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- Deus sabe: a montagem expressiva no cinema narrativoPublication . Marques, Ricardo José da Cunha; Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira Pais; Moreira, José Miguel MartinsEste ensaio constitui uma reflexão sobre as duas principais conceções de montagem cinematográfica, a expressiva e a narrativa, ao mesmo tempo que pretende fundamentar as opções de montagem no filme Deus Sabe, como parte integrante do trabalho de Mestrado em Comunicação Audiovisual, na vertente de Produção e Realização. Procuramos também fundamentar a predominância do método de planificação analítica no filme Deus Sabe, não só pela sua adequação a uma montagem expressiva, mas sobretudo pela sua pertinência para a história. Digamos que se procura evidenciar as potencialidades criativas e poéticas da montagem expressiva (que o cinema contemporâneo evita, preferindo o menor risco da montagem alicerçada na relação causal), geradora de um subtexto polissémico, já que ela introduz novos elementos, muitas vezes externos à diegese do filme, sem contudo inviabilizar o propósito da montagem narrativa cujo intuito é ajudar na compreensão da ação dramática por parte do espetador.
- Pirotecnia: a montagem e a construção da verdadePublication . Silva, Luís António Pereira da; Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira Pais; Pinheiro, José Alberto da Cunha Monteiro; Moreira, José Miguel Martins; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoEste projeto visa perceber o papel da montagem na tentativa de representar a realidade (e a verdade) de acontecimentos não ficcionados. O ponto de vista dado pela câmara não é intocável no que à representação do real diz respeito, muito pelo contrário. A câmara, através do enquadramento, fragmenta a realidade. O olho humano não. Cabe então à montagem, tendo em conta as premissas do autor (que foi testemunha dos acontecimentos tal qual se passaram), contar uma mentira com vista a atingir a verdade. De forma a perceber este fenómeno irei realizar um documentário intitulado “Pirotecnia” e, em simultâneo, será também elaborado um ensaio que servirá de sustentação teórica ao projeto.
- O uso das redes sociais no recrutamento externo em empresas portuguesasPublication . Fernandes, Maria da Conceição Ferreira; Martins, DoraEste estudo tem como objetivo explorar o papel das redes sociais nos processos de recrutamento das organizações portuguesas. Em específico, procura identificar os motivos que levam as organizações a recrutar através da internet e dos meios on-line ao dispor, nomedamente através das Redes Socais na Internet (RSIs), as vantagens e desvantagens da sua utilização comparativamente com os métodos tradicionais. Para a realização do estudo foram selecionadas 5 empresas portuguesas que utilizam as redes sociais on-line para divulgar as suas ofertas de emprego, atrair e recrutar talentos. Foi utilizada a metodologia qualitativa, optando-se pelo estudo caso múltiplo e exploratório. O instrumento de recolha de informação foi a entrevista semiestruturada. Integraram este estudo 5 empresas de distintas áreas de negócio e com a sua sede no distrito do Porto. No total, foram realizadas 5 entrevistas, uma a cada responsável pelos recursos humanos ou recrutamento das empresas em estudo. Um desses responsáveis é, simultaneamente, o gerente da empresa. Os resultados sugerem que as empresas portuguesas, de forma gradual, começam a aceder cada vez mais às redes sociais para apoiar os seus processos de recrutamento. No entanto, essa técnica de recrutamento ainda não é utilizada de forma isolada nem substitui os métodos tradicionais de recrutamento. Na parte final da dissertação são discutidos os principais resultados obtidos e apresentadas as conclusões do estudo aqui levado a cabo.
- Liquefacção: à procura de uma expressão do feminino na contemporaneidadePublication . Castro, Maria da Graça Martins Ochoa de; Binyon, Claire Margaret; Passos, Sónia Maria da CostaProcurando dar visibilidade a temáticas femininas e expressando uma vontade quase utópica de que o ponto de vista feminino seja realmente tido em conta na sociedade (acreditando que “a utopia pode efectivamente realizar-se” – parafraseando José Afonso) pretende esta pesquisa procurar uma expressão do feminino na actualidade. O ponto de partida foi uma criação a solo, que traduz um questionamento prático e performativo sobre o feminino, sendo que a génese do presente projecto é uma vontade de experimentar os questionamentos da criação a solo com outras mulheres. Para o efeito, a abordagem utilizada nesta pesquisa é um processo de criação teatral com um grupo de três mulheres não actrizes, porém amantes de Teatro. Esta reflexão sobre o feminino tem como pilares dramatúrgicos a vagina, influenciada pelo texto dramático Os Monólogos da Vagina de Eve Ensler, o entendimento das frutas como metáfora e questionamento sobre o feminino sustentado pela poesia de D.H. Lawrence, Herberto Hélder e Maria Teresa Horta. Uma vez que se verifica uma mudança de paradigma relativa ao feminino, pretende-se também reflectir essa alteração ao padrão tradicional, procurando ultrapassar o binarismo masculino/feminino e investigando outras possibilidades. O projecto teatral “Liquefacção – Natureza viva com frutas” procurou traduzir esta ruptura e apresentar três personagens femininas particulares.
- Ninguém nasce campeãoPublication . Abreu, António Jorge Sousa; Campos, Jorge Manuel Costa; Baptista, Maria Adriana da Costa; Vidinha, Francisco João Pereira; Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Dias, José Nuno de Abreu Tudela de Almeida; Nunes, Pedro SenaNinguém nasce campeão. É preciso talento, trabalho, dedicação e paixão por aquilo que nos move. Nunca é fácil alcançar a primeira vitória, há quem demore meses, anos, uma vida. Muitos não chegam ao patamar mais alto da competição mas outros lutam todos os dias para sentir novamente o viciante prazer da vitória. Os verdadeiros campeões não se contentam com o segundo lugar, lutam todos os dias intensamente, enfrentando lesões, dificuldades financeiras, alegrias e tristezas. O desporto une nações, aproxima povos e, de certa forma, anula a diferença entre os seres humanos. O desporto tem o dom de mudar vidas, mesmo as mais humildes, transformando o Homem comum numa inspiração para milhões de pessoas. Inspiração é palavra que faz parte da vida de Paulo Batista desde miúdo. Este apresenta um percurso de vida com origens humildes, tendo alcançado o sucesso profissional, desportivo e social, graças à sua força de vontade, dedicação e talento. Praticante de quatro modalidades de Bicicletas Todo-o-Terreno (Downhill, Cross-Country, Enduro e Ciclismo de Estrada) nascido e criado na Camacha, ilha da Madeira, conhecida por ser um verdadeiro paraíso das modalidades radicais, a sua história inspira qualquer um que luta por um sonho. Não faltam títulos para comprovar o seu sucesso desportivo, frequentemente galardoado com subidas ao ponto mais alto do pódio, mas nem sempre foi assim. Onde foi buscar essa força de vontade e motivação? Por conhecer esses momentos, essa luta, essa força de vontade e dedicação, sentimos que é a nossa missão contar a verdadeira história deste atleta através de um documentário, onde serão aplicadas as técnicas aprendidas no Mestrado em Comunicação Audiovisual. A história que queremos contar é uma inspiração e esperamos que seja o também para outros jovens que lutam todos os dias por um sonho.