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Tendo vindo de um percurso, passando até por uma licenciatura, focado na técnica do violino dito “moderno”, ao chegar a um curso de Música Antiga fui confrontada com todo o conhecimento e contexto histórico que precisava rapidamente de absorver e compreender para continuar este novo percurso na aprendizagem daquilo que é o violino barroco. Assim, da mesma forma que nos indicam os livros de referência para a construção da técnica moderna (livro de escalas de Johann Hrimaly da edição Peters, livros de estudos de Kreutzer e Dont), houve um livro que me foi indicado assim que tive o meu primeiro contacto com a técnica barroca: The Art of Playing on the Violin, da autoria de Francesco Geminiani, datado de 1751.
O livro em si deixou-me intrigada: para além de conter os exercícios técnicos (equiparáveis aos livros de escalas), continha também composições com acompanhamento de baixo (equiparáveis aos estudos, mas mais elaborados harmonicamente), para além de uma introdução escrita breve, mas bastante completa.
Ao ver esta obra de uma ponta à outra, questionei-me qual o critério de organização dos exemplos (essempios) e composições (composiziones) da mesma, e quais as diferenças notáveis para quem já tem um historial na técnica violinística moderna, e como ajuda esta obra a construir a “nova” técnica.
Tendo em conta o tema do meu trabalho centrado no tratado The Art of Playing on the Violin da autoria de Francesco Geminiani, gostaria de poder demonstrar no meu recital final a relação dos exemplos com as composições que aqui se encontram reunidas.
Não sugiro tocar os exemplos por completo, mas tocar excertos para relacionar com algumas composições em específico/à minha escolha.
Assim, proponho-me a fazer uma tradução para português desta obra de referência, assim como colocar os respectivos exemplos logo após as suas explicações com alguns comentários da minha parte para melhor compreensão dos mesmos do ponto de vista de um violinista ainda pouco familiarizado com o violino barroco e seu reportório específico. Ainda mais proponho uma reorganização do mesmo ao colocar também as suas poucas composições distribuídas junto dos exemplos que mais as beneficiam e complementam.
Farei ainda uma análise comentada de cada um dos exemplos e composições do ponto de vista de um violinista, principalmente em relação a dedilhações e arcadas em exemplos que correspondem a escalas um pouco diferentes do habitual para um violinista moderno.
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Keywords
Violino Técnica chin-off Violino barroco Técnica moderna Tratado Art of playing on the violin Geminiani Técnica da mão esquerda Composição Técnica do arco Reportório