ESHT - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESHT - Dissertações de Mestrado by advisor "Albuquerque, Eduardo"
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- Análise financeira empresarial no setor hoteleiro português com recurso à representação gráficaPublication . Gomes, Luís Filipe Pinto Candeias Oliveira; Albuquerque, EduardoA representação de dados, e cada vez mais um instrumento de análise, a forma como os apresentamos permite do imediato tirar conclusões num universo cada vez mais sem tempo e variado, em que a tomada de decisões tem de ser rápida por forma a obter o benefício na oportunidade. Tendo em consideração que a representação gráfica de dados multivariados tem a sua aceitação mais elevada na representação das faces do Chernoff, e sendo a Análise Gráfica das Finanças Organizacionais (AGraFO) uma evolução destas faces tentaremos demonstrar a facilidade da sua utilização bem Como a sua eficácia uma vez que a construção deste modelo teve no seu desenvolvimento um equilíbrio gráfico, ate agora inigualável, que permite uma definição mais detalhada e compreensiva das variáveis que o compõe. A representação gráfica de dados multivariados que vamos apresentar permite, independentemente da literacia do analista, a verificação de imediato, se a empresa em estudo reúne condições interessantes ou se aparenta fragilidades. O estudo que vamos adotar mostra uma evolução significativa ao modelo proposto por Herman Chernoff já que as limitações identificadas por aquele autor a nível dos olhos são redesenhadas e tem em consideração mais uma outra limitação no que concerne a limitação da escalabilidade já que aumenta em duas as variáveis analisadas, assim o modelo desenvolvido por Eduardo Albuquerque (2016), Análise Gráfica das Finanças Organizacionais (AGraFO), representa uma evolução muito significativa ao primeiro rosto desenvolvido por Chernoff. Para a sociedade em geral, a utilização deste modelo permite identificar com facilidade o estado económico—financeiro das empresas em análise independentemente do setor de atividade, mesmo para pessoas não familiarizadas com indicadores económicos. O recurso a ilustração de urna face humana apresenta de imediato uma leitura de expressões que exprimem o estado da unidade em análise. No estudo efetuado verificamos uma estrutura do ativo muito elevada bem como inexistência de relação entre e dimensão e a rentabilidade e uma evolução positiva no que concerne ao seu desempenho económico.
- Casas Max – Alojamento localPublication . Peixoto, Nilce Gil Vieira; Azevedo, Daniel; Albuquerque, EduardoO projeto que se apresenta tem como principal objetivo a implementação e exploração de três unidades de alojamento – as “Casas Max” – na região de Viana do Castelo. Nesta perspetiva, o presente projeto apresentará um Plano de Negócio que se traduz num estudo detalhado do mercado em que as casas se inserem, de forma a delinear as estratégias de implementação que melhor contribuem para o sucesso do negócio. Adicionalmente, constam neste Plano de Negócio as projeções financeiras, e respetiva análise, que permitem concluir acerca da viabilidade do projeto. O Turismo é um setor fundamental para o desenvolvimento económico de um país, é por isso pretendido através destas unidades de Turismo em Espaço Rural, estimular o desenvolvimento turístico da região, combatendo o abandono e a sazonalidade verificados nesta zona norte de Portugal. As Casas Max estarão inseridas no regime de Alojamento Local, integradas no Turismo em Espaço Rural. O Alojamento Local é uma das recentes e procuradas tipologias que surge neste contexto de crescimento e diversificação. Neste sentido, constam neste Plano de Negócio as projeções financeiras, e respetiva análise, que permitem concluir acerca da viabilidade do projeto. Considerando um investimento inicial de aproximadamente 118 975 €, o projeto apresenta um VAL de 15 180 €, uma TIR de 8,69% e um pay back period de 6 anos. Estes critérios justificam a viabilidade económica e financeira do projeto.
- Definição de procedimentos internos para o Departamento de Eventos & Banquetes: o caso do Montebelo Vista Alegre Ílhavo HotelPublication . Tavares, Pedro Miguel Martins; Melo, António; Albuquerque, EduardoA área da Hotelaria e do Turismo é cada vez mais competitiva, sendo essencial o planeamento prévio de ações relacionadas com a componente operacional, nomeadamente no controlo dos procedimentos utilizados para a venda e operacionalização de serviços ao cliente, e posteriormente na articulação interna das equipas com um objetivo comum, a satisfação das necessidades do cliente. Neste trabalho iremos analisar os procedimentos internos do departamento de Eventos & Banquetes, em duas vertentes: Comercial | Venda do Serviço; e Operacional | Preparação e Execução de serviços de Eventos & Banquetes, com o tema proposta de melhoria no departamento de eventos & banquetes de uma unidade hoteleira. A escolha do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, como o hotel a abordar no projeto de intervenção, deriva das funções profissionais que me encontro a efetuar no mesmo desde Outubro de 2021, como Subchefe de Restaurante e Responsável de Eventos & Banquetes.
- O departamento financeiro de uma unidade de cinco-estrelas - o caso do The Ritz-Carlton AbamaPublication . Pereira, Rita Araújo Cunha Magalhães; Oliveira, Mónica; Albuquerque, EduardoO presente relatório resulta de um estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Direção Hoteleira, Direção Comercial e Marketing. O estágio teve lugar no Departamento Financeiro do Hotel The Ritz-Carlton Abama, em Tenerife, com início a 05 de março de 2018 e término a 31 de agosto de 2018. O principal objetivo deste relatório consiste, para além da descrição das tarefas realizadas ao longo do estágio e competências adquiridas, expor as contribuições que a empresa consequentemente usufruiu. Pretende-se, ainda, propor sugestões de melhoria ao nível da formação de novos colaboradores, através da proposta de valor. A melhoria da formação inicial dos colaboradores, como tema para a parte crítica do relatório, surge com a observação, e consequente identificação de lacunas, feita ao longo de seis meses de estágio. Por forma a aprofundar o tema, foi feita inicialmente uma análise sobre a importância do Departamento Financeiro numa empresa, seguida da sua importância num hotel, refletida na revisão de literatura, e mais tarde, a criação de uma ferramenta que permitirá mais facilmente ajudar os novos colaboradores e formá-los, servindo igualmente de auxílio aos colaboradores mais antigos. Esta ferramenta consiste num manual de Income Audit, o qual permite tomar conhecimento das atividades e procedimentos rigorosos estabelecidos pelo hotel. Por fim, são tecidas as devidas conclusões sobre o tema abordado, assim como o estágio realizado na qualidade de estagiária no Departamento Financeiro.
- O departamento financeiro no Boeira Garden Hotel, Curio Collection by Hilton e a sua importância no contexto hoteleiroPublication . Gonçalves, Rodrigo Pinto da Cruz Magalhães; Oliveira, Mónica; Albuquerque, EduardoO seguinte relatório surge como requisito necessario para obtenção do grau de Mestre de Direção Hoteleira - Comercial e Marketing, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo. O estágio realizado foi dividido em duas fases, com uma curta passagem pelo economato e o restante no Departamento Financeiro do Boeira Garden Hotel, Curio Collection by Hilton, entre novembro de 2020 e abril de 2021. O relatório tem como principal objetivo comparar a literatura com o experienciado no hotel durante o período de estagio. Complementarmente, foi realizado um inquérito por questionário ao departamento financeiro de hotéis de 4 e 5 estrelas, de modo a compreender o seu funcionamento e construído manuais de procedimentos para o bom funcionamento do departamento financeiro do hotel. Ao terminar este relatório concluiu-se que existem funções que correspondem a literatura apresentada e outras que não. Conclui-se também que o estágio contribuiu seguramente para a obtenção de conhecimento teóricos e operacionais sobre a função de income auditor num departamento financeiro.
- A gastronomia como fator promocional de uma região: planeamento para a introdução de um novo produto gastronómico na doçaria portuguesaPublication . Silva, João Carlos Oliveira Ribeiro da; Albuquerque, EduardoO projeto tem como principal objetivo o estudo da Viabilidade económica e financeira da transformação de um modelo de negócio tradicional e artesanal, num modelo em escala, não alterando as características sensoriais do produto, nem o processo artesanal de fabrico, permitindo também aumentar significativamente a area e a frequência da sua disponibilidade. A preservação e dinamização de produtos regionais e tradicionais como fator diferenciador de negócio e de promoção de uma região são tidos em conta, prevendo-se a candidatura ao reconhecimento e a certificação do produto por parte das entidades competentes. Neste contexto, antes da elaboração do plano de negócio foi necessária a realização de testes de produto, com ligeiras alterações do processo que permitissem a conservação do produto, a padronização de procedimentos e a uniformização do produto final. Foram também realizadas provas sensoriais para determinar se algum dos testes do produto era equiparável ao produto original. Ultrapassada esta fase, realizou-se uma prova de aceitação do produto no mercado, tendo esta obtido resultados positivos. É então elaborado o plano de negócios assente num modelo business to business. O projeto demonstra ter viabilidade apresentando um Valor Atual Líquido de 66.486€, uma Taxa Interna de Rentabilidade de 28,91% e um payback period de 3 anos.
- Gestão de compras em indústrias hoteleiras: caso Hotel Arts Barcelona e Santana Hotel & Spa****Publication . Lamares, Filipa Sampaio; Albuquerque, EduardoNo âmbito do Mestrado em Direção Hoteleira na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, foi realizado um relatório de estágio subordinado ao tema "Gestão de compras em indústrias Hoteleiras" cujo objetivo central era conhecer os métodos de gestão de compras possíveis de implementar numa unidade hoteleira e entender qual o mais vantajoso de implementar em cada uma. O presente relatório incide numa revisão de literatura sobre a gestão de compras em indústrias hoteleiras que procura a sua comprovação através da observação-participação em duas unidades hoteleiras distintas onde foram realizados os estágios - Hotel Arts Barcelona e Santana Hotel & Spa – e em entrevistas efetuadas a responsáveis pela gestão de compras de diferentes unidades. Com a adoção de uma metodologia qualitativa na realização do projeto de investigação, foram alcançados, de forma satisfatória, os objetivos do presente relatório, uma vez que a revisão da literatura, os estágios realizados e as entrevistas permitiram identificar os métodos possíveis de implementar e concluir que a eficácia de cada um dependerá, essencialmente, da dimensão da unidade hoteleira.
- A implementaçao de uma plataforma online para o desenvolvimento da prática de Trail runningPublication . Cardoso, Áurea Susana Ribeiro; Albuquerque, Eduardo; Silva, SusanaCom uma oferta turística qualidade vs preço, uma forte gastronomia, um clima agradavel durante o ano todo, uma variedade de opções turísticas, como praia, cultura, sol e, natureza, Portugal torna-se assim num País de eleição. Turismo é o tempo livre que as pessoas dispõem para o utilizar fora das suas obrigações diárias, como o trabalho, e utilizam-no da melhor forma que sabem, deslocando-se do seu local de residência até ao local onde pretendem utilizar esse tempo em descontração, conhecimento, diversão ou desporto. É também um setor de atividade que tem vindo a ganhar dimensão ao longo dos anos. E Portugal não fica atrás, a contribuição, tem sido grande nos vários segmentos de mercado. Uma das formas que o turista usa cada vez nas suas férias, ou escapadelas de fim de semana é utilizar esse tempo em eventos desportivos, participando nele ou simplesmente sendo um espectador do evento. O TR e' um desses motivos, pelo que cada vez mais portugueses e estrangeiros optam pelo TR para usufruir de um fim de semana fora do seu local de trabalho. É também um desporto que atrai desportistas de todo o mundo, e está em constante crescimento. Este crescimento é sentido pelas povoações mais isoladas onde estes eventos decorrem, pois, a economia nessas datas melhora consideravelmente. Nessas alturas as comunidades locais têm de se adaptar as necessidades que estes eventos vão exigir. Este projeto, tem como finalidade compreender o potencial do TR enquanto produto turístico no âmbito do território Nacional, criando uma plataforma on-line onde os desportistas/turistas possam através dela escolher o local onde pretendam pernoitar, usufruir de uma refeição quente e até de uma massagem ao final o dia, libertando o desportista de procurar por ele proprio todos estes itens, focando-se apenas na sua prova. Como primeira abordagem sera feita uma revisão bibliográfica de forma a descrever o setor do turismo, o turismo de natureza, assim como o setor do turismo de desporto, bem como a história e componentes do TR.
- Paraíso d´Figueiró: planeamento e implementação de um projeto de turismo em espaço rural no concelho de AmarantePublication . Ferreira, Marta Sofia Sousa; Melo, António; Albuquerque, EduardoAtualmente, as empresas do setor turístico atuam num ambiente extramente dinâmico, complexo e competitivo, e como tal é necessário que apresentem algo de carácter diferenciador. Neste âmbito, o presente projeto tem como principal objetivo idealizar um empreendimento de turismo em espaço rural, tendo como propósito satisfazer as necessidades dos clientes com experiência em turismo em espaço rural (TER) e os do Palacete Dona Maria, quanto à proximidade de um serviço de hospedagem depois de presenciar um evento. Para alcançar este objetivo utilizou-se existiu a metodologia qualitativa e quantitativa. A qualitativa através de uma entrevista semiestrutura ao relações-públicas do Palacete Dona Maria para entender os benefícios de criar este projeto ao lado dessa quinta e ainda, perceber a procura turística de unidades de alojamento por parte dos convidados depois de presenciarem determinados eventos. De seguida, recorremos a uma metodologia quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário para recolher informações e dados relativamente ao perfil do público-alvo de TER. Elaboramos um plano de negócios e as respetivas projeções financeiras. Encontramos na perspetiva do projeto pós-financiamento um Valor Atual Líquido de 22.967€, uma Taxa Interna de Rentabilidade de 6,77% e um Pay Back de 6 anos. Na perspetiva do investidor um Valor Atual Líquido de 152.866€, uma Taxa Interna de Rentabilidade de 16,31% e um Pay Back de 6 anos. Concluímos com os resultados encontrados que o projeto tem viabilidade económico- financeira que permitirá a sua implementação imediata.
- Projeto de restauração temática: planeamento e implementação de um Sports Lounge Bar no distrito do PortoPublication . Fernandes, Bruno Miguel Correia; Melo, António; Albuquerque, EduardoO desporto é uma área extremamente importante em Portugal, movendo massas por todo o país, ganhando seguidores diariamente. Ainda que o principal foco seja a prática de Futebol, existem em Portugal milhares de praticantes de outras modalidades, igualmente importantes, tais como Andebol, Basquetebol, Ténis, Hóquei, Golfe, entre outras. Uma das tendências na Restauração, muito utilizada no Reino Unido, Europa Central e Estados Unidos da América, alia a confeção e consumo de produtos de qualidade com o visionamento de eventos desportivos, o “nicho” dos bares desportivos. Locais com um ambiente agradável, produtos saborosos e apresentáveis, com a possibilidade de assistir a um evento desportivo e com uma relação qualidade-preço acessível, que são procurados tanto por habitantes que gostem de desporto como por turistas que apreciem este tipo de oferta. Em Portugal, esta vertente da Restauração é pouco explorada tendo, contudo, bastante potencial dado que poderá trazer benefícios económicos, sociais e culturais para uma região e funcionar como complemento a uma área turística, quer seja esta já existente ou em crescimento, podendo assim melhorar e potenciar um destino. O presente trabalho visa planear e implementar um bar desportivo, com uma vertente lounge, isto é, uma zona ou área de estar com mobiliário confortável destinada ao relaxamento e descontração, na Área Metropolitana do Porto. Deste modo, numa primeira fase, procedeu-se à investigação necessária para fundamentar a necessidade deste tipo de estabelecimentos e a importância que este nicho de mercado possui no setor do Turismo, em particular, na vertente do Turismo e Restauração temática, bem como a realização de uma análise concorrencial através do levantamento dos estabelecimentos similares (bares da categoria), interna e externamente. Avaliou-se a necessidade e procura por este tipo de espaço e, por fim, procedeu-se a entrevistas presenciais, com proprietários e gestores de Sports Bar e estabelecimentos da categoria. Numa segunda fase, procedeu-se ao planeamento do bar. Foi verificada e avaliada a viabilidade económica e financeira do projeto de investimento, sendo que, paralelamente, procedeu-se à identificação do espaço, planeamento, posicionamento e decoração, equipamento necessário e todo o tipo de elementos imprescindíveis para a implementação do projeto. A componente do trabalho de investigação serviu ainda de base à realização de inquéritos e entrevistas, suportando uma análise às motivações dos clientes deste tipo de negócio, internos e externos. Procedeu-se, ainda, à verificação e identificação do impacto da sazonalidade neste tipo de negócio. Por último, pretendeu-se validar a existência de uma possível relação entre o nicho bar desportivo e o tipo de negócio por franchise. Para o presente estudo empírico foram utilizados dois métodos de investigação, quantitativo e qualitativo, o primeiro utilizando técnicas de inquérito por questionário, enquanto que o segundo utilizando entrevistas semiestruturadas a figuras relacionadas com a Restauração, particularmente com o nicho dos bares desportivos, como instrumento de recolha de informação. Os resultados decorrentes da investigação realizada, confirmam a necessidade deste tipo de espaço, quer pela escassa oferta que parece existir, quer pela procura demonstrada, evidenciada nos dados recolhidos, sendo possível afirmar que existe a necessidade de um estabelecimento deste nicho na cidade de Matosinhos. Por fim, o estudo económico-financeiro, bem como o plano de negócios realizados, indicam a viabilidade do projeto a médio e longo prazo, e a recuperação do investimento inicial, projetando margens favoráveis ao longo dos anos planificados.