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ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

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Recent Submissions

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  • Relatório de Estágio de Vânia Sofia Paiva Fortes
    Publication . Fortes, Vânia Sofia; Boal-Palheiros, Graça
    Este Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Inclui o meu percurso e a minha evolução durante as Práticas Educativas I, II e III e um projeto de investigação relativo à “Prática Musical no Jardim de Infância”. O Relatório divide-se em três partes: primeiro, o “Guião de Observação da Prática Musical do Ensino Básico” onde há referência às Práticas Educativas abordando aspetos ligados às instalações da escola, equipamentos, projetos da escola e perfil dos alunos, entre outros; seguidamente uma análise e reflexão das Práticas Educativas abordando o repertório, fundamentação das escolhas feitas para as aulas e outras atividades, a recetividade e o progresso dos alunos; e por fim, o projeto de investigação, que consistiu num estudo exploratório, com o objetivo de compreender a importância da Música no Jardim de Infância, a ação do professor e o desenvolvimento musical das crianças focando a faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade.
  • Relatório de Estágio de Cláudia Patrícia Campos Ferreira
    Publication . Ferreira, Cláudia Patricia Campos; Palheiros, Graça Boal
    O presente relatório, da Prática Educativa Supervisionada, de Educação Musical no Ensino Básico, propõe descrições e reflexões no âmbito das práticas no 1º, 2º e 3º Ciclos, do Ensino Básico, com recorrência a fundamentação teórica. Conta, ainda com um projeto de investigação relacionado com uma tipologia de trabalho, em projeto, sobre os musicais da Disney, desenvolvido pelas Atividades de Enriquecimento Curricular – Ensino da Música, na Póvoa de Varzim.
  • Relatório de Estágio de Ana Isabel Teixeira Ferreira
    Publication . Ferreira, Ana Isabel Teixeira; Palheiros, Graça Boal
    O presente trabalho descreve o meu percurso enquanto estagiária na Prática Educativa I, II e III, acompanhado de considerações fundamentadas sobre a observação e a lecionação, refletindo sobre questões vivenciadas na prática. Inclui também um trabalho de investigação sobre o tema “A metodologia narrativa como estratégia de ensino em educação musical no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico”, motivado pelo meu interesse em sistematizar uma forma de ação e de adaptar à educação musical pressupostos teóricos da área da psicologia. Esta investigação pode ter implicações na forma como se aborda e organiza a prática docente no âmbito do Ensino Básico. O Relatório conclui com uma reflexão final sobre todo o processo.
  • Relatório de Estágio de Adriana Raquel da Silva Ferreira
    Publication . Ferreira, Adriana Raquel da Silva; Boal-Palheiros, Graça
    O presente Relatório de Estágio tem como finalidade relatar o meu percurso no âmbito do mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, durante as Práticas Educativas I, II e III. Este relatório encontra-se dividido em três partes: 1. Caracterização das escolas, da comunidade educativa e da turma das Práticas Educativas I, II e III; 2. Reflexão acerca das práticas desenvolvidas por mim e o respectivo cronograma; 3. Projecto de investigação, subordinado ao tema “A importância da música na celebração de um ritual religioso católico”, motivado pelo meu interesse, enquanto maestrina, em entender a importância da música, das letras e da escolha de obras musicais para um ritual religioso. Este trabalho permitiu-me fazer um estudo mais aprofundado sobre algumas formas de adaptação e relacionamento dentro da prática de ensino nos diferentes níveis de escolaridade, considerando a sua heterogeneidade. Ao mesmo tempo, procurei conteúdos que agradassem aos meus alunos, por forma a motivá-los e a cativá-los, tendo em conta as suas preferências musicais. Este relatório reflecte ainda sobre a importância da interdisciplinaridade, necessária a uma prática do ensino musical mais abrangente e inovadora.
  • Perceção musical estilística em Educação Musical no 2º ciclo: Representação através da expressão visual
    Publication . Martins, Paulo José Ramalho; Pinho, Nuno Peixoto
    Este relatório de estágio, inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto, apresenta todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. O documento encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro aborda a observação de aulas no 2.º ciclo do Ensino Básico, o segundo analisa a prática de ensino supervisionada e o terceiro dedica-se ao projeto de investigação. O projeto de investigação centra-se na Perceção musical estilística em Educação Musical no 2º ciclo: Representação através da expressão visual. O estudo visa compreender a interpretação e experiência musical dos alunos, bem como avaliar a relevância pedagógica e a aplicabilidade prática destas competências nas aulas de Educação Musical.
  • A diversidade cultural nas escolas de Braga e seus reflexos na prática educativa em educação musical
    Publication . Pinheiro, Beatriz Azevedo; Marques, Rui
    O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação (ESE) - Instituto Politécnico do Porto (IPP). A sua divisão foi feita em três capítulos. O primeiro capítulo descreve e reflete observações realizadas em diferentes contextos e instituições de ensino, onde se presenciaram abordagens e estratégias pedagógicas distintas. O segundo capítulo abrange o período de Prática de Ensino Supervisionada. Englobando toda a trajetória percorrida, descreve a escola e a turma onde foi realizada, assim como as diferentes atividades desenvolvidas. As descrições são acompanhadas por reflexões sobre escolhas efetuadas e momentos experienciados. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação. Este projeto pretende compreender quais os efeitos do aumento da diversidade cultural nas aulas de Educação Musical, em Braga (Portugal), e na prática dos docentes. O contexto é analisado olhando para oportunidades e dificuldades encontradas pelos seus intervenientes, focando na perspetiva do docente, e coletando e apresentando abordagens e estratégias.
  • Perceções dos professores de Educação Musical sobre a utilização do Instrumental Orff nas suas aulas
    Publication . Garcia, Maria Teresa Vilas Boas Alves da Costa; Rocha, Margarida
    O presente relatório descreve o trabalho realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical. A sua estrutura divide-se em três capítulos: 1. Observações de aulas de Educação Musical; 2. Prática de Ensino Supervisionada; 3. Projeto de Investigação. O primeiro capítulo apresenta uma breve reflexão sobre as observações a professores de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), realizadas em escolas de diferentes concelhos da Área Metropolitana do Porto, bem como as que foram realizadas durante as aulas da professora cooperante. O segundo capítulo trata do meu percurso de lecionação enquanto estagiária na EB 2, 3 de Matosinhos, refletindo sobre as aulas de cooperação conjuntas com a professora cooperante e as ministradas por mim. O terceiro capítulo inclui o projeto de investigação realizado ao longo do ano letivo, intitulado - Perceções dos professores de Educação Musical sobre a utilização do instrumental Orff nas suas aulas. O objetivo visa conhecer as diferentes visões dos professores desta área curricular, lecionada no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), sobre a utilização do instrumental Orff na sala de aula, questionando a existência de mais valias, e a que nível. A sua metodologia assenta num inquérito por questionário realizado a nível nacional, e na respetiva análise de conteúdo, por forma a compreender as perspetivas dos inquiridos, tendo como foco o ensino e a aprendizagem dos alunos. Por fim, as considerações finais e a conclusão refletem as aprendizagens adquiridas durante a Prática de Ensino Supervisionada e durante a realização da investigação.
  • Percussão corporal e o movimento, como ferramenta para o desenvolvimento rítmico dos alunos do 1º ciclo
    Publication . Moreira, Micael da Silva; Bessa, Rui
    O presente relatório de estágio apresenta uma divisão em três partes. O primeiro capítulo aborda a importância da observação e reflete sobre a observação da prática musical no 2ºciclo do ensino básico. O segundo capítulo foca a prática pedagógica desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, que se debruça sobre a Percussão corporal como ferramenta de desenvolvimento de um aluno do 1ºciclo, destacando a importância desta prática no desenvolvimento musical do aluno.
  • Os manuais escolares no desenvolvimento curricular de Educação Musical
    Publication . Baptista, Tânia Margarida da Silva; Duarte, Pedro
    O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capitulo destina-se às observações das aulas de Educação Musical realizadas em diferentes escolas do 2º ciclo do Ensino Básico e às observações das aulas lecionadas pela professora cooperante do centro de estágio da Escola Básica e Secundária de Lustosa. O segundo capitulo retrata um pouco da minha prática supervisionada de estágio com a turma 5ºB na Escola Básica e Secundária de Lustosa, concelho de Lousada. No terceiro capitulo é apresentado o meu projeto de investigação Os manuais escolares no desenvolvimento curricular de Educação Musical. Assim será realizada uma análise documental aos três manuais escolares de Educação Musical do 5º ano mais utilizados no ano letivo 2023/2024 e as novas versões dos mesmos que foram lançadas neste ano letivo de 2024/2025.A investigação em si, visa perceber de que forma estes manuais escolares estão de acordo com as diretrizes evidenciadas no documento em vigor desde 2018 intitulado por Aprendizagens Essenciais. Posteriormente serão discutidos os dados recolhidos e feita uma comparação entre os manuais das diferentes versões.
  • O movimento corporal como estratégia de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Musical no 2º ciclo
    Publication . Fernandes, Nélia dos Santos; Marques, Rui
    O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto. O Capítulo I apresenta uma descrição e reflexão sobre a observação de aulas de Educação Musical em diferentes escolas. No Capítulo II é apresentado o meu caminho durante a Prática de Ensino Supervisionada, onde contém a caracterização da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Augusto Gil e da turma de estágio, bem como uma reflexão sobre todo o estágio, desde os desafios às superações, passando pelas estratégias utilizadas. No Capítulo III é apresentado o projeto de investigação sobre a utilização do movimento corporal como estratégia de ensino em Educação Musical no 2º Ciclo, as metodologias utilizadas e a discussão dos seus resultados. Os resultados permitiram concluir que a maioria dos professores utiliza o movimento corporal nas suas aulas como estratégia para a aprendizagem do ritmo, andamentos e formas musicais, e que traz motivação aos seus alunos. Os professores que não usam o movimento apresentam motivos como a falta de espaço na sala de aula e a falta de conhecimento sobre o tema. Por fim, na conclusão, realizou-se a reflexão final sobre o percurso académico interligando com a investigação.