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- Non-Invasive Brain Stimulation and Dual-Task Motor Performance: A Systematic ReviewPublication . Ribeiro, Maria Alexandra de Sá; Fernandes, Ângela; Campos, CarlosTo develop a systematic review that examines existing evidence on the effects of non-invasive brain stimulation (NIBS) in motor performance in dual-task conditions, in individuals with or wihtout phatology. A systematic search of the literature was conducted in five databases (PubMed, Web of Science Core Collection, Scopus, Cochrane Central Register of Controlled Trials and EBSCO Datasets) and, to retrieve potentially missing records, a manual search strategy was also conducted. Randomized controlled trials (RCTs ) and nonrandomized controlled trials with a sham stimulation group that examined the effects of NIBS interventions on motor performance under dual-task (DT) conditions were included. Data was extracted on study design, participants, and intervention characteristics; types of motor and cognitive tasks used for single and DT assessment, DT prioritization instructions, results by outcome measures and statistical data. Of the 816 articles identified, 42 met the inclusion criteria. After screening for records from the same trials, a total of seven r TMS studies were evaluated. Two rTMS and five tDCS ongoing trials were also identified. For the rTMS studies, there was a significant Effect on DT gait performance in high frequency stimulation targeting the dorsolateral prefrontal córtex. Analysis of the tDCS studies suggest that this method allows for improvements in walking and gait, balance, standing and postural control, especially in multisession studies. This review suggests that gait, balance, standing and postural control under DT conditions can be improved after single and multi-session of rTMS and tDCS. Still, there is a need to define the number of sessions, frequency and intensity, target region and motor and cognitive tasks assessmentwich are the most effective. Further research is strongly recommended to provide guidelines for the use of NIBS in clinical rehabilitation.
- A gastronomia como fator promocional de uma região: planeamento para a introdução de um novo produto gastronómico na doçaria portuguesaPublication . Silva, João Carlos Oliveira Ribeiro da; Albuquerque, EduardoO projeto tem como principal objetivo o estudo da Viabilidade económica e financeira da transformação de um modelo de negócio tradicional e artesanal, num modelo em escala, não alterando as características sensoriais do produto, nem o processo artesanal de fabrico, permitindo também aumentar significativamente a area e a frequência da sua disponibilidade. A preservação e dinamização de produtos regionais e tradicionais como fator diferenciador de negócio e de promoção de uma região são tidos em conta, prevendo-se a candidatura ao reconhecimento e a certificação do produto por parte das entidades competentes. Neste contexto, antes da elaboração do plano de negócio foi necessária a realização de testes de produto, com ligeiras alterações do processo que permitissem a conservação do produto, a padronização de procedimentos e a uniformização do produto final. Foram também realizadas provas sensoriais para determinar se algum dos testes do produto era equiparável ao produto original. Ultrapassada esta fase, realizou-se uma prova de aceitação do produto no mercado, tendo esta obtido resultados positivos. É então elaborado o plano de negócios assente num modelo business to business. O projeto demonstra ter viabilidade apresentando um Valor Atual Líquido de 66.486€, uma Taxa Interna de Rentabilidade de 28,91% e um payback period de 3 anos.
- Os modelos de negócio como uma ferramenta de criação de valorPublication . Rocha, Ana Rita Bourbon Martins Lopes da; Lamas, Marco Aurélio RibeiroO sucesso das organizações está dependente de diversos fatores, tanto internos como externos. Com o surgimento da internet e dos negócios digitais as empresas viram-se obrigadas a repensar as estruturas dos seus negócios. Começa, então, a dar-se importância aos modelos de negócio e estes começam a ser destacados no mundo empresarial. A evolução digital dos finais do século XX é acompanhada por alterações dos padrões de consumo, e a saturação dos mercados faz com que várias empresas produzam e vendam os mesmos produtos e serviços, ficando o cliente com um leque de escolhas muito maior. No entanto, a preferência do cliente recai sobre a empresa que tem mais valor para lhe entregar, o que nem sempre está relacionado apenas com o produto em si. A proposta de valor é, por isso, uma das componentes mais importantes nos modelos de negócio e que deve ser adaptada em função dos segmentos de clientes a quem a empresa se dirige, podendo funcionar como um fator de diferenciação no mercado e até mesmo de fidelização do cliente. Muitas vezes os clientes estão até dispostos a pagar um preço mais alto por determinados elementos, extrínsecos ao próprio produto, que incrementam o seu valor. A importância de orientar os modelos de negócio para a criação de valor deve ser pensada, não só para satisfazer o cliente, mas também para assegurar uma posição competitiva da empresa junto dos seus concorrentes. Os modelos de negócio são também uma ferramenta de apoio no processo de internacionalização, permitindo uma leitura clara do negócio e uma maior organização e controlo. No entanto existem grandes diferenças entre os vários mercados, e o mesmo modelo negócio poderá não funcionar em dois países diferentes, o que exige uma cuidada análise e reajuste de certos componentes.
- Proposta de implementação do manual de controlo Interno na Vygon Portugal, LdaPublication . Gomes, Diana Isabel Brandão Sampaio; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoHoje em dia, a informação útil e atempada é cada vez mais valorizada, permitindo uma tomada de decisão da gestão mais conscencializada e uma maior segurança no alcance dos objetivos, desenvolvimento estratégico e mitigação do risco. O controlo interno é, assim, cada vez mais reconhecido pelas entidades como uma ferramenta de gestão. Este estudo visa a conscencialização da Vygon Portugal para a importância da implementação e manutenção do controlo interno como ferramenta de suporte à gestão. No presente estudo, pretende-se realizar o levantamento dos procedimentos de controlo interno existentes na Vygon Portugal e apresentar sugestões de melhoria ao sistema observado, culminando na formalização de um manual de controlo interno que contribua para a melhoria contínua e permita uma maior segurança e estabilidade na execução das tarefas, no reporte de informação e tomada de decisão. Numa primeira fase, é apresentada uma revisão de literatura acerca da auditoria e controlo interno, por forma a expor dois conceitos fortemente relacionados e fundamentais ao acompanhamento do desenvolvimento do estudo e perceção dos resultados. Seguidamente, é apresentada a entidade em estudo, caracterizando a sua evolução, a sua organização estrutural e a sua atividade. Esta organização exerce atividade na área dos dispositivos médicos e, por isso, encontra-se abrangida por exigências normativas específicas e rigorosas. Na realização deste estudo, optou-se pela metodologia de estudo caso, analisando a situação particular da Vygon Portugal através de um questionário de levantamento de procedimentos de controlo interno, quer formais quer informais, por forma a avaliar as medidas existentes e detetar recomendações de melhoria. Com base nos resultados, foi elaborado um manual de controlo interno adaptado às necessidades e dimensão da entidade, baseado no framework COSO e constituindo uma mudança na organização que se espera contribuir para a gestão da organização e alcance dos seus objetivos.
- O potencial do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleiraPublication . Correia, Carla Patrícia Gomes; Ribeiro, Joaquim; Silva, SusanaO propósito da realização deste estudo é procurar responder à questão: qual o papel do neuromarketing para o posicionamento de uma marca hoteleira? Desta forma, para responder à questão, visou-se alcançar o objetivo de caracterizar o papel do neuromarketing no posicionamento de uma marca hoteleira. Para isso, recorreu-se ao estado da arte em que se aborda a marca, o posicionamento da marca, as características mais importantes para o posicionamento de uma marca, o conceito de neuromarketing, o estado atual do neuromarketing, quais são as ferramentas utilizadas nos estudos de neuromarketing e quais os fatores que influenciam o comportamento humano. Com o conhecimento do estado da arte, recorreu-se a entrevistas dirigidas a marketeers hoteleiros e responsáveis pelo marketing dos hotéis no sentido de perceber quais os métodos e estratégias que são mais importantes para o posicionamento da marca e as suas opiniões sobre a utilização do neuromarketing na hotelaria. Posto isto, a análise dos dados recolhidos nas entrevistas realizou-se através de comparações entre os dados recolhidos, ou seja, a opção metodológica aplicada foi a grounded theory. Os resultados alcançados através da análise de dados permitem alcançar o objetivo proposto, e, dessa forma responder à questão colocada. Verifica-se assim, que o neuromarketing tem impacto em todos os aspetos do posicionamento da marca enumerados no estudo empírico, no entanto, apesar da importância dada à utilização do neuromarketing, este, possui um papel secundário para a hotelaria, devido aos gestores, aos marketeeres hoteleiros e responsáveis de marketing possuírem outros aspetos cuja implementação é considerada mais importante do que a implementação de estratégias de neuromarketing. É também secundário devido à implementação do neuromarketing na hotelaria ser considerado um desafio que requer bastante investimento. Através dos resultados alcançados verifica-se que este estudo possui implicações académicas ao contribuir com nova informação que permitirá que sejam realizados novos estudos, como estudar o impacto do neuromarketing nas vertentes individuais do posicionamento de uma marca hoteleira, e, implicações para a hotelaria ao identificar em que aspetos do posicionamento da marca o neuromarketing tem influência.
- O efeito da oscilação inerente ao método POLD nas emoções positivas e negativas avaliadas através de EEG, em indivíduos saudáveisPublication . Mourato, Paula Catarina Dias; Carvalho, Paulo deO método POLD (Pulsação, Oscilação, Longa, Duração) baseia-se numa mobilização oscilatória manual, que possui vários efeitos no organismo, nomeadamente hormonais. Estes, vinculados ao processo de estimulação das emoções positivas e inibição das emoções negativas, representado no eletroencefalograma (EEG) pela atividade alfa frontal assimétrica, poderá justificar um estado de euforia e bem-estar inespecífico, após a aplicação do método. Avaliar, através do EEG, o efeito da oscilação inerente ao método POLD de terapia manual – Mobilização Ressonante Basal (MRB), em diferentes períodos de estimulação, ao nível das emoções positivas e negativas, em indivíduos saudáveis. Estudo randomizado controlado, numa amostra de 20 indivíduos voluntários saudáveis, do sexo masculino, com 20-30 anos, alocados ao grupo submetido à técnica MRB (GE, n =10) e ao grupo submetido a um procedimento controlado (GP, n =10). Avaliou-se, através de EEG, a atividade cerebral alfa dos elétrodos Fp1, Fp2, F3 e F4, no momento basal inicial, 5, 10 e 15 minutos e com recurso à Escala de Avaliação de Emoções (EAS), a perceção das emoções. Para análise estatística intergrupos, utilizou-se o teste Mann-Whitney e para intragrupos, recorreu-se aos testes de Friedman e Wilcoxon, com um nível de significância de 0,05. Não se observaram diferenças significativas na atividade alfa, nos elétrodos Fp1, Fp2, F3 e F4, em nenhum dos momentos avaliados, no GC e no GE. No GC, constatou-se uma diminuição significativa, na comparação do momento de recolha basal inicial com os 10 minutos, em Fp1 (p=0,006) e F3 (p=0,015) e com os 15 minutos, em Fp1 (p=0,002) e F3 (p=0,009). Aos 10 minutos, verificou-se um aumento significativo da atividade alfa, entre F3 e F4 (p=0,011), no GC e entre grupos (p=0,021). Na EAS, evidenciou-se um aumento da emoção alegre (p=0,024) e uma diminuição da emoção preocupado (p=0,028) e nervoso (p=0,012), assumindo valores significativos, no GE entre o momento antes e depois da recolha. A aplicação do método POLD de terapia manual – MRB, em diferentes períodos de estimulação, parece não exibir alterações significativas da atividade eletroencefalográfica, a nível das emoções positivas e negativas, em indivíduos saudáveis, não se confirmando a manifestação do estudo de euforia e bem-estar inespecífico, descrito na literatura. Contudo, esta temática carece de evidência científica.
- Governação das sociedades – análise comparativa entre as empresas portuguesas e espanholas cotadas em BolsaPublication . Sousa, Andreia Daniela Pereira de; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoO crescimento das empresas leva à dispersão do capital, e consequentemente a um menor controlo dentro das organizações. Os acionistas delegam competências de gestão aos administradores, e por isso a assimetria de informação de ambas as partes é relativamente maior. Esta assimetria de informação resultou na criação de um código de boas práticas de governação, contemplando um conjunto de princípios e recomendações que as organizações devem relatar. Este estudo pretende aferir sobre a importância das recomendações presentes no Código do Governo das Sociedades com a performance de empresas cotadas nas bolsas de valores de Portugal e de Espanha. Apresenta-se o enquadramento teórico sobre a temática objeto desta investigação quer em Portugal, quer em Espanha. A metodologia adotada foi a quantitativa e qualitativa, onde se presente dar resposta às questões de investigação: quanto maior o número de recomendações seguidas pelas empresas, maior é o grau de confiança transmitido aos stakeholders; quantas mais recomendações as empresas adotarem melhor é o seu desempenho? Entre os setores empresariais existem divergências significativas nas recomendações seguidas? Qual o seu impacto? Os riscos identificados pelas entidades dos diversos setores de atividade nos dois países são divergentes? As razões que as empresas usam para não adotarem as recomendações são plausíveis? As empresas que não adotam as recomendações têm a mesma influência nos diversos capítulos?Como principais conclusões deste estudo, de referir uma proporção direta da performance das organizações com o seguimento das recomendações das organizações.
- Recurso à fisioterapia e tempo de afastamento da atividade desportiva na entorse do polegar: uma série de casosPublication . Sanches, Cláudia Margarido Além; Rodrigues, Elisa; Sengo, SusanaUma lesão no polegar não tratada pode causar dor a longo prazo e limitações funcionais com um impacto crucial para o atleta e para o seu rendimento desportivo. Relatar uma série de casos de atletas de diversas modalidades com lesão no polegar incompletas e descrever as implicações que podem surgir quando negligenciadas. Foi realizado um estudo prospetivo, descritivo e analítico de atletas de diversas modalidades, na clínica Physmed de novembro a março da época desportiva 2019/2020. As medidas de resultado foram ausência de treinos e jogos até recorrerem aos serviços de fisioterapia. Dos 10 atletas seguidos, 70% faltaram entre 3 a 9 treinos e 20% entre 12 a 16 treinos por lesão. Quanto às competições/jogos, 10% faltou a 1; 60% faltaram entre 2 a 4 e 10% faltaram a 8. Após recuperação, os que recorreram à fisioterapia num período até 7 dias, retomaram a prática desportiva em menos de 15 dias. Embora uma relação de causa e efeito não possa ser inferida de uma série de casos, os resultados obtidos mostram que os atletas que demoraram mais tempo a procurar um serviço de fisioterapia tiveram um período de ausência aos treinos e jogos maior.
- The influence of digital customer network strategy on hotel businessPublication . Ly, Nguyen Thi; Dieguez, Teresa; Melo, AntónioThe digital age evolution is transforming and influencing the hotel industry in various ways. The hotel industry is one of the sectors where present-day customer satisfaction impacts future business positively or negatively. In the digital age, customer feedback and reviews have moved to digital platforms leading to the formation of customer networks. Digital customer networks influence consumer perceptions, attitudes, and decisions to purchase. However, these digital customer networks are applicable as strategies to improve sales, reduce costs, and build loyal relationships with customers by maximizing access, engaging the customers, connecting, and collaborating with them. The present research slicked to assess the influence of digital customer network strategy on hotel business. For this purpose, it has been conducted an exploratory study, through interviews, in July 2020 and near five General Manager of five different hotels based in Portugal. The study shows that nowadays the digital is effectively transforming the way stakeholders do business, innovate, work and cooperate. It also adds that in future this influence will be higher, which demands an accurate attention from the management and an incorporation of digital on hotel strategies.
- O efeito da oscilação inerente ao método de POLD de terapia manual no relaxamento e sonolência avaliados pelo eletroencefalogramaPublication . Miranda, Diana Filipa Silva; Carvalho, Paulo de; Tavares, Diana; Amorim, RicardoO método POLD está inserido na fisioterapia manual e como tal, o seu objetivo principal é diminuir a dor e restaurar o movimento nos segmentos do corpo em que há restrições. Contudo, podem surgir outros efeitos no corpo que ajudam no tratamento de outras condições, como a dificuldade em relaxar ou a indução do sono, pelo que se torna pertinente perceber quais as mudanças que surgem a nível cerebral, através do encefalograma, aquando da aplicação do método. Avaliar, através do encefalograma, o efeito da oscilação inerente ao método POLD ao nível do relaxamento e sonolência. Foi realizado um estudo do tipo experimental randomizado controlado cego, numa amostra de 20 indivíduos saudáveis, com idades entre os 20 e 30 anos. Dividiu-se aleatoriamente os participantes em dois grupos, um experimental (GE) submetido a 15 minutos de técnica e um de controlo (GC) sem intervenção. Foram avaliadas as atividades cerebrais alfa, beta e teta dos elétrodos 01, 02, T5, T6, P3 e P4, no momento basal e aos 5, 10 e 15 minutos da técnica ou procedimento controlo. Recorreu-se ao teste de Mann-Whitney para a comparação intergrupos e ao teste de Friedman para a comparação intragrupos. Foram detetadas diferenças significativas intragrupos, na atividade alfa, no momento basal com os 5 minutos em 01, 02, T5, T6 e P4 no GE (p=0,038; p=0,015; p=0,015; p=0,038; p=0,015) e em T5 e T6 no GC (p=0,009; p=0,030), no momento basal com os 10 minutos em 01, 02, T5, T6 e P4 no GE (0,003; p=0,009; p=0,0245; p=0,006; p=0,038) e em 01, 02, T5, T6, P3 e P4 no GC (p=0,002; p=0,009; p=0,001; p=0,012; p=0,002; p=0,009) e no basal inicial com os 15 minutos em T5, T6 e P4 no GE (p=0,024; p=0,006; p=0,015) e em 01, 02, T5, T6, P3 e P4 no GC (p=0,006; p=0,001; p=0,002; p=0,003; p=0,006; p=0,024); na atividade beta, no momento basal com os 5 minutos em 01 e T5 no GC (p=0,020; p=0,009), no momento basal com os 10 minutos em 01, 02, T5 e P3 no GC (p=0,002; p=0,006; p=0,001; p=0,030) e no momento basal com os 15 minutos em 02, T5 e P3 no GC (p=0,030; p=0,024; p=0,015); e na atividade teta, no momento basal com os 5 minutos em P3 e P4 no GE (p=0,038; p=0,046), no momento basal com os 10 minutos em T5, P3 e P4 no GE (p=0,002; p=0,001; p=0,002) e no momento 5 minutos com os 10 minutos em T5 no GE (p=0,012). Não se pode comprovar efetivamente o efeito da aplicação do método POLD. Embora existam resultados estatisticamente significativos, estes surgem em ambos os grupos e não são de forma consistente e generalizados em todos os elétrodos, momentos e em todas atividades.