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- Relatório de estágio profissional na produtora Filmógrafo: a montagem como processo criativoPublication . Almeida, Miguel Ângelo de Castro; Ferreira, José QuintaA partir da experiência do estágio profissional na produtora Filmógrafo, percebeu-se que o trabalho de montagem seria o principal tema de reflexão para este relatório. Dos vários projetos em que participei como montador, destaca-se a montagem do documentário Paluí - Histórias Sonoras para Cantos Interiores. Neste, a música representa um papel importante e estrutural na construção da narrativa. Outro fator que caracteriza este projeto é o distanciamento do montador em relação às imagens filmadas. Com base nestas particularidades, que foram levantadas durante o desenvolvimento prático dos projetos, avançou-se para uma reflexão teórica e aprofundada sobre o tema da montagem e a relação do montador com o material fílmico. A pesquisa para esta reflexão passou por uma recolha de livros, artigos científicos e teses, analisando o processo de montagem do ponto de vista do montador. Para além disto, documentários e conferências em vídeo foram outros materiais de pesquisa utilizados. Jillian Holt e Walter Murch são os principais autores que suportam esta investigação, abrindo o leque de conceitos relacionados com a montagem, tais como a criatividade e a intuição. O distanciamento emocional do montador é outra componente desta reflexão que acaba por estar relacionada com estes conceitos. O desenvolvimento teórico prossegue com uma análise sobre a música como um elemento que faz parte da própria narrativa e que, por isso, acaba por ser estrutural no processo de montagem. O relatório culmina com uma descrição dos projetos práticos desenvolvidos no estágio, nos quais se identificam os conceitos e temas abordados na vertente teórica.
- O uso do home-movie no documentário web interativo: a representação e preservação da memória na era digitalPublication . Oliveira, Ana Rita Coelhoso; Baptista, Adriana; Martins, FilipeO género documental destaca-se por um interesse na representação do mundo real e histórico, a partir de histórias pessoais, de cariz íntimo e próximo. As imagens de arquivo e os home-movies definem-se pelas mesmas características, como registos genuínos das interações de famílias e/ou amigos, sendo ocasionalmente usados em filmes documentais, como a manifestação do passado e da memória. Com a introdução da Web surgem novas plataformas de produção mediática, como é o caso do documentário interativo, capaz de estabelecer uma nova e revolucionária relação com a audiência, passando os espectadores a ter um papel mais ativo e imersivo na narrativa. A presente dissertação pretende explorar as possibilidades do uso de home- movies, como artefactos históricos e sociais da memória individual e coletiva, em documentários interativos. O objetivo seria dinamizar, propagar e preservar estes objetos audiovisuais. Pretende-se também refletir acerca da deslocação dos home- movies da esfera privada para a esfera pública, assim como as implicações éticas, morais e sociais associadas.
- Determinantes da contabilidade criativa e seu impacto na qualidade da informação financeira e no sucesso da tomada de decisãoPublication . Silva, Joana Daniela Gomes da; Monteiro, Albertina Paula MoreiraCreative accounting is known and applied worldwide. However, its practice can have consequences for financial reporting and economic decision-making. On the other hand, there are several factors that contribute to the development of creative accounting. In this context, this research aims to analyze whether the individual characteristics of the manager (gender, age, education, professional experience, religion and ethical attitude) influence the practice of creative accounting. In addition, it aims to analyze whether the practice of creative accounting has an impact on the quality of financial information and, consequently, on the success of decision-making. The methodology used in this study is quantitative in nature. An online survey was applied to managers of Portuguese companies. Structural equation model is used to analyze the relationship between variables. The results indicate that managers who have more academic qualifications, more years of professional experience and ethical attitude are the most reluctant to practice creative accounting, those who have access to quality financial information and those who make successful economic decisions. This study will contribute to the enrichment of the literature in the sense that it identifies the factors that influence the practice of creative accounting and its impact on the quality of financial information as well as on successful decision making. The results of this research are also important for the practice, i.e., for companies, because it identifies the characteristics of managers who are more averse to the practice of creative accounting, with a consequent positive impact on the reporting of financial information and decision-making, and for entities working towards accounting standardization, because it suggests the need to change accounting standards in order to reduce the practice of creative accounting.
- À margem do caminhoPublication . Pereira, Rita Almeida; Leal, JoãoA realização de um projeto de fotografia documental levou à temática da caminhada como prática e experiência estética e artística, onde a fotografia foi associada ao ato de caminhar. O percurso escolhido para a realização da prática fotográfica é o Caminho de Santiago de Compostela. A reflexão teórica e a produção prática ganham suporte, fundamentalmente com as obras de autores como: Francesco Careri, que abordada os conceitos de caminhada estética, de percurso e território; de Rebecca Solnit, que reflete sobre o ato de caminhar enquanto forma de alcançar o lado consciente com a produção de pensamentos; Marc Augé e Michel de Certeau, que exploram o conceito de lugar e não-lugar, bem como de espaço. O projeto é realizado com base no tema da caminhada e das questões que daí advém. O ato de caminhar apresenta-se como a temática subjacente ao Caminho de Santiago, onde a ideia de caminhante, de percurso, de território e de paisagem são exploradas. O objetivo principal deste projeto, traduz-se na reflexão sobre o ato de caminhar enquanto prática potenciadora de experiências estéticas e artísticas, e posteriormente, na sustentação dessa reflexão em imagens. Essas imagens são constituídas por um conjunto de retratos, paisagens e objetos. A caminhada é vista enquanto ação que possibilita o envolvimento com o território, bem como a perceção mais abrangente das múltiplas dimensões de um espaço. Desta forma, parte da motivação do projeto consiste na intenção de estimular o pensamento através da caminhada enquanto experiência mental e física, possibilitando o contacto do corpo com o espaço. Este projeto fotográfico tenciona ainda, revelar resultados que reflitam um olhar pessoal sobre o percurso, potenciador de sugestões narrativas polissémicas. Pretende-se perceber de que forma a ação de caminhar poderá ou não ser substancial aos níveis artístico e pessoal. Da mesma forma que Francesco Careri, na sua obra Walkscapes: o caminhar como prática estética (2013), nos revela que se encontra movido por um interesse de compreensão sobre a importância da narrativa pessoal revisto no ato de caminhar, também a realização deste projeto possui motivações semelhantes.
- The people that my mother forces me to meetPublication . Cruz, Nazlıhan Agaç Neves da; Leal, João; Ribeiro, LuísThis project is a practice-based study, which emerges from its author’s personal story. As the project arises with an artistic intention, the scope of the investigation is shaped mostly after the artistic work is undergoing. Although there is always an intention in the beginning of an artistic project, chance, luck, obsession and curiosity tend to play an important role in its development and on the way, it is shaped along the research process. The idea to this project came somewhere between while I was thinking about personal narrative in visual art and my relationship about me and my mother. Therefore, the main theoretical interest in this study is concerned with the use of personal life as a source of artistic inspiration within contemporary art practice. To do that, I analyse the concept of confessional art, and artists use of their lives as a subject matter. The first part of the thesis looks at the practice of art and interpretation through the artistic practice of Tracey Emin and Sophie Calle. The second part reflects upon my own practice while developing the project The people that my mother forces me to meet. The practice results in a number of photographic portraits, each one accompanied by a story that relates the author with the person portrayed. These photographs and the stories are accompanied with objects offered by the People my mother forces me to meet and images from my family albums. The artwork will be shown in the form of an exhibition in the Casa Museu Abel Salazar and in a book.