestores das organizações concordam que um passo positivo a dar para o sucesso da sua empresa é estar presente no mundo digital, para que possa acompanhar ou até ultrapassar, os seus rivais neste mercado competitivo, onde as tecnologias acompanham as tendências económicas nesta era de Globalização. A era digital faz parte do quotidiano das pessoas e das empresas e a par da chegada desta, aparece o comércio eletrónico para ajudar as empresas na ubiquidade, na interatividade,no alcance global, entre outros. Os diferentes tipos do comércio eletrónico vem facilitar o negócio entre empresas (B2B), das empresas para o consumidor (B2C) e entre consumidores (C2C). Para impulsionar ainda mais o negócio das empresas, estas optam também por utilizar uma estratégia de Marketing de Rede. Esta estratégia passa por uma componente da empresa de venda direta, eliminando algumas barreiras entre elas e o consumidor final. Isto só é possível devido ao seu método de distribuição, pois através de distribuidores independentes, os produtos e seviços chegam diretamente ao consumidor final. Este trabalho tem como objetivo a criação de uma empresa – MyLife – que utilize estas duas vertentes, tanto o comércio eletrónico, como o Marketing de Rede. Para a criação desta empresa foi elaborado um plano de negócios e um plano de viabilidade financeira. Os modelos de comércio eletrónico adotados utiliza o Market Creator, o Service Provider e o Community Provider para o fornecimento dos seus serviços. Em conjunto com deste tipo de comércio, o Marketing de Rede aparece para levar os seus serviços diretamente ao cliente através das funcionalidades MyTravel e MyTaxi existentes nesta empresa. Para além destas duas funcionalidades, existem ainda o MyNews, o MyCalendar, o MyGuide e o MyWallet. O estudo financeiro permitiu aferir a relevância dos métodos utilizados, de modo a garantir a viabilidade económica e financeira do conceito MyLife.
- Desenvolvimento da plataforma online inchargePublication . Pereira, Tiago Alberto Azevedo; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deAtualmente estamos perante uma mudança no que toca à mobilidade das pessoas em todo o mundo. Devido às alterações climáticas, existe a necessidade de optar por alternativas mais ecológicas ao tradicional automóvel a combustão, tendo, por isso, o veículo elétrico surgido como uma opção no combate às emissões de gases com efeito de estufa. Contudo, com o crescimento acelerado do mercado dos veículos elétricos, existiu a necessidade, tanto da parte dos governos como das entidades fornecedoras de energia, de criar uma rede de postos de carregamento destes automóveis. Verifica-se que, apesar desta rede de postos de carregamento estar em constante crescimento, além de não acompanhar o aumento do mercado dos veículos elétricos, apresenta várias lacunas, tanto no tipo como nas plataformas de gestão de postos de carregamento. Estas falhas foram comprovadas, também, através de um questionário realizado a cerca de 50 utilizadores de veículos elétricos. Este projeto apresenta, por isso, a plataforma Incharge, disponível quer online quer através de aplicações para Android e iOS, que pretende resolver os problemas enumerados no parágrafo anterior e facilitar a gestão dos postos de carregamento públicos dos veículos elétricos, não só por parte dos consumidores e utilizadores dos mesmos como também daqueles que os detêm. Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodologia Design Science Research. Tendo por base esta metodologia, explicam-se todos os passos seguidos até à construção do protótipo da plataforma, onde o mesmo passou por um processo de avaliação que apresentou bons resultados e melhorias em relação às plataformas já existentes. Foi, também, criado o plano de negócios por forma a serem feitas as projeções financeiras para a manutenção deste projeto, que se revelou viável a médio prazo, mesmo sendo necessário um investimento inicial elevado.
- Diferenças culturais no comércio eletrônico: estudo comparativo entre Brasil e PortugalPublication . Pereira, Patrícia Campos; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deA internet e as novas tecnologias vêm transformando consideravelmente as relações entre as pessoas e delas com sua realidade. Nesta sociedade em que o acesso à internet é cada vez mais indispensável, além da busca por informações e interação, as pessoas têm utilizado muito a internet para fazer compras. O comércio de produtos e serviços feito por meio da internet é chamado de Comércio Eletrônico – CE ou E-commerce. É cada vez mais importante a realização de estudos científicos que permitam perceber este fenômeno e suas implicações. O trabalho desenvolvido nesta dissertação vem neste seguimento. Nesta investigação, trataremos sobre o comércio eletrônico no Brasil e em Portugal e as diferenças culturais perceptíveis em algumas variáveis do CE nesses países. O objetivo é identificar diferenças e similaridades em variáveis do comércio eletrônico brasileiro e português influenciadas pela cultura desses países. Após o levantamento bibliográfico sobre o tema em questão para contextualização com o objeto de investigação, foi iniciado o estudo de caso propriamente dito. Sob uma abordagem quantitativa, foi feita uma análise comparativa das diferenças culturais no comércio eletrônico dos países Brasil e Portugal. Fundamentando-se nas dimensões culturais de Geert Hofstede, em sites especializados que apresentam relatórios com resultados estatísticos sobre o comércio eletrônico do Brasil e de Portugal e em sites de CE portugueses e brasileiros, foi feita a análise de algumas das categorias culturais de Hofstede. Foram selecionados dez websites de compras (B2C) mais acessados desses dois países. A investigação concluiu que os sites brasileiros têm mais tendência ao coletivismo que os sites portugueses, comprovando apenas uma das hipóteses formuladas, a hipótese H1a: Os websites brasileiros irão apresentar níveis mais elevados de orientação para o coletivismo do que os websites portugueses. Assim sendo, verificamos que as características culturais dos países ainda estão pouco representadas nos sites de B2C.
- Fatores que influenciaram a evasão na educação a distância no curso de Licenciatura em Computação do IFTMPublication . Cruz, Lorenzzo Egydio Mollinar da; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deA evasão discente é definida como a saída do estudante de um curso sem concluí-lo com sucesso. Diante deste contexto, este estudo apresentou a seguinte temática: “Fatores que influenciaram a evasão na Educação à Distância: curso de Licenciatura em Computação do IFTM”. A evasão no ensino superior é muito comum, uma vez que há diversos fatores que contribuem para o aluno decidir abandonar o curso, ainda mais se tratando da modalidade de Ensino à Distância (EaD). Dessa forma, este estudo procurou responder a seguinte pergunta de investigação: quais os fatores que influenciaram a evasão do curso de EaD de Licenciatura em Computação do IFTM nos anos de 2017 e 2019? Para conduzir a pesquisa, definiu-se como objetivo geral: investigar quais fatores que influenciaram a evasão do curso de EaD Licenciatura em Computação do IFTM nos anos 2017 e 2019. Como objetivos específicos, definiram-se os seguintes: a) apresentar os conceitos de evasão e autores que discutem a temática; b) identificar os principais motivos que podem ter levado os discentes a evadirem durante o período analisado e em relação aos resultados obtidos; c) identificar dificuldades dos discentes para estudarem à distância. d) apresentar possíveis contribuições para evitar a evasão a partir dos dados obtidos. Os procedimentos metodológicos basearam-se em: pesquisa bibliográfica e estudo de caso com a aplicação de questionário semiestruturado, aplicado aos discentes evadidos do curso de EaD de Licenciatura em Computação do IFTM , nos anos 2017 e 2019. Os resultados constataram que, dos discentes que ingressaram no curso de EaD de Licenciatura em Computação do IFTM nos anos de 2017 e 2019, houve uma evasão de 44,7%; que os fatores que influenciaram a evasão dos participantes da pesquisas estão diretamente ligados com o ambiente familiar, expectativas cumpridas, obrigações familiares e pessoais, processo de aprendizagem, autorregulação e gestão do tempo. Os aspetos associados ao discente e seu ambiente pessoal foram decisórios na decisão de deixar o processo de estudo inacabado. Conclui-se que a evasão é um fenômeno educacional desafiador presente nas instituições de Ensino Superior. Trata-se de um processo complexo, influenciado por diversos fatores ; entender suas razões e colaborar para sua redução é uma forma de buscar por melhores resultados para as instituições de ensino e para a modalidade EaD, assim como um maior reconhecimento por parte da sociedade e dos discente.
- A gestão das redes sociais no âmbito da estratégia de internacionalização da SimplifikPublication . Sousa, Leonel Paulo; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deAs redes sociais são um fenómeno utilizado por muitos e diversificados utilizadores a nível mundial. As redes sociais fazem parte do fenómeno mundial que é a Internet. A criação da internet veio reformular os conceitos de velocidade e de tempo, com um alcance global permitiu ultrapassar barreiras que antes seriam inalcançáveis. Criou hábitos de consumo e implicou alterações nas atividades comerciais, sendo considerada um instrumento essencial para a comunicação nas organizações. A internacionalização torna-se assim muito mais fácil e económica para as empresas. Através deste trabalho, teve-se como objetivo desenvolver estratégias inovadoras no âmbito de melhorar a comunicação e melhorar a visibilidade da Simplifik a nível nacional e internacional. Tendo em conta que a Simplifik procura sempre novos serviços, optou-se por explorar a gestão das redes sociais, como forma a alcançar os resultados pretendidos. Desta forma, procedeu-se à melhoria e atualização das páginas do Facebook e do Whatsapp da empresa, juntamente com a criação de páginas do Linkedin e do Instagram. Os resultados do trabalho desenvolvido foram conseguidos por via da investigação-ação. A metodologia investigação-ação serviu de suporte à investigação, sendo o método que melhor se adaptou à situação de estágio, em que o próprio investigador esteve imerso no meio, com o objetivo de provocar mudanças nesse meio. Os resultados obtidos foram a melhoria na comunicação da empresa, a angariação de novos clientes internacionais e o desenvolvimento e prática de novas áreas de negócio. De acordo com os resultados observados e as avaliações fornecidas, comprova-se que o investigador promoveu alterações no meio organizacional da empresa, contribuindo para a melhoria da comunicação e um consequente aumento de clientes, gerando poupança.
- Gestão do marketing digital: uma análise em empresas de comércio eletrónico em tempo de pandemiaPublication . Martins, Maria Luisa Pontes; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraO mundo evolui rapidamente dentro de uma era movida pela tecnologia. O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação foi a força propulsora do comércio eletrónico (CE), que cresce de maneira exponencial e traz consigo mudanças significativas para as empresas, para os mercados e para o comportamento dos consumidores, uma vez que permite o acesso fácil e rápido à inúmeras opções de produtos e serviços. A pandemia da Covid-19, um dos acontecimentos mais inesperados dos últimos anos, veio salientar a importância do CE. As medidas impostas pelos governos para desacelerar o contágio, produziram um aumento significativo da percentagem de pessoas que ficaram em casa e que estavam mais dispostas a usar os meios digitais. De igual forma, das que passaram a comprar online. Desta forma, o marketing digital passa a ter também a sua importância realçada, pois permite que as empresas continuem a se comunicar com os seu público-alvo diante do distanciamento social e do encerramento das lojas físicas, o que permite a continuidade do negócio. Este trabalho de investigação tem como objetivo analisar e descrever como as PME de CE geriram o marketing digital durante a pandemia da Covid-19. Também, pretende-se entender se o marketing digital implementado durante a pandemia da Covid-19 teve um impacto positivo no volume de vendas e no relacionamento da marca com o cliente. Para tal, foi adotada a metodologia qualitativa, sendo o instrumento de recolha de dados a entrevista por e-mail. Como unidades de análise consideram-se 7 PME de CE. Em relação aos resultados obtidos, conclui-se primeiramente que as marcas estão cada vez mais dispostas a oferecer conteúdo relevante para o seu público-alvo, a fim de construírem uma relação benéfica e duradoura com os seus clientes. Em segundo lugar, cada empresa adaptou o marketing digital de acordo com as suas diferentes realidades, com o que vendem e com as suas capacidades, considerado o marketing digital como uma ferramenta-chave durante o período da pandemia, para a estratégia da empresa e comprovando benefícios em relação ao volume de vendas, mas principalmente em relação ao relacionamento com o cliente.
- Otimização do sítio web e google adwordsPublication . Ribeiro, Lúcia Sofia Fardilhas; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deA internet, um fenómeno que veio revolucionar o mundo. Dificilmente, qualquer campo da atividade humana consegue ser imune à internet. Esta última veio reformular conceitos de velocidade e de tempo, encurtar distâncias, ultrapassando barreiras que antes seriam impensáveis. Criou hábitos de consumo e implicou alterações nas atividades comerciais, sendo considerada um instrumento essencial para as empresas. O comércio eletrónico e consequentemente as novas estratégias de marketing e publicidade são cada vez mais um foco central de muitas empresas e organizações. O objetivo deste trabalho prende-se com o desenvolvimento de estratégias, através do usufruto de ferramentas de marketing, de forma a promover e aumentar a visibilidade da Onedirect. Tendo em conta que se trata de uma empresa de vendas online, procurou-se que as estratégias utilizadas fossem suportadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC), constituindo, assim, o marketing eletrónico e a publicidade online grandes contributos nesta temática. Os resultados do trabalho desenvolvido foram conseguidos por via da investigação-ação. A metodologia investigação-ação serviu de suporte à investigação, sendo o método que melhor se adaptou à situação de estágio, em que a própria investigadora esteve imersa no meio. De acordo com os resultados observados, comprova-se que a investigadora promoveu alterações no ambiente organizacional, contribuindo para um maior número de visualizações do sítio web da Onedirect e por conseguinte um maior volume esperado de vendas.
- Venda e consumo de música: como é que as redes sociais e os serviços de streaming revolucionaram a indústria da músicaPublication . Ribeiro, Mélanie Marques; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deA partir dos anos 1990/2000, houve um crescimento tecnológico significativo que originou mudanças importantes para muitos setores nomeadamente o setor da música. A possibilidade de digitalizar música levou muitos gestores da indústria da música a desenvolverem novas estratégias e modelos de negócios para se adaptarem ao mercado emergente da “revolução digital”. Este tópico merece ser estudado porque atualmente, os consumidores de música, consomem sobretudo música através de plataformas digitais de streaming. Esta dissertação tem como objetivo entender como passámos da venda e consumo de música física à venda e consumo de música digital, nomeadamente, graças às plataformas digitais de streaming e às redes sociais. Assim, esta dissertação analisa as diferentes plataformas de streaming e redes sociais mais populares na indústria da música, nas quais são recolhidos e utilizados os dados dos consumidores, para entender qual a importância da análise de dados nesse setor. Para a realização desta dissertação, o método utilizado foi maioritariamente uma análise de conteúdo, correspondente a uma abordagem interpretativista. Optou-se por uma metodologia de recolha de dados, com documentação indireta, uma observação direta intensiva graças a entrevistas e um Focus Group e uma observação direta extensiva com um questionário feito nas redes sociais e email que seguiu o modelo de uma análise quantitativa. Com base na análise dos dados recolhidos, uma das principais conclusões retiradas reflete que as diversas plataformas de streaming são extremamente importantes para a venda de música digital nomeadamente para criar conteúdo personalizado e assim garantir a satisfação do consumidor. As plataformas de streaming também oferecem acesso à um maior catálogo de músicas de vários artistas e atualmente já quase não existem tecnologias que permitem o consumo de música física. Outra das principais conclusões retiradas reflete que as redes sociais e os serviços de streaming são ainda importantes na promoção e na difusão de novos artistas. As recomendações personalizadas, permitem descobrir artistas e músicas que o consumidor não conhecia. Por fim, o uso de dados na indústria da música é importante no sentido de criar um público-alvo, mas tem os seus limites legais.