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- Current trends and challenges of fecal microbiota transplantation—An easy method that works for all?Publication . Almeida, Cátia; Oliveira, Rita; Baylina, Pilar; Fernandes, Rúben; Teixeira, Fábio G.; Barata, PedroThe gut microbiota refers to bacteria lodges in the gastrointestinal tract (GIT) that interact through various complex mechanisms. The disturbance of this ecosystem has been correlated with several diseases, such as neurologic, respiratory, cardiovascular, and metabolic diseases and cancer. Therefore, the modulation of the gut microbiota has emerged as a potential therapeutic tool; of the various forms of gut microbiota modulation, fecal microbiota transplantation (FMT) is the most approached. This recent technique involves introducing fecal material from a healthy donor into the patient’s gastrointestinal tract, aiming to restore the gut microbiota and lead to the resolution of symptoms. This procedure implies a careful donor choice, fine collection and handling of fecal material, and a balanced preparation of the recipient and consequent administration of the prepared content. Although FMT is considered a biological therapy with promising effects, side effects such as diarrhea and abdominal pain have also been claimed, making this a significant challenge in the application of FMT. Bearing this in mind, the present review aims to summarize the recent advances in understanding FMT mechanisms, their impact across different pathological conditions, and the associated side effects, emphasizing the most recent published data.
- Estudo do impacto da tecnologia no transporte sustentável de mercadoriasPublication . Pereira, Ana Isabel Marques Diniz; Oliveira, Lia Coelho deO transporte de cargas e mercadorias é elemento vital na economia global. De forma inevitável, todos os setores económicos da atualidade apresentarão sempre uma dependência, em maior ou menor grau, do desempenho e eficiência do setor dos transportes. Neste âmbito, o transporte de mercadorias em toda a Europa tem tido um papel predominante, sendo que o transporte rodoviário continua a ocupar um lugar de destaque, com 75.3% do transporte terreste total de mercadorias e Portugal tem sido um dos países europeus que apresenta maior dependência deste tipo de transporte. Apesar da importância do setor, os transportes são responsáveis por grande parte das emissões de agentes poluentes e gases com efeito de estufa, inevitavelmente associados às alterações climáticas, representando assim um impacto muito negativo no ambiente e sendo também o setor que mais consome energia de origem petrolífera. É necessário reverter esta tendência de consumo exacerbado e direcionarmo-nos para um caminho de sustentabilidade. Um dos grandes objetivos da UE é o de construir uma política energética ambiciosa, que garanta aprovisionamentos seguros, menor dependência de combustíveis fósseis e melhorias na eficiência energética, competitiva e a preços acessíveis e, neste sentido, obrigará a uma transformação profunda do sistema energético europeu. Neste sentido, a tecnologia e a inovação devem fazer parte dos objetivos das empresas, para promover um desenvolvimento sustentável e continuado. Assim, e no âmbito do Mestrado em Logística surgiu o presente trabalho de dissertação cujo objetivo principal consistiu em responder à seguinte questão de investigação: “As empresas de transporte rodoviário de mercadorias, em Portugal, recorrem às novas tecnologias para adotarem um comportamento ambiental mais sustentável?” Após análise e discussão dos resultados obtidos, considerou-se que o objetivo foi alcançado e que, de facto, as empresas portuguesas conhecem e estão a apostar em inovações tecnológicas com vista ao transporte sustentável de mercadorias. Podemos afirmar que o transporte de mercadorias pode contribuir decisivamente para a redução da pegada ambiental, quer através de ações concretas operacionais, como o planeamento de rotas, a redução do consumo de energia, quer pela adoção de soluções de inovações tecnológicas.
- O impacto do celebrity endorsement na intenção de compra: o caso das celebridades desportivas nas redes sociaisPublication . Moreira, Francisco André Araújo; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraO apoio de Celebridades Desportivas e o seu impacto no sucesso de uma marca no mercado tem sido estudado e provado nos últimos anos. No entanto, as Celebridades Desportivas e a comunicação nas Redes Sociais têm surgido como pilar imprescindível na comunicação de uma marca de desporto, e este estudo nasce para colmatar essa lacuna na literatura atual. Esta investigação tem como objetivo estudar o Celebrity Endorsement no contexto das Redes Sociais quando praticado por Celebridades Desportivas e a sua influênica, direta e indireta, na Intenção de Compra. Na vertente indireta, estudaram-se 4 dimensões importantes para todas as marcas: o Word-of-Mouth, Brand Image, Brand Trust e Brand Atittude. Relacionando estas variáveis pretendeu-se responder a questões como: será que um consumidor irá ser influenciado por uma Celebridade Desportiva que segue nas Redes Sociais, a comprar algo de uma marca que esta apoia? Poderá uma marca sair valorizada nas suas componentes a partir deste Celebrity Endorsement? A metodologia que foi adotada neste estudo foi a construção de um modelo de equações estruturais, suportado por um questionário a uma amostra a 306 inquiridos que tinham sido expostos a parcerias de variadas celebridades e marcas. Posteriormente, os resultados deste inquérito foram analisados com recurso ao software SmartPLS, que confirmou todas as hipóteses do modelo conceptual, à exceção da influência positiva do Brand Atittude na Intenção de Compra. Nesta investigação confirmou-se que a utilização de estratégias de celebrity endorsement, com celebridades desportivas, melhoram a imagem da marca (brand image), aumentam o word-of-mouth, fazendo os consumidores falar sobre as marcas e por essa via, também, melhorar a imagem e a confiança na marca. Adicionalmente, estas estratégias de CE também melhoram a confiança (brand trust), a atitude dem relação à marca (brand atittude) e a intenção de compra. No contexto de ações de CE, para os inquiridos neste estudo uma boa imagem da marca leva a um aumento na confiança da mesma e essa confiança leva a que os clientes tenham maior intenção de adquirir produtos da marca. Nesta investigação, não se verificou que a Brand Atittude leve a um aumento da Intenção de Compra. Verificou-se, então, a eficácia do Celebrity Endorsement no contexto estudado. Para além disso, denotaram-se algumas diferenças significativas entre alguns grupos inquiridos, nomeadamente entre os sexos e os clientes de marcas dos setores de desporto e beleza. A utilização do CE tem mais influência na Intenção de Compra no sexo feminino; a utilização de uma celebridade desportiva influencia mais o Word-of-Mouth quando estão em causa marcas do setor desportivo do que marcas de beleza; e o mesmo acontece em relação à influência da confiança da marca na intenção de compra de marcas desportivas, em comparação às situações em que estes promovem marcas de beleza. Estes resultados vieram reforçar a importância das marcas apostarem neste tipo de parcerias com celebridades, nomeadamente do meio desportivo e incidindo nas redes sociais, não só para aumentar a sua rentabilidade e vendas, como também reforçar as suas componentes, como imagem ou confiança do consumidor na marca.
- Avaliação da resultância do uso de jogos sérios no estudo à demênciaPublication . Sampaio, Ângela Andreia da Silva; Lima, JorgeA demência é um distúrbio mental caracterizado pela diminuição lenta e progressiva da capacidade cognitiva. A preocupação dos pacientes sobre a doença e de onde a mesma advém em cada ser humano dificulta a comunicação com os profissionais de saúde. Assim, por falta de comunicação, existe a falta de oportunidades e experiências numa “fisioterapia” imersiva. Deste modo, os jogos sérios visam ser uma estratégia fundamental de intervenção tendo em conta que o seu principal objetivo se foca na combinação entre a atratividade e a motivação com o estudo de competências educacionais, cognitivas, motoras, entre outras. A principal característica da análise da execução e usabilidade do jogo é o envolvimento total do doente. Enquanto estudante e residente numa área com forte investigação na área da saúde, surge a vontade de fundir os conhecimentos na área dos jogos sérios com a vontade de auxiliar os profissionais de saúde às diferentes formas de terapia desta doença recorrendo assim à terapia digital. Tendo por base, os dados da investigação, procedeu-se ao desenvolvimento da aplicação “CogniMove” que se enquadra na classificação de jogo digital sério para a saúde, e cujo objetivo principal é possibilitar aos profissionais de saúde a realização de um treino cognitivo computorizado com os doentes portadores de demência mental e posterior avaliação do mesmo. A idealização da aplicação teve em conta as especificações definidas no Game Design, e passou pelas fases de esboço, wireframes e a fase de elaboração do protótipo interativo.
- Os Impactos da transformação digital nas indústrias transformadoras: setor do mobiliárioPublication . Ribeiro, José Pedro Rodrigues; Silva, António José Abreu da; Costa, Eusébio Ferreira daO surgimento de um mercado a nivel global cada vez mais competitivo obrigou empresas de diferentes setores e com diferentes segmentos de mercado a colocarem a tecnologia e inovação como um fator decisivo para a sua sobrevivência. Esta nova era digital trouxe uma vasta melhoria em todos os componentes das empresas desde a receção de pedidos de encomendas, passando pelo fabrico das mesmas, no transporte e entrega dos produtos e serviços, no aumento da eficiência na relação dos clientes antes, durante e o serviço pós-venda e também na melhoria nos fluxos de informação.. Sendo considerada, a nível nacional, um tipo de indústria tradicional com vários anos de existência, o fabrico de mobiliário é um setor onde é relevante apresentar mais investigações acerca da transformação digital. Esses tipos de investigações podem tornar-se num instrumento para avaliar o nível de digitalização de todas este tipo de empresas e identificar aspetos que ainda possam otimizar. Esta dissertação apresenta um tipo de metodologia qualitativa por um estudo de casos múltiplos onde existirá uma primeira etapa de entrevistas com quatro empresas, fazendo uma comparação entre diferentes modelos de análise. Posteriormente, serão levantados os dados dessas entrevistas, cruzados com as dimensões selecionadas, identificar duas empresas que correspondam ao critério selecionado e transitar para uma segunda fase de entrevistas cujos intervenientes serão intervenientes responsáveis no setor da produção. A amostra selecionada serão as empresas que fabricam mobiliário nos concelhos de Paços de Ferreira e Paredes. De acordo com os resultados obtidos, a presente investigação revela que a digitalização das empresas estudadas deste setor é positiva apesar que neste setor é evidente que as empresas têm ritmos diferentes nas implementações digitais.
- Estratégias de posicionamento na indústria hoteleira: estudo de caso do Grupo Fátima HotelsPublication . Paisana, Rui de Carvalho Gamelas Fernandes; Melo, António; Mouta, CristinaO setor do turismo tem vindo a crescer e desenvolver-se imenso em Portugal. Como consequência o número de hotéis e ofertas de alojamento aumentou exponencialmente nos últimos anos. Por esta razão, os hotéis viram-se obrigados a enfrentar a concorrência e arranjar formas/estratégias de posicionamento que lhes permitam afirmarem-se no mercado e distanciarem-se dos demais. Nesta investigação, é analisada a forma como os hotéis e/ou grupos hoteleiros se posicionam no mercado e as estratégias que utilizam para melhorar o seu serviço, fixar clientes, atrair novos mercados e consequentemente enfrentar a concorrência. A presente investigação é resultado de um estágio que decorreu no departamento comercial do Grupo Fátima Hotels, com uma passagem pelo departamento administrativo/economato de um dos hotéis do grupo (Hotel Estrela de Fátima). Além do estágio foi desenvolvida uma investigação relativa às estratégias de posicionamento na indústria hoteleira. Dito isto, o objetivo principal deste estudo é compreender a importância de uma estratégia de Posicionamento na Indústria Hoteleira tendo como base o caso específico do Grupo Fátima Hotels.
- As redes sociais como uma ferramenta visual de marketing: o caso do grupo Torel BoutiquesPublication . Rodrigues, Ana Eduarda Mendes; Silva, CândidaNa última década as redes sociais tornaram-se fundamentais na comunicação entre organizações e consumidores, tornando-se assim imperativa a presença digital dos hotéis. Atualmente são várias as redes sociais existentes e por isso, é importante os hotéis identificarem as principais redes sociais para o seu público-alvo e como podem usar as suas funcionalidades para promover o serviço hoteleiro e estabelecerem relações com os seus consumidores, inclusive através da fotografia. Assim, o objetivo desta dissertação é perceber como o conteúdo visual de uma fotografia poderá influenciar os consumidores de uma unidade hoteleira. De forma a alcançar este objetivo, será desenvolvida uma metodologia qualitativa através de um estudo de caso ao grupo Torel Boutiques. Como técnica de recolha de dados, utilizou-se a observação e análise da estratégia de publicação de fotografias do grupo Torel Boutiques nas suas redes sociais, e por outro lado uma entrevista semiestruturada à especialista de marketing digital do grupo Torel Boutiques. Como resultado espera-se, por um lado, avaliar o real impacto das estratégias de marketing visual utilizadas pelo grupo Torel Boutiques, e por outro lado, identificar boas práticas do marketing visual na hotelaria.
- A Critical Comparison of the Advanced Extraction Techniques Applied to Obtain Health-Promoting Compounds from SeaweedsPublication . Quitério, Eva; Grosso, Clara; Ferraz, Ricardo; Delerue-Matos, Cristina; Soares, CristinaMarine macroalgae are rich in bioactive compounds that can be applied in several fields, mainly food, cosmetics, and medicine. The health-promoting effects of bioactive compounds, such as polyphenols, polysaccharides, carotenoids, proteins, and fatty acids, have been increasingly explored, especially regarding their antioxidant activity and improvement in human health. To extract these valuable compounds, advanced technologies that include Supercritical-Fluid Extraction (SFE), Pressurised-Liquid Extraction (PLE), Ultrasound-Assisted Extraction (UAE), Microwave-Assisted Extraction (MAE), Enzyme-Assisted Extraction (EAE), Ultrasound-Microwave-Assisted Extraction (UMAE) and Liquefied Gas Extraction (LGE) have been assessed due to their notable advantages over the conventional methods (Solid–Liquid and Soxhlet extraction). These advanced techniques are considerably influenced by different extraction parameters such as temperature, pressure, type of solvent, extraction time, solvent:solid material ratio, power (MAE, UAE, and UMAE), enzymes used (EAE), and factors related to the macroalgae matrix itself. Optimizing these process parameters for each method is critical to obtain better efficiency results for the targeted bioactive compounds. Macroalgae are natural sources with undeniable beneficial effects on human health. In this context, optimising the extraction techniques discussed in this review should prioritise exploiting these valuable resources’ wide range of bioactive properties
- O regime jurídico da construção, governação, tutela e supervisão das associações mutualistasPublication . Teixeira, Paulo Jorge Marcelino; Meira, Deolinda Maria Moreira Aparício; Matos, Maria Margarida Ferreira Ribeiro MarquesThe Social Economy Sector is essential to respond, in cooperation with the State, to the needs of citizens. Within the Social Economy Sector coexist the Mutualist Associations, which have a meritorious past, protecting the portuguese in the area of social security and health for more than 800 years. In this sense, public policies, whether from a more structural or cyclical point of view, play a fundamental role in the dynamics and affirmation of the Social Economy, namely Mutualist Associations. Thus, this study intends to make a small contribution, from the perspective of political and legislative orientation, to the revival of the Mutualist Movement. To this end, a characterisation of the mutualist movement in Portugal is made and a critical analysis of the legal regime of mutualist associations, namely the Mutualist Associations Code, in the scope of freedom of association, interference in tutelage and supervision of the constitution process and the electoral process of associative bodies, as well as launching challenges for the creation of financing instruments for the benefit modalities, free access to the exercise of economic activities, through the reformulation of a legal regime that allows us to respond to the challenges and opportunities of this new era, leading to the growth and development of the entire mutualist movement at the service of communities and citizens, which is the intention.
- Definição de procedimentos internos para o Departamento de Eventos & Banquetes: o caso do Montebelo Vista Alegre Ílhavo HotelPublication . Tavares, Pedro Miguel Martins; Melo, António; Albuquerque, EduardoA área da Hotelaria e do Turismo é cada vez mais competitiva, sendo essencial o planeamento prévio de ações relacionadas com a componente operacional, nomeadamente no controlo dos procedimentos utilizados para a venda e operacionalização de serviços ao cliente, e posteriormente na articulação interna das equipas com um objetivo comum, a satisfação das necessidades do cliente. Neste trabalho iremos analisar os procedimentos internos do departamento de Eventos & Banquetes, em duas vertentes: Comercial | Venda do Serviço; e Operacional | Preparação e Execução de serviços de Eventos & Banquetes, com o tema proposta de melhoria no departamento de eventos & banquetes de uma unidade hoteleira. A escolha do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, como o hotel a abordar no projeto de intervenção, deriva das funções profissionais que me encontro a efetuar no mesmo desde Outubro de 2021, como Subchefe de Restaurante e Responsável de Eventos & Banquetes.