Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-31"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- "Hompesch chez moi": o documentário como registo contra o esquecimentoPublication . Moreira, Sara Marques; Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Nogueira, PatríciaEste ensaio explora a relação do cinema com a memória e o esquecimento, considerando que o documentário pode funcionar como um “lugar de memória”, conceito de Pierre Nora, e ter a capacidade de construir memórias e controlar as lembranças, através do registo fílmico de uma morte anunciada. Neste caso, o sujeito retratado é Daniel Hompesch, pintor belga a residir em Portugal, com um cancro incurável e já em fase terminal. O desenvolvimento teórico aprofunda as vertentes cognitiva e social da memória para as relacionar depois com o cinema documental, a partir da análise de filmes como Lightning Over Water (1980), de Nicholas Ray e Wim Wenders, e No Home Movie (2015), de Chantal Akerman. Este percurso culmina com a análise das escolhas no processo de realização do documentário Hompesch Chez Moi, como potencial criador de um novo lugar de memória, reafirmando o desejo de memória, pela ameaça de desaparecimento do personagem, e o poder do cinema contra o esquecimento.
- A construção do real no documentário: da antropologia à poesia das imagensPublication . Lamy, Rui Pedro Montezinho Albuquerque; Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Nunes, Pedro SenaEste projeto surge de um processo de investigação individual em volta de questões relacionadas com O Sagrado, a sua apropriação e a nossa ligação com a Natureza. De que forma o Homem, na sua evolução, se foi afastando do meio mais natural e de que modo isso moldou a sua própria comunicação com o Divino é um dos principais pontos de reflexão, deste projeto. Através da produção de um documentário, baseado numa estrutura narrativa de som e imagens, procuro criar um conjunto de reflexões que ajudem a perceber como estão estes fatores retratados na cultura e em locais de tradição Portuguesa. Este ensaio pretende apresentar as diferentes áreas de investigação para a concretização deste documentário, assim como, suportar todas as decisões técnicas e conceptuais tomadas, enquanto realizador deste projeto.
- A narrativa visual: a relação das variações expressivas da luz e da composição com a progressão narrativa no filme "Fantasmas"Publication . Pereira, Miguel Ângelo Durães; Taboada, Manuel Eduardo dos Santos; Moreira, José Miguel MartinsO presente ensaio pretende explorar o subtexto resultante da relação entre a intensidade narrativa da história e a expressividade da Cinematografia, demonstrando como na transformação e variação da expressividade dos elementos cinematográficos ao longo do tempo fílmico se estrutura a Narrativa Visual de um filme. Tendo em conta as ferramentas usadas pelo Diretor de Fotografia, sobretudo ao nível da composição e da iluminação, pretende-se mensurar e estabelecer níveis de expressividade no tratamento das mesmas, fazendo corresponder determinado conjunto de soluções visuais a determinados momentos da intriga; ao mesmo tempo pretende-se fundamentar as escolhas técnicas e artísticas da Direção de Fotografia da Curta-Metragem “Fantasmas”, curta-metragem produzida no âmbito do projeto final de Mestrado em Comunicação Audiovisual, especialização em Produção e Realização Audiovisual, da ESMAE - Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo.
- A relação espacio-temporal dos planos ao longo da montagem na curta-metragem "Ausência"Publication . Brandão, Eduarda Patrícia Oliveira; Dias, José Nuno de Abreu Tudela de Almeida; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoNeste ensaio investigamos o papel da montagem e as suas relações espacio-temporais na arte cinematográfica. Seguidamente, e com as bases teóricas acerca do tema apresentadas, relacionamos a sua aplicação ao longo da curta-metragem “Ausência”. Por último, fazemos uma exploração exaustiva da relação espacio-temporal entre os planos do filme “Ausência” com a síncrona evolução do estado psicológico do protagonista.
- A direção de atores na curta-metragem A instalação do medoPublication . Leite, Ricardo Miguel Pereira; Dias, José Nuno de Abreu Tudela de Almeida; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoEste ensaio pretende explorar os processo de trabalho utilizados na direção de atores no projeto de ficção A instalação do medo. Partindo do estudo de metodologias desenvolvidas por dois autores conceituados na área de estudo, Constantin Stanislavski e Lee Strasberg, apropriando-nos de ensinamentos que entendemos que melhor auxiliam o trabalho do ator, numa curta-metragem. Perante esta reflexão, exploramos o processo de direcção de atores utilizado durante o nosso caso prático, passando pelo casting, a vida interior e exterior das personagens, o ensaio, a rodagem e também a montagem. Este estudo permitirá justificar as escolhas tomadas na curta-metragem A instalação do medo.