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- Influência do enoturismo na Região Demarcada do Douro: o caso do Concelho de São João da PesqueiraPublication . Paíga, Hugo Filipe Correia; Liberato, Dália; Sousa, BrunoO Enoturismo é um segmento do mercado muito vinculado aos destinos rurais, onde as pessoas podem usufruir da diferença e autenticidade dos seus produtos locais para promover a atividade turística, estimulando assim a procura de uma determinada região. Esta tipologia de oferta tem evidenciado um crescimento em Portugal e em todo o mundo ao longo dos últimos anos, com exceção dos últimos dois em virtude da pandemia. É um segmento do mercado turístico atualmente relevante e apresenta um grande potencial de crescimento a médio e longo prazo. A presente investigação pretende constituir-se como um contributo para aprofundar o conhecimento sobre o mesmo e/ou abrir horizontes de investigação nesta área do Enoturismo, principalmente na região Demarcada do Douro, Concelho de São João da Pesqueira, assim como identificar um melhor conhecimento do setor, nomeadamente na área da procura, por forma a possibilitar o desenvolvimento do produto e, também, identificar as motivações na escolha do destino turístico. Foca-se na análise do passado, presente e futuro do tema do enoturismo com uma enorme preponderância na Região Demarcada do Douro, mais precisamente no Concelho de São João da Pesqueira. O objetivo geral da investigação consiste em compreender a importância do enoturismo na promoção do destino São João da Pesqueira. Por conseguinte, como objetivos específicos, o estudo pretende identificar as preferências do turista, as motivações na escolha do destino turístico, identificar um melhor conhecimento do setor, nomeadamente na área da procura, para assim possibilitar o desenvolvimento do produto, identificar e valorizar a perspetiva enoturística e identificar o impacto do enoturismo no desenvolvimento regional e local. Nas principais conclusões, é possível destacar os pontos fortes do destino, as características únicas, a paisagem, o produto (vinho), a história e a diversidade de produtores de vinhos, as novas atrações, proximidade, infraestruturas, clima, ciclo de vida do turismo e dinâmica do visitante, tendo em conta se é a primeira visita ou não. Em relação à influência do enoturismo no território, é fundamental e assume um papel crucial no Concelho, de forma transversal, uma vez que está relacionado com outras atividades, em que assume um papel de divulgação por todo o mundo, é um setor em plena expansão e que atrai imensos turistas à região, que fixa pessoas no interior, pois também dá muito trabalho a quem lá vive. Adicionalmente, o enoturismo pode ser uma alavanca na co-criação sustentável de novas experiências de turismo, de ideias inovadoras para se implementarem no concelho futuramente, que coincidem com alguma ideias já existentes em outras Regiões e Países. Relativamente ao futuro do setor do enoturismo, as estratégias passam pela valorização do destino, por apostar na diferenciação pela qualidade e pela inovação de novas propostas, como por exemplo a criação de rotas turísticas, ou a criação de novos hotéis envolvidos com a paisagem, pela diversidade vitivinícola, pela sua história. A mesma será de evolução, as regiões têm a função de valorizar a sua imagem de marca, aproveitando o enoturismo, as características do seu vinho, juntamente com a sua gastronomia, valorizando os seus recursos particulares e endógenos, e neste sentido proporcionar experiências únicas, de modo a divulgar e promover o turismo na região e por sua vez o impacto económico.
- A mobilidade reduzida e o acesso ao património histórico-cultural: caso de estudo nas cidades de Braga e GuimarãesPublication . Vieira, Ana Catarina Machado; Liberato, Pedro; Liberato, DáliaO Turismo é um direito e, por isso, toda a sociedade tem o direito de dele usufruir. O aumento da população de terceira idade (+ 65 anos), o elevado número de pessoas com deficiência (física, auditiva, intelectual e cognitiva) no mundo e o crescimento do desejo de viajar, acelerou o interesse e preocupação pela acessibilidade, com o objetivo de fornecer uma melhor experiência a este tipo de turista, provocando, assim, a criação do “Turismo Acessível e Inclusivo”. Porém, este segmento turístico ainda tem um longo caminho a percorrer, uma vez que ainda persistem muitas barreiras. Com o aumento da preocupação e da necessidade de oferecer um melhor serviço e uma melhor qualidade de vida, muitos governos, incluindo o português, criaram leis, políticas, estratégias e planos para melhorar e aumentar a acessibilidade nos destinos, como, internacionalmente, a Norma ISO: 21 542: 2021 e, em Portugal, o Decreto-Lei n.º 163/2006. A presente dissertação ambiciona analisar a acessibilidade no património cultural. Para a recolha e análise de informação, foi selecionado o método qualitativo, estudo descritivo exploratório, tendo por base as entrevistas semiestruturadas realizadas aos responsáveis oficiais, a stakeholders, guias intérpretes e associações de cada destino turístico (Braga e Guimarães). O objetivo geral é avaliar a acessibilidade no património histórico-cultural em cidades de média dimensão. Os objetivos específicos são: avaliar as políticas urbanas em termos de acessibilidade ao património e ao destino turístico; identificar as medidas de acessibilidade adotadas nas cidades de Braga e de Guimarães; identificar as tipologias da procura enquadradas no Turismo Acessível; definir estratégias a implementar no acesso ao património, nas cidades de Braga e Guimarães; e, identificar os principais monumentos com acessibilidade motora nas cidades de Braga e de Guimarães. Os resultados da presente investigação, e atendendo ao seu enquadramento geográfico, destacam que a acessibilidade está a ser considerada como uma oportunidade estratégica para os destinos turísticos visados, no entanto ainda são parcialmente acessíveis, uma vez que o caminho para a acessibilidade é um processo a longo prazo. Relativamente à identificação de medidas de acessibilidade adotadas nas cidades, destaca-se que, apesar das melhorias realizadas ao longo dos anos, as duas regiões enfrentam ainda algumas barreiras. As medidas frequentemente identificadas pelos entrevistados com o objetivo de melhorar a acessibilidade nos destinos turísticos, foram: utilização de rampas de acesso (removíveis ou definitivas) e a criação de casas de banho adaptadas. No que se refere à formação específica e competências necessárias dos colaboradores, é possível evidenciar que ainda há falta de colaboradores especializados e com as competências necessárias nesta área nos dois destinos analisados. Relativamente às novas tecnologias, destaca-se a preocupação, pelos destinos turísticos, no desenvolvimento e melhoria dos seus websites oficiais, introduzindo a informação em vários formatos com o objetivo de incluir públicos mais diversos. É notório que, no âmbito do Turismo Cultural, nem todos os museus e monumentos proporcionam a informação em vários formatos. Por fim, em relação aos meios de transporte adaptados, é possível evidenciar que os destinos turísticos têm este aspeto em consideração, tendo havido melhorias. No entanto, devido à falta de apoio financeiro, persistem algumas falhas. De acordo com as tipologias enquadradas no Turismo Acessível, é possível destacar que, relativamente à percentagem de turistas com mobilidade reduzida que visita os destinos turísticos e, desses, quais os que têm interesse pelo património cultural e que grau de satisfação manifestam, os dois destinos turísticos analisados não contabilizam este tipo de dados, visto ser um público bastante residual. Relativamente aos outros tipos de deficiência têm sido desenvolvidos alguns projetos. Em relação à definição de estratégias a implementar no acesso ao património, é possível evidenciar que, apesar das melhorias realizadas pelos destinos, o património cultural existente não é completamente acessível, existindo principalmente barreiras arquitetónicas. Por fim, de acordo com a identificação dos principais monumentos/museus com acessibilidade motora nas cidades, destaca-se o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, e o Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga.
- A relação entre o blocking e o staging na curta-metragem "A Floresta"Publication . Silvestre, Diogo Miguel Pinto; Moreira, José MiguelUma das principais responsabilidades de um realizador de cinema é conciliar e relacionar a encenação dos atores em relação à câmara que os filma, potenciando uma interdependência adequada à estilística pretendida. Sendo o Blocking o processo de posicionamento e movimento dos atores, numa interação entre eles próprios e o cenário; e sendo o Staging o trabalho de posicionamento e movimento da câmara, é pela forma como ambos se articulam que alcançamos os resultados pretendidos para a narrativa fílmica. Assim, o presente ensaio tem como objetivo justificar as opções de Blocking e Staging na curta-metragem “A Floresta” (2022), um filme produzido no âmbito do Mestrado em Comunicação Audiovisual, na Especialização em Produção e Realização Audiovisual, da Esmad, relacionando a posição e o movimento dos atores com a posição e o movimento da câmara, tendo em conta o propósito narrativo e dramático do filme referido, bem como as convenções do género cinematográfico que o caracteriza, concretamente o terror.
- Health and wellness tourism in the European context - supply and demand trendsPublication . Neto, Paulo André Ferreira; Liberato, Dália; Quintela, Joana Alegria Ferreira da SilvaNas últimas décadas, a saúde e o bem-estar tornaram-se motivos importantes para o consumo, atraindo o interesse de investigadores de diferentes áreas disciplinares. No entanto, um dos desafios da atualidade no âmbito da investigação académica e na indústria do turismo de bem-estar, é o desenvolvimento concetual relacionado com o termo chave wellness. Nos últimos anos, na Europa, o termalismo clássico, focado essencialmente na dimensão ‘cura’, tem sido substituído pelo termalismo moderno que assenta particularmente na dimensão do ‘bem-estar’, estando a oferta mais vocacionada para motivações terapêuticas de caráter preventivo, aliadas às vertentes lúdicas e turísticas. Seguindo essa tendência, as estâncias termais começam a recuperar algum dinamismo apostando numa oferta diversificada, que não só considera os pressupostos terapêuticos como também uma perspetiva holística, que inclui simultaneamente os pressupostos de saúde e bem-estar. A presente dissertação visa analisar os principais destinos europeus termais de forma a traçar o perfil da procura e os principais desafios deste setor, também prejudicado pela recente pandemia mundial. O principal objetivo deste trabalho é explorar a transformação e evolução do conceito de Turismo Termal na vertente wellness, e perceber a sua importância na atualidade. Por forma a responder a este objetivo, considerou-se adequada uma metodologia numa abordagem qualitativa com recurso a entrevistas semiestruturadas. Nas principais conclusões, é possível destacar, uma mudança no perfil do consumidor na Europa, que caminha em direção numa procura mais jovem, com serviços mais especializados focados no bem-estar físico e psicológico. O impacto da Covid-19 veio confirmar a necessidade de reavaliar os produtos e serviços, com ofertas que combinam a natureza, o desporto, a nutrição, entre outros. A importância das parcerias e da modernização dos serviços, surge para oferecer mais oportunidades para os consumidores desfrutarem de uma experiência de melhor qualidade, com outras opções, para além das chamadas "clássicas". Atualmente o termalismo assenta particularmente numa vertente mais direcionada para o bem-estar, com profissionais cada vez mais qualificados de diversas áreas, desde nutrição, desporto, psicologia, entre outros. As principais limitações destacadas no presente estudo relacionam-se com os escassos estudos na área, a nível nacional e internacional, e a dimensão geográfica do mesmo. Para futuras investigações, sugere-se a continuação do presente estudo, explorando outras perspetivas, utilizando outras abordagens metodológicas, ou mesmo a aplicação a outros destinos.
- Valorization of Phenolic and Carotenoid Compounds of Sechium edule (Jacq. Swartz) Leaves: Comparison between Conventional, Ultrasound- and Microwave-Assisted Extraction ApproachesPublication . Vieira, Elsa F.; Souza, Suene; Moreira, Manuela M.; Cruz, Rebeca; Silva, Aline Boatto da; Casal, Susana; Delerue-Matos, CristinaChayote leaves are known for culinary and traditional medicine applications. This work intended to recover carotenoids and phenolic compounds from chayote leaves using the ultrasound-assisted extraction (UAE). A Box–Behnken design was employed to investigate the impact of extraction time, temperature, and ultrasonic power on the recovery of total carotenoids, total phenolic compounds, and antioxidant activities. For comparative purposes, chayote leaf extracts were prepared by maceration (ME) and microwave-assisted extraction (MAE), using the same time and temperature conditions optimized by UAE. Extraction at 50 °C and 170 Watts for 30 min provided the optimal UAE conditions. UAE showed better extraction efficacy than ME and MAE. The HPLC analysis of the extracts showed that the xanthophyll class was the main class of carotenoids, which constituted 42–85% of the total carotenoid content, followed by β-carotene and tocopherol. Moreover, 26 compounds, classified as phenolic acids, flavonols, flavonoids and other polar compounds, were identified in the chayote leaf extracts. Flavonols accounted for 55% of the total compounds quantified (the major compound was myricetin) and phenolic acids represented around 35%, mostly represented by ferulic acid, chlorogenic acid and (+)-catechin. This study revealed the potential of UAE as an effective green extraction technique to recover bioactive compounds from chayote leaves, for food, and for pharmaceutical and cosmetic applications
- The sea as a symbol of the cultural identity of MatosinhosPublication . Allen, Rita Salomé Fonseca; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraThe city is a complex product that combines physical resources as well as cultural, historical, social, and economic aspects that influence the formation of its identity. In this way, the identity of a city is its DNA: a distinct, inherited combination of assets, history, characteristics, and culture that defines it internally and externally and has the power to unify people and place. Because identity is the foundation upon which a city's image is created, it is vital to consider how cities build and develop their identity. The city of Matosinhos will be the object of study, highlighting the city's unique characteristics that define its cultural identity. The deep connection to the sea remains the most important feature that characterises Matosinhos' identity. It is possible to note this relationship in several aspects since Matosinhos has one of the best port infrastructures in the country (the port of Leixões), a gastronomy rich in sea flavours (a pole of tourist attraction), a rich heritage with many monuments and sculptures dedicated to the sea, as well as important traditions and celebrations that contribute to preserving the spirit of its community. This relationship is also evident in the numerous economic activities that rely on the sea, as well as the hours of relaxation enjoyed by locals and tourists who visit the beaches and the sea to take advantage of this Matosinhos special feature. In the same way that the sea contributes to define the identity of Matosinhos, it also reveals how Matosinhos affirms its position for the development of a sustainable blue economy.
- Turismo termal: estratégia de desenvolvimento das termas do Norte de PortugalPublication . Duarte, João David Oliveira; Liberato, Dália; Brandão, Ana FilipaA Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o conceito de saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Este conceito claramente coloca o bem-estar como condição essencial à saúde dos seres humanos. É precisamente na esfera do bem-estar que encontramos o termalismo como atividade, não apenas de tratamento de saúde, mas também como componente da prossecução desse mesmo estado de bem-estar que se pretende conquistar. O quotidiano atual frequentemente dificulta a generalidade das pessoas de atingir esse estado em pleno, dando assim abertura a um vasto leque de terapias e opções de tratamento que se encontram à disposição de todos, mediante o tipo de atividades que cada um pretende realizar. As estâncias termais possuem uma já longa história inserida na nossa cultura de saúde e bem-estar, tendo acompanhado desde sempre a evolução dos tratamentos baseados em recursos naturais. Considerando que as estâncias termais existentes em Portugal contam já com bastantes anos de atividade e que de acordo com o Plano Estratégico Nacional de Turismo – Revisão do plano de desenvolvimento do turismo no horizonte de 2015, que identifica a necessidade de se reposicionar o produto termal no mercado, a realização deste trabalho tem como alguns dos seus objetivos identificar os atuais serviços termais existentes no Norte de Portugal, compreender o atual panorama das termas do Norte, quais os seus desafios e que possíveis soluções os stakeholders das regiões termais identificam como suscetíveis de redefinir a oferta termal e turística. Para a recolha de dados será utilizada uma metodologia qualitativa, a qual permitirá reunir informação essencial para dar resposta aos objetivos deste trabalho. Pretende-se assim que com este trabalho o Norte de Portugal, os stakeholders das regiões termais do Norte, as DMOs e em particular a entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal passem a usufruir de um plano estratégico que englobe a criação de uma estratégia termal na região, captação de novos mercados nacionais e internacionais, criação de novos produtos e serviços turísticos nas regiões termais e promoção desta nova realidade a nível global.
- Relatório de estágio profissional na produtora audiovisual JWorks: fotografia institucional no contexto profissional das empresasPublication . Vieira, Pedro Alexandre Rodrigues; Leal, JoãoA fotografia é um registo histórico de um acontecimento. Para além de imortalizar um momento a fotografia permite a sua partilha em larga escala, fazendo desta um veículo de comunicação muito eficaz. No final do século XX e início do século XXI a fotografia sofreu uma grande evolução na área da comunicação. O aparecimento das novas tecnologias digitais potenciou a produção de imagens em grande quantidade permitindo uma maior rapidez e agilidade no registo e transmissão dos acontecimentos. O elemento principal deste trabalho de mestrado foi um estágio realizado na empresa JWorks. Este documento pretende descrever as várias etapas da sua realização, tal como sustentar a produção e desenvolvimento dos projetos realizados durante o tempo de permanência na empresa. Esta sustentação é realizada através de uma investigação sobre a fotografia institucional no contexto profissional das empresas. Há um interesse em descobrir como a prática de produção de imagens está estabelecida na comunicação institucional. Desta forma o estudo está focado no poder que a imagem pode ter e na influência que pode exercer sobre o espetador. Percebe-se a partir deste trabalho que a prática fotográfica na comunicação no contexto de uma empresa, deixa de ser um mero apêndice, para integrar substancialmente a comunicabilidade nos diversos meios de comunicação envolvidos no âmbito institucional.
- A aldeia: identidade e representaçãoPublication . Queirós, Ana Francisca Diogo Pinto; Leal, JoãoA Aldeia consiste num trabalho fotografico que aborda questões relacionadas com a identidade, o olhar sobre o outro e o olhar que o outro tem sobre nós. A aspiração para a concretização deste projeto consiste na vontade de entender o conceito de “belo”, e a sua influência na construção de identidade e representação do indivíduo. Mediante esta escolha o projeto explora o conceito de “beleza” na terceira idade. Existe na sociedade uma vontade acentuada de combater o envelhecimento. O crescimento das empresas de cosméticos poderá ser uma prova disso. Um creme antienvelhecimento tem como função, segundo as empresas de cosméticos, ajudar a preservar a beleza e juventude da pele, mas será que só existe beleza na juventude e numa aparência jovem? Num número dedicado à “Beleza”, pode ler-se na revista Exit que “o culto ao corpo, a vontade de não envelhecer, de continuar atraente, configura uma sociedade em que a juventude é um valor praticamente cotado em bolsa” (Exit, 2012). Esta afirmação poderá sugerir que existe uma vontade em alcançar a juventude eterna, ou então, de impedir que as marcas do tempo façam sentir de uma forma muito pronunciada no nosso corpo. Tendo como pano de fundo estas ideias, resolvi trabalhar com um grupo de mulheres mais velhas no sentido de perceber se estas ideias persistem à medida que as pessoas vão envelhecendo. O projeto é realizado na aldeia de Soalhães, em Marco de Canaveses, e consiste num trabalho fotográfico com um grupo de treze mulheres que foram maquilhadas e arranjadas como forma de enaltecer a sua figura. Em colaboração com a comunidade, realizaram-se oito sessões com pessoas diferentes, onde foram realizados retratos das pessoas que se mostraram disponíveis para se maquilharem e vestirem de uma forma diferente daquela com que se apresentam no dia a dia. A forma como estas pessoas estão produzidas parece descontextualizada da realidade que as envolve, realidade essa que é a das suas vidas quotidianas.