ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
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Recent Submissions
- Perceção musical estilística em Educação Musical no 2º ciclo: Representação através da expressão visualPublication . Martins, Paulo José Ramalho; Pinho, Nuno PeixotoEste relatório de estágio, inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto, apresenta todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. O documento encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro aborda a observação de aulas no 2.º ciclo do Ensino Básico, o segundo analisa a prática de ensino supervisionada e o terceiro dedica-se ao projeto de investigação. O projeto de investigação centra-se na Perceção musical estilística em Educação Musical no 2º ciclo: Representação através da expressão visual. O estudo visa compreender a interpretação e experiência musical dos alunos, bem como avaliar a relevância pedagógica e a aplicabilidade prática destas competências nas aulas de Educação Musical.
- A diversidade cultural nas escolas de Braga e seus reflexos na prática educativa em educação musicalPublication . Pinheiro, Beatriz Azevedo; Marques, RuiO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação (ESE) - Instituto Politécnico do Porto (IPP). A sua divisão foi feita em três capítulos. O primeiro capítulo descreve e reflete observações realizadas em diferentes contextos e instituições de ensino, onde se presenciaram abordagens e estratégias pedagógicas distintas. O segundo capítulo abrange o período de Prática de Ensino Supervisionada. Englobando toda a trajetória percorrida, descreve a escola e a turma onde foi realizada, assim como as diferentes atividades desenvolvidas. As descrições são acompanhadas por reflexões sobre escolhas efetuadas e momentos experienciados. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação. Este projeto pretende compreender quais os efeitos do aumento da diversidade cultural nas aulas de Educação Musical, em Braga (Portugal), e na prática dos docentes. O contexto é analisado olhando para oportunidades e dificuldades encontradas pelos seus intervenientes, focando na perspetiva do docente, e coletando e apresentando abordagens e estratégias.
- Perceções dos professores de Educação Musical sobre a utilização do Instrumental Orff nas suas aulasPublication . Garcia, Maria Teresa Vilas Boas Alves da Costa; Rocha, MargaridaO presente relatório descreve o trabalho realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical. A sua estrutura divide-se em três capítulos: 1. Observações de aulas de Educação Musical; 2. Prática de Ensino Supervisionada; 3. Projeto de Investigação. O primeiro capítulo apresenta uma breve reflexão sobre as observações a professores de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), realizadas em escolas de diferentes concelhos da Área Metropolitana do Porto, bem como as que foram realizadas durante as aulas da professora cooperante. O segundo capítulo trata do meu percurso de lecionação enquanto estagiária na EB 2, 3 de Matosinhos, refletindo sobre as aulas de cooperação conjuntas com a professora cooperante e as ministradas por mim. O terceiro capítulo inclui o projeto de investigação realizado ao longo do ano letivo, intitulado - Perceções dos professores de Educação Musical sobre a utilização do instrumental Orff nas suas aulas. O objetivo visa conhecer as diferentes visões dos professores desta área curricular, lecionada no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), sobre a utilização do instrumental Orff na sala de aula, questionando a existência de mais valias, e a que nível. A sua metodologia assenta num inquérito por questionário realizado a nível nacional, e na respetiva análise de conteúdo, por forma a compreender as perspetivas dos inquiridos, tendo como foco o ensino e a aprendizagem dos alunos. Por fim, as considerações finais e a conclusão refletem as aprendizagens adquiridas durante a Prática de Ensino Supervisionada e durante a realização da investigação.
- Percussão corporal e o movimento, como ferramenta para o desenvolvimento rítmico dos alunos do 1º cicloPublication . Moreira, Micael da Silva; Bessa, RuiO presente relatório de estágio apresenta uma divisão em três partes. O primeiro capítulo aborda a importância da observação e reflete sobre a observação da prática musical no 2ºciclo do ensino básico. O segundo capítulo foca a prática pedagógica desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, que se debruça sobre a Percussão corporal como ferramenta de desenvolvimento de um aluno do 1ºciclo, destacando a importância desta prática no desenvolvimento musical do aluno.
- Os manuais escolares no desenvolvimento curricular de Educação MusicalPublication . Baptista, Tânia Margarida da Silva; Duarte, PedroO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capitulo destina-se às observações das aulas de Educação Musical realizadas em diferentes escolas do 2º ciclo do Ensino Básico e às observações das aulas lecionadas pela professora cooperante do centro de estágio da Escola Básica e Secundária de Lustosa. O segundo capitulo retrata um pouco da minha prática supervisionada de estágio com a turma 5ºB na Escola Básica e Secundária de Lustosa, concelho de Lousada. No terceiro capitulo é apresentado o meu projeto de investigação Os manuais escolares no desenvolvimento curricular de Educação Musical. Assim será realizada uma análise documental aos três manuais escolares de Educação Musical do 5º ano mais utilizados no ano letivo 2023/2024 e as novas versões dos mesmos que foram lançadas neste ano letivo de 2024/2025.A investigação em si, visa perceber de que forma estes manuais escolares estão de acordo com as diretrizes evidenciadas no documento em vigor desde 2018 intitulado por Aprendizagens Essenciais. Posteriormente serão discutidos os dados recolhidos e feita uma comparação entre os manuais das diferentes versões.
- O movimento corporal como estratégia de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Musical no 2º cicloPublication . Fernandes, Nélia dos Santos; Marques, RuiO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto. O Capítulo I apresenta uma descrição e reflexão sobre a observação de aulas de Educação Musical em diferentes escolas. No Capítulo II é apresentado o meu caminho durante a Prática de Ensino Supervisionada, onde contém a caracterização da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Augusto Gil e da turma de estágio, bem como uma reflexão sobre todo o estágio, desde os desafios às superações, passando pelas estratégias utilizadas. No Capítulo III é apresentado o projeto de investigação sobre a utilização do movimento corporal como estratégia de ensino em Educação Musical no 2º Ciclo, as metodologias utilizadas e a discussão dos seus resultados. Os resultados permitiram concluir que a maioria dos professores utiliza o movimento corporal nas suas aulas como estratégia para a aprendizagem do ritmo, andamentos e formas musicais, e que traz motivação aos seus alunos. Os professores que não usam o movimento apresentam motivos como a falta de espaço na sala de aula e a falta de conhecimento sobre o tema. Por fim, na conclusão, realizou-se a reflexão final sobre o percurso académico interligando com a investigação.
- A relação pedagógica e o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem na educação musicalPublication . Almeida, Ana Beatriz Soares; Veiga, SofiaO presente relatório, foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Ensino em Educação Musical no Ensino Básico. Este trabalho está dividido em três partes referentes á Prática de Ensino Supervisionada e ao Projeto de Investigação. O primeiro capítulo do relatório reúne as observações realizadas em várias instituições do 2º Ciclo do Ensino Básico e a reflexão sobre as mesmas. Já o segundo capítulo, é relativo à minha experiência no centro de estágio da Prática de Ensino Supervisionada, onde também é feita uma breve contextualização da instituição e a apresentação do meu percurso ao longo de todo o ano letivo. O terceiro e último capítulo diz respeito ao projeto de investigação sobre o tema “A relação pedagógica e o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem na Educação Musical”, no qual é recolhida literatura científica sobre a relação pedagógica, o papel do professor e o papel do aluno nesta relação no contexto geral e especificamente na Educação Musical. Neste sentido, foi realizado um Grupo de Discussão Focalizado a partir no qual foram partilhadas e analisadas opiniões sobre o tema em questão. Por fim são apresentados os resultados e discussão sobre os mesmos.
- Inventar a cantar, grupo de criação coletiva. Um projeto-pilotoPublication . Gomes, Ana Luísa Domingues de Matos; Pinho, Nuno Miguel Peixoto deNo âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESEP. Porto), foi elaborado o presente relatório de estágio. O relatório inicia com um capítulo dedicado às observações de aulas realizadas no início do ano letivo de 2023-24, que inclui uma reflexão sobre a sua importância para a prática educativa. O segundo capítulo aborda a prática educativa desenvolvida ao longo do ano letivo, como professora estagiária da área disciplinar de Educação Musical. Deste relatório de estágio faz ainda parte um terceiro capítulo destinado à investigação sobre o tema da criação musical. Neste capítulo faz-se a discussão dos resultados e implicações para a prática educativa, de um projeto-piloto realizado com crianças que frequentavam o 1º e 2º ciclos do ensino básico. Esse projeto, que dá nome a este relatório, realizado entre os meses de fevereiro e junho, explorou formas de “Inventar a cantar” com um grupo de crianças que se dedicou à criação vocal coletiva. Por fim, é feita uma reflexão a partir dos dois contextos apresentados neste relatório – aulas de Educação Musical e sessões do projeto “Inventar a cantar”. Esta reflexão procura interligar as conclusões expostas ao longo dos capítulos, esperando contribuir para a discussão sobre o lugar da criação musical na educação.
- Potencialização da criação através da integração de um Sampler Digital nas aulas de Educação MusicalPublication . Marques, Joana Filipa Lopes; Lopes, FilipeO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado de Ensino em Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto. No primeiro capítulo, o foco central reside na observação de aulas de Educação Musical em diversas escolas, proporcionando um primeiro contacto com a prática pedagógica e as múltiplas estratégias e metodologias, fundamentais para a construção da minha identidade enquanto futura docente. O segundo capítulo apresenta o meu percurso na Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Rio Tinto com a turma 5.ºC. Este capítulo aborda as características da escola, da turma e das salas de aulas, descreve as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo e inclui uma reflexão final sobre todo o estágio. Por fim, no terceiro e último capítulo, é apresentado o projeto de investigação realizado ao longo do ano letivo, que analisa o impacto da integração de um sampler digital, especificamente o “Patatap”, nas aulas de Educação Musical, com o propósito de potenciar a criação e a criatividade musical dos alunos. A investigação aborda a aplicação das tecnologias digitais na educação, com enfoque na utilização de ferramentas inovadoras para enriquecer as experiências de aprendizagem musical.
- A técnica vocal para vozes em desenvolvimento: Experiências de professores de Educação Musical do 2ºCiclo do Ensino BásicoPublication . Lopes, Inês Tato; Hiney, AoifeO presente trabalho de investigação visa compreender o nível de formação específica em técnica vocal dos docentes de Educação Musical, e se esta é direcionada para vozes em desenvolvimento. A literatura académica demonstra a importância que a técnica vocal para vozes em desenvolvimento tem na formação de um professor, devido ao seu potencial em promover não só um bom uso da voz, como também da saúde vocal. No entanto, apesar do canto constatar uma parte substancial das Aprendizagens Essenciais, são poucas as orientações para os professores. Para desenvolver uma compreensão das estratégias utilizadas pelos professores de Educação Musical no desenvolvimento da técnica vocal na sala de aula, realizou-se um inquérito nacional. A análise dos dados demonstra que os inquiridos (N = 40) gostariam de ter tido acesso à formação específica em técnica vocal para a voz em desenvolvimento. Os resultados desta investigação apontam para uma necessidade de promover uma formação mais abrangente em técnica vocal e em específico, na voz em desenvolvimento