ESMAD - Escola Superior de Media Artes e Design
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- 1993Publication . Alves, Cesário
- 6th Symposium on Languages, Applications and Technologies SLATE 2017Publication . Queirós, Ricardo; Pinto, Mário; Simões, Alberto; Leal, José Paulo; Varanda, Maria João
- 700X7Publication . Ribeiro, Luís, ed.
- À Clara e aos pássaros de ferroPublication . Ferreira, Ângela
- A contribuição da arte urbana e da cultura remix na construção da identidade visual: O caso do Gallery HostelPublication . Oliveira, Natacha Ferreira; Coelho, Rita; Serapicos, PedroEste estudo tem como objetivo explorar o processo de conceção e desenvolvimento de uma identidade visual para o Gallery Hostel, situado na Rua de Miguel Bombarda, no Porto. Num contexto em que a cultura portuguesa ganha crescente reconhecimento internacional, os espaços turísticos procuram afirmar-se como representações autênticas da identidade nacional. Neste sentido, a investigação analisa de que forma um sistema de identidade visual pode responder à multifuncionalidade dos espaços, adaptando-se a diferentes usos e sendo moldada pelo ambiente envolvente, fortemente influenciado pela arte urbana e pelo ecossistema cultural que caracteriza esta zona da cidade. Desenvolvida no âmbito de um projeto de Mestrado em Design, a investigação assenta numa metodologia que passa por uma triangulação entre análise visual, entrevistas e observação etnográfica, combinando documentação fotográfica, revisão bibliográfica e análise da cultura de remix, cruzando referências da arte erudita e popular. A partir desta abordagem, examina-se a forma como a identidade visual do Gallery Hostel se constrói como uma extensão do ecossistema criativo da rua onde se insere, assumindo-se como parte integrante do centro artístico do Porto. A arte urbana desempenha aqui um papel fundamental, contribuindo não apenas para o enriquecimento estético do espaço, mas também para a sua valorização cultural e social. O estudo analisa ainda o branding enquanto ferramenta contemporânea de identificação e apropriação do espaço urbano, destacando a arte urbana como um meio alternativo de sinalização e requalificação do espaço público. Paralelamente, é proposta uma reflexão sobre as interseções entre desenho, ilustração, arte urbana e identidade visual, sublinhando a importância destas práticas na construção de uma ligação autêntica entre o espaço e os seus públicos. As conclusões apontam para o potencial da cultura urbana enquanto fonte de inspiração para uma identidade visual capaz de reforçar a integração do espaço na cena artística local, promovendo o seu reconhecimento como núcleo vivo e dinâmico da cidade do Porto.
- A marcenaria moderna: o futuro dos encaixes entre a tradição e a tecnologiaPublication . Correia, Bruna Cristina Simão; Loyens, DirkEsta dissertação tem como principal objetivo explorar os sistemas de união em madeira e investigar o potencial da integração entre a marcenaria tradicional e as tecnologias de fabricação digital, com ênfase nas técnicas de encaixe que, cada vez mais, têm vindo a ser utilizadas no design contemporâneo. O enquadramento histórico e cultural da marcenaria nos diferentes contextos civilizacionais permitiu explorar as origens, as adaptações e a evolução das tipologias de encaixe enquanto sistemas construtivos que agregam valor funcional e estético as peças de mobiliário. O desenvolvimento da dissertação tem duas vertentes na sua estruturação: a vertente teórica, em que são analisados os métodos de execução manuais e as respetivas ferramentas e os desenvolvimentos tecnológicos que marcaram a transição para as técnicas mecanizadas através de softwares e da máquina CNC de 3 eixos. A vertente prática é assinalada através de uma pesquisa experimental que compara as juntas de encaixe realizadas na execução manual, em colaboração com o Marceneiro Sandro e na execução mecanizada. Através da tecnologia da máquina CNC de 3 eixos e com a colaboração com o técnico da oficina da ESMAD. A comparação realizada entre as duas execuções baseia-se em critérios de avaliação previamente estabelecidos como o design estético, a precisão, o grau de dificuldade de execução e o tempo de execução. Este estudo revela a importância e as vantagens das abordagens híbridas e contribui para um reconhecimento artesanal da marcenaria que, com a relação de complementaridade com as tecnologias, enriquece culturalmente e tecnicamente, propondo uma adaptação contemporânea ao design e as necessidades existentes.
- À margem do caminhoPublication . Pereira, Rita Almeida; Leal, JoãoA realização de um projeto de fotografia documental levou à temática da caminhada como prática e experiência estética e artística, onde a fotografia foi associada ao ato de caminhar. O percurso escolhido para a realização da prática fotográfica é o Caminho de Santiago de Compostela. A reflexão teórica e a produção prática ganham suporte, fundamentalmente com as obras de autores como: Francesco Careri, que abordada os conceitos de caminhada estética, de percurso e território; de Rebecca Solnit, que reflete sobre o ato de caminhar enquanto forma de alcançar o lado consciente com a produção de pensamentos; Marc Augé e Michel de Certeau, que exploram o conceito de lugar e não-lugar, bem como de espaço. O projeto é realizado com base no tema da caminhada e das questões que daí advém. O ato de caminhar apresenta-se como a temática subjacente ao Caminho de Santiago, onde a ideia de caminhante, de percurso, de território e de paisagem são exploradas. O objetivo principal deste projeto, traduz-se na reflexão sobre o ato de caminhar enquanto prática potenciadora de experiências estéticas e artísticas, e posteriormente, na sustentação dessa reflexão em imagens. Essas imagens são constituídas por um conjunto de retratos, paisagens e objetos. A caminhada é vista enquanto ação que possibilita o envolvimento com o território, bem como a perceção mais abrangente das múltiplas dimensões de um espaço. Desta forma, parte da motivação do projeto consiste na intenção de estimular o pensamento através da caminhada enquanto experiência mental e física, possibilitando o contacto do corpo com o espaço. Este projeto fotográfico tenciona ainda, revelar resultados que reflitam um olhar pessoal sobre o percurso, potenciador de sugestões narrativas polissémicas. Pretende-se perceber de que forma a ação de caminhar poderá ou não ser substancial aos níveis artístico e pessoal. Da mesma forma que Francesco Careri, na sua obra Walkscapes: o caminhar como prática estética (2013), nos revela que se encontra movido por um interesse de compreensão sobre a importância da narrativa pessoal revisto no ato de caminhar, também a realização deste projeto possui motivações semelhantes.
- A realização de Doula: formação dos valores da sociedade através da vertente emocional e figurativa do documentárioPublication . Gontar, Aleksandra; Ferreira, José QuintaEsta investigação examina as dimensões éticas, estéticas e narrativas do cinema documental contemporâneo, com especial enfoque na representação da vulnerabilidade, na retórica do corpo e na negociação entre autoria e cuidado. O trabalho é composto por duas componentes interligadas: uma investigação teórica ancorada nos estudos críticos de cinema, e um projeto prático - o documentário Doula - que explora o apoio perinatal não médico enquanto tema e abordagem cinematográfica. A parte teórica baseia-se em debates académicos sobre o olhar, a representação, a reflexividade e a construção de sentido no cinema não ficcional. Dá-se especial atenção à forma como a retórica visual molda a interpretação do espectador e às implicações éticas da documentação da experiência vivida, sobretudo em contextos de exposição emocional e marginalidade social. A análise aborda como as práticas documentais - através do enquadramento, do silêncio, da duração e da seleção - podem funcionar como ferramentas tanto de expressão como de cuidado. Em paralelo, o filme Doula foi desenvolvido num modo observacional e reflexivo, abordando aspetos emocionais e culturais do parto, da perda e da agência feminina. O projeto exigiu uma constante negociação entre estratégias estéticas e responsabilidade ética, sobretudo no trabalho com participantes em situações de vulnerabilidade e em contextos multilingues. A componente prática constituiu não apenas um resultado artístico, mas também um campo de experimentação metodológica e de clarificação conceptual. Conclui-se que o cinema documental, quando guiado por uma postura autoral consciente e uma sensibilidade ética, torna-se um espaço de reflexão crítica e de envolvimento social. A interligação entre conhecimento teórico e a prática artística revela o potencial do documentário para conter presença, cuidado e complexidade em igual medida.
- A realização em Lá Pró Pé do Fim: a abordagem etnográfica no cinema documentalPublication . Inácio, Gonçalo Rui Mendes; Martins, FilipeEste ensaio procura debruçar-se sobre as ferramentas e metodologias utilizadas no estudo da etnografia associada ao cinema documental e como estas podem ser usadas na realização de um filme que se aproxime ao máximo da realidade de uma comunidade a ser estudada, com atenção a todas as implicações éticas que possam daí existir. Para além disso, pretende-se averiguar como o subgénero etnográfico se manifestou na prática do cinema português na representação de comunidades de diferentes pontos do território, com especial ênfase na região do Algarve. Partindo do cruzamento de conceitos dos campos da Antropologia Visual, Sociologia e Etnografia, o objetivo passa por entender de que forma uma abordagem etnográfica pode moldar a construção da narrativa documental de determinado filme. Através da realização do filme Lá Pró Pé do Fim e da análise de outras referências filmográficas, explora-se como melhor aplicar técnicas e estratégias de envolvimento com o Outro representado para criar uma obra documental mais autêntica.
- Uma abordagem ao design de rótulos de Vinho do Porto do século XXI: caso SandemanPublication . Fraga, Luiza Serpa; Quelhas, VítorEsta investigação discute a temática do Vinho do Porto, um produto que, para além de ser influente nos aspetos económico e histórico, retrata a identidade cultural portuguesa. O seu êxito comercial impulsiona o surgimento de novas marcas e o consequente aumento da competitividade. Estes fatores suscitam a necessidade de se salientarem. Sendo assim, observa-se que o rótulo, para além de ser um elemento essencial na conceção da identidade do produto, carrega em si um grande potencial para atingir essas necessidades, uma vez que é o primeiro contacto entre o produto e o consumidor. No entanto, o rótulo de Vinho do Porto ainda é um objeto de estudo pouco discutido, principalmente sob a perspetiva do design. Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo geral desta dissertação explorar e avaliar quais as características que envolvem o processo de criação de um rótulo de Vinho do Porto que contribuem para o sucesso de uma marca. Para este fim, realizou-se uma pesquisa de finalidade básica pura, cujo objetivo é exploratório, com abordagem quali-quantitativa feita através de procedimentos bibliográficos e estudo de caso com 58 rótulos de Vinho do Porto Sandeman do século XXI. Estes rótulos foram analisados individualmente mediante critérios como a cor, a forma, a tipografia, a iconografia e a produção gráfica. Apesar do baixo número da amostragem em avaliação, houve o emprego de instrumentos estatísticos para uma compreensão mais rica. Todavia, sincronicamente, a análise foi feita de forma crítica baseada na perceção da autora acerca do objeto de estudo. Por fim, esta investigação permitiu concluir que o processo de construção de um rótulo de Vinho do Porto não envolve apenas aspetos técnicos como a boa legibilidade, o uso adequado de cores e tipografias ou o equilíbrio da composição. Este processo requer sensibilidade por parte do designer, e isto inclui tanto o envolvimento com os valores da marca e o entendimento cuidado da mensagem que esta visa transmitir, como o estudo do comportamento do consumidor.
