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- Os impactos do cross-selling na hotelariaPublication . Santos, Ana Isabel Ferreira; Ribeiro, Joaquim; Costa, ElgaA hotelaria, assim como a maioria das indústrias atualmente, vive em constante mudança. Os mercados não param de crescer, os consumidores são cada vez mais exigentes e isso obriga a unidade hoteleira a um trabalho contínuo para atingir o sucesso, onde muitas vezes o fator chave é a diferenciação. Este estudo pretende observar se as técnicas de venda cruzada são ferramentas importantes para o setor hoteleiro e se estas se traduzem em maior satisfação e fidelização dos seus clientes. Para a realização deste estudo foram conduzidos questionários a três tipos de públicos (consumidor, colaborador de hotelaria e gestor hoteleiro). Constatou-se que estas ferramentas são realmente utilizadas hoje em dia no mercado hoteleiro e que contribuem para melhorar a relação entre o cliente e a organização. Quer isto dizer que estas empresas, para sobreviverem no mercado atual, têm que criar novas estratégias de vendas e assim distinguir-se da concorrência. Para além disso, o presente estudo também constata que os consumidores têm em consideração a opinião de outros indivíduos que já conheçam esses serviços. Esta tendência do word-of-mouth, agora globalizada através das plataformas digitais, influencia a procura e os hotéis têm já consciência disso mesmo, tendo, por base, na sua estratégia aumentar a satisfação do seu cliente, recorrendo, por vezes, à implementação de técnicas de cross-selling.
- A implementaçao de uma plataforma online para o desenvolvimento da prática de Trail runningPublication . Cardoso, Áurea Susana Ribeiro; Albuquerque, Eduardo; Silva, SusanaCom uma oferta turística qualidade vs preço, uma forte gastronomia, um clima agradavel durante o ano todo, uma variedade de opções turísticas, como praia, cultura, sol e, natureza, Portugal torna-se assim num País de eleição. Turismo é o tempo livre que as pessoas dispõem para o utilizar fora das suas obrigações diárias, como o trabalho, e utilizam-no da melhor forma que sabem, deslocando-se do seu local de residência até ao local onde pretendem utilizar esse tempo em descontração, conhecimento, diversão ou desporto. É também um setor de atividade que tem vindo a ganhar dimensão ao longo dos anos. E Portugal não fica atrás, a contribuição, tem sido grande nos vários segmentos de mercado. Uma das formas que o turista usa cada vez nas suas férias, ou escapadelas de fim de semana é utilizar esse tempo em eventos desportivos, participando nele ou simplesmente sendo um espectador do evento. O TR e' um desses motivos, pelo que cada vez mais portugueses e estrangeiros optam pelo TR para usufruir de um fim de semana fora do seu local de trabalho. É também um desporto que atrai desportistas de todo o mundo, e está em constante crescimento. Este crescimento é sentido pelas povoações mais isoladas onde estes eventos decorrem, pois, a economia nessas datas melhora consideravelmente. Nessas alturas as comunidades locais têm de se adaptar as necessidades que estes eventos vão exigir. Este projeto, tem como finalidade compreender o potencial do TR enquanto produto turístico no âmbito do território Nacional, criando uma plataforma on-line onde os desportistas/turistas possam através dela escolher o local onde pretendam pernoitar, usufruir de uma refeição quente e até de uma massagem ao final o dia, libertando o desportista de procurar por ele proprio todos estes itens, focando-se apenas na sua prova. Como primeira abordagem sera feita uma revisão bibliográfica de forma a descrever o setor do turismo, o turismo de natureza, assim como o setor do turismo de desporto, bem como a história e componentes do TR.
- The art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obraPublication . Carneiro, Beatriz Moreira; Silva, Pedro Alexandre Sousa eTendo vindo de um percurso, passando até por uma licenciatura, focado na técnica do violino dito “moderno”, ao chegar a um curso de Música Antiga fui confrontada com todo o conhecimento e contexto histórico que precisava rapidamente de absorver e compreender para continuar este novo percurso na aprendizagem daquilo que é o violino barroco. Assim, da mesma forma que nos indicam os livros de referência para a construção da técnica moderna (livro de escalas de Johann Hrimaly da edição Peters, livros de estudos de Kreutzer e Dont), houve um livro que me foi indicado assim que tive o meu primeiro contacto com a técnica barroca: The Art of Playing on the Violin, da autoria de Francesco Geminiani, datado de 1751. O livro em si deixou-me intrigada: para além de conter os exercícios técnicos (equiparáveis aos livros de escalas), continha também composições com acompanhamento de baixo (equiparáveis aos estudos, mas mais elaborados harmonicamente), para além de uma introdução escrita breve, mas bastante completa. Ao ver esta obra de uma ponta à outra, questionei-me qual o critério de organização dos exemplos (essempios) e composições (composiziones) da mesma, e quais as diferenças notáveis para quem já tem um historial na técnica violinística moderna, e como ajuda esta obra a construir a “nova” técnica. Tendo em conta o tema do meu trabalho centrado no tratado The Art of Playing on the Violin da autoria de Francesco Geminiani, gostaria de poder demonstrar no meu recital final a relação dos exemplos com as composições que aqui se encontram reunidas. Não sugiro tocar os exemplos por completo, mas tocar excertos para relacionar com algumas composições em específico/à minha escolha. Assim, proponho-me a fazer uma tradução para português desta obra de referência, assim como colocar os respectivos exemplos logo após as suas explicações com alguns comentários da minha parte para melhor compreensão dos mesmos do ponto de vista de um violinista ainda pouco familiarizado com o violino barroco e seu reportório específico. Ainda mais proponho uma reorganização do mesmo ao colocar também as suas poucas composições distribuídas junto dos exemplos que mais as beneficiam e complementam. Farei ainda uma análise comentada de cada um dos exemplos e composições do ponto de vista de um violinista, principalmente em relação a dedilhações e arcadas em exemplos que correspondem a escalas um pouco diferentes do habitual para um violinista moderno.