Repository logo
 
Publication

The art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obra

dc.contributor.advisorSilva, Pedro Alexandre Sousa e
dc.contributor.authorCarneiro, Beatriz Moreira
dc.date.accessioned2019-12-06T14:30:53Z
dc.date.available2019-12-06T14:30:53Z
dc.date.issued2019-11-18
dc.description.abstractTendo vindo de um percurso, passando até por uma licenciatura, focado na técnica do violino dito “moderno”, ao chegar a um curso de Música Antiga fui confrontada com todo o conhecimento e contexto histórico que precisava rapidamente de absorver e compreender para continuar este novo percurso na aprendizagem daquilo que é o violino barroco. Assim, da mesma forma que nos indicam os livros de referência para a construção da técnica moderna (livro de escalas de Johann Hrimaly da edição Peters, livros de estudos de Kreutzer e Dont), houve um livro que me foi indicado assim que tive o meu primeiro contacto com a técnica barroca: The Art of Playing on the Violin, da autoria de Francesco Geminiani, datado de 1751. O livro em si deixou-me intrigada: para além de conter os exercícios técnicos (equiparáveis aos livros de escalas), continha também composições com acompanhamento de baixo (equiparáveis aos estudos, mas mais elaborados harmonicamente), para além de uma introdução escrita breve, mas bastante completa. Ao ver esta obra de uma ponta à outra, questionei-me qual o critério de organização dos exemplos (essempios) e composições (composiziones) da mesma, e quais as diferenças notáveis para quem já tem um historial na técnica violinística moderna, e como ajuda esta obra a construir a “nova” técnica. Tendo em conta o tema do meu trabalho centrado no tratado The Art of Playing on the Violin da autoria de Francesco Geminiani, gostaria de poder demonstrar no meu recital final a relação dos exemplos com as composições que aqui se encontram reunidas. Não sugiro tocar os exemplos por completo, mas tocar excertos para relacionar com algumas composições em específico/à minha escolha. Assim, proponho-me a fazer uma tradução para português desta obra de referência, assim como colocar os respectivos exemplos logo após as suas explicações com alguns comentários da minha parte para melhor compreensão dos mesmos do ponto de vista de um violinista ainda pouco familiarizado com o violino barroco e seu reportório específico. Ainda mais proponho uma reorganização do mesmo ao colocar também as suas poucas composições distribuídas junto dos exemplos que mais as beneficiam e complementam. Farei ainda uma análise comentada de cada um dos exemplos e composições do ponto de vista de um violinista, principalmente em relação a dedilhações e arcadas em exemplos que correspondem a escalas um pouco diferentes do habitual para um violinista moderno.pt_PT
dc.identifier.tid202319440pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15060
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectViolinopt_PT
dc.subjectTécnica chin-offpt_PT
dc.subjectViolino barrocopt_PT
dc.subjectTécnica modernapt_PT
dc.subjectTratadopt_PT
dc.subjectArt of playing on the violinpt_PT
dc.subjectGeminianipt_PT
dc.subjectTécnica da mão esquerdapt_PT
dc.subjectComposiçãopt_PT
dc.subjectTécnica do arcopt_PT
dc.subjectReportóriopt_PT
dc.titleThe art of playing on the violin, de Francesco Geminiani – Um estudo aprofundado para uma melhor compreensão da obrapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameProjeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música - Interpretação Artística, especialização Música Antiga, Violino Barrocopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Beatriz_Carneiro_MIA_2019.pdf
Size:
6.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: