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ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

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  • Criação e exploração de paisagens sonoras como estratégia didática na Educação Musical: um estudo de caso no Ensino Básico
    Publication . Rodrigues, Tomás David da Silva; Pinho, Nuno Miguel Peixoto de
    No âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-P.Porto) foi elaborado o presente relatório de estágio. O relatório começa com um capítulo dedicado às observações de aulas realizadas no início do ano letivo de 2024-2025, o qual abarca uma reflexão sobre esse percurso. O segundo capítulo aborda a prática educativa desenvolvida ao longo do ano letivo, como professor estagiário da área disciplinar de Educação Musical. Por último, um terceiro capítulo que se destina à investigação sobre a utilização e criação de Paisagens Sonoras no Ensino Básico em Educação Musical. Neste capítulo são apresentadas a contextualização, a metodologia empregue tal como os resultados e a respetiva discussão dos mesmos. Trata-se de uma investigação-ação com uma turma de 5º ano e a colaboração de professores e investigadores
  • A influência da disciplina de Educação Musical na vida de um músico:Reflexões sobre as memórias e impactos
    Publication . Seixas, Mariana Rebelo de; Pinho, Nuno Miguel Peixoto de
    Este relatório insere-se no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical (EM) no Ensino Básico (EB), ministrada pela Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. O documento procura articular a componente prática da PES com a realização de um projeto de investigação, desenvolvido ao longo do ano letivo de 2024/2025. O presente relatório estrutura-se em três partes principais: a Observação da Prática Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, este último desenvolvido em diferentes subcapítulos. O primeiro capítulo é dedicado à fase inicial da PES, a observação da prática de ensino da EM no contexto do ensino do EB. Esta fase revelou-se fundamental para compreender as metodologias utilizadas, as dinâmicas de sala de aula e os processos que caracterizam o ensino da música em contexto real. No segundo capítulo, apresenta-se a contextualização da Escola Básica Francisco Torrinha, onde decorreu a minha PES. Está incluída a caracterização da escola e da turma atribuída, com a descrição do cronograma das atividades realizadas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo expõe o projeto de investigação intitulado “A influência da disciplina de Educação Musical na vida de um Músico: Reflexões sobre Memórias e Impactos”. Este estudo tem como objetivo analisar o papel da disciplina e os vários fatores que contribuíram para a decisão de carreira destes profissionais. A pesquisa dispões de uma abordagem qualitativa, com o apoio da revisão de literatura, entrevistas para a recolha e análise de dados.
  • Respostas das crianças à música contemporânea
    Publication . Coelho, Ana Catarina da Costa; Boal-Palheiros, Graça; Pinho, Nuno Peixoto
    O presente trabalho foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior do Instituto Politécnico do Porto e, encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo aborda a observação da prática pedagógica realizadas em diferentes contextos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O segundo capítulo descreve a PES, apresentando a escola, a turma e as atividades desenvolvidas, seguida de uma reflexão fundamentada sobre o estágio. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “Respostas das crianças à música contemporânea”. São descritos os objetivos, a metodologia adotada, a análise e a discussão de dados. Esta investigação procura observar as reações das crianças à música contemporânea e compreender o grau de familiaridade que possuem com este estilo musical. A música contemporânea, também designada música de vanguarda, refere-se sobretudo às composições eruditas da segunda metade do século XX. Este estilo distingue-se pela abertura à experimentação e pela procura de novas sonoridades, considerando que qualquer objeto capaz de produzir som pode ser integrado na criação musical. Por último, apresentam-se as considerações finais, nas quais se destaca a importância desta investigação para o papel dos professores de Educação Musical, no sentido de promover o contacto das crianças com este estilo musical o mais precocemente possível.
  • O poder da música na memorização e no processo de ensino-aprendizagem
    Publication . Raposo, Ana Rita Bulhões; Veiga, Helena Sofia Pacheco
    O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A investigação desenvolvida teve como objetivo compreender se os professores e alunos do 2º ciclo do ensino básico da Escola Básica de Matosinhos utilizam a música no processo de ensino-aprendizagem e na memorização, e a perspetiva dos participantes em relação a esta utilização. Para isto, elaborou-se uma revisão de literatura que realça a importância da música no desenvolvimento global da criança, nas competências cognitivas e na memória. A nível empírico, recorreu-se a uma metodologia de cariz misto, com a aplicação de questionários a 34 professores e 61 alunos da Escola Básica de Matosinhos. Os resultados mostram que os professores utilizam a música como recurso sobretudo em disciplinas de línguas e de História e Geografia de Portugal, recorrendo a estratégias como a adição de melodias ou ritmos aos conteúdos curriculares. Do ponto de vista dos alunos, a música é reconhecida como um recurso eficaz para a memorização, destacando-se práticas como a invenção de canções e a adaptação de melodias conhecidas. Os dados mostram que a maioria dos professores e alunos utilizam a música como ferramenta pedagógica e que reconhecem os benefícios na atenção, concentração, retenção de conhecimentos, contribuindo para aprendizagens mais significativas.
  • A valorização da Educação Musical pelos alunos e professores de outras disciplinas do 2º Ciclo do Ensino Básico: Estudo de caso na Escola Básica de Matosinhos
    Publication . Martins, Diogo Filipe Neves; Marques, Rui Filipe
    O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O primeiro capítulo reúne as observações realizadas em aulas de diferentes professores, em diversos contextos escolares. Estas observações permitiram identificar práticas pedagógicas e aspetos organizacionais que me orientaram durante toda a Prática de Ensino Supervisionada e mostraram-me a importância de estar em constante aprendizagem. O segundo capítulo descreve o meu percurso na Prática de Ensino Supervisionada realizado com uma turma do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica de Matosinhos. Este apresenta não só todo o caminho percorrido, como também uma reflexão sobre todos os desafios e evoluções que decorreram durante o ano letivo. O terceiro capítulo integra a investigação (estudo de caso), intitulada de “A Valorização da Educação Musical pelos Alunos e Professores de outras disciplinas do 2º Ciclo do Ensino Básico: Estudo de Caso na Escola Básica de Matosinhos”. Esta tem como objetivo entender qual a valorização dada à Educação Musical pelos alunos do 5ºano e professores da Escola Básica de Matosinhos. Foi possível concluir que a Educação Musical é valorizada tanto por alunos como professores, no entanto é necessário reforçar o estatuto curricular da Educação Musical, a construção de referências programáticas coerentes e a promoção da sua visibilidade no contexto escolar.
  • Hino à música: a prática vocal no 2º ciclo de Educação Musical
    Publication . Loureiro, Jéssica Alexandra Marques; Hiney, Aoife
    O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O presente relatório inicia com registo da observação realizado em 9 escolas diferentes em turmas do 2º ciclo, durante o ano letivo de 2024/2025. Na segunda parte, é apresentado o Relatório de Prática de Ensino Supervisionado (PES), que se realizou no Agrupamento de Escola Escultor António Fernandes de Sá, na turma do 5ºA, entre outubro e junho de 2025. A terceira parte está dedicada ao projeto de investigação, que também foi realizado no âmbito do PES. O projeto de investigação visava investigar o potencial de prática vocal para o desenvolvimento de competências musicais nos alunos do ensino básico. A literatura académica demonstra o potencial da prática vocal para o ensino-aprendizagem de música. Portanto, o presente trabalho tinha como objetivo geral compreender o potencial impacto da prática vocal no desenvolvimento de competências musicais através de um projeto de investigação-ação. A realização de pré e pós-testes permitiu uma análise comparativa das competências rítmicas e melódicas, e os resultados demonstram que todos os alunos tiveram resultados iguais ou melhores entre os dois momentos de avaliação, sendo que observou-se uma tendência da melhoria.
  • Impacto da música em alunos do Ensino Básico com necessidades adicionais de suporte
    Publication . Ribeiro, Ana Beatriz Soares; Bessa, Rui
    O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A estrutura do relatório está organizada em três partes principais: a Observação da Prática Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, sendo cada uma delas desenvolvida em subcapítulos. O primeiro capítulo destaca a importância da observação no processo de formação docente, apresentando uma descrição das práticas pedagógicas observadas e dos conhecimentos adquiridos a partir destas experiências. O segundo capítulo contextualiza a escola onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. São descritas as principais características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. Inclui-se ainda uma reflexão crítica sobre o trabalho pedagógico realizado, considerando as variáveis que influenciam a prática educativa. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, intitulado “O Impacto da Música em Alunos do Ensino Básico com Necessidades Adicionais de Suporte”. Este projeto tem como objetivo analisar o impacto da música em alunos com Necessidades Adicionais de Suporte, bem como as estratégias utilizadas por professores de Educação Musical para promover a inclusão destes alunos. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso centrado num Clube de Música, seguindo uma abordagem qualitativa, que incluiu revisão de literatura, observações e entrevistas como métodos de recolha e análise de dados.
  • A perspetiva dos alunos e professores sobre a Educação Musical no 2.ºCEB. Estudo-caso da Escola Básica Augusto Gil
    Publication . Teixeira, Ana Beatriz Sousa; Duarte, Pedro
    O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo reflete sobre as várias observações que efetuei em aulas de Educação Musical (EM) em diferentes escolas do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), dando ênfase às infraestruturas de cada uma delas e às práticas pedagógicas observadas. O segundo capítulo inicia por caraterizar a escola e a turma na qual realizei a minha PES, seguido de uma reflexão fundamentada sobre a minha prática pedagógica durante este ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao meu trabalho de investigação intitulado “A perspetiva dos alunos e professores sobre a Educação Musical no 2.ºCEB. Estudo-caso da Escola Básica Augusto Gil”. Este estudo visa compreender a perspetiva dos alunos e professores do 2.º CEB na escola já mencionada, sobre a EM, para que consiga sinalizar as maiores problemáticas e encontrar soluções de forma a durante o meu percurso profissional, ser capaz de motivar cada vez mais os alunos para esta área disciplinar. Como tal, foram realizados 111 questionários aos alunos de 5.º e 6.º ano da Escola Básica Augusto Gil, e entrevistados 3 docentes que aqui lecionaram durante este ano letivo.
  • Adaptação de professores de música a turmas de 1º ciclo com alunos de necessidades adicionais de suporte
    Publication . Silva, Marta Santos da; Bessa, Rui
    O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical (EM) no Ensino Básico (EB) na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. O documento articula a componente prática com o desenvolvimento de um projeto de investigação, realizado ao longo do ano letivo de 2024/2025. O relatório organiza-se em três partes principais: Observação da Prática Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, desenvolvido em subcapítulos. No primeiro capítulo, descreve-se a fase inicial da PES, centrada na observação da prática de ensino da EM no contexto do EB. Esta etapa foi essencial para compreender as metodologias e dinâmicas presentes no ensino da música em contexto real. No segundo capítulo, é feita uma contextualização da Escola Básica e Secundária de Lustosa, local onde decorreu a PES. Neste segmento, apresento as características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “Adaptação de professores de música do 1.º ciclo a turmas com alunos de Necessidades Adicionais de Suporte”. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas adotadas por docentes em contextos inclusivos. O estudo segue uma abordagem qualitativa, recorrendo a revisão de literatura, observações e entrevistas para a recolha e análise dos dados.
  • Relatório de Estágio de Vânia Sofia Paiva Fortes
    Publication . Fortes, Vânia Sofia; Boal-Palheiros, Graça
    Este Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Inclui o meu percurso e a minha evolução durante as Práticas Educativas I, II e III e um projeto de investigação relativo à “Prática Musical no Jardim de Infância”. O Relatório divide-se em três partes: primeiro, o “Guião de Observação da Prática Musical do Ensino Básico” onde há referência às Práticas Educativas abordando aspetos ligados às instalações da escola, equipamentos, projetos da escola e perfil dos alunos, entre outros; seguidamente uma análise e reflexão das Práticas Educativas abordando o repertório, fundamentação das escolhas feitas para as aulas e outras atividades, a recetividade e o progresso dos alunos; e por fim, o projeto de investigação, que consistiu num estudo exploratório, com o objetivo de compreender a importância da Música no Jardim de Infância, a ação do professor e o desenvolvimento musical das crianças focando a faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade.