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ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

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  • Hino à música: a prática vocal no 2º ciclo de Educação Musical
    Publication . Loureiro, Jéssica Alexandra Marques; Hiney, Aoife
    O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O presente relatório inicia com registo da observação realizado em 9 escolas diferentes em turmas do 2º ciclo, durante o ano letivo de 2024/2025. Na segunda parte, é apresentado o Relatório de Prática de Ensino Supervisionado (PES), que se realizou no Agrupamento de Escola Escultor António Fernandes de Sá, na turma do 5ºA, entre outubro e junho de 2025. A terceira parte está dedicada ao projeto de investigação, que também foi realizado no âmbito do PES. O projeto de investigação visava investigar o potencial de prática vocal para o desenvolvimento de competências musicais nos alunos do ensino básico. A literatura académica demonstra o potencial da prática vocal para o ensino-aprendizagem de música. Portanto, o presente trabalho tinha como objetivo geral compreender o potencial impacto da prática vocal no desenvolvimento de competências musicais através de um projeto de investigação-ação. A realização de pré e pós-testes permitiu uma análise comparativa das competências rítmicas e melódicas, e os resultados demonstram que todos os alunos tiveram resultados iguais ou melhores entre os dois momentos de avaliação, sendo que observou-se uma tendência da melhoria.
  • Impacto da música em alunos do Ensino Básico com necessidades adicionais de suporte
    Publication . Ribeiro, Ana Beatriz Soares; Bessa, Rui
    O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A estrutura do relatório está organizada em três partes principais: a Observação da Prática Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, sendo cada uma delas desenvolvida em subcapítulos. O primeiro capítulo destaca a importância da observação no processo de formação docente, apresentando uma descrição das práticas pedagógicas observadas e dos conhecimentos adquiridos a partir destas experiências. O segundo capítulo contextualiza a escola onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. São descritas as principais características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. Inclui-se ainda uma reflexão crítica sobre o trabalho pedagógico realizado, considerando as variáveis que influenciam a prática educativa. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, intitulado “O Impacto da Música em Alunos do Ensino Básico com Necessidades Adicionais de Suporte”. Este projeto tem como objetivo analisar o impacto da música em alunos com Necessidades Adicionais de Suporte, bem como as estratégias utilizadas por professores de Educação Musical para promover a inclusão destes alunos. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso centrado num Clube de Música, seguindo uma abordagem qualitativa, que incluiu revisão de literatura, observações e entrevistas como métodos de recolha e análise de dados.
  • A perspetiva dos alunos e professores sobre a Educação Musical no 2.ºCEB. Estudo-caso da Escola Básica Augusto Gil
    Publication . Teixeira, Ana Beatriz Sousa; Duarte, Pedro
    O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo reflete sobre as várias observações que efetuei em aulas de Educação Musical (EM) em diferentes escolas do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), dando ênfase às infraestruturas de cada uma delas e às práticas pedagógicas observadas. O segundo capítulo inicia por caraterizar a escola e a turma na qual realizei a minha PES, seguido de uma reflexão fundamentada sobre a minha prática pedagógica durante este ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao meu trabalho de investigação intitulado “A perspetiva dos alunos e professores sobre a Educação Musical no 2.ºCEB. Estudo-caso da Escola Básica Augusto Gil”. Este estudo visa compreender a perspetiva dos alunos e professores do 2.º CEB na escola já mencionada, sobre a EM, para que consiga sinalizar as maiores problemáticas e encontrar soluções de forma a durante o meu percurso profissional, ser capaz de motivar cada vez mais os alunos para esta área disciplinar. Como tal, foram realizados 111 questionários aos alunos de 5.º e 6.º ano da Escola Básica Augusto Gil, e entrevistados 3 docentes que aqui lecionaram durante este ano letivo.
  • Adaptação de professores de música a turmas de 1º ciclo com alunos de necessidades adicionais de suporte
    Publication . Silva, Marta Santos da; Bessa, Rui
    O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical (EM) no Ensino Básico (EB) na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. O documento articula a componente prática com o desenvolvimento de um projeto de investigação, realizado ao longo do ano letivo de 2024/2025. O relatório organiza-se em três partes principais: Observação da Prática Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, desenvolvido em subcapítulos. No primeiro capítulo, descreve-se a fase inicial da PES, centrada na observação da prática de ensino da EM no contexto do EB. Esta etapa foi essencial para compreender as metodologias e dinâmicas presentes no ensino da música em contexto real. No segundo capítulo, é feita uma contextualização da Escola Básica e Secundária de Lustosa, local onde decorreu a PES. Neste segmento, apresento as características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “Adaptação de professores de música do 1.º ciclo a turmas com alunos de Necessidades Adicionais de Suporte”. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas adotadas por docentes em contextos inclusivos. O estudo segue uma abordagem qualitativa, recorrendo a revisão de literatura, observações e entrevistas para a recolha e análise dos dados.
  • Relatório de Estágio de Vânia Sofia Paiva Fortes
    Publication . Fortes, Vânia Sofia; Boal-Palheiros, Graça
    Este Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Inclui o meu percurso e a minha evolução durante as Práticas Educativas I, II e III e um projeto de investigação relativo à “Prática Musical no Jardim de Infância”. O Relatório divide-se em três partes: primeiro, o “Guião de Observação da Prática Musical do Ensino Básico” onde há referência às Práticas Educativas abordando aspetos ligados às instalações da escola, equipamentos, projetos da escola e perfil dos alunos, entre outros; seguidamente uma análise e reflexão das Práticas Educativas abordando o repertório, fundamentação das escolhas feitas para as aulas e outras atividades, a recetividade e o progresso dos alunos; e por fim, o projeto de investigação, que consistiu num estudo exploratório, com o objetivo de compreender a importância da Música no Jardim de Infância, a ação do professor e o desenvolvimento musical das crianças focando a faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade.
  • Relatório de Estágio de Cláudia Patrícia Campos Ferreira
    Publication . Ferreira, Cláudia Patricia Campos; Palheiros, Graça Boal
    O presente relatório, da Prática Educativa Supervisionada, de Educação Musical no Ensino Básico, propõe descrições e reflexões no âmbito das práticas no 1º, 2º e 3º Ciclos, do Ensino Básico, com recorrência a fundamentação teórica. Conta, ainda com um projeto de investigação relacionado com uma tipologia de trabalho, em projeto, sobre os musicais da Disney, desenvolvido pelas Atividades de Enriquecimento Curricular – Ensino da Música, na Póvoa de Varzim.
  • Relatório de Estágio de Ana Isabel Teixeira Ferreira
    Publication . Ferreira, Ana Isabel Teixeira; Palheiros, Graça Boal
    O presente trabalho descreve o meu percurso enquanto estagiária na Prática Educativa I, II e III, acompanhado de considerações fundamentadas sobre a observação e a lecionação, refletindo sobre questões vivenciadas na prática. Inclui também um trabalho de investigação sobre o tema “A metodologia narrativa como estratégia de ensino em educação musical no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico”, motivado pelo meu interesse em sistematizar uma forma de ação e de adaptar à educação musical pressupostos teóricos da área da psicologia. Esta investigação pode ter implicações na forma como se aborda e organiza a prática docente no âmbito do Ensino Básico. O Relatório conclui com uma reflexão final sobre todo o processo.
  • Relatório de Estágio de Adriana Raquel da Silva Ferreira
    Publication . Ferreira, Adriana Raquel da Silva; Boal-Palheiros, Graça
    O presente Relatório de Estágio tem como finalidade relatar o meu percurso no âmbito do mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, durante as Práticas Educativas I, II e III. Este relatório encontra-se dividido em três partes: 1. Caracterização das escolas, da comunidade educativa e da turma das Práticas Educativas I, II e III; 2. Reflexão acerca das práticas desenvolvidas por mim e o respectivo cronograma; 3. Projecto de investigação, subordinado ao tema “A importância da música na celebração de um ritual religioso católico”, motivado pelo meu interesse, enquanto maestrina, em entender a importância da música, das letras e da escolha de obras musicais para um ritual religioso. Este trabalho permitiu-me fazer um estudo mais aprofundado sobre algumas formas de adaptação e relacionamento dentro da prática de ensino nos diferentes níveis de escolaridade, considerando a sua heterogeneidade. Ao mesmo tempo, procurei conteúdos que agradassem aos meus alunos, por forma a motivá-los e a cativá-los, tendo em conta as suas preferências musicais. Este relatório reflecte ainda sobre a importância da interdisciplinaridade, necessária a uma prática do ensino musical mais abrangente e inovadora.
  • Perceção musical estilística em Educação Musical no 2º ciclo: Representação através da expressão visual
    Publication . Martins, Paulo José Ramalho; Pinho, Nuno Peixoto
    Este relatório de estágio, inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto, apresenta todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. O documento encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro aborda a observação de aulas no 2.º ciclo do Ensino Básico, o segundo analisa a prática de ensino supervisionada e o terceiro dedica-se ao projeto de investigação. O projeto de investigação centra-se na Perceção musical estilística em Educação Musical no 2º ciclo: Representação através da expressão visual. O estudo visa compreender a interpretação e experiência musical dos alunos, bem como avaliar a relevância pedagógica e a aplicabilidade prática destas competências nas aulas de Educação Musical.
  • A diversidade cultural nas escolas de Braga e seus reflexos na prática educativa em educação musical
    Publication . Pinheiro, Beatriz Azevedo; Marques, Rui
    O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação (ESE) - Instituto Politécnico do Porto (IPP). A sua divisão foi feita em três capítulos. O primeiro capítulo descreve e reflete observações realizadas em diferentes contextos e instituições de ensino, onde se presenciaram abordagens e estratégias pedagógicas distintas. O segundo capítulo abrange o período de Prática de Ensino Supervisionada. Englobando toda a trajetória percorrida, descreve a escola e a turma onde foi realizada, assim como as diferentes atividades desenvolvidas. As descrições são acompanhadas por reflexões sobre escolhas efetuadas e momentos experienciados. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação. Este projeto pretende compreender quais os efeitos do aumento da diversidade cultural nas aulas de Educação Musical, em Braga (Portugal), e na prática dos docentes. O contexto é analisado olhando para oportunidades e dificuldades encontradas pelos seus intervenientes, focando na perspetiva do docente, e coletando e apresentando abordagens e estratégias.