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Análise do impacto dos elementos sonoros de videojogos de terror na imersão e envolvimento do jogador

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Sendo perceção comum que o som tem um grande impacto nos jogadores em videojogos de terror, ele tem como função principal evocar reações intensas de medo e ansiedade, o que intensifica a imersão do jogador, considerando que influencia a perceção e a resposta emocional do mesmo. Foi criada uma dissertação com uma componente pratica integrada, de forma a poder analisar o impacto dos efeitos sonoros de um videojogo de terror relativamente a imersão e ao envolvimento do jogador. A análise teórica foi feita através de teorias e estudos de casos anteriores, enquanto a análise da componente prática foi realizada através de dados biométricos, análises visuais e um questionário no final da experiência. Através destes estudos, foi possível verificar que a ausência de som afetou a imersão dos jogadores, havendo uma frequência cardiaca inferior nas sessões sem som e uma maior nas sessões com som. Relativamente ao registo dos dados verbais e comportamentais, também houve alguma diferença, mas não foi muito significativa, sendo as reações vocais e comportamentais semelhantes. Em relação ao questionário, a presença de som, provou que existiu um maior envolvimento por parte dos jogadores aquando de jogar o videojogo. Através da análise dos diferentes dados, foi possível compreender que a presença de som nos videojogos afeta positivamente a imersão e o envolvimento dos jogadores a vários níveis.
Being a common perception that sound has a great impact on players in horror video games, he has as the main role to evoke intense reactions of fear and anxiety, which intensifies the player's immersion, considering it influences the perception and emotional response of it. A dissertation was created with an integrated practical component, to be able to analyze the impact of the sound effects of a horror video game in relation to the player's immersion and involvement. The theoretical analysis was conducted through theories and previous case studies, while the analysis of the practical component was conducted through biometric data, visual analyzes and a questionnaire at the end of the experiment. Through these studies, it was possible to verify that the absence of sound affected the players' immersion, with a lower heart rate in sessions without sound and a higher one in sessions with sound. Regarding the recording of verbal and behavioral data, there was also some difference, but it was not very significant, with vocal and behavioral reactions being similar. In relation to the questionnaire, the presence of sound proved that there was greater involvement on the part of players when playing the video game. Keywords: Player, immersion, video games, sound elements, horror. Through the analysis of different data, it was possible to understand that the presence of sound in video games positively affects the immersion and engagement of players on various levels.

Description

Dissertação de mestrado

Keywords

Jogador Imersão Videojogos Elementos sonoros Terror Player Immersion Video games Sound elements Horror

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