ESMAE - DM - Comunicação Audiovisual
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Browsing ESMAE - DM - Comunicação Audiovisual by advisor "Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour Gordo"
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- O assistente de realização de cinema e de televisão: duas formas de estar no "Set"Publication . Martins, Salomé Rodrigues; Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoPartindo da vontade de fazer um projeto de ficção que assentasse em moldes profissionais surge a hipótese de fazer parte da equipa da curta-metragem [In]Versos, desempenhando a função de assistente de realização. O projeto [In]Versos permitiu a concretização de um estudo aprofundado das tarefas desempenhadas pelo assistente de realização no processo de execução de um filme. Tendo por base fundamentos teóricos e práticos, este ensaio pretende abordar o trabalho desenvolvido pelo assistente de realização ao longo de um projeto quer seja de cinema ou de televisão, iniciando-se na pré-produção, passando pela rodagem, indo até à fase da pós-produção. Este ensaio tem como objetivo uma abordagem comparativa, identificando as diferenças e semelhanças entre as funções do assistente de realização de cinema e do assistente de realização de televisão.
- A direção de atores na curta-metragem A instalação do medoPublication . Leite, Ricardo Miguel Pereira; Dias, José Nuno de Abreu Tudela de Almeida; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoEste ensaio pretende explorar os processo de trabalho utilizados na direção de atores no projeto de ficção A instalação do medo. Partindo do estudo de metodologias desenvolvidas por dois autores conceituados na área de estudo, Constantin Stanislavski e Lee Strasberg, apropriando-nos de ensinamentos que entendemos que melhor auxiliam o trabalho do ator, numa curta-metragem. Perante esta reflexão, exploramos o processo de direcção de atores utilizado durante o nosso caso prático, passando pelo casting, a vida interior e exterior das personagens, o ensaio, a rodagem e também a montagem. Este estudo permitirá justificar as escolhas tomadas na curta-metragem A instalação do medo.
- O Monomito na curta-metragem RafeiroPublication . Lopes, Pedro Moreira; Moreira, José Miguel Martins; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoO presente ensaio tem como propósito fundamentar a eficácia da utilização do Monomito, um conceito desenvolvido por Joseph Campbell, na curta-metragem Rafeiro (2016), um filme realizado no âmbito do Mestrado em Comunicação Audiovisual, especialização em Produção e Realização Audiovisual e, ao mesmo tempo, sendo o protagonista do Rafeiro um anti-herói, ao contrário do habitual na Jornada do Herói, iremos procurar compreender as consequências desta variação da composição da personagem, no Monomito em geral e no Rafeiro (2016) em particular.
- O papel do produtor criativo no documentário em PortugalPublication . Silva, Idalina da Assunção Ribeiro da; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoEste estudo tem como principal objetivo refletir sobre o papel desempenhado pelo produtor criativo no processo produtivo do documentário português. Neste âmbito, é pertinente compreender os atributos que lhe estão subjacentes, a sua intervenção na conceção artística do documentário, a consequente influência que este exerce sobre o filme e, ainda, proceder à análise do impacto que os constrangimentos financeiros têm na estrutura produtiva do documentário, em Portugal. Através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com recurso ao estudo de caso do documentário “Pirotecnia” e a entrevistas realizadas a profissionais especializados no género, apresenta-se um projeto teórico prático que ilustra a importância do produtor criativo no documentário e da permanente relação de comunicação entre produtor e realizador.
- Pirotecnia: a montagem e a construção da verdadePublication . Silva, Luís António Pereira da; Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira Pais; Pinheiro, José Alberto da Cunha Monteiro; Moreira, José Miguel Martins; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoEste projeto visa perceber o papel da montagem na tentativa de representar a realidade (e a verdade) de acontecimentos não ficcionados. O ponto de vista dado pela câmara não é intocável no que à representação do real diz respeito, muito pelo contrário. A câmara, através do enquadramento, fragmenta a realidade. O olho humano não. Cabe então à montagem, tendo em conta as premissas do autor (que foi testemunha dos acontecimentos tal qual se passaram), contar uma mentira com vista a atingir a verdade. De forma a perceber este fenómeno irei realizar um documentário intitulado “Pirotecnia” e, em simultâneo, será também elaborado um ensaio que servirá de sustentação teórica ao projeto.
- Práticas de realização da ficção fílmica não-linearPublication . Almeida, Patrícia Catarina Viana Ribeiro Monteiro; Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Pinheiro, José Alberto da Cunha Monteiro; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour Gordo; Vidinha, Francisco João PereiraRealização de uma curta-metragem de ficção fragmentada que assenta na estrutura não-linear da narrativa, procurando representar uma obra de conciliação entre práticas de um cinema reflexivo independente e um cinema de entretenimento. Aprofundar tarefas inerentes à realização fílmica de ficção, enquanto prática e enquanto criação.
- A produção de cinema: compreender o contexto do meio cinematográfico português contemporâneoPublication . Lopes, Sandra Cristina Costa Almeida; Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoEste trabalho consiste numa reflexão sobre o contexto em que se insere o mercado cinematográfico em Portugal no séc. XXI, considerando a importância do produtor conhecer e compreender o estado atual do financiamento estatal, o consumo de cinema nacional, a quota de mercado dos filmes portugueses e as possíveis formas de distribuição, incluindo as que resultam do desenvolvimento das novas plataformas digitais. Cada filme é uma entidade em si mesmo, e o seu objetivo primordial é ser visto pelo maior número de pessoas. Tendo como ponto de partida esta premissa, importa aqui refletir sobre a panóplia de canais de distribuição existentes e perceber quais os que, integrados numa conjuntura artística e comercial, melhor se adequam a esta finalidade. Esta pesquisa sobre os meios e as possibilidades que o produtor dispõe para contribuir para a visibilidade do cinema português (dentro das fronteiras nacionais e no mercado internacional) tem por objetivo a conclusão do Mestrado em Comunicação Audiovisual, com Especialização em Produção e Realização, da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto.
- Produção indie e de baixo-orçamento: "Transgressão", um caso de estudoPublication . Alves, Luís David Afonso; Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Vidinha, Francisco João Pereira; Moreira, José Miguel Martins; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoEste trabalho reflete uma análise do ponto de vista da área de produção da curta-metragem independente e de baixo-orçamento “Transgressão”, desde a fase inicial, com a apresentação da ideia, até à etapa de promoção e distribuição do produto final. Tendo como ponto de partida a vontade de erguer um projeto capaz de conseguir contornar as dificuldades geradas pela escassez de orçamento, são exploradas abordagens à equipa e às parcerias com instituições no sentido de obter a sua confiança e entusiasmo, captando-os para a produção. É igualmente revista a multidisciplinariedade como aspeto essencial à gestão criativa de um projeto, e como aspeto fundamental para a resolução de imprevistos numa produção de baixo-orçamento alicerçada numa equipa de reduzidas dimensões.
- O produtor de cinema, nacional e internacional: análise de um estudo de caso "[IN]Versos"Publication . Rodrigues, Mário Manuel Pinheiro; Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoAnalisando o cinema mundial, percebemos que o cinema de Hollywood domina o mercado e as audiências, comparativamente ao cinema Europeu. Perante esta afirmação, poderemos colocar as seguintes questões às quais tentaremos obter respostas válidas: Qual o principal handicap para que o cinema Europeu, em particular o cinema Português, não consiga obter o êxito e alcance comercial do cinema de Hollywood? Qual o processo a desenvolver pelo produtor de cinema para conseguir influenciar esse resultado? Estas interrogações proporcionam a oportunidade de compreender quais as variáveis existentes ao nível internacional e nacional, que influenciam a adesão e compreensão dos filmes por parte das audiências. Com a elaboração deste estudo e tendo como objetivo a conclusão do Mestrado em Comunicação Audiovisual, este ensaio, está interligado com a produção de uma curta- metragem ficcional [IN]VERSOS adaptada do conto de Mia Couto “O menino que escrevia versos”. Nesta curta-metragem, o autor deste ensaio, desempenhou o cargo de produtor, servindo-se da investigação teórica da função de produtor de cinema no contexto audiovisual nacional e internacional, expondo assim a totalidade do percurso de desenvolvimento de uma produção cinematográfica, desde o estado embrionário da ideia/argumento até à conclusão do produto final e respetiva exibição/divulgação. Todos os momentos chave do processo de produção do projeto serão abordados, assim como, a pesquisa e análise que alicerçam a respetiva componente prática do projeto. Também serão aqui aplicados, os processos académicos de aprendizagem, a experiência profissional e pessoal.
- A relação espacio-temporal dos planos ao longo da montagem na curta-metragem "Ausência"Publication . Brandão, Eduarda Patrícia Oliveira; Dias, José Nuno de Abreu Tudela de Almeida; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoNeste ensaio investigamos o papel da montagem e as suas relações espacio-temporais na arte cinematográfica. Seguidamente, e com as bases teóricas acerca do tema apresentadas, relacionamos a sua aplicação ao longo da curta-metragem “Ausência”. Por último, fazemos uma exploração exaustiva da relação espacio-temporal entre os planos do filme “Ausência” com a síncrona evolução do estado psicológico do protagonista.