ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design
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- A contribuição da arte urbana e da cultura remix na construção da identidade visual: O caso do Gallery HostelPublication . Oliveira, Natacha Ferreira; Coelho, Rita; Serapicos, PedroEste estudo tem como objetivo explorar o processo de conceção e desenvolvimento de uma identidade visual para o Gallery Hostel, situado na Rua de Miguel Bombarda, no Porto. Num contexto em que a cultura portuguesa ganha crescente reconhecimento internacional, os espaços turísticos procuram afirmar-se como representações autênticas da identidade nacional. Neste sentido, a investigação analisa de que forma um sistema de identidade visual pode responder à multifuncionalidade dos espaços, adaptando-se a diferentes usos e sendo moldada pelo ambiente envolvente, fortemente influenciado pela arte urbana e pelo ecossistema cultural que caracteriza esta zona da cidade. Desenvolvida no âmbito de um projeto de Mestrado em Design, a investigação assenta numa metodologia que passa por uma triangulação entre análise visual, entrevistas e observação etnográfica, combinando documentação fotográfica, revisão bibliográfica e análise da cultura de remix, cruzando referências da arte erudita e popular. A partir desta abordagem, examina-se a forma como a identidade visual do Gallery Hostel se constrói como uma extensão do ecossistema criativo da rua onde se insere, assumindo-se como parte integrante do centro artístico do Porto. A arte urbana desempenha aqui um papel fundamental, contribuindo não apenas para o enriquecimento estético do espaço, mas também para a sua valorização cultural e social. O estudo analisa ainda o branding enquanto ferramenta contemporânea de identificação e apropriação do espaço urbano, destacando a arte urbana como um meio alternativo de sinalização e requalificação do espaço público. Paralelamente, é proposta uma reflexão sobre as interseções entre desenho, ilustração, arte urbana e identidade visual, sublinhando a importância destas práticas na construção de uma ligação autêntica entre o espaço e os seus públicos. As conclusões apontam para o potencial da cultura urbana enquanto fonte de inspiração para uma identidade visual capaz de reforçar a integração do espaço na cena artística local, promovendo o seu reconhecimento como núcleo vivo e dinâmico da cidade do Porto.
- À margem do caminhoPublication . Pereira, Rita Almeida; Leal, JoãoA realização de um projeto de fotografia documental levou à temática da caminhada como prática e experiência estética e artística, onde a fotografia foi associada ao ato de caminhar. O percurso escolhido para a realização da prática fotográfica é o Caminho de Santiago de Compostela. A reflexão teórica e a produção prática ganham suporte, fundamentalmente com as obras de autores como: Francesco Careri, que abordada os conceitos de caminhada estética, de percurso e território; de Rebecca Solnit, que reflete sobre o ato de caminhar enquanto forma de alcançar o lado consciente com a produção de pensamentos; Marc Augé e Michel de Certeau, que exploram o conceito de lugar e não-lugar, bem como de espaço. O projeto é realizado com base no tema da caminhada e das questões que daí advém. O ato de caminhar apresenta-se como a temática subjacente ao Caminho de Santiago, onde a ideia de caminhante, de percurso, de território e de paisagem são exploradas. O objetivo principal deste projeto, traduz-se na reflexão sobre o ato de caminhar enquanto prática potenciadora de experiências estéticas e artísticas, e posteriormente, na sustentação dessa reflexão em imagens. Essas imagens são constituídas por um conjunto de retratos, paisagens e objetos. A caminhada é vista enquanto ação que possibilita o envolvimento com o território, bem como a perceção mais abrangente das múltiplas dimensões de um espaço. Desta forma, parte da motivação do projeto consiste na intenção de estimular o pensamento através da caminhada enquanto experiência mental e física, possibilitando o contacto do corpo com o espaço. Este projeto fotográfico tenciona ainda, revelar resultados que reflitam um olhar pessoal sobre o percurso, potenciador de sugestões narrativas polissémicas. Pretende-se perceber de que forma a ação de caminhar poderá ou não ser substancial aos níveis artístico e pessoal. Da mesma forma que Francesco Careri, na sua obra Walkscapes: o caminhar como prática estética (2013), nos revela que se encontra movido por um interesse de compreensão sobre a importância da narrativa pessoal revisto no ato de caminhar, também a realização deste projeto possui motivações semelhantes.
- A realização de Doula: formação dos valores da sociedade através da vertente emocional e figurativa do documentárioPublication . Gontar, Aleksandra; Ferreira, José QuintaEsta investigação examina as dimensões éticas, estéticas e narrativas do cinema documental contemporâneo, com especial enfoque na representação da vulnerabilidade, na retórica do corpo e na negociação entre autoria e cuidado. O trabalho é composto por duas componentes interligadas: uma investigação teórica ancorada nos estudos críticos de cinema, e um projeto prático - o documentário Doula - que explora o apoio perinatal não médico enquanto tema e abordagem cinematográfica. A parte teórica baseia-se em debates académicos sobre o olhar, a representação, a reflexividade e a construção de sentido no cinema não ficcional. Dá-se especial atenção à forma como a retórica visual molda a interpretação do espectador e às implicações éticas da documentação da experiência vivida, sobretudo em contextos de exposição emocional e marginalidade social. A análise aborda como as práticas documentais - através do enquadramento, do silêncio, da duração e da seleção - podem funcionar como ferramentas tanto de expressão como de cuidado. Em paralelo, o filme Doula foi desenvolvido num modo observacional e reflexivo, abordando aspetos emocionais e culturais do parto, da perda e da agência feminina. O projeto exigiu uma constante negociação entre estratégias estéticas e responsabilidade ética, sobretudo no trabalho com participantes em situações de vulnerabilidade e em contextos multilingues. A componente prática constituiu não apenas um resultado artístico, mas também um campo de experimentação metodológica e de clarificação conceptual. Conclui-se que o cinema documental, quando guiado por uma postura autoral consciente e uma sensibilidade ética, torna-se um espaço de reflexão crítica e de envolvimento social. A interligação entre conhecimento teórico e a prática artística revela o potencial do documentário para conter presença, cuidado e complexidade em igual medida.
- Uma abordagem ao design de rótulos de Vinho do Porto do século XXI: caso SandemanPublication . Fraga, Luiza Serpa; Quelhas, VítorEsta investigação discute a temática do Vinho do Porto, um produto que, para além de ser influente nos aspetos económico e histórico, retrata a identidade cultural portuguesa. O seu êxito comercial impulsiona o surgimento de novas marcas e o consequente aumento da competitividade. Estes fatores suscitam a necessidade de se salientarem. Sendo assim, observa-se que o rótulo, para além de ser um elemento essencial na conceção da identidade do produto, carrega em si um grande potencial para atingir essas necessidades, uma vez que é o primeiro contacto entre o produto e o consumidor. No entanto, o rótulo de Vinho do Porto ainda é um objeto de estudo pouco discutido, principalmente sob a perspetiva do design. Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo geral desta dissertação explorar e avaliar quais as características que envolvem o processo de criação de um rótulo de Vinho do Porto que contribuem para o sucesso de uma marca. Para este fim, realizou-se uma pesquisa de finalidade básica pura, cujo objetivo é exploratório, com abordagem quali-quantitativa feita através de procedimentos bibliográficos e estudo de caso com 58 rótulos de Vinho do Porto Sandeman do século XXI. Estes rótulos foram analisados individualmente mediante critérios como a cor, a forma, a tipografia, a iconografia e a produção gráfica. Apesar do baixo número da amostragem em avaliação, houve o emprego de instrumentos estatísticos para uma compreensão mais rica. Todavia, sincronicamente, a análise foi feita de forma crítica baseada na perceção da autora acerca do objeto de estudo. Por fim, esta investigação permitiu concluir que o processo de construção de um rótulo de Vinho do Porto não envolve apenas aspetos técnicos como a boa legibilidade, o uso adequado de cores e tipografias ou o equilíbrio da composição. Este processo requer sensibilidade por parte do designer, e isto inclui tanto o envolvimento com os valores da marca e o entendimento cuidado da mensagem que esta visa transmitir, como o estudo do comportamento do consumidor.
- AJP: projecto de um motociclo eléctricoPublication . Alexandre, Mário Taffarel Barbosa de; Sousa, PedroA presente investigação possui como objecto de estudo a mobilidade eléctrica no contexto da empresa portuguesa de motociclos AJP Motos e, materializa-se num projecto teórico e prático que sistematiza todo o processo e conhecimento. Com a realização deste projecto, também pretende-se mapear e compilar todos os fragmentos históricos da empresa, com o objectivo da valorização da construtora. O principal objectivo do projecto é a realização de um veículo-conceito, de carácter analógico à escala real, que permita a expansão da oferta da empresa nos diversos nichos motociclísticos. O projecto visa a entrada no mercado urbano electrificado, com base nos princípios de economia e recursos ao know-how 1 auferido pela AJP Motos durante os trinta e cinco anos de experiência no mercado dos motociclos Enduro2 e Todo-o-Terreno. O estudo encontra-se divido em duas partes essenciais, iniciado por um enquadramento contextual do motociclo no mundo, em Portugal e da construtora nacional. A segunda parte, apresenta uma síntese do trabalho realizado entre as etapas do anteprojecto e a sua apresentação ao público.
- A aldeia: identidade e representaçãoPublication . Queirós, Ana Francisca Diogo Pinto; Leal, JoãoA Aldeia consiste num trabalho fotografico que aborda questões relacionadas com a identidade, o olhar sobre o outro e o olhar que o outro tem sobre nós. A aspiração para a concretização deste projeto consiste na vontade de entender o conceito de “belo”, e a sua influência na construção de identidade e representação do indivíduo. Mediante esta escolha o projeto explora o conceito de “beleza” na terceira idade. Existe na sociedade uma vontade acentuada de combater o envelhecimento. O crescimento das empresas de cosméticos poderá ser uma prova disso. Um creme antienvelhecimento tem como função, segundo as empresas de cosméticos, ajudar a preservar a beleza e juventude da pele, mas será que só existe beleza na juventude e numa aparência jovem? Num número dedicado à “Beleza”, pode ler-se na revista Exit que “o culto ao corpo, a vontade de não envelhecer, de continuar atraente, configura uma sociedade em que a juventude é um valor praticamente cotado em bolsa” (Exit, 2012). Esta afirmação poderá sugerir que existe uma vontade em alcançar a juventude eterna, ou então, de impedir que as marcas do tempo façam sentir de uma forma muito pronunciada no nosso corpo. Tendo como pano de fundo estas ideias, resolvi trabalhar com um grupo de mulheres mais velhas no sentido de perceber se estas ideias persistem à medida que as pessoas vão envelhecendo. O projeto é realizado na aldeia de Soalhães, em Marco de Canaveses, e consiste num trabalho fotográfico com um grupo de treze mulheres que foram maquilhadas e arranjadas como forma de enaltecer a sua figura. Em colaboração com a comunidade, realizaram-se oito sessões com pessoas diferentes, onde foram realizados retratos das pessoas que se mostraram disponíveis para se maquilharem e vestirem de uma forma diferente daquela com que se apresentam no dia a dia. A forma como estas pessoas estão produzidas parece descontextualizada da realidade que as envolve, realidade essa que é a das suas vidas quotidianas.
- A análise da construção dos estereótipos em DisclosurePublication . Rodrigues, Débora Brito; Cortesão, Maria João; Pinheiro, José AlbertoA presente dissertação foi realizada no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto/Estagio, do Mestrado em Comunicação Audiovisual — Especialização em Produção e Realização Audiovisual, na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Numa primeira fase será feita a contextualização do tema, assim como a apresentação da problematização e da metodologia utilizada. Na componente teórica, serão explicados um conjunto de conceitos relacionados com a identidade de gênero, a orientação sexual e a expressão de género, e o que são os estereótipos para posterior análise no âmbito cinematográfica e televisivo. O estudo gizado na primeira parte do trabalho em causa, incidirá na análise do estereótipo dos homens trans no cinema e na televisão, sendo precedido de uma contextualização do documentário Disclosure (2020), de qual se retiraram alguns excertos estudados. Após a conclusão, dedicamos um capitulo onde são descritas recomendação para futuras investigações.
- Análise do impacto dos elementos sonoros de videojogos de terror na imersão e envolvimento do jogadorPublication . Oliveira, Cláudia Sofia Mateus; Lima, JorgeSendo perceção comum que o som tem um grande impacto nos jogadores em videojogos de terror, ele tem como função principal evocar reações intensas de medo e ansiedade, o que intensifica a imersão do jogador, considerando que influencia a perceção e a resposta emocional do mesmo. Foi criada uma dissertação com uma componente pratica integrada, de forma a poder analisar o impacto dos efeitos sonoros de um videojogo de terror relativamente a imersão e ao envolvimento do jogador. A análise teórica foi feita através de teorias e estudos de casos anteriores, enquanto a análise da componente prática foi realizada através de dados biométricos, análises visuais e um questionário no final da experiência. Através destes estudos, foi possível verificar que a ausência de som afetou a imersão dos jogadores, havendo uma frequência cardiaca inferior nas sessões sem som e uma maior nas sessões com som. Relativamente ao registo dos dados verbais e comportamentais, também houve alguma diferença, mas não foi muito significativa, sendo as reações vocais e comportamentais semelhantes. Em relação ao questionário, a presença de som, provou que existiu um maior envolvimento por parte dos jogadores aquando de jogar o videojogo. Através da análise dos diferentes dados, foi possível compreender que a presença de som nos videojogos afeta positivamente a imersão e o envolvimento dos jogadores a vários níveis.
- Aplicação móvel de realidade aumentada para o património e cultura da Ilha de São MiguelPublication . Cordeiro, Afonso Castro; Azevedo, João; Silva, FirminoA realidade aumentada é considerada atualmente como um dos maiores investimentos para o futuro, não só em Portugal, mas a nível mundial pois prevê-se que seja uma mais valia no campo do entretenimento, educacional e património. No sentido desta afirmação, este projeto explora as possibilidades de uma aplicação móvel utilizando a realidade aumentada com o objetivo de visualizar, utilizando um smartphone, o estado original de monumentos em ruínas ou já inexistentes da ilha de São Miguel nos Açores através de modelos 3D desses mesmos monumentos. O foco principal é o desenvolvimento da aplicação móvel, possibilitando ao utilizador explorar a ilha e conhecer um pouco mais do seu património e cultura numa experiência em tempo real. O projeto divide-se em dois caminhos que se interligam - o teórico onde foram explorados diversos documentos e artigos que demonstram diferentes tipos de processos de desenvolvimento possíveis para a credibilidade e exequibilidade do projeto. O outro caminho, o projeto em si, foi dotado de vários processos que ajudaram a perceber as melhores formas de como desenvolver um protótipo de uma aplicação móvel, desenhar modelos 3D e com isto recorrer ao reconhecimento de geolocalização do utilizador de forma a que o monumento seja sempre visualizado mesmo que já não tenhamos nada como referência do local em questão. Durante todo o procedimento de desenvolvimento foram identificados alguns pontos-chave para a concretização do mesmo como o estudo da história dos monumentos, o estado atual da realidade aumentada e a viabilidade da compatibilidade de tecnologias como a modelação 3D com o património de um local. A peça final utilizou um fluxo de trabalho que desencadeou algumas questões ao longo do processo e também propostas para futuros novos desenvolvimentos.
- Apúlia em padrões têxteis: contributo do design gráfico na comunicação identitáriaPublication . Carvalho, Luana Proença de; Fernandes, MartaO presente projeto de mestrado tem como objetivo explorar e valorizar a identidade cultural da Apúlia através da criação de padrões têxteis que reinterpretam, de forma contemporânea, elementos históricos, culturais e naturais da região. Inspirado nas tradições locais, como a atividade dos sargaceiros, a pesca artesanal e as paisagens costeiras, o projeto utiliza o design gráfico como ferramenta central para desenvolver uma linguagem visual que homenageia e atualiza a herança cultural apuliense. A proposta consiste na criação de uma identidade visual têxtil que promova o património local, com base em estudos de campo, registos fotográficos, recolha de testemunhos orais e análise de marcas que integram o design como veículo de comunicação cultural. O projeto aposta na aplicação da técnica de sublimação com tintas à base de água, que permite a criação de padrões têxteis detalhados, sustentáveis e visualmente apelativos, contribuindo para uma produção responsável e ambientalmente consciente. Os principais objetivos incluem a construção de uma identidade de marca que represente a cultura da Apúlia, a investigação de elementos gráficos inspirados na região, o estudo do impacto das novas tecnologias no design têxtil, e a aplicação dos padrões desenvolvidos em peças e materiais sustentáveis. A pesquisa engloba ainda uma análise a marcas de produtos de moda internacionais que utilizam padrões têxteis como elemento da sua identidade visual, visando compreender como o design pode ser um agente ativo na preservação, promoção e reinvenção das tradições culturais. O trabalho divide-se em três grandes momentos: a contextualização histórica e cultural da Apúlia, a análise de referências no âmbito do design gráfico e têxtil, e o desenvolvimento prático dos padrões e da identidade visual, acompanhados de uma reflexão crítica sobre o processo e as possibilidades futuras de aplicação e expansão do projeto.
