ISCAP - DM- Informação Empresarial
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O Mestrado em Informação Empresarial (MIE) apresenta-se como uma formação inovadora na área da Ciência da Informação, em Portugal, formando diplomados aptos para exercerem funções de gestores de informação em contexto empresarial. No contexto atual, o MIE responde ao desafio de promover capacidades de empreendedorismo e inovação, formando diplomados com um perfil sincrético de várias áreas disciplinares, capazes de reconhecer a informação como um valor estratégico essencial à gestão das organizações empresariais. Estes diplomados estarão aptos para promover a optimização dos processos associados à criação e uso da informação, apoiando a performance da empresa. Considerando a informação como um elemento transversal em qualquer organização, o Mestrado em Informação Empresarial apresenta interesse para estudantes e profissionais de campos muito diversificados. Assim, destina-se a atuais ou a futuros profissionais das áreas da Ciência da Informação, da Comunicação Organizacional, da Gestão, da Assessoria e Secretariado, da Informática de Gestão, do Marketing e dos Recursos Humanos, entre outras.
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Browsing ISCAP - DM- Informação Empresarial by advisor "Rodrigues, Luís António da Silva"
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- Avaliação do sucesso da adoção de um portal académico numa Instituição do Ensino Superior: o caso da Secretaria OnlinePublication . Silva, Bárbara Manuela Vieira da; Rodrigues, Luís António da SilvaNos últimos anos, os Sistemas de Informação têm ganho especial importância para as organizações, na medida em que estes suportam muitas das suas principais atividades. Do mesmo modo, também a realização de diversas atividades nas Instituições de Ensino Superior está suportada por Sistemas de Informação, designados por Portais Académicos. Face à importância que os Sistemas de Informação operam nas organizações, a problemática da avaliação do seu sucesso tem suscitado a realização de diversos estudos, mostrando a necessidade dos Sistemas de Informação serem avaliados, de forma a que tragam maior eficácia para as organizações. Partindo desta problemática, o presente trabalho de investigação avalia o sucesso da adoção do Portal Académico do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, a Secretaria Online, tendo por base o modelo proposto por DeLone e McLean em 2003. À data da realização do estudo, a Secretaria Online estava em vias de ser substituída por um novo portal, pelo que se entendeu importante avaliar o sucesso da adoção da Secretaria Online, de forma a ser possível no futuro comparar com o sucesso da adoção do novo Portal Académico – Domus. Para o efeito, a abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso, através de uma metodologia quantitativa para recolha de dados e um teste de hipóteses do modelo para avaliar o sucesso da Secretaria Online. Para isso, analisaram-se os dados pela técnica de modelação de equações estruturais, de modo a testar 11 hipóteses, das quais 7 foram suportadas pelos dados, evidenciando que a qualidade da informação e a qualidade do serviço tem um impacto significativo no uso da Secretaria Online. Ao mesmo tempo, a qualidade da informação, a qualidade da Secretaria Online e a qualidade do serviço influenciam positivamente a satisfação do utilizador. Constatou-se ainda que a satisfação do utilizador influencia os benefícios.
- Uma caracterização de iniciativas de transformação digital nas organizaçõesPublication . Ribeiro, Ana Sofia Oliveira; Rodrigues, Luís António da SilvaNos últimos anos, tendo em conta a era digital e a sociedade cada vez mais tecnológica, deparamo-nos com um aumento nas exigências e perspetivas das organizações, no mercado cada vez mais competitivo em que se inserem. Assistimos cada vez mais à adoção de iniciativas de Transformação Digital, pelas organizações de quase todos os setores, que envolvem transformações nos produtos e processos, mudanças nas estruturas organizacionais e na forma como as organizações gerem os seus negócios. Desta forma, reconhecendo a importância e o papel da Transformação Digital nas organizações, o principal objetivo desta investigação é conhecer as tendências atuais e as melhores práticas de Transformação Digital nas organizações. Para o estudo formulou-se a seguinte questão “Como se caracterizam as iniciativas de Transformação Digital nas organizações?”. Assim, a estratégia de investigação adotada para o estudo foi o Survey, com o uso do questionário como instrumento de recolha de dados. Após a análise dos dados, tornou-se possível caracterizar a realidade das organizações portuguesas em relação às iniciativas de Transformação Digital que estão a ser implementadas. A análise dos dados permitiu identificar sete áreas/departamentos e sete stakeholders envolvidos nas iniciativas de Transformação Digital. Também foram identificados dez tipos de iniciativas, oito motivações, cinco estratégias e nove tecnologias adotadas pelas organizações. Além disso, foram reconhecidas treze práticas habilitadas pelas tecnologias, oito desafios e seis barreiras na implementação das iniciativas. Também foram identificados seis fatores críticos de sucesso e dez resultados alcançados com as iniciativas de Transformação Digital. Por fim, espera-se que esta investigação contríbua para uma caraterização das iniciativas de Transformação Digital das organizações e para a literatura no domínio da Transformação Digital.
- Estágio: avaliações de impacto sobre proteção de dados e de segurança da informaçãoPublication . Jaques, Raúl Manuel do Novo Catarino; Rodrigues, Luís António da SilvaEm 2016, a União Europeia criou o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), com aplicação obrigatória em toda a União Europeia a partir de 25 de maio de 2018, tendo gerado um forte debate em torno da proteção de dados, em particular os dados pessoais. Ao se considerarem medidas impostas por lei como o Direito de Acesso, o Direito ao Apagamento de Dados e o Direito de Retificação dos dados pessoais, torna-se necessária a existência de mecanismos que assegurem a conformidade dos Sistemas de Informação (SI) perante tais imposições. De modo a assegurar que as organizações sigam as diretrizes do RGPD é encorajada a realização de Avaliações de Impacto sobre a Proteção de Dados de modo a serem visíveis as mudanças nas necessidades de segurança dos SI das organizações. No âmbito do Mestrado em Informação Empresarial foi realizado um estágio do qual resultou o presente relatório. O estágio foi realizado durante cerca de seis meses e meio, no edifício central da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., inserido na Divisão de Proteção de Dados e Gestão de Risco Empresarial. Tendo como foco a proteção dos dados pessoais usados nas atividades da organização foram definidos dois objetivos principais. Por um lado, analisar e avaliar as práticas e os mecanismos de segurança de cada SI utilizados dentro da organização e, por outro lado, verificar o nível de conformidade da implementação das diretrizes do RGPD. Durante este estágio foram avaliados oito SI, alguns interligados, mas todos com processos e finalidades diferentes, concluiu-se que, de uma forma geral, se verifica um aumento no nível de segurança dos SI, e que, apesar de serem necessárias alguns ajustes, também existe um elevado nível de conformidade quanto à aplicação das diretrizes do RGPD.
- Levantamento de requisitos para a criação de um produto de contas a pagarPublication . Nunes, Raquel Moreira; Rodrigues, Luís António da SilvaNo desenvolvimento de um novo produto, a qualidade do mesmo pode ser uma meta difícil de se alcançar, se não for feito um levantamento de requisitos que permita determinar quais são as principais necessidades do cliente, tendo em conta os prazos e os custos estabelecidos. O levantamento de requisitos permite definir as funcionalidades essenciais para desenvolver um produto, respondendo às necessidades das partes interessadas e para isso, é fundamental que esta etapa de levantamento seja complementada com a especificação dos requisitos, de forma a que o processo de desenvolvimento do produto seja feito de maneira precisa. A TBFiles Portugal, Lda., também conhecida como TBFiles, possui um processo de Contas a Pagar que precisa de ter formalizados os seus requisitos para que possa ser criado um produto no âmbito deste processo de negócio. Posto isto, este trabalho de projeto surge então da necessidade de criar um produto, designado Contas a Pagar, baseado no processo de Contas a Pagar dos clientes da TBFiles e, ao mesmo tempo, da inexistência de uma documentação capaz de definir os requisitos do produto e de auxiliar os engenheiros no seu processo de criação. Consideradas estas necessidades da TBFiles foram definidos como objetivos deste projeto a revisão dos conceitos relacionados com a Engenharia de Requisitos, onde se espera obter uma sistematização dos conceitos desta temática, a descrição do processo de Contas a Pagar e, por fim, a elaboração de um manual de requisitos com a especificação de todas as funcionalidades idealizadas para o desenvolvimento do produto de Contas a Pagar, de forma a garantir que a sua criação decorre corretamente e de forma concisa. Com este trabalho, reconhece-se que os requisitos são a base de um projeto de desenvolvimento de um novo produto. Para isso, é crucial identificar as verdadeiras necessidades dos stakeholders e traduzi-las em requisitos do produto, criando-se para o efeito um manual de especificação de requisitos, capaz de apoiar o desenvolvimento do produto.
- Manual de requisitos para o módulo de Onboarding na plataforma IvaluaPublication . Oliveira, Andreia Maria de Andrade; Rodrigues, Luís António da SilvaAtualmente as organizações têm de se adaptar e desenvolver novos métodos de organização das suas atividades organizacionais. Desenvolver um Manual de Requisitos com vista a sugerir e promover melhorias sobre uma plataforma que já existe é tão ou mais desafiador do que desenvolver uma plataforma do zero. A Organização em estudo verificou que o seu atual processo de Onboarding não funcionava corretamente, o que originava alguns problemas. Face ao problema, este trabalho tem assim como finalidade apresentar uma solução que consiste na melhoria do módulo de Onboarding da plataforma Ivalua que a Organização em estudo utiliza e, módulo este que representa uma parte muito significativa do processo de Onboarding de fornecedores. Neste sentido, foram definidos como objetivos deste projeto melhorar o processo atual, reduzir o número de plataformas usadas no processo e, por fim, elaborar um manual de requisitos, com todas as funcionalidades projetadas para aperfeiçoar o módulo de Onboarding na plataforma Ivalua e, ao mesmo tempo, melhorar o processo de Onboarding. Tendo em consideração os objetivos delieados, as principais melhorias verificadas foram a redução de outras plataformas atualmente usadas, a redução do trabalho em duplicado e a elaboração do manual de requisitos. Estas melhorias proporcionam uma maior qualidade e gestão da informação na Organização. Para este fim é importante compreender as temáticas que fazem parte deste documento, nomeadamente a Engenharia de Requisitos, uma descrição do atual processo de Onboarding de fornecedores e do módulo de Onboarding da plataforma Ivalua, e posteriormente a elaboração do manual de requisitos através da definição dos requisitos que estejam de acordo com as verdadeiras necessidades dos stakeholders.
- As práticas informacionais e as competências digitais no contexto da gestão de alojamento local na região autónoma da MadeiraPublication . Conduto, Ana Carolina Andrade; Rodrigues, Luís António da Silva; Braga, Maria Inês PeixotoA investigação explora a gestão de Alojamento Local (AL) na Região Autónoma da Madeira (RAM), visando, principalmente, compreender as práticas informacionais e as competências digitais dos gestores deste setor, uma vez que os mesmos aparentam ser profissionais sem vínculo ao turismo nem ao marketing digital. A realização desta investigação surge motivada pela relação entre o crescente número de gestores de AL na RAM e a inexistência de estudos sobre a gestão da informação aplicada neste setor de atividade. Assim, os objetivos específicos do estudo são: 1) Analisar as práticas informacionais inerentes à gestão da informação na gestão de AL; 2) Investigar as competências digitais dos gestores de AL e o modo como são postas ao serviço da gestão da informação dos AL; 3) Identificar os processos de negócio aplicados pelos gestores de AL. A metodologia utilizada foi o Survey, que integra técnicas tanto qualitativas quanto quantitativas, tendo sido ministrados uma entrevista semiestruturada a uma gestora madeirense de quatro unidades de AL e um inquérito por questionário aos gestores de AL da RAM, num total de 103 respostas válidas. Os resultados evidenciaram uma gestão da informação eficaz, com uma boa capacidade de uso de tecnologias disponíveis, porém, notou-se uma baixa utilização combinada de plataformas digitais de partilha de alojamentos, de redes sociais e de sites próprios, a fim de promover os alojamentos, bem como a necessidade de uma maior integração de ferramentas digitais mais avançadas. Por outro lado, a variedade de abordagens utilizadas pelos diferentes gestores permitiu compreender que os processos constantes do Cross Industry Process Classification Framework fazem parte das tarefas que integram a gestão de AL na RAM, pois os resultados revelaram um nível de implementação predominantemente médio. Desta forma, esta investigação oferece uma visão detalhada das práticas e desafios apontados pelos gestores de AL da ilha da Madeira e do Porto Santo, destacando, de um modo geral, a importância do papel da informação no sucesso organizacional.
- Relatório de estágio: Liminal – MarTech & Business ExpertsPublication . Quatorze, Mariana Froufe; Rodrigues, Luís António da SilvaO presente relatório foi redigido no âmbito da conclusão do Mestrado em Informação Empresarial, tendo sido realizado estágio curricular na Liminal – MarTech & Business Experts. Com o intuito de executar funções ao nível de implementações de soluções MarTech, desempenharam-se, no decorrer do estágio, tarefas integradas no departamento de Tecnologia da entidade. O percurso do estágio curricular é descrito ao longo deste relatório, incorporando não só a apresentação da entidade de acolhimento, como também o enquadramento teórico das atividades desenvolvidas e a descrição das mesmas. O enquadramento teórico aborda o Marketing Relacional como estratégia de captação de clientes, tendo como suporte uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM), para a concretização da gestão de todas as informações de clientes. É apresentada uma análise da ferramenta com foco nos seus objetivos, funções, componentes, tipos e implementação, e ainda como uma estratégia de negócio. No enquadramento teórico é ainda abordada a temática da Gestão Documental, com enfâse nas funções arquivísticas do documento digital.
- Relatório de etágio: configuração e gestão da ferramenta CRM HubspotPublication . Moreira, Rui Duarte Teixeira; Rodrigues, Luís António da SilvaNeste relatório de estágio pretende-se descrever as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos no estágio profissional que decorreu entre 10 de janeiro de 2022 a 31 de maio de 2022. O estágio foi realizado no Departamento Comercial da empresa WACE Marketing Studio, que opera na área do Marketing Digital e Marketing de Conteúdos. Os objetivos deste estágio passaram pela configuração da ferramenta Hubspot na empresa, pelo apoio à equipa comercial com conhecimento de gestão de informação e pela aquisição e desenvolvimento de conhecimento da área de negócio da empresa. Destes objetivos foram criadas diferentes atividades, que ao longo deste documento serão apresentadas em detalhe. As atividades focaram-se na configuração da ferramenta Hubspot, na otimização de processos no Departamento Comercial e gestão da base de dados e ainda na automação e desenvolvimento de abordagens de comunicação a clientes na empresa. Assim, no enquadramento teórico do estágio – que serve de apoio à familiarização com os diferentes termos e técnicas aplicadas – foram abordados diferentes temas relacionados com o Marketing e Vendas, Marketing Digital, CRM (Customer Relationship Management) e um maior detalhe nas diferentes ferramentas de CRM existentes, em especial na ferramenta Hubspot. Neste estágio foram realizadas ações com contributos diretos para o desenvolvimento e crescimento da empresa, uma vez que permitiram otimizar tempo e recursos. O alcance dos objetivos propostos para o estágio, permitiram ainda melhorar internamente as trocas de informação e a comunicação com os clientes da empresa.
- A transformação digital nas instituições de Ensino Superior: um estudo de casoPublication . Rodrigues, Sara Caldas; Rodrigues, Luís António da SilvaA Transformação Digital (TD) faz atualmente parte da realidade de inúmeras organizações, nos seus mais diversos setores de atividade e está a transformar, não só a forma como se relacionam com os seus clientes, mas também as suas estruturas e o seu próprio Modelo de Negócio. À semelhança de outras organizações, também as Instituições de Ensino Superior (IES) estão a passar por um processo de mudança, o que está a provocar alterações na forma como comunicam e interagem com toda a sua comunidade envolvente. A implementação de iniciativas de TD, está a originar transformações no Modelo de negócio das organizações e das IES. Nas primeiras pesquisas realizadas sobre a TD foram encontrados vários estudos efetuados em contexto organizacional, no entanto, em comparação com as IES observou-se a falta de estudos semelhantes. Nesse sentido é importante refletir, sobre que tipo de iniciativas de TD estarão as IES a adotar para se adaptarem a esta nova realidade. Com este propósito foi formulada a seguinte questão de investigação: “Que Modelo de TD pode ser utilizado numa IES, em particular no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)? Para dar resposta a esta pergunta foram definidos três objetivos que serviram de princípio orientador para o desenvolvimento deste trabalho: em primeiro, sistematizar os conceitos relacionados com a TD e o Modelo de Negócio, em segundo apresentar o “estado da arte” sobre a TD e o Modelo de Negócio nas IES e em terceiro identificar os principais componentes do Modelo de TD do ISCAP. Para atingir o primeiro foi realizada uma revisão da literatura sobre as temáticas em estudo, que permitiu consolidar e sistematizar os conceitos associados à TD, de igual forma para o segundo objetivo, foi realizada uma revisão de literatura que possibilitou a consolidação e sistematização dos conceitos associados ao Modelo de Negócio e a sua análise na perspetiva organizacional e na perspetiva das IES. Para alcançar o terceiro objetivo foi realizado um estudo de caso.