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- Revisão e qualidade na tradução: reflexões teóricas e práticasPublication . Vieira, Pedro Miguel Sapateiro; Fernandes, Joana Alexandra de Sousa e Castro TeixeiraO presente texto tem como finalidade analisar a tradução do Guião de Autoavaliação de Ciclo de Estudos em Funcionamento 1718/0004717 que foi realizada por um grupo de trabalho constituído por quatro alunos do ISCAP, no qual me incluo também. É também feita uma proposta de revisão da tradução mencionada, recorrendo a conceitos teórico-práticos, expostos no corpo deste trabalho. No primeiro capítulo, é feita uma abordagem teórica à Revisão, com ênfase na sua qualidade e nos processos necessários para assegurá-la. Aqui são apresentados conceitos, ideologias e práticas que um revisor deve considerar, de modo a poder efetuar uma revisão com qualidade. O segundo capítulo aborda a forma como as tecnologias alteraram o mundo da Tradução e da Revisão, tanto nas oportunidades como nas dificuldades que emergiram com estas, sobretudo no plano da automatização. São referidas as vantagens e desvantagens na adoção das Tecnologias de Apoio à Tradução e as melhores formas de conseguir aproveitar o potencial máximo destas tecnologias. O capítulo seguinte tem como objetivo analisar os textos traduzidos e apresentar a proposta de revisão, bem como referir as estratégias e o processo utilizados para chegar ao resultado final. Por último, é feita uma reflexão acerca de todas as fases de conceção do presente trabalho, desde a tradução até à revisão, expondo também a opinião pessoal do autor do trabalho, acerca do estado da revisão em Portugal. Com o apoio de algumas fontes de apoio citadas na bibliografia, foi também elaborado um glossário bilingue, em português europeu e inglês britânico, com definições dos termos em inglês.
- Treaty shopping – as relações comerciais e a usurpação de direitos contratuaisPublication . Gomes, Marisa Ramos; Amorim, José de CamposA evasão fiscal é uma constante preocupação dos Estados. Uma redução na tributação fiscal ou a existência do fim da dupla tributação entre Estados pode beneficiar qualquer relação comercial competitiva. A utilização abusiva das CDT – Treaty Shopping - é feita através das lacunas da lei – a imoralidade é exposta na sociedade, estando este ato imoral a tornar-se numa “banalidade” recorrente, embora ilícita à luz da lei. Essa utilização indevida acontece no exato momento em que uma empresa toma o propósito de tirar vantagem fiscal que não está prevista. As CDT são tratados fiscais bilaterais que em jurisdições concretas permitem uma harmonização nas negociações internacionais entre países que mantém acordos, no sentido de eliminar a dupla tributação. O tema treaty shopping pode, pontualmente, gerar alguma dúvida (hipoteticamente, num determinado caso e dada a existência de tratados entre esses dois Estados), como refere Sousa (2012, p.8) poder-se-á verificar a dificuldade em perceber “se estamos perante um esquema” para “obtenção de uma vantagem fiscal, sendo que essa confirmação dependerá, em muitos casos, da sensibilidade do agente. Esta situação poderá colocar-se por exemplo quando se está perante uma operação de restruturação empresarial, em que determinado grupo, sem perder de vista as essenciais questões económico-financeiras, começa a operação na procura da solução que permita obter maiores ganhos fiscais.” O presente estudo trata o tema da utilização abusiva das CDT, tirando partido de lacunas da lei, através da usurpação de direitos, que ocorre do abuso de legalidades e benefícios concedidos, causando benefícios indevidos, lesando um dado Estado no que concerne ao seu direito normal de tributação.
- A comunicação interna nos serviços partilhados da Universidade do PortoPublication . Fânzeres, Maria Marta Pires de; Silva, Susana; Raposo, Ana LuísaA Comunicação Interna é um tema de interesse para as Relações Públicas, focada na gestão das relações com os públicos internos, e para a Gestão de Recursos Humanos, focada na gestão dos colaboradores. A presente dissertação consiste num estudo de caso sobre a Comunicação Interna nos Serviços Partilhados da Universidade do Porto (SPUP), instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal. Para a realização deste estudo foi aplicado um inquérito por questionário aos colaboradores e efectuadas entrevistas aos dirigentes, que permitiram caracterizar a Comunicação Interna nos SPUP. Os colaboradores dos SPUP dividem-se na avaliação da CI: metade avalia a comunicação de forma positiva e a outra metade de forma negativa. Os participantes referem que a comunicação não funciona entre os serviços, mas é boa entre as equipas. Preferem comunicar por e-mail, através de reuniões ou de encontros informais e receber informação da chefia direta. Os temas com maior interesse são a formação profissional, a estratégia da unidade/equipa e o plano de carreira. A investigação permitiu ainda detetar pontos de melhoria e oportunidades para a CI nos SPUP, apesar de a maioria dos entrevistados acreditar que nos próximos 12 meses esta ficará igual ou que não haverá espaço para ser desenvolvida. O trabalho realizado contribui para aumentar o conhecimento sobre a CI no contexto de Serviços Partilhados em instituições de Ensino Superior, em particular em Portugal e numa universidade fundação.
- A avaliação do sucesso na adoção de um software de controlo interno e de gestão de tarefas: um caso de estudoPublication . Lanzinha, Mónica Moreira; Rodrigues, Luís António da SilvaNos dias de hoje, com a globalização dos mercados e o aumento da competitividade entre as empresas, obriga a gestão de topo das organizações a uma utilização cada vez maior das Tecnologias e Sistemas de Informação no suporte das suas tarefas. Durante os últimos trinta anos, foi notório o desenvolvimento tecnológico, com um impacto relevante ao nível da operacionalidade de diversas funções empresariais, em particular na contabilidade. Com este trabalho de investigação pretendeu-se analisar o sucesso/insucesso na adoção de um software de Gestão de Tarefas e de Controlo Interno numa empresa de prestação de serviços na área contabilística/financeira, aqui denominada por “Empresa M”. Para o efeito foi adaptado o Modelo de DeLone e McLean sobre os Fatores de Sucesso para os Sistemas de Informação (SI), de modo a determinar os fatores responsáveis pelo sucesso do software referido. A avaliação do sucesso é aqui encarada sob uma visão abrangente que, de acordo com o modelo de DeLone e McLean, é constituída pelos seguintes constructos: Qualidade do Sistema, Qualidade do Serviço, Qualidade da Informação, Utilização, Satisfação do Utilizador e os Benefícios. Neste trabalho foi utilizada uma abordagem de investigação quantitativa para a obtenção de dados, através da realização de um questionário. Os resultados do estudo mostram que existe uma boa adoção ao software de Gestão de Tarefas e de Controlo Interno, sendo por isso considerada uma implementação de sucesso.
- Vamos acordar a princesa? Análise comparativa das primeiras e últimas traduções portuguesas de La Belle au Bois Dormant de Charles PerraultPublication . Janeiro, Jéssica Marina Gaspar; Cameira, Maria João Mesquita Marçal; Avelino, Carla Maria PintoO legado de Charles Perrault é incontestável. Desde há muito que os seus contos fazem parte da literatura infantil clássica e, passados mais de trezentos anos da primeira publicação de Histoires ou Contes du Temps Passé. Avec des Moralitez (1697), eles continuam a ser lidos pelas crianças de todo o mundo. Este projeto tem como objetivo o confronto minucioso entre as três primeiras e três das últimas traduções portuguesas do conto La Belle au Bois Dormant, sem perder de vista o texto francês. A versão original deste conto, incluído na obra supracitada, tem uma presença considerável em várias edições portuguesas, constituindo o ponto de partida para a análise contrastiva que nos propusemos a fazer. Ao longo deste estudo, são abordadas as bases teóricas da tradução, as problemáticas da tradução de literatura infantil, as origens do conto, a obra de Charles Perrault, o apogeu do conto de fadas, a literatura infantil em Portugal e a receção de Perrault no panorama literário português. A análise comparativa destas seis traduções estrutura-se nas categorias da narrativa e também no confronto com a moralidade do conto, para identificar o que as várias opções tradutivas possuem de comum e de diferente e se têm em conta a criança como público de chegada.
- Gestão de marca pessoal no LinkedInPublication . Soares, Silvana Cristiana Oliveira; Vieira, António da SilvaO avanço tecnológico e o aumento exponencial da utilização das redes sociais acarretou grandes mudanças ao nível da comunicação e do mercado de trabalho, que vieram trazer novas oportunidades mas também novos desafios aos profissionais. Em contexto de trabalho, ter uma presença digital profissional nos dias de hoje torna-se indispensável. A gestão estratégica e eficaz da marca pessoal no universo digital é uma forma de as pessoas mostrarem a sua promessa única de valor e de se destacarem num mercado tendencialmente mais concorrido. O LinkedIn é um dos meios digitais mais importantes para a gestão de marca pessoal e é considerado uma rede social para profissionais e uma ferramenta de gestão de marca pessoal e de carreira. Este estudo é um dos primeiros a explorar as estratégias de redes sociais no LinkedIn para a gestão de marca pessoal e o impacto na força da marca pessoal, através de um conjunto de métodos de pesquisa: observação não participante, questionário e análise de conteúdo. Os resultados deste estudo exploratório mostram que os participantes que gerem a sua marca pessoal no LinkedIn, através de estratégias eficazes de otimização do perfil, networking e produção de conteúdos, melhoram o posicionamento da sua marca pessoal e obtém maior notoriedade dentro do seu setor, o que resulta em mais oportunidades de negócios que ajudam na gestão eficaz da sua marca pessoal e na progressão de carreira.
- A realidade virtual e a realidade aumentada na gestão da cultura organizacionalPublication . Correia, Tiago André Ubaldo Campos; Meirinhos, Viviana Andrade; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Marques, AntónioAs tecnologias de informação (TI) adquirem, nos dias de hoje, uma notoriedade inquestionável quando associadas ao campo profissional e, muito em particular, a áreas de gestão, em que aqui se insere a Gestão de Recursos Humanos (GRH). De entre as várias soluções tecnológicas existentes, a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) surgem como duas ferramentas emergentes e com inúmeras aplicabilidades a diferentes setores de atividade e a processos laborais específicos. Com o objetivo de identificar as potencialidades da RV e da RA na GRH e, em particular, na Gestão da Cultura Organizacional, a presente investigação apresenta uma abordagem metodológica qualitativa assente em dois estudos complementares: uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), sem meta-análise, e uma Análise de Conteúdo Online. Implementaram-se critérios de inclusão e exclusão que resultaram na integração de 1 documento científico válido para a revisão sistemática e 21 publicações para a análise de conteúdo online. Os resultados parecem evidenciar que, na GRH, os processos que mais utilizam tecnologias de RV e RA passam pela (1) Aprendizagem e Desenvolvimento, pela (2) Saúde e Segurança e pela (3) Gestão do Desempenho. Nas práticas de Recursos Humanos (RH) que têm influência na cultura organizacional, destacam-se as (1) atividades de formação, (2) atividades de acolhimento e integração, seguidas de outras práticas como (3) recrutamento, práticas de storytelling corporativo, de team building e de retenção de colaboradores. De uma forma geral, são referidas como vantagens na utilização destas tecnologias a (1) concretização de ações de formação mais dinâmicas, interativas e envolventes e (2) a realização de processos de acolhimento e integração mais interativos e realistas. Este trabalho permite concluir que as tecnologias de RV e RA apresentam inúmeras potencialidades no que à GRH e à Gestão da Cultura Organizacional dizem respeito. O principal contributo desta investigação, para além dos mencionados, foi o de dar os primeiros passos numa investigação que se prevê que tenha continuidade no seio científico e profissional.
- Interpretar o império - o papel do intérprete na conquista e expansão portuguesa no BrasilPublication . Costa, Maria Raquel Monteiro da; Furtado, Marco António Cerqueira MendesO estudo da história da interpretação é uma área que permite ainda muita pesquisa e que deve estar associado ao estudo da história como um todo. Pretende-se dar uma visão do trabalho dos intérpretes no Portugal do séc. XVI interligada com a história do país nesse século. Depois de uma análise mais genérica do trabalho dos intérpretes portugueses no séc. XVI, focar-nos-emos sobre os intérpretes no Brasil durante os primeiros anos da sua colonização. A interpretação no Brasil teve precedência sobre a tradução, e o conhecimento das línguas autóctones foi de grande importância para os portugueses de então, sendo por isso um caso interessante de analisar. Os Jesuítas são uma importante fonte para nos dar a conhecer os primeiros intérpretes no Brasil, quer pelas suas cartas e literatura que nos deixaram muitos registos, quer por terem formado o seu próprio colégio de intérpretes. A influência que estes tiveram sobre as línguas nativas, a criação da língua geral e a passagem de uma língua originalmente ágrafa a uma língua escrita são igualmente temas de análise neste trabalho. A revisão bibliográfica permitiu encontrar relatos de e sobre vários intérpretes, bem como estudos que analisam a influência exercida pelos Jesuítas na língua tupi que, para além de evangelizadores, e por força da sua missão, eram intérpretes.
- Neuromarketing aplicado ao estudo da relação entre o marketing sensorial e a satisfação do consumidor no e-commercePublication . Reis, Ana Filipa Santos dos; Teixeira, Sandrina Francisca; Gonçalves, Maria José AngélicoO e-commerce tem crescido exponencialmente ao longo dos últimos anos e tem conquistado cada vez mais utilizadores. A presente dissertação de mestrado estuda a relação existente entre o estímulo dos cinco sentidos e a satisfação do consumidor num e-commerce, uma vez que e é imperativo criar no online uma experiência que seja tão única, dinâmica e emocionalmente gratificante como uma experiência offline. Isto é não só uma melhoria para o consumidor mas também uma vantagem diferencial relativamente à concorrência. A investigação foi conduzida por meia de um estudo exploratório e visava perceber a existência de uma relação entre o marketing sensorial e a satisfação do consumidor num e-commerce através do estudo das respostas eletrodérmicas da pele realizado em laboratório na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Os estímulos aconteceram através de imagem, vídeo, texto e som em websites previamente selecionados e, o pretendido era a associação de imagem ou texto ao sentido do tato, paladar e olfato. Neste estudo participaram 18 voluntários, 9 homem e 9 mulheres. A principal conclusão do estudo foi que existem, de facto, respostas a estímulos sensoriais num website e-commerce, no entanto, não foi possível comprovar que todos os estímulos influenciam positivamente a satisfação do consumidor durante a experiência online. Existe uma relação entre o estímulo da visão e o estímulo da audição e a satisfação do consumidor mas o mesmo não se verificou relativamente aos restantes sentidos.
- A Transparência e accountability nas cooperativas: uma análise comparativaentre Portugal e a AlemanhaPublication . Santos, Melanie Cunha dos; Meira, Deolinda Maria Moreira Aparício; Bandeira, Ana Maria AlvesCom a evolução do estado da arte nas áreas da economia e finanças, a importância da transparência no relato financeiro das cooperativas tornou-se cada vez mais visível. A presente dissertação tem como principal objetivo proceder a uma análise comparativa dos normativos jurídicos e contabilísticos aplicáveis às cooperativas com sede em Portugal e na Alemanha. Adicionalmente, pretende-se avaliar qual o nível de divulgação da informação financeira e não financeira das cooperativas portuguesas e alemãs, nomeadamente, quanto à informação dos documentos de relato financeiro de acordo com os normativos em vigor, a estrutura de governação, bem como a estrutura de fiscalização interna e externa. A escolha dos países em análise foi motivada pela importância que o setor cooperativo apresenta nos mesmos, e pela exigente fiscalização que se pode observar no que concerne ao relato financeiro das cooperativas alemãs. Com vista a responder ao objetivo da investigação e respetivas questões, adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa, complementada pela técnica de análise de conteúdo. Recorreu-se, ainda, ao método de estudo de caso múltiplo para obter uma análise quantitativa das informações divulgadas nos relatórios de gestão das cooperativas selecionadas. Na parte final deste estudo, serão apresentados os resultados que confirmam que as cooperativas alemãs apresentam mais transparência quanto à informação divulgada nos seus relatórios de gestão.