ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
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- Relatório de Estágio de Vânia Sofia Paiva FortesPublication . Fortes, Vânia Sofia; Boal-Palheiros, GraçaEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Inclui o meu percurso e a minha evolução durante as Práticas Educativas I, II e III e um projeto de investigação relativo à “Prática Musical no Jardim de Infância”. O Relatório divide-se em três partes: primeiro, o “Guião de Observação da Prática Musical do Ensino Básico” onde há referência às Práticas Educativas abordando aspetos ligados às instalações da escola, equipamentos, projetos da escola e perfil dos alunos, entre outros; seguidamente uma análise e reflexão das Práticas Educativas abordando o repertório, fundamentação das escolhas feitas para as aulas e outras atividades, a recetividade e o progresso dos alunos; e por fim, o projeto de investigação, que consistiu num estudo exploratório, com o objetivo de compreender a importância da Música no Jardim de Infância, a ação do professor e o desenvolvimento musical das crianças focando a faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade.
- Relatório de Estágio de Adriana Raquel da Silva FerreiraPublication . Ferreira, Adriana Raquel da Silva; Boal-Palheiros, GraçaO presente Relatório de Estágio tem como finalidade relatar o meu percurso no âmbito do mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, durante as Práticas Educativas I, II e III. Este relatório encontra-se dividido em três partes: 1. Caracterização das escolas, da comunidade educativa e da turma das Práticas Educativas I, II e III; 2. Reflexão acerca das práticas desenvolvidas por mim e o respectivo cronograma; 3. Projecto de investigação, subordinado ao tema “A importância da música na celebração de um ritual religioso católico”, motivado pelo meu interesse, enquanto maestrina, em entender a importância da música, das letras e da escolha de obras musicais para um ritual religioso. Este trabalho permitiu-me fazer um estudo mais aprofundado sobre algumas formas de adaptação e relacionamento dentro da prática de ensino nos diferentes níveis de escolaridade, considerando a sua heterogeneidade. Ao mesmo tempo, procurei conteúdos que agradassem aos meus alunos, por forma a motivá-los e a cativá-los, tendo em conta as suas preferências musicais. Este relatório reflecte ainda sobre a importância da interdisciplinaridade, necessária a uma prática do ensino musical mais abrangente e inovadora.
- Relatório de Estágio de Cláudia Patrícia Campos FerreiraPublication . Ferreira, Cláudia Patricia Campos; Palheiros, Graça BoalO presente relatório, da Prática Educativa Supervisionada, de Educação Musical no Ensino Básico, propõe descrições e reflexões no âmbito das práticas no 1º, 2º e 3º Ciclos, do Ensino Básico, com recorrência a fundamentação teórica. Conta, ainda com um projeto de investigação relacionado com uma tipologia de trabalho, em projeto, sobre os musicais da Disney, desenvolvido pelas Atividades de Enriquecimento Curricular – Ensino da Música, na Póvoa de Varzim.
- Relatório de Estágio de Ana Isabel Teixeira FerreiraPublication . Ferreira, Ana Isabel Teixeira; Palheiros, Graça BoalO presente trabalho descreve o meu percurso enquanto estagiária na Prática Educativa I, II e III, acompanhado de considerações fundamentadas sobre a observação e a lecionação, refletindo sobre questões vivenciadas na prática. Inclui também um trabalho de investigação sobre o tema “A metodologia narrativa como estratégia de ensino em educação musical no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico”, motivado pelo meu interesse em sistematizar uma forma de ação e de adaptar à educação musical pressupostos teóricos da área da psicologia. Esta investigação pode ter implicações na forma como se aborda e organiza a prática docente no âmbito do Ensino Básico. O Relatório conclui com uma reflexão final sobre todo o processo.
- Motivação de crianças e jovens para a prática vocalPublication . Cruz, Ana Isabel Santos; Boal-Palheiros, GraçaEste relatório foi escrito no âmbito do estágio de Prática Educativa do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo encontra-se a caracterização dos contextos onde decorreu a Prática Educativa – escolas, turmas e comunidades educativas. O segundo capítulo engloba a reflexão e fundamentação das opções realizadas ao longo das três Práticas Educativas, que resultaram da negociação entre os ideais, os programas e as crianças e os jovens envolvidos, suas competências, anseios e motivações. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação realizado sobre a motivação de crianças e jovens dos 2º e 3º ciclos do ensino básico para participarem em atividades de prática vocal extracurriculares e suas implicações para a Educação Musical na sala de aula. O contraste entre a motivação dos alunos na sala de aula e em atividades extracurriculares suscitou o desenvolvimento deste estudo em dois contextos: o Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa e o Clube de Canto da Escola Básica Augusto Gil. A reflexão sobre a Prática Educativa é um instrumento ao serviço dos professores que lhes permite avaliar, e avaliarem-se, e introduzir mais consciência e reflexividade na sua acção, com vista a melhorá-la continuamente e a torná-la pertinente para o percurso dos seus alunos num mundo em constante mudança.
- Audição musical na sala de aula: práticas passadas e presentesPublication . Borges, Cátia Sofia Lopes de Freitas; Boal-Palheiros, GraçaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capítulo é constituído por uma breve caraterização das instituições da Prática de Ensino Supervisionada, bem como dos contextos em que se inserem e a descrição das turmas envolvidas neste processo. No segundo capítulo expõe-se uma reflexão fundamentada sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. Paralelamente, aqui também é feita uma abordagem a autores de referência no âmbito da didática e da pedagogia. Por último, o terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “A audição musical na sala de aula: práticas passadas e presentes”. O referido projeto tem como objetivo compreender de que forma é trabalhada a audição nas aulas de Educação Musical e, ao mesmo tempo, investigar quais as estratégias de ensino mais adequadas para o seu desenvolvimento. A abordagem metodológica inclui um questionário e um estudo quase-experimental. Os questionários foram aplicados a professores de Educação Musical do 2º ciclo do Ensino Básico, do distrito do Porto, pretendendo-se comparar a realidade atual com a estudada por Graça Boal-Palheiros (1994). O estudo quase-experimental consistiu na aplicação de diferentes estratégias de ensino da audição musical, a alunos do 5º ano da Escola Básica de Matosinhos. Assim, foram investigados os efeitos destas estratégias na aprendizagem e compreensão musical dos alunos. Os resultados dos questionários demonstram uma continuidade da importância atribuída pelos professores à audição, sendo considerada uma ferramenta essencial para o desenvolvimento musical das crianças. A frequência de realização de audições nas aulas revelou-se mais elevada neste estudo, face aos resultados obtidos no estudo realizado há cerca de 23 anos. As considerações finais permitem refletir sobre aspetos fundamentais da prática de ensino supervisionada e que estão subjacentes à prática profissional.
- Relatório de EstágioPublication . Silva, Joana Lopes da; Boal-Palheiros, GraçaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto no ano letivo 2017/2018. No primeiro capítulo faz-se uma caracterização dos contextos onde decorreu a Prática Educativa: instituições educativas, projetos educativos, descrição das turmas, recursos disponíveis e a importância da disciplina de Educação Musical na PES do 2º ciclo. O segundo capítulo faz uma abordagem das escolhas realizadas ao longo das duas Práticas Educativas (PES 1º e 2º ciclos), relativamente às atividades musicais desenvolvidas, que resultaram da combinação do contexto escolar, das caraterísticas e motivações da turma em questão, do programa estipulado na disciplina e objetivos pessoais como estagiária da PES. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação realizado que visa ir ao encontro do ensino da música no ensino genérico e especializado, abordando o tema referente à prática de relaxamento em aulas de música. A investigação foi realizada através de questionários online a vinte e nove professores da área de música. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria tem interesse na prática e considera uma ferramenta essencial nas suas aulas, devido aos inúmeros benefícios que a mesma apresenta. No final do trabalho apresenta-se uma reflexão final sobre os aspetos fundamentais da prática de ensino supervisionada e projeto de investigação.
- As preferências musicais de crianças e jovens em acolhimento residencialPublication . Marques, Pedro Simão Silva; Boal-Palheiros, GraçaEste relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Musical, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo encontram-se relatadas as caracterizações das instituições onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, assim como o contexto onde estas se inserem e a caracterização das turmas. No segundo capítulo são apresentadas as atividades musicais desenvolvidas com cada uma das turmas, assim como uma reflexão das escolhas para a prática pedagógica expondo, em particular, momentos musicais mais significativos. No terceiro capítulo apresenta-se o projeto de investigação desenvolvido ao longo deste ano, que tenta compreender a relação com a música, de crianças e jovens em acolhimento residencial, em risco ou perigo. Este estudo foi desenvolvido na Instituição Colégio de São Caetano.
- Relatório de EstágioPublication . Martins, Jenifer Moreira; Boal-Palheiros, GraçaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este relatório apresenta todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano 2017/2018, em forma de carácter reflexivo e crítico. No primeiro capítulo encontra-se a caracterização e contextualização das instituições onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada: a Escola Básica de São Tomé (1º Ciclo) e a Escola Básica Augusto Gil (2º Ciclo). Serão explicados os contextos em que estas duas escolas se inserem, bem como a caracterização das turmas e os recursos disponíveis. O segundo capítulo está escrito numa narrativa pessoal e engloba uma reflexão da minha experiência de ensino e aprendizagem, com todas as minhas escolhas, opções, motivações, dificuldades e estratégias utilizadas ao longo do ano enquanto professora estagiária. Por último, o terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, tendo como tema “A influência dos manuais escolares no repertório musical utilizado pelos professores de Educação Musical de 2º Ciclo”.
- Relatório de EstágioPublication . Cardoso, Sofia Alexandra Santos Marquês; Boal-Palheiros, Graça; Oliveira, Ana DanielaEste relatório foi escrito no âmbito do estágio de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este relatório, está dividido em três partes. Na primeira parte encontra-se uma reflexão sobre as aulas observadas em quatro escolas do ensino básico; a segunda parte engloba a reflexão e fundamentação das opções realizadas nas aulas que lecionei enquanto estagiária, que resultaram da articulação entre os ideais, os programas e as competências, anseios e expetativas das crianças envolvidos. Encontra-se também presente uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada, um instrumento fundamental para a formação dos professores, que me permitiu analisar e avaliar o meu desempenho e introduzir uma consciência reflexiva da minha ação, com vista a melhorá-la continuamente e futuramente e a torná-la pertinente, num mundo em constante mudança; a terceira parte é dedicada ao projeto de investigação que teve como objetivo conhecer as práticas dos docentes do 2º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia consistiu na realização de um questionário on-line a 65 professores. Muitos destes professores utilizam o manual como base para a lecionação, as suas atividades musicais são pouco variadas e muitos deles sentem-se desmotivados pela falta de recursos.