Browsing by Issue Date, starting with "2014-11-10"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A verdade que escolhemos mostrar: o papel do realizador documental no trabalho com grupos de riscoPublication . Ferreira, João Miguel Mota; Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira PaisEste ensaio divide-se em duas partes fundamentais: a análise à criação e concepção do filme Message e a crítica teórica a factores relevantes à criação documental, com especial relevo ao trabalho com comunidades e grupos de risco. O filme Message, criado no contexto do Mestrado de Comunicação Audiovisual, filmado no Reino Unido em associação com várias instituições, procura ser um objecto artístico singular que promove o trabalho social e que cimenta uma relação entre a música e imagem audiovisual. Este ensaio teórico resultante desse trabalho prático apresenta questões especificas a este tipo de produção além de procurar esclarecer as diferenças entre os conceitos verdade e realidade, elementos que considero fundamentais na formação de um realizador documental.
- Cor & luzPublication . Pereira, Diana Raquel Moreira Paulino Rodrigues; Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira Pais; Vidinha, Francisco João PereiraO conteúdo presente neste ensaio irá ocupar-se primeiramente na análise da cor e da luz no cinema, tendo como principal objectivo a fundamentação das escolhas efectuadas na curta metragem “A Rapariga que Imaginou um Conto”. Neste projecto cinematográfico, onde desempenhei a função de Diretora de Fotografia, foi-me atribuída liberdade criativa suficiente para que se tornasse possível, para mim, desenvolver um projecto experimentalista a nível de cores, iluminação, movimentos de câmara e planificação, estando ao mesmo tempo todos estes elementos em sintonia com a respectiva história e conseguindo ainda assim cativar o público, dado que não é uma experiência visual semelhante à maioria. Na primeira parte será feita uma reflexão sobre a evolução da luz e da cor na história do cinema e sobre a forma como estes elementos moldaram o departamento de Direção de Fotografia. A segunda parte irá focar-se na análise de quatro filmes, explicitando a importância da cor e da luz como mecanismos condutores da narrativa cinematográfica, tendo como objectivo estabelecer um paralelismo entre as paletas cromáticas e a iluminação das quatro longas metragens com a curta metragem desenvolvida em âmbito académico. A terceira e última parte irá ser dedicada à explanação de todo o processo de desenvolvimento do projeto “A Rapariga que Imaginou um Conto”, começando com a pré-produção, passando pela produção e finalizando com a pós-produção.
- O papel do produtor criativo no documentário em PortugalPublication . Silva, Idalina da Assunção Ribeiro da; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoEste estudo tem como principal objetivo refletir sobre o papel desempenhado pelo produtor criativo no processo produtivo do documentário português. Neste âmbito, é pertinente compreender os atributos que lhe estão subjacentes, a sua intervenção na conceção artística do documentário, a consequente influência que este exerce sobre o filme e, ainda, proceder à análise do impacto que os constrangimentos financeiros têm na estrutura produtiva do documentário, em Portugal. Através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com recurso ao estudo de caso do documentário “Pirotecnia” e a entrevistas realizadas a profissionais especializados no género, apresenta-se um projeto teórico prático que ilustra a importância do produtor criativo no documentário e da permanente relação de comunicação entre produtor e realizador.
- Relatório de estágio: operação de câmara e edição - Porto CanalPublication . Almeida, José Álvaro Monteiro de; Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoO presente relatório descreve a minha experiência enquanto estagiário de câmara e edição no canal de televisão - Porto Canal, situado na Rua Joaquim Pinto, número 78, 4460-338, Senhora da Hora, no Porto. O estágio teve a duração de 6 meses, com início a 11 de Novembro de 2013, e término a 11 de Maio de 2014. Realizado para a conclusão do Mestrado em Comunicação Audiovisual na vertente Produção e Realização Audiovisual da ESMAE, na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo. Os 6 meses de estágio foram divididos em duas etapas, numa primeira fase desenvolvi as minhas capacidades na operação de câmara em estúdio de televisão, na segunda etapa trabalhei como editor no Departamento de Edição de Programas do Porto Canal. Durante o estágio tive oportunidade de trabalhar com um leque variado de profissionais ligados às áreas do audiovisual (diretores de informação, realizadores, produtores, operadores de câmara, jornalistas e editores) desenvolvendo um trabalho conjunto e próximo com todos eles. Este período serviu para aprender e desenvolver diversas técnicas gerais e específicas no âmbito de operação de câmara e pós-produção de vídeo.
- Grupo de Estudos de Documentário (GeDoc) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)Publication . Firmiano, Pedro Mauro de Morais Sousa; Campos, Jorge Manuel Costa; Siqueira, Valdo; Quezado, AnaEste trabalho é um relatório que descreve o estágio realizado no Grupo de Estudos de Documentário (GEDoc), na Universidade de Fortaleza (Unifor), onde se desenvolve pesquisa e realização de vídeos documentais com ênfase na cultura local e em linguagens diversificadas do campo artístico, cultural e sociológico. O grupo é composto por alunos de graduação de primeiro ciclo em Audiovisual e Novas Mídias. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de compreender seus métodos de trabalho e sua relação com a sociedade, através da participação em reuniões periódicas, produções documentais e exibição dos materiais editados. O grupo se reorganiza com temporalidade descontínua, sendo o início de cada semestre o marco de cada renovação, fato que acaba dificultando a continuidade e prazos de realização, mas não limita o processo de criação e aprendizado. Apesar de ter encontrado dificuldades de acompanhar o ritmo de dois períodos letivos distintos, do local do estágio e da Escola, foi possível investigar e compreender os processos metodológicos pelos quais passam o grupo. Apesar do GEDoc não ter tanta visibilidade na atualidade, por conta da fraca divulgação ou de má recepção, estes fatos não anulam o valor e a importância do coletivo, tendo em vista que o conteúdo produzido é uma forte ferramenta que pode servir como fonte de pesquisa para investigações vindouras que se arvorem à objetivação do mesmo material escolhido. Outro ponto bastante significativo a favor do GEDoc é esta produção ser uma valiosa fonte de vitalidade da utilização da imagem e do som documentais para a memória da cultura local.
- O significado da cor no cinemaPublication . Ramos, João Pedro Camoesas; Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira Pais; Vidinha, Francisco João PereiraTenho o objetivo de provar que a utilização da cor como meio de significação enriquece a narrativa ao nível cinematográfico e transmite uma maior carga emocional ao espetador. A premissa deste ensaio assenta na relação que o significado da cor tem na construção visual do ambiente fílmico. O raciocínio é iniciado com o esclarecimento científico de como o ser humano reage à presença da cor, de seguida é abordada a matéria do significado da cor e a sua associação à cinematografia. Na interpretação do ambiente fílmico são depreendidos os conceitos básicos de iluminação e direção de fotografia com exemplos práticos do filme "Ventre". Como estudo de caso, são abordadas obras do cinema nacional e internacional que influenciaram a composição visual do filme apresentado na componente prática (Ventre).