ESHT - DM - Gestão do Turismo
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Browsing ESHT - DM - Gestão do Turismo by advisor "Fernandes, Joel"
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- Marânus Glamping: planeamento e implementação de uma unidade de glamping na Serra do MarãoPublication . Teixeira, António João Fonseca Carvalho; Fernandes, JoelEste projeto tem como objetivo a implementação de um empreendimento de glamping na Serra do Marão aplicando os conceitos de Turismo de Natureza na região de Amarante. Para desenvolver o projeto em apreço utilizámos a ferramenta do plano de negócios disponibilizada pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. O referido plano de negócios obrigou à realização de um estudo de mercado. No mencionado estudo utilizámos a metodologia quantitativa num inquérito por questionário, cujo os dados foram tratados através de estatística descritiva, com vista a conhecer o perfil e as preferências dos nossos futuros hóspedes. No mencionado plano de negócios encontrámos como principais resultados um VAL de 145.156€, uma TIR de 11,80% e um Pay Back Period de 6 anos, na perspetiva do projeto. Na perspetiva do investidor encontramos um VAL de 943.499€, uma TIR de 20,53% e um Pay Back Period de 6 anos. Com os resultado obtidos concluímos que o investimento no Marânus Glamping é viável e como tal, em conjunto com o investidor principal, de imediato daremos início ao projeto.
- Peregrinaçoes: caminhos de oportunidadePublication . Milhazes, Paulo Ricardo Marques; Fernandes, JoelO turismo religioso e uma pratica que tem apresentado um crescimento a nivel mundial. Pretende-se com este estudo tirar proveito do crescimento deste mercado e apresentar um novo negócio aos turistas. O objetivo principal é provar que o mercado das peregrinações inseridas no contexto do turismo religioso, é praticavel e é possível criar um negóocio nessa área. Para provar esta hipótese, foi elaborada uma fundamentação teórica que analisa a evolução e contextualização das peregrinações e do turismo religioso em Portugal e no mundo. Depois foi elaborada uma analise ao mercado através do recurso a um questionário para perceber a forma como o turismo religioso e entendido e a aceitação do negócio por parte dos potenciais clientes. Foi elaborado um plano de negócios, de maneira a entender os impactos da entrada no mercado e a viabilidade do projeto. Foi possível perceber com este projeto, que em Portugal existe procura pelo turismo religioso, assim como uma oferta bastante abrangente de destinos religiosos. Através do plano de negócios foi tambem provado que a empresa que se pretende criar é viável.
- Plano de negócios da empresa Trip Subscriber - um serviço inovador de subscrição em unidades hoteleirasPublication . Oliveira, Inês Sofia Lopes; Fernandes, JoelNum mundo de negócios tão competitivo como o atual, é necessário que as empresas apresentem um caráter inovador. Mais especificamente, com o crescimento do Turismo a nível global, os consumidores são cada vez mais informados e exigentes, pelo que cabe às empresas do setor adaptarem—se e darem resposta às suas necessidades. Como tal, o objetivo geral deste Projeto de Mestrado consiste na criação de um Plano de Negócios para uma empresa de turismo inovadora. Desta forma surge o Trip Subscriber, o qual se destina a reserva de unidades hoteleiras através de um serviço de subscrição. A criação deste negócio visa combater uma lacuna existente no mercado, uma vez que o projeto a implementar apresenta a criação de um serviço inovador. Desta forma, existiu a necessidade de recolher informações e dados relativos ao perfil e preferências do potencial consumidor deste serviço. Por conseguinte, optou-se pela utilização de uma metodologia quantitativa transversal através da aplicação de um inquérito por questionário. Por fim, o desenvolvimento do Plano de Negócios permitiu a caracterização da empresa a vários níveis, incluindo a nível financeiro. Encontramos na perspetiva do projeto, um Valor Atual Líquido de 240.204€ (descontado a uma taxa de 10,25%), uma Taxa Interna de Rentabilidade de 16,29% e um Pay Back Period de 5 anos. Já na perspetiva do investidor, obtivemos um Valor Atual Líquido de 792.066€ (descontado a mesma taxa), uma Taxa Interna de Rentabilidade de 25,12% e um Pay Back Period de 5 anos. Face aos resultados apresentados, o investimento é viável nas duas perspetivas, uma vez que o VAL é positivo, a TIR é superior a taxa de desconto e o Pay Back Period é relativamente curto.
- Plano de negócios para a criação de um empreendimento agroturístico em CinfãesPublication . Pereira, Ana Filipa Aguiar; Fernandes, JoelDevido à crescente procura por atividades ligadas à prática de turismo em espaço rural e agroturismo, este segmento do sistema turístico tem sido alvo de novos investimentos. O objetivo deste projeto, de conclusão de mestrado em Gestão do Turismo, é a criação de um empreendimento turístico de caráter diferenciador aliado ao turismo em espaço rural, com investimento na vertente de agroturismo, que por sua vez, permitirá verificar a viabilidade económico-financeira do mesmo, através da elaboração de um plano de negócios. A unidade de alojamento em questão localizada em Cinfães, distrito de Viseu, oferecerá serviços de hospedagem a turistas motivados pelo descanso e recreação em meio rural e agrícola, bem como atividades ao ar livre, atividades de produção de mel e eventos de culinária, com foco na sustentabilidade. Quanto à metodologia utilizada para cumprir o objetivo deste projeto, foi realizada uma análise do estado da arte, com recurso a artigos de revistas científicas disponíveis em bases de dados sobre os temas turismo em espaço rural, agroturismo e empreendimentos turísticos. Foi feito também um estudo de mercado, com a recolha de dados primários através da elaboração de um inquérito por questionário, com o respetivo tratamento estatístico, o que se enquadra na metodologia quantitativa. Elaborou-se um plano de negócios onde se desenvolveram as componentes de estratégia e marketing e utilizou-se para a avaliação económico-financeira do projeto o modelo proposto pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação I.P., no sentido de verificar a viabilidade do mencionado projeto. Como principais resultados obtivemos um VAL (Valor Atual Líquido) de 266 801€ na perspetiva do pós-financiamento (taxa de atualização = 4,99%); de 60 197€ na perspetiva do pré-financiamento (taxa de atualização = 9%) e de 162 046€ na perspetiva do investidor (taxa de atualização = 9%). Concluímos que o projeto é viável, uma vez que, o VAL é positivo nas três perspetivas analisadas. Ao fazermos a análise de sensibilidade com uma redução de 10% no volume de negócios, verificamos que na perspetiva do pré-financiamento o projeto é inviável, uma vez que, o VAL é negativo.
- Plano de negócios para uma agência de viagens especializada em turismo de luxo em PortugalPublication . Silva, Rosa Madalena Lopes da; Fernandes, JoelO turismo tem sido um dos principais motores da economia portuguesa e uma das principais áreas de investimento nacional e internacional. O aumento do interesse dos investidores dá-se também devido à procura já que o destino Portugal tem obtido reputação ao longo dos últimos anos e interesse de diversos mercados, em vários segmentos. Este trabalho visa contribuir para a criação de uma agência de viagens especializada em turismo de luxo em Portugal. Neste contexto, foi realizada uma caracterização do tema turismo de luxo, partindo do referencial teórico apoiado pela criação de um plano de negócios. O método utilizado foi a realização de inquéritos por questionário a profissionais intervenientes da oferta de luxo em Portugal que dentro de um tema pouco explorado como o turismo de luxo, o que permitiu obter insights relevantes acerca da sua oferta e procura, os quais apoiados pelas projeções financeiras incluídas num plano de negócios permitem reforçar o potencial e a tomada de decisão na implementação do negócio. Os resultados do plano de negócios demonstram que o VAL (valor atualizado líquido) é positivo e com o mesmo valor (66 242 euros) nas perspetivas de pré-financiamento e do investidor, indicando que o projeto apresenta viabilidade económico-financeira.
- Turismo rural e de saúde e bem-estar - projeto de desenvolvimento de empreendimento próprioPublication . Fonseca, Inês Moreira da; Fernandes, JoelA procura pelo turismo rural e pelo turismo de saúde e bem-estar tem crescido nos últimos anos, pois a pessoas procuram cada vez mais o contacto com a natureza o cuidar de si mesmas para assim atingirem uma maior longevidade. O objetivo deste projeto de conclusão do mestrado é a verificação da viabilidade de uma futura empresa que implantará uma unidade hoteleira que aliará o turismo rural ao turismo de saúde e bem-estar. A futura empresa oferecerá serviços a turistas que procuram fugir da rotina e um contacto mais próximo com a natureza. Para isso oferecerá ao mercado um modelo de negócios diferenciador que permitirá ao turista a possibilidade do adquirir pacotes de experiências, ou regime de tudo incluído (experiências, alojamento e refeições). Para a realização do objetivo proposto analisamos o estado da arte relativa a Turismo Rural, Turismo de Saúde e Bem-Estar, Impacto da Covid-19 no turismo e ainda do Plano de Negócios, o que permitiu encontrar as questões necessárias ao estudo do mercado e a realização do referido plano de negócios. Foi aplicada a metodologia quantitativa, através de realização de um inquérito, para o estudo do mercado. Utilizou-se o modelo proposto polo IAPMEl - Agência para a Competitividade e Inovação para a elaboração do plano de negócios que engloba a respetiva avaliação de projetos do investimentos. O investimento a realizar é viável tanto na perspetiva do projeto como na perspetiva do investidor. Na perspetiva do projeto, o VAL - Valor Atual Líquido (calculado a taxa do desconto do 10,25%) é igual a 924 007€, a TIR — Taxa lnterna de Rentabilidade é do 24,44% e o payback é de 4 anos. Na perspetiva do investidor o VAL - Valor Atual Liquido (idem 10,25%) é igual a 2153 856€, a TIR - Taxa lnterna de Rentabilidade é de 33,35% e o payback é de 4 anos.
- O turista sénior - motivação e representações dos turistas senioresPublication . Mendes, Tânia da Costa; Fernandes, JoelO turismo sénior responde a uma necessidade de uma sociedade cada vez mais envelhecida. A evolução demográfica recente de Portugal tem-se caracterizado por um aumento do peso da população idosa e uma diminuição da população jovem e ativa. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender as representações e motivações dos turistas seniores com base nas suas experiências anteriores. Na presente investigação, optou-se pela utilização de metodologia qualitativa. Para tal, desenvolveu-se uma entrevista semiestruturada como forma de aceder, através das narrativas, ao mundo interno de nove turistas seniores, com idades compreendidas entre os 69 e 84 anos e que frequentavam uma universidade sénior, situada na região Norte de Portugal, mais concretamente da cidade do Porto. Os dados analisados a luz da vertente teórica da Grande Theory permitem concluir que as motivações dos turistas seniores são um segmento heterogéneo, no entanto a maioria são motivados intrinsecamente pelo enriquecimento cultural. Os resultados demonstram que os turistas seniores descrevem as suas viagens com pormenor e autenticidade. Concluímos que as motivações dos turistas seniores vão desde a quebra de rotina, a mudança de ambiente, passando ainda por conhecer culturas e costumes diferentes, oportunidade de conhecer novos locais que ate agora ainda não tiveram oportunidade, revelando assim, maior disponibilidade a partir da idade da reforma. A identificação dos motivos que levam os turistas seniores a viajar e um ingrediente chave para compreender o processo de decisão dos turistas na medida que facilita a eficácia das atividades do marketing. É crucial uma mudança efetiva de paradigma na oferta de produtos e serviços desenvolvidos para os turistas seniores, uma vez que estes constituem um publico com maior disponibilidade de tempo e cada vez mais ativo.