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- Otolith shape and elemental signatures provide insights into the connectivity of euryhaline chelon labrosus inhabiting two close estuaries with different burdens of xenoestrogens in the southern bay of biscayPublication . Nzioka, Anthony; Cancio, Ibon; Cerio, Oihane Diaz de; Pinto, Edgar; Almeida, Agostinho; Correia, Alberto TeodoricoIntersex gonads have been observed in thicklip grey mullet Chelon labrosus, inhabiting estuaries with high burdens of xenoestrogens in the Southeast Bay of Biscay, but knowledge of population connectivity among estuaries is lacking for this euryhaline fish species. This study investigates the population structure of C. labrosus using otolith shape and elemental signatures of 60 adults (overall length ~ 38 cm) from two estuaries 21 nautic miles apart, one with a high incidence of intersex condition (Gernika), and the other one pristine (Plentzia). Otolith shape analyses were performed using elliptical Fourier descriptors, while elemental signatures of whole sagittae were obtained by inductively coupled plasma mass spectrophotometry. Univariate and multivariate statistics were applied to determine if otolith signatures show patterns of homogeneity between estuaries. The data indicated significant differences in the otolith shape and elemental composition between mullets of Gernika and Plentzia. Elemental differences were mainly driven by Sr, Li (both higher in Plentzia) and Ba (higher in Gernika). The 98% re-classification success rate obtained from stepwise linear discriminant function analysis suggests that Gernika and Plentzia individuals form separated population units. The limited connectivity between these two close estuaries would indicate a different life history of exposure to chemicals, which might explain the high prevalence of intersex condition in Gernika and its absence in Plenztia.
- MicroRNA biomarkers as promising tools for early colorectal cancer screening—a comprehensive reviewPublication . Santos, Daniela A. R.; Gaiteiro, Cristiana; Santos, Marlene; Santos, Lúcio; Dinis-Ribeiro, Mário; Lima, LuísColorectal cancer (CRC) ranks as the third most prevalent cancer worldwide. Early detection of this neoplasia has proven to improve prognosis, resulting in a 90% increase in survival. However, available CRC screening methods have limitations, requiring the development of new tools. MicroRNA biomarkers have emerged as a powerful screening tool, as they are highly expressed in CRC patients and easily detectable in several biological samples. While microRNAs are extensively studied in blood samples, recent interest has now arisen in other samples, such as stool samples, where they can be combined with existing screening methods. Among the microRNAs described in the literature, microRNA-21-5p and microRNA-92a-3p and their cluster have demonstrated high potential for early CRC screening. Furthermore, the combination of multiple microRNAs has shown improved performance in CRC detection compared to individual microRNAs. This review aims to assess the available data in the literature on microRNAs as promising biomarkers for early CRC screening, explore their advantages and disadvantages, and discuss the optimal study characteristics for analyzing these biomarkers.
- O Protocolo oficial Português e os símbolos nacionais: estudo sobre a bandeira nacionalPublication . Ribeiro, Rogério Miguel de Queirós; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deOs símbolos identitários de uma nação ou um país podem ser diversos como uma bandeira, um hino, um brasão, um selo branco de entre outros. Portugal tem os seus Símbolos Nacionais contemporâneos associados à implementação da República em 5 de Outubro de 1910, sendo esses símbolos, a Bandeira Nacional e o Hino Nacional, que se encontram consagrados no artigo 11.º da Constituição da República Portuguesa. A Bandeira Nacional representa a soberania da República Portuguesa, a sua independência, a unidade e a integridade. A definição das regras de utilização dos Símbolos Nacionais está vertida em legislação própria e a competência para legislar sobre a matéria cabe, em exclusivo, à Assembleia da República. A utilização dos Símbolos Nacionais obedece a normas legais e devem ser utilizados de acordo com um protocolo que deverá ser cumprido em cerimónias oficiais, civis e militares, rendendo homenagem à Pátria, ao Presidente da República ou em saudação oficial a um chefe de estado estrangeiro em território nacional, mas também na sua utilização diária. As regras que regulamentam a utilização da Bandeira Nacional estão definidas em diplomas próprios, porém em normativos dispersos e nem sempre de fácil interpretação. Esta dissertação tem como objectivo principal responder à questão: “as regras do protocolo relativas à utilização da Bandeira Nacional, especialmente no que ao seu hasteamento diz respeito, são cumpridas?”. A análise realizada pretendeu obter respostas relativamente às questões associadas à utilização da bandeira nacional - se é hasteada nos locais e dias de carácter obrigatório, obedecendo ao protocolo das precedências. Pretendeu-se, também apurar se a Bandeira Nacional é utlizada de forma generalizada e em que instituições ou entidades é utilizada, identificando os erros mais comuns na sua utilização. De modo a dar resposta à questão de partida recorreu-se à pesquisa de natureza descritiva, exploratória, de corte transversal, em que a informação foi recolhida através do estudo da legislação e bibliografia, prévia à implantação da República, bem como a legislação em vigor, para além do método de observação - 184 observações, maioritariamente no Norte de Portugal. Os resultados revelam que de uma forma geral a Bandeira Nacional é correctamente utilizada pelas entidades que a essa utilização estão obrigadas. As entidades públicas sem obrigação da sua utilização, na sua esmagadora maioria, não hasteiam a Bandeira Nacional. São as entidades privadas que utilizam a Bandeira Nacional e outras bandeiras, diariamente, nas suas instalações. Acreditamos que este estudo, apesar das limitações decorrentes de observações circunscritas geograficamente, poderá ser um contributo importante para que entidades públicas ou privadas possam melhorar e corrigir as formas de utilização da Bandeira Nacional, evitando os erros que foram observados durante o estudo. Espera-se, por fim, que o guia prático criado possa ser uma ferramenta útil e contribuir para uma utilização mais assertiva deste símbolo nacional.
- Plano de negócios para a criação de um empreendimento agroturístico em CinfãesPublication . Pereira, Ana Filipa Aguiar; Fernandes, JoelDevido à crescente procura por atividades ligadas à prática de turismo em espaço rural e agroturismo, este segmento do sistema turístico tem sido alvo de novos investimentos. O objetivo deste projeto, de conclusão de mestrado em Gestão do Turismo, é a criação de um empreendimento turístico de caráter diferenciador aliado ao turismo em espaço rural, com investimento na vertente de agroturismo, que por sua vez, permitirá verificar a viabilidade económico-financeira do mesmo, através da elaboração de um plano de negócios. A unidade de alojamento em questão localizada em Cinfães, distrito de Viseu, oferecerá serviços de hospedagem a turistas motivados pelo descanso e recreação em meio rural e agrícola, bem como atividades ao ar livre, atividades de produção de mel e eventos de culinária, com foco na sustentabilidade. Quanto à metodologia utilizada para cumprir o objetivo deste projeto, foi realizada uma análise do estado da arte, com recurso a artigos de revistas científicas disponíveis em bases de dados sobre os temas turismo em espaço rural, agroturismo e empreendimentos turísticos. Foi feito também um estudo de mercado, com a recolha de dados primários através da elaboração de um inquérito por questionário, com o respetivo tratamento estatístico, o que se enquadra na metodologia quantitativa. Elaborou-se um plano de negócios onde se desenvolveram as componentes de estratégia e marketing e utilizou-se para a avaliação económico-financeira do projeto o modelo proposto pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação I.P., no sentido de verificar a viabilidade do mencionado projeto. Como principais resultados obtivemos um VAL (Valor Atual Líquido) de 266 801€ na perspetiva do pós-financiamento (taxa de atualização = 4,99%); de 60 197€ na perspetiva do pré-financiamento (taxa de atualização = 9%) e de 162 046€ na perspetiva do investidor (taxa de atualização = 9%). Concluímos que o projeto é viável, uma vez que, o VAL é positivo nas três perspetivas analisadas. Ao fazermos a análise de sensibilidade com uma redução de 10% no volume de negócios, verificamos que na perspetiva do pré-financiamento o projeto é inviável, uma vez que, o VAL é negativo.
- PEPPA 6/7 - Primary English Practice Programme: Relatório do Projeto 22/23Publication . Cruz, M.; Pinto, CristinaEste relatório foi elaborado no âmbito da fase de monitorização de práticas do projeto PEPPA 6/7 - Primary English Practice Programme, no que diz respeito ao ano académico 2022-2023.