ESS - CSH - Ciências Sociais e Humanas
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- A influência das expectativas dos alunos do 1º ano na adaptação à Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP)Publication . Mendonça, L.; Fonte, R.; Dores, A.Este estudo caracteriza os alunos do 1º ano da ESTSP em termos de algumas variáveis sócio-demográficas e analisa de que forma as suas expectativas influenciam a adaptação à instituição. Para tal, foram administrados dois questionários: o de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2001) e o de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), em momentos diferentes. Os alunos do 1º ano na sua maioria são do sexo feminino, têm idade inferior a 20 anos e a ESTSP foi a sua primeira escolha enquanto instituição do Ensino Superior, mesmo implicando a sua deslocação. Os resultados demonstram que quer as expectativas iniciais, quer a adaptação ao Ensino Superior são positivas e influenciadas por variáveis como género e curso de pertença. O estudo possibilita, ainda, a comparação de cursos da área da saúde, contribuindo para um melhor conhecimento das características de uma população universitária pouco estudada.
- Desafios na formação de profissionais de saúde: contributos da Psicologia da EducaçãoPublication . Rocha, A.; Prudêncio, Cristina; Fonte, R.Este trabalho revela a preocupação com a formação de profissionais de saúde, considerando que esta deve reflectir a evolução a que se tem assistido em termos de conceitos como o desenvolvimento do modelo biopsicossocial, entre outros. Os nossos comportamentos como cidadãos e profissionais assentam cada vez mais na necessidade de uma prática reflexiva. Esta requer um aprofundamento científico que nos habitue à análise crítica da nossa acção e à percepção do seu potencial de aprendizagem e alargamento do campo de intervenção, para além do exercício estritamente técnico. A disciplina de Psicologia da Educação, que integra o curricula de 6 cursos da ESTSP, reflecte a importância da Educação e da Psicologia relacionando-as com um domínio particular de intervenção - a saúde -, procurando consciencializar os profissionais, desta área, do seu papel de educadores.
- A auto-avaliação na escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTSP): imposição legal, desafio ou oportunidade?Publication . Prudêncio, Cristina; Fonte, R.O Processo de Auto-Avaliação da ESTSP constou de um inventário circunstanciado das actividades de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, desenvolvidas na ESTSP nos anos lectivos de 2001 a 2004. A ESTSP encontrou-se no ano lectivo de 2003/2004 a realizar pela 1ª vez o processo de Auto-Avaliação, o qual está definido em enquadramento legal como obrigatório a todas as Instituição de Ensino Superior em Portugal. O processo poderá apresentar implicações ao nível do financiamento e consequente continuidade ou interrupção de actividades associadas a determinados cursos ou instituições (Lei n.º 38/94, Lei n.º 37/2003 e Portaria n.º 1174/2003).
- Reabilitação cognitiva: desenvolvimento de um ambiente de treino em realidade virtualPublication . Dores, Artemisa R.; Almeida, I.; Guerreiro, S.; Castro-Caldas, A.A utilização de Realidade Virtual (RV) no domínio da Reabilitação Cognitiva tem estimulado investigação com pacientes que apresentam défices cognitivos, resultado de causas como Traumatismos Crânio-Encefálicos (TCE) ou Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).
- Observação colaborativa interpares: processo de indagação da práticaPublication . Dores, Artemisa R.; Fonte, R.; Barreto, JoãoA investigação da prática parece hoje um componente indissociável da formação no Ensino Superior, particularmente pelo seu potencial transformador.
- The promotion of accreditation of prior learning processes in firms: impact on the worker-organization relationshipPublication . Martins, Helena; Rebelo, Teresa; Tomás, InêsIn an era where the learner’s earlier educational experiences do not always fit with the reality of a rapidly changing employment market, and jobs are not “for life”, accompanied by high rates of experience and knowledge redundancy, along with other contributory discontinuities in career patterns (Dealtry, 2003), the importance of lifelong learning is stressed, conveying to the pertinence of a competence-based approach to learning.
- The impact of firm-promoted accreditation of prior learning processes on the worker-organization relationshipPublication . Martins, Helena; Rebelo, Teresa; Tomás, InêsThe process of Competences Recognition, Validation and Certification , also known as Accreditation of Prior Learning (APL), is an innovative means of attaining school certificates for individuals without an academic background. The main objective of this process is to validate what people have learned in informal contexts, in order to attribute academic certificates. With the increasing interest of the qualification of workers and governmental support, more and more Portuguese organizations promote this process within their facilities and their work hours. This study explores the relationship between the promotion of this Human Resource Development Programme and employee’s attitudes (Job Satisfaction and Organizational Commitment) and behaviours (Extra-role Organizational Citizenship Behaviours) towards the organization they work for. Results of a cross-sectional survey of Portuguese Industrial Workers (N=135) showed that statistical significant results are in the higher levels of Voice Behaviours (a dimension of Extra-role Organizational Citizenship Behaviour in the groups of workers who were involved or had graduated from the firm promoted APL process.
- Psicoterapia da depressão no idosoPublication . Barreto, João FranciscoMuitas das dificuldades do idoso são as dificuldades adiadas, e agravadas, do Homem da nossa cultura, que parece ter cortado relações com a morte e não conseguir aceitar a vida como algo que não controla em absoluto. Não surpreende, por isso, que também a intervenção junto do idoso possa replicar estas dificuldades, como num “acting-out contratransferencial colectivo”. Porque, efectivamente, proporcionar ao idoso uma relação terapêutica onde possa triangular os conteúdos altamente ameaçadores do confronto com a morte e transformá-los em conteúdos de relação, exige do terapeuta um convívio razoável com os seus próprios “temas existenciais”.
- Affective, normative and continuance organizational commitment scales validation to the portuguese industrial workers populationPublication . Martins, Helena; Rebelo, Teresa; Tomás, InêsThe Affective, Normative and Continuance Organizational Commitment Scales are meant to evaluate the commitment of individuals towards the organization they work for. Although they can be used in any organizational context, this study focuses on workers from industrial enterprises.
- Contaminação do ar e superfíciesPublication . Afonso, Joana; Vieira Da Silva, ManuelaOs estabelecimentos de panificação e pastelaria são estabelecimentos do sector alimentar com grande influência na alimentação humana visto os seus géneros alimentícios serem a base da alimentação de grande parte da população. Aliando a abrangência em termos de alimentos confeccionados ao maior número de pessoas que recorrem aos seus produtos, é essencial garantir a qualidade destes alimentos.