Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
295.37 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O crescente interesse da investigação sobre o sucesso dos estudantes no Ensino Superior (ES) e a preocupação em reduzir taxas de abandono escolar, têm demostrado a importância de se integrar as perspetivas dos diferentes stakeholders do processo educativo, com enfase na dos estudantes. Assim, indicadores como a avaliação do grau de satisfação dos estudantes com o curso e instituição que frequentam permitem inferir sobre a qualidade das Instituições de ES. O objetivo deste estudo consiste em avaliar o perfil de satisfação dos estudantes do curso de Análises Clínicas e Saúde Pública numa Instituição de Ensino Superior e a importância que atribuem às dimensões avaliadas. Realizou-se um estudo descritivo, com a construção de um inquérito por questionário online para avaliar a satisfação e a importância que os estudantes atribuem aos aspetos em análise. Dos 108 respondentes, a maioria refere que assistem a mais de 75% das aulas teóricas, teórico-práticas ou de orientação tutorial, e 99% assistem às aulas práticas. Os estudantes mostraram-se satisfeitos e consideraram como muito importantes os aspetos relativos à organização do curso, ao processo de avaliação, de ensino e de aprendizagem. Cerca de 83% dos estudantes referem que recomendariam o curso a um amigo/familiar. A análise conjunta da satisfação e importância permitiu identificar áreas de melhoria e a manter os padrões de qualidade.
Description
Keywords
Ensino superior Estudante Satisfação Importância Qualidade
Citation
Amorim, M., Lamas, M. C. R., & Mota, S. (2019). A Satisfação dos Estudantes do curso de Análises Clínicas e Saúde Pública. Sensos-E, 6(3), 138–146. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3119
Publisher
Politécnico do Porto