Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Ribeiro Lamas, Maria do Céu

Search Results

Now showing 1 - 10 of 37
  • Análise dos valores da vitamina D em diferentes grupos populacionais
    Publication . Mota, Sílvia; Lopes, Maria; Lamas, Maria Céu; Sousa, Maria
    A vitamina D é uma hormona que atua diretamente na saúde óssea, no crescimento celular saudável, na imunidade, na musculatura, no metabolismo e noutros sistemas, como o sistema cardiovascular e o sistema nervoso. A sua formação implica uma primeira hidroxilação no fígado, pela 25-hidroxilase, a 25-OHD. Assim, o nível sérico de 25-OHD é o melhor indicador do conteúdo corporal de vitamina D. Um número crescente de estudos tem vindo a associar a insuficiência de vitamina D com aumento do risco para diversas patologias, como doenças cardiovasculares.
  • Avaliação contínua no Ensino Superior com recurso a metodologias ativas: Perspetiva comparativa de Docentes e Estudantes
    Publication . Lamas, Maria do Céu; Mota, Sandra; Moreira, T.; Amorim, Manuela
    Num tempo em que novas abordagens pedagógicas se discutem, se aperfeiçoam e se implementam, surgem as metodologias ativas. Assumidas como ferramentas potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, favorecem o desenvolvimento de competências e a construção do conhecimento. Considerando a vontade de melhoria das práticas docente, e a perceção de que poucos estudos abordam a aplicabilidade de novas tecnologias digitais como instrumento para a avaliação contínua, foi incluído em três unidades curriculares da área técnico científica de análises clínicas e saúde pública, do 1º, 2º e 3º anos do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais, da ESS-IPP, momentos de avaliação contínua com recurso ao Socrative – aplicação simples de resposta que permite avaliar conhecimentos em tempo real. Para avaliar a perceção dos docentes e estudantes relativamente ao uso do Socrative neste contexto, usou- -se a metodologia de inquérito por questionário. Dos resultados obtidos, constata-se uma elevada motivação e aceitação do Socrative como ferramenta de avaliação contínua, pelo conhecimento em tempo real do resultado e nível da sua aprendizagem, e por ser promotora de uma aprendizagem mais dirigida às dificuldades ao permitir o autodiagnóstico. Os docentes valorizaram a obtenção em tempo real dos resultados individuais, da performance da turma, dos resultados cumulativos por questão e o feedback por parte dos alunos. As limitações identificadas, reportam-se à (in)disponibilidade de internet e do dispositivo móvel “compatível”, a não permissão de alteração de opção de resposta na mesma sessão e a impossibilidade de atribuir cotações segundo a tipologia das questões e, assim terem de imediato o valor quantitativo.
  • Pesquisa de salmonella spp. em matrizes alimentares
    Publication . Veiga, Miriam; Amorim, Manuela; Gomes, António; Lamas, Maria Céu
    A Salmonella spp. é uma bactéria ubiquitária, responsável por causar a salmonelose – a segunda zoonose mais comumente encontrada na União Europeia. Atualmente, a Salmonella spp. é uma das bactérias patogénicas mais comumente encontrada nas amostras de alimentos, sendo por isso considerada um grave problema de saúde pública devido ao elevado risco de morbilidade, mortalidade e impacto socioeconómico. Este estudo teve como objetivo determinar a frequência de Salmonella spp. em alimentos (crus e cozinhados) provenientes de Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira no ano 2021. Realizou-se um estudo descritivo e transversal, dos registos de dados de pesquisa de Salmonella spp. em alimentos no ano 2021 provenientes de Portugal. Os registos dos resultados foram divididos em 2 grupos pelo peso analisado e consoante o seu conteúdo, segundo a International Organization for Standardization (ISO)6579-1:2017. Foram analisados 7147 registos de resultados de amostras de alimentos, das quais 112 obtiveram resultado positivo para Salmonella spp. por Polimerase Chain Reaction (PCR em tempo real). Todas as 112 amostras foram confirmadas como positivas pelo método cultural, pelo que a frequência de Salmonella spp. nos alimentos analisados foi de 1,57%. Verificou-se contaminação superior nos alimentos não prontos a consumo, com destaque para a carne de suíno. Verificou-se maior frequência de contaminação nos alimentos não prontos a consumo. Facto que pode originar a contaminação de outros alimentos, prontos a consumo, por contaminação cruzada – uma das principais vias de transmissão de Salmonella spp. nos humanos. No entanto, como se trata de alimentos que ainda vão ser submetidos a processamento térmico, aumenta a probabilidade de eliminação da contaminação. Apesar das boas práticas introduzidas no controlo de qualidade e segurança alimentar, a prevalência de alguns produtos alimentares contaminados por Salmonella spp. em Portugal ainda é elevada.
  • Adaptação fisiológica a situações de stress competitivo: avaliação do Cortisol Salivar em atletas
    Publication . Meireles, Marcelo; Ferreira, Stephanie; Lamas, M.C.; Mota, Sandra; Amorim, Manuela
    Na tentativa de compreender de que forma a atividade física sob stress influenciam o nosso organismo, vários estudos têm sido desenvolvidos com atletas de competição, por estarem submetidos a inúmeras fontes de stress. Os níveis de cortisol salivar têm sido utilizados para a análise do stress, nomeadamente, desportivo, na medida em que este pode afetar negativamente o seu desempenho.
  • Escherichia coli: infeções do trato urinário em mulheres na comunidade
    Publication . Pinho, Bia; Nunes, Ana Rute; Mota, Sandra; Lamas, Maria Céu; Amorim, Manuela
    A infeção do trato urinário (ITU) é das mais comuns na comunidade e nas mulheres, sendo sobretudo causada por Escherichia coli (E. coli). Está recomendada a antibioterapia de primeira linha com nitrofurantoína ou fosfomicina. O uso inadequado de antibióticos relaciona-se com o surgimento de estirpes resistentes, como as E. coli produtoras de beta-lactamase de espetro alargado (ESBL). A presente pandemia condicionou a acessibilidade aos cuidados de saúde primários.
  • Diagnóstico de infeções do trato urinário: comparação do desempenho do Sysmex UF-4000 com urocultura
    Publication . Nunes, Ana Sofia; Lamas, Maria Céu; Ramos, Joana Nery
    As infeções do trato urinário (ITU)são muito frequentes na comunidade, pelo que é importante maior rapidez no processo de diagnóstico clinico-laboratorial, de forma a prevenir possíveis resistências decorrentes da antibioterapia empírica. Nesta perspetiva, têm sido introduzidas metodologias automatizadas para análise de urinas antes de prosseguir para a cultura. Comparar os resultados obtidos pelo equipamento Sysmex UF-4000 com os resultados obtidos pelo método gold standard–Urocultura, relativamente à positividade e tipo de bactéria (Gramnegativo ou Gram positivo) presente nas amostras analisadas. Foram analisadas 545 urinas com suspeita de ITU, em meio de cultura Gelose ChromID®CPS®Elite(CPSE). As culturas foram consideradas positivas se crescimento >105UFC/mL. Para este estudo, mesmo que o resultado cultural não estabelecesse o diagnóstico de ITU, foi realizado o Gram a partir da cultura. As amostras foram consideradas positivas pelo equipamento SysmexUF-400, quando valores de densidade bacteriana ≥200μl e/ou leucócitos ≥45μl, e em cultura caso o crescimento bacteriano fosse ≥105 UFC/mL. Das 545 amostras, 437 (80,1%) foram concordantes entre as duas metodologias e 108 (19,8%) não o foram tendo-seobservado discrepâncias independentemente do nível de contagem de UFC e dos critérios pré-estabelecidos para o equipamento. Obteve-se uma sensibilidadede 94%, especificidadede 87%, VPNde 97%, VPPde73% e um Coeficiente de Kappa de Cohen, K= 0,786. O equipamento SysmexUF-4000 fornece resultados fiáveis relativamente à positividade e ao tipo de bactéria presente nas amostras estudadas o valor de K não evidencia existir discordâncias significativas. Contudo este tipo de metodologias ainda não pode substituir a uroculturas, mas permite a triagem rápida de amostras de urina negativas para ITU, contribuindo para a redução da carga de trabalho e custos associados, melhorar a qualidade por fornecer um resultado mais rápido, podendo evitar o uso inadequado de antibióticos.
  • The power of the invisible beings: activities to raise awareness within children communities
    Publication . Lopes, Maria Inês Dias; Oliveira, Ana Catarina Caetano; Pinho, Catarina Vaz; Carvalho, Tiago Monteiro; Lamas, Maria Céu; Mota, Sandra; Amorim, Manuela
    Health promotion and education is especially important during childhood. Considering that children know the main hygiene care, but do not always have information regarding their importance, an intervention on this theme was carried out with a group of 10 children with an average age of 8 years, which aimed to motivate participants to perform hygiene acts. The activity was based on three sequential steps: introduction of fundamental concepts; exploration of the main groups of microorganisms and diseases; multiple choice games and crossword puzzles. During the session, attention and interest in the contents were notable, through the participation of the children. In the games, they demonstrated an excellent responsiveness and willingness to interact with all players. This intervention addressing various teaching-learning methodologies proved to be enriching and allowed the acquired transversal and specific skills to be acquired in several areas.
  • Fungos endofíticos e as suas propriedades antimicrobianas
    Publication . Rumor, Verónica; Amorim, Manuela; Lamas, Maria do Céu; Mota, Sandra
    Fungos endofíticos são microrganismos que colonizam o interior de tecidos vegetais, geralmente de forma assintomática, durante a totalidade ou uma porção do seu ciclo de vida. Estes existem em grande diversidade, em climas temperados ou tropicais, tendo sido encontrados em mais de 300 000 espécies de plantas. Devido aos longos períodos de coexistência e processos de coevolução, estabeleceram-se interações de diversas naturezas entre fungos endofíticos e plantas hospedeiras. Estes microrganismos produzem compostos bioativos que desempenham um papel importante tanto no desenvolvimento do fungo em si, como do hospedeiro. Adicionalmente, estes compostos participam na síntese de metabolitos secundários com aplicabilidade na indústria farmacêutica devido às suas propriedades antimicrobianas e citotóxicas.
  • Doença hemolítica no feto e recém-nascido provocada por antigénios não-D do sistema Rh: Revisão Sistemática
    Publication . Costa, Cláudia; Sousa, Maria; Gomes, Diana; Lamas, Maria Céu; Mota, Sandra
    A doença hemolítica do feto e do recém-nascido (DHFRN) é provocada pela aloimunização materna contra antigénios dos eritrócitos fetais (RBC), quando uma mulher grávida que é negativa para o antigénio em questão é exposta a células sanguíneas fetais positivas para esse antigénio. Os casos mais graves de DHFRN são provocados por anticorpos anti-D, anti-c, anti-Kell e anti-E. A administração da profilaxia de imunoglobulina RhD para a aloimunização materna de RhD, diminuiu a incidência dessa condição e consequentemente, os anticorpos Rh não-D, atualmente, encontram-se associados a um maior número de gravidezes aloimunizadas. Recolher e sistematizar a informação relativa a aloimunização materna por anticorpos Rh não-D e evidenciar a relevância destes na DHFRN, com o intuito de melhorar o acompanhamento das grávidas, alertando para a aloimunização pelos antigénios não-D do sistema Rh, para reduzir futuras complicações da DHFRN. Realizou-se uma revisão sistemática seguindo a guideline PRISMA, nas bases de dados PubMed e Web of Science. Para a seleção dos artigos a incluir no estudo foram estabelecidos como critérios de inclusão artigos científicos sobre o sistema Rh e incluindo fetos e recém-nascidos, independentemente do ano de publicação, em língua portuguesa e inglesa. Os critérios de exclusão definidos foram abordar o grupo sanguíneo ABO, doença hemolítica provocada pelo RhD e artigos de revisão. Na pesquisa, recorreu-se aos termos MESH: Doença hemolítica; Eritroblastose fetal; Recém-nascido; Feto; Sistema do grupo sanguíneo Rh-Hr; Isoimunização Rh. Observou-se que o antigénio c do sistema Rh é capaz de provocar DHFRN grave, sendo clinicamente o antigénio Rh mais importante após o antigénio D. Este estudo permitiu destacar a relevância da pesquisa de anticorpos irregulares nas grávidas, tanto no primeiro trimestre como no último, uma vez que podem ocorrer aloimunizações tardias, podendo levar a DHFRN severa. Essa pesquisa, deve ser realizada tanto em mulheres RhD negativas como em RhD positivas, porque ambas são igualmente propensas de produzir aloanticorpos.
  • Tuberculose na atualidade: intervenção na comunidade para promoção da literacia em saúde
    Publication . Batista, Ana Beatriz; Ferreira, Daniela Filipa; Fonseca, Ana Faria; Mota, Sandra; Lamas, MC; Amorim, Manuela
    A literacia em saúde baseia-se na capacidade dos cidadãos tomarem decisões acertadas em relação à sua saúde relacionando-se com o grau em que podem obter, processar e compreender informações e serviços de saúde, necessários para tomarem decisões de saúde adequadas. O baixo nível de literacia em saúde pode levar a menor consciência em adequar os seus comportamentos para melhorar a atitude face às doenças e à adesão aos cuidados. A tuberculose (TB) é uma doença de crescente preocupação na comunidade médica e um problema de saúde pública, devido à sua transmissão e difícil controlo. Sendo a Literacia em Saúde assume-se um ponto-chave para a inversão desta tendência, desenvolveu-se uma intervenção através da plataforma zoom, com recurso a metodologias ativas, para perceber o nível de conhecimento sobre a TB, fatores de risco associados e promover a educação individual e comunitária. Realizada no âmbito de Educação Clínica II, na área das Análises Clínicas e Saúde Pública, do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESS|Porto, e teve como público-alvo alunos de 12º ano, com idades compreendidas entre 17-19 anos, do curso de Biotecnologia. A ação pretendeu elucidar camadas jovens para esta doença tão atual e capacitá-los, sensibilizando-os, para a importância da prevenção, diagnóstico precoce, resistências aos antibacilares e vacinação. A intervenção permitiu o diálogo e troca de ideias que se revelaram enriquecedoras. No final, foi disponibilizado um questionário. Dos 74,1% dos respondentes, a maioria considerou a ação e a temática muito pertinente e muito interessante (72,5% e 80%) e que a intervenção estava muito bem organizada (82,5%). O retorno de grupos de jovens ativos, evidencia muito a necessidade da continuidade deste tipo de intervenções, através de metodologias ativas e participativas. Acresce ainda a aquisição de conhecimentos e competências transversais que num contexto de ensinoaprendizagem mais clássico e menos dinâmico poder-se-ia não atingir.