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- Cytotoxity induced by extracts of Pisolithustinctorius spores on human cancer and normal cell lines – evaluation of the anticancer potentialPublication . Alves, Ricardo; Preto, Marco; Oliveira, Rui S.; Martins, RosárioCancer is one of the most important causes of death and morbidity worldwide. According to the World Health Organization 8.2 million people have died from cancer in 2012. The treatment of this fast growing disease is regarded as a major challenge in health for the XXI century. Conventional anti-cancer therapy is usually aggressive to the patients due to systemic toxicity caused by lack of specificity of the chemotherapy drugs (Kidd, 2000). This has triggered the interest of the scientific community to search for new and more effective therapies, less aggressive than conventional treatments. Used since antiquity in oriental civilizations, fungi, in particular mushrooms have been shown to limit or reverse tumor growth (Kidd, 2000). Pisolithustinctorius (Basidiomycota) is a soil fungus with world-wide distribution that it known to form ectomycorrhizal symbioses in forest ecosystems (Kope & Fortin, 1990). The sporocarps of this fungus contain Pisosterol, a triterpene that has been shown to have antitumor activity against some cancer cell lines (Montenegro et al., 2004). Nevertheless, no studies have focused on the anticancer potential of other structures such as spores and thus the anticancer potential of P. tinctorius , remains largely unknown.
- Musculoskeletal disorders in the use of backpacks - A reviewPublication . Pereira, Gonçalo A.; Batista, Mariana R.; Rodrigues, Matilde; Loureiro, Isabel F.Spine pathologies are not a recent problem. There is evidence that problems related to musculoskeletal disorders (MSDs) in children and adolescents are increasingly (Ebbehojet al ., 2002), and the school environment and related tasks can have influence on it. The school environment is a factor of great influence in the development of postural changes and MSDs, for being the period of development of bone structure. At this period, improper habits in children and adolescents, such as incorrect posture, improper transport of backpacks or excess weight carried in backpacks can also be identified. Therefore, this is the best time to stimulate healthy habits to reduce the probability of occurrence of MSDs, irreversible in adult hood as in this period aspects related to overload and inappropriate postures become determinant to the development of the musculoskeletal system. The incorrect carrying of heavy backpacks can contribute greatly to this problem, which is the focus of this investigation study.
- Os centros comunitários no centro do conhecimento: (Inter)relação entre os centros comunitários e a escola superior da educação do PortoPublication . Bertão, Ana; Mendes, Ivaneide; Carvalho, Maria JoãoNo âmbito do Curso de Mestrado em Educação e Intervenção Social, na especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos, que integra a oferta formativa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto desde o ano letivo de 2010-2011, foi desenvolvido um trabalho de investigação na unidade curricular de Educação Social e Desenvolvimento Comunitário, sobre os Centros Comunitários existentes na região Norte do País. Pretende-se partilhar esta experiência e refletir sobre a ligação das instituições de ensino superior às estruturas sociais comunitárias, centrando o conhecimento nos Centros Comunitários. É no contexto da investigação-ação que se enquadra o presente artigo, procurando fundamentalmente contribuir para o debate e a reflexão crítica sobre a ligação do ensino superior politécnico ao tecido social emergente, e sobre as mudanças interoperacionais daí decorrentes. Partindo da contextualização da iniciativa, inicia-se uma breve incursão pelo 3º setor para enquadrar os Centros Comunitários, seguindo-se uma apresentação do estudo realizado e dos I e II Encontros dos Centros Comunitários. Finalmente, em espaço de conclusão, traçam-se algumas linhas reflexivas sobre o impacto da experiência e apontam-se pistas para futuras investigações neste campo.
- Anatomic region differences and age-related changes on Na+ and K+ levels in human brainPublication . Pinto, Edgar; Ramos, P.; Carvalhido, A.; Pinto, N.; Mendes, R.; Santos, A.; Almeida, A.Neurodegenerative diseases (ND) have been the subject of intensive research in last years in an attempt to understand the mechanisms underlying the neurodegeneration process. The etiology of these diseases is multifactorial, involving a complex interaction between the aging, genetic predisposition and environmental factors. In particular, the role of metals as risk factors for neurodegenerative disorders is currently being studied. As regards to this topic, the knowledge of metal distribution in the brain is of major importance. Evidence suggests that Alzheimer's disease (AD) is associated with impaired depressed Na+/K+ ATPase levels in AD brain that might lead to a cellular ion imbalance. Recent studies show that a pronounced levels in AD brain that might lead to a cellular ion imbalance. Recent studies show that a pronounced and the age of individuals.
- Intervenção Familiar na Terceira Idade: Experiência no Centro de Dia do Centro Social da Paróquia da Areosa e do Centro Social e Paroquial de MindeloPublication . Fernandes, Maria Patrícia; Ramos, Marisa; Sampaio, Marta; Afonso, Sofia; Pereira, TâniaA população idosa tem vindo a aumentar em Portugal, o que tem despoletado na sociedade diversos desafios, como o de atenuar as diferentes necessidades deste grupo no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida (Oliveira, 2009). Assim, o presente estudo resulta de uma investigação desenvolvida no centro de dia do Centro Social da Paróquia da Areosa (C.S.P.A.) e do Centro Social e Paroquial de Mindelo (C.S.P.M.), com o objetivo de compreender as relações estabelecidas entre os idosos e os respetivos familiares; perceber se a instituição desenvolve práticas que fomentem as relações entre a família e os idosos, como também, compreender o papel do Educador Social no trabalho com as famílias de pessoas integradas em instituições. Este estudo sustentou-se numa metodologia qualitativa, que contemplou a realização de entrevistas a quatro idosos, a familiares dos mesmos e à equipa técnica da instituição. Recorremos também à análise documental e à observação participante para recolher informação. Tendo em conta o trabalho desenvolvido nestes contextos, refletimos sobre uma possível proposta de linhas orientadoras para uma futura intervenção familiar. De acordo com o referido, percebemos, a partir da análise destes casos, que as famílias se sentem sobrecarregadas com as diversas funções que têm de assumir diariamente, o que as leva a recorrer a respostas que vão para além dos cuidados que podem prestar enquanto cuidadores informais. Neste estudo fica evidente que as famílias sentem que há uma lacuna das instituições no que se refere à promoção do contacto existente entre estas e os familiares das pessoas que usufruem dos seus serviços.
- Impacto da Radioterapia no stress oxidativo em modelos celulares radiorresistentes em contexto de obesidadePublication . Silva, Liliana; Fernandes, Rúben; Faria, Isabel Maria; Almeida, JoanaIntrodução: Estudos anteriores em modelos tumorais de glioma e melanoma, tumores radiorresistentes, indicaram que a obesidade pode estar relacionada com um aumento do status oxidativo e com a diminuição da resistência à radiação. Como a Radioterapia é o tratamento frequentemente utilizado para esta patologia, propomo-nos, desta forma, a explorar a influência da obesidade em células de glioma, as BC3H1, e melanoma, B16F10, submetidas a Radioterapia, na presença de agentes oxidantes e antioxidantes, para o estudo da sua influência ao nível da viabilidade celular e do impacto do stress oxidativo. Métodos: As células BC3H1 e B16F10 foram tratadas com t-BOOH (150μM e 50 μM, respetivamente), TUDCA (25μM e 1μM, respetivamente) e com a mistura de t-BOOH+TUDCA em meio DMEM sem soro e meio condicionado (CM), a partir de adipócitos 3T3-L1. Em seguida, parte das células foram irradiadas com uma dose total de 2Gy. Posteriormente avaliou-se a viabilidade celular (teste MTT) e o stress oxidativo (teste TBARS, atividade da catalase, concentração da GSH, e status antioxidante total), às 4h e 12h. Resultados: Observou-se um aumento da capacidade antioxidante total das células irradiadas, comparativamente com as células não irradiadas. O meio condicionado reduziu o stress oxidativo nas BC3H1, ao mesmo tempo que reduziu a sua viabilidade celular. O TUDCA nas células incubadas com MC e submetidas a radioterapia, tendencialmente diminuiu a viabilidade celular, nas concertações em estudo. Discussão/Conclusão: O meio condicionado e a radioterapia, por si só, aumentam a resposta antioxidante total na célula, às 4h e às 12h. O TUDCA nas células incubadas com meio condicionado e submetidas a radioterapia, teve um comportamento citotóxico para as BC3H1, nas concentrações testadas. Revelando a necessidade de aprofundar os estudos da ação deste composto como agente radiossensibilizador, neste e noutros modelos celulares de carcinogénese.
- Heróis de Palmo e Meio: A Intervenção Psicossocial e a relação de ajuda no Acolhimento InstitucionalPublication . Ferreira, Tânia; Pessanha, ManuelaA institucionalização de crianças e jovens tem-se revelado um tema bastante controverso entre os investigadores (Magalhães, 2005, citado por Faria, Salgueiro, Trigo, & Alberto, 2008). A Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CNPCJ; 2000) define o acolhimento institucional como a assunção das responsabilidades educativas (ao nível jurídico, moral, social e escolar) por parte das instituições que acolhem as crianças e jovens. Os Lares de Infância e Juventude (LIJ) têm como objetivo defender o superior interesse das crianças, desempenhando um papel fundamental no acompanhamento do seu desenvolvimento. Este dever concretiza-se substancialmente na definição e acompanhamento dos seus projetos de vida. Neste sentido, as práticas dos profissionais em LIJ devem ir ao encontro das reais necessidades das crianças e jovens, numa ação adequada, desenhada e concertada, tendo sempre como principio básico o respeito pelas idiossincrasias de cada criança e jovem. A relação de ajuda com crianças assume-se como uma estratégia de intervenção muito específica e muito influenciada por todo o processo desenvolvimental e de vinculação da criança. Melanie Klein (1985; 1994), Donald Winnicott (1982) e Pedro Strecht (1999), através dos seus estudos, desenvolveram contributos teóricos fundamentais para a compreensão e intervenção psicossocial com crianças. O projeto “Heróis de Palmo e Meio - A intervenção psicossocial e a relação de ajuda no acolhimento institucional” foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social – Ação psicossocial em contextos de risco. Este projeto foi desenvolvido no Instituto Profissional do Terço, local onde uma das autoras deste trabalho exerce funções como Educadora Social. Este projeto foi desenvolvido com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade. Importa dar conta das opções metodológicas do projeto, do paradigma de base e modelo utilizados, assumindo-se a Investigação- Ação Participativa (IAP), como metodologia de eleição assente no paradigma sociocrítico. Indo ao encontro das opções metodológicas, o referido projeto teve como grande finalidade a “Participação das crianças e das suas famílias na construção dos seus projetos de vida com base na compreensão da institucionalização” (Ferreira, 2013, p. 50). Priorizando as necessidades e respeitando o critério de urgência, foram desenhados dois subprojectos com duas crianças e suas famílias, tentando sempre responder às suas necessidades individuais. Foram definidos alguns objetivos gerais comuns, assim como objetivos específicos, estratégias e ações adequadas a cada um dos subprojectos. Os resultados deste projeto revelam-se significativos, já que permitiram, quer às crianças, quer às famílias, desenvolver um processo de reflexão e de consciencialização em torno da sua história de vida, a compreensão da sua realidade e a participação ativa no projeto de vida dos filhos, o que veio facilitar o caminho inicial do processo da mudança.
- Sound exposure of music students during the classesPublication . Rodrigues, Matilde; Amorim, Marta; Vieira da Silva, Manuela; Rodrigues, Cristina; Aguiar, Lívia; Neves, Paula; Sousa, Aida; Inácio, OctávioIt is broadly recognized that professional musicians are at risk of developing ear pathologies due to the exposition to loud music in the course of rehearsals and performances (MacDonald et al ., 2008; O’Brien et al ., 2008; Jansen et al ., 2009). However, while much has been published regarding the sound exposure of professional musicians, particularly of orchestral musicians, little is known of the sound exposure of the music students. In fact, it is important to recognize that the musicians’ noise exposure may start very early, in the course of their training as students, in the school classrooms and at homes.
- A survey of thorium (Th) and uranium (U) in the groundwater of NW PortugalPublication . Pinto, Edgar; Almeida, Agostinho; Ferreira, Isabel M.P.L.V.O.Thorium (Th) and uranium (U) are both radioactive and chemical toxins and the role that radiation vs chemical effects play in its toxicology remains mysterious. In the last years, a great interest on the environmental toxicity of Th and U has been raised by two recent developments: (i) the global drive toward low-carbon energy which enhances the interest towards nuclear power, and (ii) its growing use as depleted uranium (DU) in military munitions. A third important factor from an exposure perspective, and maybe the one receiving the least attention, is the increasing worldwide consumption of groundwater. Recent evidence points to the fact that groundwater in many parts of the world is contaminated with Th and U from natural and industrial sources. Exposure to Th and U from drinking water is growing rapidly as more people increasingly rely on groundwater as their primary source of water.
- Acolhimento familiar e intervenção socioeducativa na infância: (Re) pensando algumas práticasPublication . Sousa, Alexandra; Lorenzo Moledo, Maria del Mar; Delgado, PauloNesta comunicação apresentamos as principais linhas de uma investigação a realizar no âmbito do curso de doutoramento em Educação da Universidade de Santiago de Compostela e que tem como tema central a intervenção socioeducativa no acolhimento familiar. Nos últimos tempos tem-se verificado um aumento do interesse da investigação internacional pelo acolhimento familiar. No entanto, a maioria dos trabalhos é desenvolvida em países anglo- saxónicos, havendo pouco avanço relativamente a este tema nos países do sul da Europa (Delgado, Carvalho, & Pinto, 2014). Designadamente em Portugal, em termos de investigação, tem sido dada prioridade ao estudo de outras vertentes de intervenção socioeducativa, não havendo muito investimento no estudo da medida do acolhimento familiar. A par desta realidade, verifica- se também que esta medida apresenta, na prática, uma reduzida expressão, havendo uma tendência para a institucionalização das crianças e jovens em perigo. Partindo da realidade portuguesa no que concerne ao acolhimento familiar, e no sentido de colmatar algumas lacunas existentes, a investigação que apresentamos, e que está ainda em fase inicial, visa, por um lado, sublinhar a importância do acompanhamento e da formação no âmbito do acolhimento familiar e, por outro lado, propor mudanças que poderão ser introduzidas no sentido de melhorar estes processos. Assim, tem como principais objetivos caracterizar o acompanhamento técnico atualmente prestado às famílias acolhedoras e potenciar as competências dos profissionais e acolhedores no processo de gestão e planeamento do acolhimento familiar, através do aperfeiçoamento dos processos de formação inicial e contínua. Trata-se de um estudo, predominantemente qualitativo, que não parte de hipóteses formuladas previamente, nem pretende a generalização dos resultados obtidos. A seleção dos participantes será não aleatória, por conveniência, procurando abranger uma variedade de famílias no que diz respeito ao tempo e experiência como família de acolhimento e os respetivos técnicos de acompanhamento. Será realizado, numa fase inicial, um estudo que visa caracterizar o acompanhamento técnico atualmente prestado às famílias acolhedoras e o levantamento das principais necessidades formativas, através da aplicação de inquéritos por questionário. Numa segunda fase, proceder-se-á ao desenho, desenvolvimento e avaliação de um programa de intervenção socioeducativa, composto por diferentes sessões de formação nas quais participarão os acolhedores e equipa de acolhimento, separadamente ou em conjunto, dependendo dos temas a abordar. A avaliação de implementação do programa será realizada a partir da realização de momentos para reflexão conjunta dos participantes, através da análise de conteúdo dos discursos de cada um dos intervenientes. Desta avaliação farão também parte os dados obtidos através da observação participante da doutoranda, no decurso das sessões de formação. Relativamente à avaliação dos resultados, será realizada a partir da criação e aplicação de indicadores, a definir em função dos objetivos de cada sessão. Posteriormente, proceder-se-á, a uma análise concertada e sistémica de todos os dados recolhidos, que permitirá sistematizar as conclusões que advieram da investigação e fazer o levantamento de implicações para a prática, ou seja, elencar os aspetos nos quais deverá haver um maior investimento no sentido de melhorar o processo de acolhimento familiar.