ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
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- Adaptação de professores de música a turmas de 1º ciclo com alunos de necessidades adicionais de suportePublication . Silva, Marta Santos da; Bessa, RuiO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical (EM) no Ensino Básico (EB) na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. O documento articula a componente prática com o desenvolvimento de um projeto de investigação, realizado ao longo do ano letivo de 2024/2025. O relatório organiza-se em três partes principais: Observação da Prática Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, desenvolvido em subcapítulos. No primeiro capítulo, descreve-se a fase inicial da PES, centrada na observação da prática de ensino da EM no contexto do EB. Esta etapa foi essencial para compreender as metodologias e dinâmicas presentes no ensino da música em contexto real. No segundo capítulo, é feita uma contextualização da Escola Básica e Secundária de Lustosa, local onde decorreu a PES. Neste segmento, apresento as características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “Adaptação de professores de música do 1.º ciclo a turmas com alunos de Necessidades Adicionais de Suporte”. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas adotadas por docentes em contextos inclusivos. O estudo segue uma abordagem qualitativa, recorrendo a revisão de literatura, observações e entrevistas para a recolha e análise dos dados.
- Atividade musical e desenvolvimento socioemocional de crianças em idade escolarPublication . Costa, Joana Marlene Carvalho da; Boal-Palheiros, GraçaEste relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no segundo ano do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo são descritos os contextos e as práticas observados em várias escolas do distrito do Porto, observações essas efetuadas no início do ano letivo. O segundo capítulo expõe a escola e a turma em que realizei a PES, assim como o estágio que efetuei nesse contexto. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação, que visou compreender o desenvolvimento das competências socioemocionais das crianças e a sua relação com a frequência de aulas de música e com as suas preferências musicais. Neste estudo, participaram 170 crianças do 1º ciclo do ensino básico. Foram analisados dados das dimensões emocional, social e musical de 104 crianças, e das dimensões emocional e musical das restantes. A metodologia consistiu na aplicação de três inquéritos por questionário: dois às crianças e um aos seus professores titulares. Os resultados sugerem existir alguma relação significativa apenas entre as preferências musicas das crianças e as suas competências emocionais, nomeadamente nas dimensões intrapessoal e interpessoal. Nas restantes dimensões não verificaram relações significativas. Para finalizar, apresentam-se algumas reflexões pessoais sobre a importância do estágio e as implicações do estudo realizado, para o meu desenvolvimento e desempenho como professora.
- As atividades nas aulas de Educação Musical: perspetivas dos alunos e práticas dos professoresPublication . Pereira, Ana Isabel Ribeiro; Boal-Palheiros, GraçaO presente Relatório de Estágio apresenta as experiências vivenciadas e as aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) e um projeto de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. No primeiro capítulo, reflete-se sobre a importância da observação na formação de professores, bem como sobre as práticas pedagógicas observadas em diferentes instituições de ensino, no contexto do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O segundo capítulo apresenta uma breve contextualização do centro de estágio, da turma com a qual foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, assim como uma reflexão crítica do trabalho pedagógico desenvolvido, abordando as atividades realizadas e os desafios que se foram colocando. O projeto de investigação, exposto no terceiro capítulo, procura compreender a opinião dos alunos sobre a disciplina de Educação Musical, nomeadamente as atividades musicais e as práticas pedagógicas realizadas e desenvolvidas pelos professores da disciplina. Para o efeito, utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e a observação direta de aulas. Foi possível compreender, através da análise dos dados recolhidos, que uma grande maioria dos alunos gosta da disciplina de Educação Musical, preferindo atividades práticas, que envolvam a sua participação ativa.
- Audição musical na sala de aula: práticas passadas e presentesPublication . Borges, Cátia Sofia Lopes de Freitas; Boal-Palheiros, GraçaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capítulo é constituído por uma breve caraterização das instituições da Prática de Ensino Supervisionada, bem como dos contextos em que se inserem e a descrição das turmas envolvidas neste processo. No segundo capítulo expõe-se uma reflexão fundamentada sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. Paralelamente, aqui também é feita uma abordagem a autores de referência no âmbito da didática e da pedagogia. Por último, o terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “A audição musical na sala de aula: práticas passadas e presentes”. O referido projeto tem como objetivo compreender de que forma é trabalhada a audição nas aulas de Educação Musical e, ao mesmo tempo, investigar quais as estratégias de ensino mais adequadas para o seu desenvolvimento. A abordagem metodológica inclui um questionário e um estudo quase-experimental. Os questionários foram aplicados a professores de Educação Musical do 2º ciclo do Ensino Básico, do distrito do Porto, pretendendo-se comparar a realidade atual com a estudada por Graça Boal-Palheiros (1994). O estudo quase-experimental consistiu na aplicação de diferentes estratégias de ensino da audição musical, a alunos do 5º ano da Escola Básica de Matosinhos. Assim, foram investigados os efeitos destas estratégias na aprendizagem e compreensão musical dos alunos. Os resultados dos questionários demonstram uma continuidade da importância atribuída pelos professores à audição, sendo considerada uma ferramenta essencial para o desenvolvimento musical das crianças. A frequência de realização de audições nas aulas revelou-se mais elevada neste estudo, face aos resultados obtidos no estudo realizado há cerca de 23 anos. As considerações finais permitem refletir sobre aspetos fundamentais da prática de ensino supervisionada e que estão subjacentes à prática profissional.
- Avaliação das aprendizagens na Educação MusicalPublication . Carrinho, Andreia Filipa Alves; Boal-Palheiros, GraçaEste relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é apresentada uma caracterização do contexto onde decorreu o Estágio Pedagógico. O segundo capítulo apresenta a caracterização da turma com a qual foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, bem como uma reflexão fundamentada sobre as opções realizadas, dos desafios e aprendizagens proporcionados. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação sobre a avaliação das aprendizagens na Educação Musical, tendo como objetivo conhecer as práticas de avaliação realizadas no nesta disciplina do 2.º ciclo do Ensino Básico. As dificuldades e questões colocadas no momento de avaliar as práticas musicais, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, despertou o interesse por este estudo. Foi aplicado um questionário a 51 professores de Educação Musical, a lecionar no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e realizadas entrevistas a dois professores. Conclui-se que os professores consideram que a avaliação tem funções de monitorização dos processos de ensino e aprendizagem e de promoção das aprendizagens dos alunos, utilizam diversos instrumentos de recolha, e informam os alunos das suas avaliações, quantitativa e qualitativamente. As condicionantes da implementação da avaliação em Educação Musical são a subjetividade, a indefinição de critérios de avaliação e as condições de aprendizagem. Os professores consideram que é um desafio ser justo na atribuição das classificações, avaliar práticas musicais e implementar práticas formativas. As considerações finais apresentam uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada, promovendo atitudes de reflexividade e autoavaliação da ação, tão importantes no crescimento profissional do docente
- A comunicação não verbal na sala de aula de Educação Musical na Pandemia do Covid-19Publication . Silva, Ângela Sofia Araújo Machado da; Hiney, AoifeO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. O presente documento encontra-se dividido em três capítulos: um primeiro onde são expostas as observações realizadas inicialmente e onde procuro nomear algumas das estratégias ou momentos que me marcaram enquanto futura docente; um segundo capítulo onde abordo o momento de estágio, faço a categorização da escola e da turma e uma pequena reflexão final acerca de todo o trabalho desenvolvido; e, por fim, um terceiro capítulo onde está presente todo o projeto de investigação realizado ao longo do ano letivo, que me permitiu explorar um pouco a comunicação não verbal, no contexto de sala de aula, durante a pandemia de Covid-19.
- Conceções de criatividade musical: perceções de docentes de Música das AECPublication . Carneiro, Cláudia Maria Araújo; Boal-Palheiros, GraçaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O relatório é desenvolvido em três capítulo. Sendo que, no primeiro capítulo é realizada uma descrição reflexiva das observações realizadas em contexto do 2º ciclo de Educação Musical no Ensino Básico. O segundo capítulo é constituído pela caraterização da escola e da turma com a qual foi realizada a PES, bem como uma reflexão fundamentada quanto às opções metodológicas aplicadas, os desafios que foram surgindo e como foram ultrapassados. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação intitulado “Conceções de criatividade musical: perceções de docentes de música das AEC”. Verifica-se que a “educação musical” (EM) contempla a realização de atividades para potenciar as capacidades do sujeito. No que concerne às atividades de criatividade musical, ainda não é claro entre a comunidade profissional quais são os seus benefícios e por isso, estas não têm, muitas vezes, lugar de destaque na disciplina de Educação Musical. Com este estudo pretendemos compreender quais são as conceções de criatividade musical por parte de docentes em contexto de Música das “Atividades de Enriquecimento Curricular” (AEC) no 1º Ciclo do EB. O estudo apresenta uma abordagem descritiva e reflexiva quanto às atividades desenvolvidas na disciplina de EM, não só no desenvolvimento da criatividade, mas também no desenvolvimento das diversas competências associadas à prática musical. A metodologia consistiu em entrevistas realizadas a docentes de Música das AEC. O estudo conclui que os professores não praticam tantas atividades de desenvolvimento da criatividade musical quanto as que gostariam. Por último, é realizada uma reflexão sobre todo o percurso e sobre as mudanças identificadas nas práticas educativas da mestranda.
- Criação e exploração de paisagens sonoras como estratégia didática na Educação Musical: um estudo de caso no Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Tomás David da Silva; Pinho, Nuno Miguel Peixoto deNo âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-P.Porto) foi elaborado o presente relatório de estágio. O relatório começa com um capítulo dedicado às observações de aulas realizadas no início do ano letivo de 2024-2025, o qual abarca uma reflexão sobre esse percurso. O segundo capítulo aborda a prática educativa desenvolvida ao longo do ano letivo, como professor estagiário da área disciplinar de Educação Musical. Por último, um terceiro capítulo que se destina à investigação sobre a utilização e criação de Paisagens Sonoras no Ensino Básico em Educação Musical. Neste capítulo são apresentadas a contextualização, a metodologia empregue tal como os resultados e a respetiva discussão dos mesmos. Trata-se de uma investigação-ação com uma turma de 5º ano e a colaboração de professores e investigadores
- Culturas musicais nas aulas de Educação MusicalPublication . Pereira, André Novais; Boal-Palheiros, GraçaO relatório que apresento foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capítulo destina-se às observações da Prática Musical no Ensino Básico, onde podemos encontrar uma breve caracterização das escolas onde decorreram essas mesmas observações, bem como se apresenta uma descrição mais detalhada das observações feitas aos professores cooperantes e colegas de estágio. O segundo capítulo ilustra a Prática de Ensino Supervisionada. De forma fundamentada, reflito acerca das decisões que tomei para o planeamento e lecionação das minhas aulas. Reservo o terceiro e último capítulo para o meu Projeto de Investigação, desenvolvido ao longo do ano. Através de uma entrevista semiestruturada, a minha pesquisa pretende verificar que tipo de encadeamentos se podem observar entre o repertório escolhido pelos professores de Educação Musical, e os contextos socioculturais dos mesmos. Também procuro perceber o que motiva os professores a abordarem as Culturas musicais nos contextos. Foi feito um inquérito por questionário aos meus alunos, para confirmar se a exposição dos aspetos culturais dos diferentes tipos de repertório, influenciam as suas formas de pensar. Os resultados revelam que o domínio das competências específicas e gerais a serem desenvolvidas pelos alunos, podem ser mais significativas se associadas ao efeito que a música tem na sociedade. Pretendo, acima de tudo, perceber a função que a música tem, para além de organizações sonoras.
- Desempenho rítmico de crianças em idade escolarPublication . Cavaleiro, Bruno Miguel Garcia Lopes; Boal-Palheiros, GraçaO presente relatório de estágio apresenta uma divisão em três partes. O primeiro capítulo aborda a importância da observação e reflete sobre a observação da prática musical no 2º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo foca a prática pedagógica desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, que se debruça sobre o desempenho rítmico de crianças em idade escolar, do segundo ano de escolaridade, sublinhando a importância da utilização de instrumentos de avaliação válidos que permitam avaliar de forma objetiva as crianças,com vista ao seu desenvolvimento musical.
