Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A aldeia: identidade e representação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_AnaQueiros_2022.pdf12.76 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A Aldeia consiste num trabalho fotografico que aborda questƵes relacionadas com a identidade, o olhar sobre o outro e o olhar que o outro tem sobre nós. A aspiração para a concretização deste projeto consiste na vontade de entender o conceito de ā€œbeloā€, e a sua influĆŖncia na construção de identidade e representação do indivĆ­duo. Mediante esta escolha o projeto explora o conceito de ā€œbelezaā€ na terceira idade. Existe na sociedade uma vontade acentuada de combater o envelhecimento. O crescimento das empresas de cosmĆ©ticos poderĆ” ser uma prova disso. Um creme antienvelhecimento tem como função, segundo as empresas de cosmĆ©ticos, ajudar a preservar a beleza e juventude da pele, mas serĆ” que só existe beleza na juventude e numa aparĆŖncia jovem? Num nĆŗmero dedicado Ć  ā€œBelezaā€, pode ler-se na revista Exit que ā€œo culto ao corpo, a vontade de nĆ£o envelhecer, de continuar atraente, configura uma sociedade em que a juventude Ć© um valor praticamente cotado em bolsaā€ (Exit, 2012). Esta afirmação poderĆ” sugerir que existe uma vontade em alcanƧar a juventude eterna, ou entĆ£o, de impedir que as marcas do tempo faƧam sentir de uma forma muito pronunciada no nosso corpo. Tendo como pano de fundo estas ideias, resolvi trabalhar com um grupo de mulheres mais velhas no sentido de perceber se estas ideias persistem Ć  medida que as pessoas vĆ£o envelhecendo. O projeto Ć© realizado na aldeia de SoalhĆ£es, em Marco de Canaveses, e consiste num trabalho fotogrĆ”fico com um grupo de treze mulheres que foram maquilhadas e arranjadas como forma de enaltecer a sua figura. Em colaboração com a comunidade, realizaram-se oito sessƵes com pessoas diferentes, onde foram realizados retratos das pessoas que se mostraram disponĆ­veis para se maquilharem e vestirem de uma forma diferente daquela com que se apresentam no dia a dia. A forma como estas pessoas estĆ£o produzidas parece descontextualizada da realidade que as envolve, realidade essa que Ć© a das suas vidas quotidianas.
A Aldeia consists of a photographic work that addresses issues related to identity, the look on the other and the look that the other has on us. The aspiration for the realization of this project consists in the need to understand the context of "beauty", and its influence in the construction of identity and representation of the individual. Given this choice, the project explores the context of "beauty" in the elderly. There is a strong desire to fight aging, and the growth of cosmetic companies is proof of this. For example, an anti-aging cream has the function, according to cosmetics companies, of helping to preserve the beauty and youthfulness of the skin, but is there only beauty in youth and a youthful appearance? As it is possible to read in the Exit magazine "the cult of the body, the will to not grow old, to remain attractive, shapes a society in which youth is a value practically quoted on the stock exchange" (Exit, 2012), it can be said that there is a need to achieve eternal youth, or else, to prevent time from passing so quickly on our face. To uphold these ideals, the project is carried out with senior citizens in the village of Soalhães, in Marco de Canaveses, and consists of a photographic work with a group of thirteen women who were made up and arranged as a way to enhance their figure, and thus, in collaboration with the community, eight sessions were held with different people, where portraits were taken of people who were put to the test to be made up and dressed in a different way from the way they expose themselves on a daily basis. The way these people are produced seems decontextualized from the reality that surrounds them, a reality that is their daily lives.

Description

Trabalho de projeto

Keywords

Envelhecimento Beleza artificial Aldeia Identidade Aging Artificial beauty Village Identity

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License