Browsing by Issue Date, starting with "2014-09"
Now showing 1 - 10 of 78
Results Per Page
Sort Options
- Estudantes no Plural: Uma Reflexão a partir das experiências dos estudantes de educação social nos processos de transição para o ensino superiorPublication . Araújo, Maria José; Sampaio, Ruth; Lopes, Humberto M.A entrada para o ensino superior faz parte dos projetos de vida de muitos jovens e constitui um importante momento de transição entre ciclos de escolarização. Face às mudanças políticas que têm provocado dinâmicas sociais e educativas com grande impacto na vida dos estudantes, torna-se fundamental pensar a forma como as instituições percecionam e contribuem para a sua integração do ponto de vista psicossocial e académico: que tipos de diálogo estabelecem com os estudantes; que papel lhes é reservado e que mecanismos de escuta lhes são disponibilizados; que acompanhamentos estão disponíveis; que alterações introduzem nas suas rotinas institucionais de forma a adaptarem-se aos estudantes que recebem em cada ano letivo; que valorizações atribuem a práticas e rituais de sociabilidade. Neste texto fazemos uma reflexão sobre as marcas desta(s) transição(s), tomando como referência as representações, motivações, vivências e percursos pessoais e académicos realizados pelos estudantes da Licenciatura em Educação Social (LES), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), em Portugal. As narrativas que são objeto de análise nesta reflexão foram extraídas dos dados produzidos no âmbito de um projeto que está a ser desenvolvido pelo Grupo de Apoio ao Trabalho Académico (GATA), a que os autores deste texto estão ligados.
- Contributos legislativos para a criação de empresas cooperativas: a livre fixação do capital socialPublication . Meira, Deolinda Maria Moreira AparícioNum contexto em que as dinâmicas europeias em matéria de empreendedorismo e empresas sociais apelam à melhoria do ambiente legal, este estudo debruça-se sobre a oportunidade da consagração do princípio da livre fixação nos estatutos da cooperativa do montante do capital social. Esta solução legislativa permitirá reduzir os custos de contexto para a constituição da cooperativa e evitar o risco de fuga para formas societárias com regimes mais favoráveis em matéria de capital social mínimo. Constata-se que nas cooperativas, mais intensamente do que nas sociedades comerciais, o capital social mínimo não desempenha eficientemente as funções que lhe são tradicionalmente atribuídas. Conclui-se, igualmente, que a avaliação do nível de capitalização das cooperativas não pode atender apenas a este instituto, devendo ter em conta o património da cooperativa ressalvado para garantia dos credores, com particular destaque para a reserva legal.
- Um novo passo para a autonomia: Um projeto de e em educação social com pessoas sem-abrigoPublication . Ferreira, Marta; VEIGA, SOFIAA (co) construção de/o conhecimento da e sobre a realidade nasce da “tarefa” prioritária, imprescindível e potencial de estar no terreno. Num contexto de desenho e desenvolvimento de projetos de e em Educação Social, o investigador não só presencia, como vivencia a interação com as pessoas, numa postura de permanente atenção, escuta ativa e aceitação. O reconhecimento e a valorização do Outro na sua autenticidade abrem portas a um trabalho que se forma e fortalece na relação entre educador e educando. Assente nesta convicção, o artigo em apreço apresenta o projeto “Um novo passo para a autonomia: Um projeto de e em Educação Social com pessoas sem-abrigo”, desenvolvido na Casa da Amizade do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória. Posicionado metodologicamente na Investigação- Ação Participativa, o trabalho interventivo envolveu e deu voz a múltiplos atores sociais, nomeadamente profissionais, pessoas sem-abrigo e pessoas da comunidade. O recurso a várias técnicas acompanhou todo o processo de análise da realidade e desenvolvimento do projeto, permitindo a reunião de múltiplas informações percecionais e experienciais de todos os participantes, bem como o cruzamento das mesmas com contributos teóricos sustentáveis. Desta recolha e confronto de conhecimento, resultou o levantamento de problemas e necessidades, a par da identificação de potencialidades, constrangimentos e recursos, cruciais à planificação partilhada e à construção coletiva do projeto de e em Educação Social. Este, almejando responder às necessidades priorizadas, teve como finalidade Potenciar a autonomia e empoderamento, bem como o bem-estar pessoal e social dos sujeitos, e integrou duas Ações, De mãos dadas com a mudança e Bastidores da Amizade, desenvolvidas com dois grupos distintos, profissionais e pessoas sem-abrigo, norteados por um conjunto de objetivos gerais e específicos. Para uma avaliação que se pretendeu contínua, contextualizada e participada, isto é, transversal a todo o trabalho co construído, foi eleito o modelo de avaliação CIPP, de Stufflebeam e Shinkfield (1995). Assente nos pressupostos da Educação Social, as conclusões deste trabalho de investigação-ação apontam para a capacidade dos participantes refletirem e agirem no sentido da sua autonomização e empoderamento, tornando-se, simultaneamente, atores da realidade social e autores da sua própria vida e história.
- Representações e Perceções de um Grupo de Profissionais sobre a medida de Regulação das Responsabilidades ParentaisPublication . Silva, Dora Gisela; Silva, Sofia; Serrão, CarlaO divórcio é considerado uma interrupção no tradicional ciclo de vida familiar. Quando este acontece num sistema familiar que envolve diferentes subsistemas – conjugal e parental –, exige dos adultos a capacidade de “manter os papéis sociais e sexuais inteiramente separados, enquanto continuam cooperando como pais para o bem dos filhos” (Wallerstein & Kelly, 1998, p. 349). Ora, nem sempre isto acontece e sendo o divórcio um evento complexo que integra uma série de mudanças legais, psicossociais e económicas entrecruzadas e que se estendem ao longo do tempo, é perfeitamente compreensível as dificuldades que pais e mães mostram neste processo. É fruto desta cadeia de mudanças que os conflitos se amplificam e quando não há acordo entre os pais quanto à regulação das responsabilidades parentais, a Assessoria Técnica de Apoio aos Tribunais é chamada a intervir na tomada de decisão. É neste cenário que surge a motivação em elaborar este estudo que tem como objetivo conhecer as representações sociais e perceções de um grupo de profissionais quanto à regulação das responsabilidades parentais, no que diz respeito à residência habitual do menor com regime de visitas alargado. Para a concretização deste objetivo foi desenvolvida uma entrevista de grupo com a participação de nove profissionais que exercem a sua atividade no âmbito da Assessoria Técnica aos Tribunais. Os dados revelam que os participantes consideram que a residência habitual com regime de visitas alargado é o modelo que melhor asseguram o bem-estar dos menores e a coparentalidade entre progenitores, assegurando, assim, o interesse superior da criança.
- Arbuscular mycorrhizal fungi are more efficient than chemical fertilisers in the production of essential oils of common thyme (Thymus vulgaris )Publication . Oliveira, Rui S.; Moreira, Vanessa; Nunes, Mafalda; Rocha, Inês; Carvalho, M. Fátima; Vosátka, Miroslav; Cavaleiro, Carlos; Salgueiro, Lígia; Freitas, HelenaCommon thyme is an aromatic plant with medicinal, cosmetics and culinary uses. Due to its antimicrobial, antioxidant/antiradical and antitumor activity the essential oils of common thyme are in great demand (Nikolić et al., 2014). A significant part of the production of aromatic plants relies on the use of chemical fertilisers, which when applied in large scale can have significant environmental consequences (Malik et al., 2011). Arbuscular mycorrhizal fungi (AMF) are a group of soil microorganisms that forms mutualistic symbioses that can benefit plants by improving the uptake of mineral nutrients, mineralising organic nutrients and conferring drought resistance (Oliveira et al., 2005).AMF have the potential to be inoculatedin the production of common thyme as an ecotechnological tool to reduce the input of chemicals fertilisers.
- Sound exposure of garage rock bands musiciansPublication . Almeida, João; Silva, Daniel; Carmo, Paulo; Neves, Paula; Rodrigues, Matilde A.Previous studies have been shown that musicians are exposed to high sound levels in the course of rehearsals and performances (Rodrigues et al .,2014), which can be the source of hearing damages (Jansen et al ., 2009). However, other musical groups can also be exposed to high sound levels, as is the case of the garage rock bands musicians. This particular group of musicians, due to the style of the music played, can be exposed to dangerous sound levels. This situation can be even worse if considered the conditions of the rooms where the rehearsals and performances are being done. In fact, in most of cases, rock musicians play in rooms with small dimensions and with poor acoustic conditions. Despite the importance of this issue, few studies analyzed this issue, particularly integrating two important issues, the sound exposure and to hearing damages.
- Tornar-se adulto na casa 5: Promover a Autonomia Individual em Apartamento de AutonomizaçãoPublication . Pereira, Vera; Pessanha, ManuelaNa ausência de uma retaguarda familiar capaz de se constituir como uma rede de segurança e apoio ao desenvolvimento integral de adolescentes com medida de promoção e proteção, o Apartamento de Autonomização oferece um espaço no qual os jovens podem treinar competências que lhes assegurem um futuro autónomo e minimizem os riscos de exclusão social. Esta resposta social propõe-se preparar adolescentes, em transição para a adultez juvenil, para a conquista da responsabilidade de se autoprotegerem, de cuidarem de si próprios e de assumirem a sua identidade perante os outros. Todavia, a construção da Autonomia em contexto institucional revela-se um desafio, não apenas para os jovens, como também para as famílias e para os profissionais que com eles trabalham. Foram, precisamente, as dificuldades experienciadas pelos profissionais que motivaram o desenvolvimento de um projeto em educação e intervenção social promotor da eficiência dos Apartamentos de Autonomização enquanto resposta social, em termos de promoção da autonomia e da transição bem-sucedida para a vida adulta. O presente trabalho constitui, assim, um olhar retrospetivo sobre o Projeto “Tornar-se Adulto na Casa 5”, que, através da metodologia de Investigação-Ação Participativa, visou alcançar a finalidade proposta pelos participantes: “Promover uma autonomia plena dos jovens da Casa 5, com vista à transição bem-sucedida para a vida adulta após o término da medida de promoção e proteção” (Pereira, 2013). Ainda que os resultados obtidos tenham sido moderadamente satisfatórios, o Projeto terá contribuído para o desenvolvimento de uma consciencialização mais crítica acerca das oportunidades e dos constrangimentos ao desenvolvimento da Autonomia, favorecendo, desejavelmente, a transição para vida adulta após a desinstitucionalização.
- Cytotoxity induced by extracts of Pisolithustinctorius spores on human cancer and normal cell lines – evaluation of the anticancer potentialPublication . Alves, Ricardo; Preto, Marco; Oliveira, Rui S.; Martins, RosárioCancer is one of the most important causes of death and morbidity worldwide. According to the World Health Organization 8.2 million people have died from cancer in 2012. The treatment of this fast growing disease is regarded as a major challenge in health for the XXI century. Conventional anti-cancer therapy is usually aggressive to the patients due to systemic toxicity caused by lack of specificity of the chemotherapy drugs (Kidd, 2000). This has triggered the interest of the scientific community to search for new and more effective therapies, less aggressive than conventional treatments. Used since antiquity in oriental civilizations, fungi, in particular mushrooms have been shown to limit or reverse tumor growth (Kidd, 2000). Pisolithustinctorius (Basidiomycota) is a soil fungus with world-wide distribution that it known to form ectomycorrhizal symbioses in forest ecosystems (Kope & Fortin, 1990). The sporocarps of this fungus contain Pisosterol, a triterpene that has been shown to have antitumor activity against some cancer cell lines (Montenegro et al., 2004). Nevertheless, no studies have focused on the anticancer potential of other structures such as spores and thus the anticancer potential of P. tinctorius , remains largely unknown.
- Musculoskeletal disorders in the use of backpacks - A reviewPublication . Pereira, Gonçalo A.; Batista, Mariana R.; Rodrigues, Matilde; Loureiro, Isabel F.Spine pathologies are not a recent problem. There is evidence that problems related to musculoskeletal disorders (MSDs) in children and adolescents are increasingly (Ebbehojet al ., 2002), and the school environment and related tasks can have influence on it. The school environment is a factor of great influence in the development of postural changes and MSDs, for being the period of development of bone structure. At this period, improper habits in children and adolescents, such as incorrect posture, improper transport of backpacks or excess weight carried in backpacks can also be identified. Therefore, this is the best time to stimulate healthy habits to reduce the probability of occurrence of MSDs, irreversible in adult hood as in this period aspects related to overload and inappropriate postures become determinant to the development of the musculoskeletal system. The incorrect carrying of heavy backpacks can contribute greatly to this problem, which is the focus of this investigation study.
- Os centros comunitários no centro do conhecimento: (Inter)relação entre os centros comunitários e a escola superior da educação do PortoPublication . Bertão, Ana; Mendes, Ivaneide; Carvalho, Maria JoãoNo âmbito do Curso de Mestrado em Educação e Intervenção Social, na especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos, que integra a oferta formativa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto desde o ano letivo de 2010-2011, foi desenvolvido um trabalho de investigação na unidade curricular de Educação Social e Desenvolvimento Comunitário, sobre os Centros Comunitários existentes na região Norte do País. Pretende-se partilhar esta experiência e refletir sobre a ligação das instituições de ensino superior às estruturas sociais comunitárias, centrando o conhecimento nos Centros Comunitários. É no contexto da investigação-ação que se enquadra o presente artigo, procurando fundamentalmente contribuir para o debate e a reflexão crítica sobre a ligação do ensino superior politécnico ao tecido social emergente, e sobre as mudanças interoperacionais daí decorrentes. Partindo da contextualização da iniciativa, inicia-se uma breve incursão pelo 3º setor para enquadrar os Centros Comunitários, seguindo-se uma apresentação do estudo realizado e dos I e II Encontros dos Centros Comunitários. Finalmente, em espaço de conclusão, traçam-se algumas linhas reflexivas sobre o impacto da experiência e apontam-se pistas para futuras investigações neste campo.