Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O produtor de cinema, nacional e internacional: análise de um estudo de caso "[IN]Versos"

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mario_Rodrigues_MCA_2012.pdf31.25 MBAdobe PDF Download
Mario_Rodrigues_MCA_2012_Anexos.pdf30.86 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Analisando o cinema mundial, percebemos que o cinema de Hollywood domina o mercado e as audiências, comparativamente ao cinema Europeu. Perante esta afirmação, poderemos colocar as seguintes questões às quais tentaremos obter respostas válidas: Qual o principal handicap para que o cinema Europeu, em particular o cinema Português, não consiga obter o êxito e alcance comercial do cinema de Hollywood? Qual o processo a desenvolver pelo produtor de cinema para conseguir influenciar esse resultado? Estas interrogações proporcionam a oportunidade de compreender quais as variáveis existentes ao nível internacional e nacional, que influenciam a adesão e compreensão dos filmes por parte das audiências. Com a elaboração deste estudo e tendo como objetivo a conclusão do Mestrado em Comunicação Audiovisual, este ensaio, está interligado com a produção de uma curta- metragem ficcional [IN]VERSOS adaptada do conto de Mia Couto “O menino que escrevia versos”. Nesta curta-metragem, o autor deste ensaio, desempenhou o cargo de produtor, servindo-se da investigação teórica da função de produtor de cinema no contexto audiovisual nacional e internacional, expondo assim a totalidade do percurso de desenvolvimento de uma produção cinematográfica, desde o estado embrionário da ideia/argumento até à conclusão do produto final e respetiva exibição/divulgação. Todos os momentos chave do processo de produção do projeto serão abordados, assim como, a pesquisa e análise que alicerçam a respetiva componente prática do projeto. Também serão aqui aplicados, os processos académicos de aprendizagem, a experiência profissional e pessoal.
Analysing the international cinema, we realize that Hollywood cinema have controls the market share and the audience, compared with the European cinema. Face this affirmation, we ask the following questions: What is the main handicap for the European cinema, in particular the case of Portuguese cinema, cannot obtain the success and the range of commercial Hollywood cinema? What is the process that the cinema producer must develop to influence this result? These questions provide the opportunity to understand which variables existing in international and national cinema, influencing adhesion and understanding of the films by the audiences. With the objective of conclusion the Master degree in Audiovisual Communication, this study was connected with the production of a fictional short-film [IN]VERSOS adapted from the Mia Couto’s story “The Boy who wrote verse”. In this short-film, the author of this study, performed the function of producer, using the theoretical investigation of the role of film producer in audiovisual national and international context, exposing the entire journey of developing a film production, since the early idea/argument until the conclusion of the final product and its exhibition/divulgation. All the key moments of the production process of the study will be reported, as well the research and analysis that support the practical component of the project. Also be here used, the processes of academic learning, professional and lived experiences.

Description

Keywords

Cinema Curta-metragem Ficção Produção Produtor Short-film Fiction Production Producer

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License