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Abstract(s)
Creative accounting is known and applied worldwide. However, its practice can have consequences for financial reporting and economic decision-making. On the other hand, there are several factors that contribute to the development of creative accounting. In this context, this research aims to analyze whether the individual characteristics of the manager (gender, age, education, professional experience, religion and ethical attitude) influence the practice of creative accounting. In addition, it aims to analyze whether the practice of creative accounting has an impact on the quality of financial information and, consequently, on the success of decision-making. The methodology used in this study is quantitative in nature. An online survey was applied to managers of Portuguese companies. Structural equation model is used to analyze the relationship between variables. The results indicate that managers who have more academic qualifications, more years of professional experience and ethical attitude are the most reluctant to practice creative accounting, those who have access to quality financial information and those who make successful economic decisions. This study will contribute to the enrichment of the literature in the sense that it identifies the factors that influence the practice of creative accounting and its impact on the quality of financial information as well as on successful decision making. The results of this research are also important for the practice, i.e., for companies, because it identifies the characteristics of managers who are more averse to the practice of creative accounting, with a consequent positive impact on the reporting of financial information and decision-making, and for entities working towards accounting standardization, because it suggests the need to change accounting standards in order to reduce the practice of creative accounting.
A contabilidade criativa é conhecida e aplicada a nível mundial. No entanto, a sua prática pode ter consequências ao nível do reporting financeiro e tomada de decisões económicas. Por outro lado, existem diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento de contabilidade criativa. Neste contexto, esta investigação visa analisar se as características individuais do gestor (género, idade, habilitações académicas, experiência profissional, religião e atitude ética) influenciam a prática de contabilidade criativa. Além disso, pretende analisar se a prática de contabilidade criativa tem impacto na qualidade da informação financeira e, consequentemente, no sucesso da tomada de decisão. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza quantitativa. Um inquérito online foi aplicado aos gestores de empresas portuguesas. O modelo de equações estruturais é usado para analisar a relação entre as variáveis. Os resultados indicam que os gestores que possuem mais habilitações académicas, mais anos de experiência profissional e atitude ética são os mais reticentes à prática de contabilidade criativa, os que têm acesso a informação financeira de qualidade e os que tomam decisões económicas com sucesso. Este estudo contribuirá para o enriquecimento da literatura, no sentido de que identifica os fatores que influenciam a prática de contabilidade criativa e o seu impacto na qualidade da informação financeira, bem como no sucesso da tomada de decisão. Os resultados desta investigação são também importantes para a prática, isto é, para empresas, porque identifica as características dos gestores que são mais avessas à prática de contabilidade criativa, com consequente impacto positivo no reporting de informação financeira e tomada de decisão, e para entidades que trabalham em prol da normalização contabilística, pois sugere a necessidade de se alterar o normativo contabilístico no sentido de se fazer reduzir a prática de contabilidade criativa.
A contabilidade criativa é conhecida e aplicada a nível mundial. No entanto, a sua prática pode ter consequências ao nível do reporting financeiro e tomada de decisões económicas. Por outro lado, existem diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento de contabilidade criativa. Neste contexto, esta investigação visa analisar se as características individuais do gestor (género, idade, habilitações académicas, experiência profissional, religião e atitude ética) influenciam a prática de contabilidade criativa. Além disso, pretende analisar se a prática de contabilidade criativa tem impacto na qualidade da informação financeira e, consequentemente, no sucesso da tomada de decisão. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza quantitativa. Um inquérito online foi aplicado aos gestores de empresas portuguesas. O modelo de equações estruturais é usado para analisar a relação entre as variáveis. Os resultados indicam que os gestores que possuem mais habilitações académicas, mais anos de experiência profissional e atitude ética são os mais reticentes à prática de contabilidade criativa, os que têm acesso a informação financeira de qualidade e os que tomam decisões económicas com sucesso. Este estudo contribuirá para o enriquecimento da literatura, no sentido de que identifica os fatores que influenciam a prática de contabilidade criativa e o seu impacto na qualidade da informação financeira, bem como no sucesso da tomada de decisão. Os resultados desta investigação são também importantes para a prática, isto é, para empresas, porque identifica as características dos gestores que são mais avessas à prática de contabilidade criativa, com consequente impacto positivo no reporting de informação financeira e tomada de decisão, e para entidades que trabalham em prol da normalização contabilística, pois sugere a necessidade de se alterar o normativo contabilístico no sentido de se fazer reduzir a prática de contabilidade criativa.
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Keywords
Características individuais do gestor Contabilidade criativa Ética Prática de contabilidade criativa Qualidade da informação financeira Sucesso da tomada de decisão Creative accounting Creative accounting practice Success in decision making Individual characteristic of manager Quality of financial information Ethic