Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-25"
Now showing 1 - 10 of 46
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da eficácia dos planos de higienização de superfícies em período COVID-19: método ATP bioluminescência e convencionalPublication . Silva, Fátima; Silva, Manuela V.Face à presença do vírus SARS-CoV-2, a segurança e saúde dos trabalhadores nos diferentes sectores de atividade teve de ser assegurada. As empresas/ instituições tiveram de aplicar regras e restrições físicas, com relevância para área da higienização das mãos e dos espaços em geral. O contato direto com as superfícies contaminadas e/ou a inalação de aerossóis produzidos durante a manipulação das superfícies, acresce o risco de exposição humana aos microrganismos. Na avaliação do grau de limpeza e desinfeção, são utilizados métodos tradicionais pela inspeção visual e/ou a quantificação de microrganismos mesófilos aeróbios ou pela aplicação de métodos rápidos, como são por exemplo os marcadores fluorescentes, ATP bioluminescência, teste de resíduos de glucose/lactose.
- Construção de uma rede lusófona em terapia ocupacional: utopia ou uma realidade?Publication . Moreira, Nuno; Dias, Dalila; Faias, Joaquim; Gomes, Maria Dulce; Pestana, SusanaO Núcleo Académico da Terapia Ocupacional (NATO), surge em 2017 com a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) membros da rede, na 1ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). No entanto, a sua efetividade e dinâmica teve início em 2021, estimulados pela Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos para apresentação do seu plano de atividades. Atualmente, este núcleo já conseguiu agregar 24 elementos de 5 IES membros da RACS, sendo quatro IES do contexto de Portugal e uma de Moçambique. Apresentar o desenho e construção de um plano de atividades a desenvolver pelo NATO, para o triénio 2021-2023, enquadrado nos objetivos gerais da RACS e ajustando a sua aplicabilidade à área específica da terapia ocupacional.
- Incapacidade do membro superior nos administrativos do Grupo CESPUPublication . Brochado, Gabriela; Mainguy, Melanie; Paspire, Perrine; Lopes, SofiaAs lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho nos membros superiores são muito comuns e com um custo importante para as empresas. Avaliar e caracterizar a incapacidade e a sintomatologia dos membros superiores dos administrativos do grupo CESPU. Secundariamente pretende-se verificar se existe associação entre a idade, a antiguidade na função, o número de horas de trabalho por dia, o número de horas passadas na posição sentada por dia com a incapacidade ao nível dos membros superiores.
- Atividade antimicrobiana do óleo de coco: revisão da literaturaPublication . Dourado, Adriana; Pinho, Cláudia; Cruz, RuiDevido ao elevado teor em ácidos gordos saturados (92%), o óleo de coco (OC) tem sido classificado, como uma fonte de gordura saturada a ser consumida em quantidades reduzidas, na dieta. Porém, nos últimos anos tem aumentado a popularidade de produtos contendo este óleo, face à quantidade de ácidos gordos de cadeia média (AGCM) presentes, que parecem funcionar como potenciais alimentos funcionais antibacterianos. Como tal, esta revisão tem como principal objetivo discutir as evidências científicas quanto à atividade antimicrobiana do OC, em particular a antibacteriana e antifúngica.
- Segurança na utilização de canetas de autoadministração de insulinaPublication . Alves, Ana Sofia; Santos, Roberta; Oliveira, Ana; Pinho, Cláudia; Oliveira, Rita FerrazA diabetes mellitus é um problema frequente nas sociedades ocidentais que se está a tornar relevante no resto do mundo. Em 2015, a prevalência da diabetes na população residente em Portugal com idades entre os 25 e 74, era de 9,9%. A técnica de administração de insulina envolve vários passos, suscetíveis a erros, pelo que se torna essencial a sua aprendizagem e treino. A lipohipertrofia é uma complicação dermatológica que resulta da má administração/utilização das canetas de insulina. Um estudo recente concluiu que aproximadamente 30% dos diabéticos apresentam lipohipertrofia. O Profissional de Saúde tem um papel de extrema importância na promoção de uma correta administração das canetas de insulina.
- Fluoxetine Removal from Aqueous Solutions Using a Lignocellulosic Substrate Colonized by the White-Rot Fungus Pleurotus ostreatusPublication . Silva, Andreia; Sousa, Juliana; Hultberg, Malin; Figueiredo, Sónia; Freitas, Olga; Delerue-Matos, CristinaOne of the main challenges in both the design of new wastewater treatment plants and the expansion and improvement of existing ones is the removal of emerging pollutants. Therefore, the search for economic and sustainable treatments is needed to enhance the removal of pharmaceuticals. The potential of a lignocellulosic substrate colonized by Pleurotus ostreatus, a waste from mushroom production, to remove fluoxetine from aqueous solutions was studied. Batch assays were performed to remove 600 µg∙L−1 fluoxetine from aqueous solutions using the colonized mushroom substrate (CMS) and crude enzyme extracts. The removal efficiencies achieved were, respectively, ≥83.1% and 19.6% in 10 min. Batch assays with sterilized CMS and 1-aminobenzotriazole (to inhibit cytochrome P450 enzymes) showed that the higher removal efficiencies achieved in the CMS assays may be attributed to the synergistic contribution of biosorption onto the CMS and lignin modifying enzymes activity, namely laccase activity. A column assay was performed with the CMS, fed with 750 µg∙L−1 fluoxetine aqueous solution. The removal efficiency was 100% during 30 min, decreasing to a final value of 70% after 8 h of operation. The results suggested that CMS can be a promising eco-friendly alternative to remove fluoxetine from aqueous solutions
- Eficácia da osteopatia em adultos com doença de refluxo gastroesofágico: revisão sistemáticaPublication . Reigoto, Cláudia; Gomes, Mariana; Carmo, Patrícia; Aguiar, Sílvia; Campelo, Natalia; Sousa, HelenaA doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é caracterizada pelo refluxo anormal do conteúdo gástrico para o esófago, sendo dos distúrbios gastrointestinais mais comuns na prática clínica osteopática. O tratamento manipulativo osteopático (TMO) tem vindo a ser recomendado na abordagem da DRGE. Contudo, existe pouca evidência que comprove o efeito desta intervenção na DRGE. Realizar uma análise crítica sobre a eficácia da osteopatia na redução da semiologia em adultos diagnosticados com DRGE, procurando evidenciar qual o tratamento osteopático que melhor se adequa.
- Papaia fermentada: estratégias para monitorizar e melhorar a fermentação das amostrasPublication . Leitão, Mariana; Ribeiro, Tatiana; Barreiros, Luisa; García, Pablo; Correia, Patrícia Carla dos SantosA fermentação é um processo central de metabolismo que converte os carboidratos em álcoois ou ácidos. A papaia fermentada é conhecida como um nutracêutico, com uma composição única e vários benefícios na saúde humana. No entanto, o processo fermentativo da papaia carece de controlo e de uniformidade em termos de processos. Realizar ciclos fermentativos com a papaia de modo a determinar quais as condições que contribuem para melhorar o teor de piruvato de sódio e verificar se existe alteração no seu teor após a sua conservação pelo processo de congelação.
- Incapacidade funcional cervical, lombar e membros superiores em funcionários do Grupo CESPUPublication . Silva, R.; Sousa, G.; Brochado, G.; Rocha, P.; Coelho, A.; Lopes, S.As Lesões Músculo-Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho foram consideradas pela Organização Mundial de Saúde como uma doença de saúde pública. Estudos realizados até ao momento indicam que a tendência da prevalência de incapacidades associadas a estas lesões, venha a aumentar nos próximos anos sendo que, as regiões anatómicas que reportam sintomatologia associada ao trabalho e que por sua vez poderá criar incapacidade para o indivíduo são, a região cervical, região lombar e membro superior. Destas três regiões referidas é consensual que a região lombar é aquela com maior prevalência de sintomatologia.
- Escherichia coli: infeções do trato urinário em mulheres na comunidadePublication . Pinho, Bia; Nunes, Ana Rute; Mota, Sandra; Lamas, Maria Céu; Amorim, ManuelaA infeção do trato urinário (ITU) é das mais comuns na comunidade e nas mulheres, sendo sobretudo causada por Escherichia coli (E. coli). Está recomendada a antibioterapia de primeira linha com nitrofurantoína ou fosfomicina. O uso inadequado de antibióticos relaciona-se com o surgimento de estirpes resistentes, como as E. coli produtoras de beta-lactamase de espetro alargado (ESBL). A presente pandemia condicionou a acessibilidade aos cuidados de saúde primários.