ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual
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Browsing ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual by advisor "Leal, João"
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- À margem do caminhoPublication . Pereira, Rita Almeida; Leal, JoãoA realização de um projeto de fotografia documental levou à temática da caminhada como prática e experiência estética e artística, onde a fotografia foi associada ao ato de caminhar. O percurso escolhido para a realização da prática fotográfica é o Caminho de Santiago de Compostela. A reflexão teórica e a produção prática ganham suporte, fundamentalmente com as obras de autores como: Francesco Careri, que abordada os conceitos de caminhada estética, de percurso e território; de Rebecca Solnit, que reflete sobre o ato de caminhar enquanto forma de alcançar o lado consciente com a produção de pensamentos; Marc Augé e Michel de Certeau, que exploram o conceito de lugar e não-lugar, bem como de espaço. O projeto é realizado com base no tema da caminhada e das questões que daí advém. O ato de caminhar apresenta-se como a temática subjacente ao Caminho de Santiago, onde a ideia de caminhante, de percurso, de território e de paisagem são exploradas. O objetivo principal deste projeto, traduz-se na reflexão sobre o ato de caminhar enquanto prática potenciadora de experiências estéticas e artísticas, e posteriormente, na sustentação dessa reflexão em imagens. Essas imagens são constituídas por um conjunto de retratos, paisagens e objetos. A caminhada é vista enquanto ação que possibilita o envolvimento com o território, bem como a perceção mais abrangente das múltiplas dimensões de um espaço. Desta forma, parte da motivação do projeto consiste na intenção de estimular o pensamento através da caminhada enquanto experiência mental e física, possibilitando o contacto do corpo com o espaço. Este projeto fotográfico tenciona ainda, revelar resultados que reflitam um olhar pessoal sobre o percurso, potenciador de sugestões narrativas polissémicas. Pretende-se perceber de que forma a ação de caminhar poderá ou não ser substancial aos níveis artístico e pessoal. Da mesma forma que Francesco Careri, na sua obra Walkscapes: o caminhar como prática estética (2013), nos revela que se encontra movido por um interesse de compreensão sobre a importância da narrativa pessoal revisto no ato de caminhar, também a realização deste projeto possui motivações semelhantes.
- A aldeia: identidade e representaçãoPublication . Queirós, Ana Francisca Diogo Pinto; Leal, JoãoA Aldeia consiste num trabalho fotografico que aborda questões relacionadas com a identidade, o olhar sobre o outro e o olhar que o outro tem sobre nós. A aspiração para a concretização deste projeto consiste na vontade de entender o conceito de “belo”, e a sua influência na construção de identidade e representação do indivíduo. Mediante esta escolha o projeto explora o conceito de “beleza” na terceira idade. Existe na sociedade uma vontade acentuada de combater o envelhecimento. O crescimento das empresas de cosméticos poderá ser uma prova disso. Um creme antienvelhecimento tem como função, segundo as empresas de cosméticos, ajudar a preservar a beleza e juventude da pele, mas será que só existe beleza na juventude e numa aparência jovem? Num número dedicado à “Beleza”, pode ler-se na revista Exit que “o culto ao corpo, a vontade de não envelhecer, de continuar atraente, configura uma sociedade em que a juventude é um valor praticamente cotado em bolsa” (Exit, 2012). Esta afirmação poderá sugerir que existe uma vontade em alcançar a juventude eterna, ou então, de impedir que as marcas do tempo façam sentir de uma forma muito pronunciada no nosso corpo. Tendo como pano de fundo estas ideias, resolvi trabalhar com um grupo de mulheres mais velhas no sentido de perceber se estas ideias persistem à medida que as pessoas vão envelhecendo. O projeto é realizado na aldeia de Soalhães, em Marco de Canaveses, e consiste num trabalho fotográfico com um grupo de treze mulheres que foram maquilhadas e arranjadas como forma de enaltecer a sua figura. Em colaboração com a comunidade, realizaram-se oito sessões com pessoas diferentes, onde foram realizados retratos das pessoas que se mostraram disponíveis para se maquilharem e vestirem de uma forma diferente daquela com que se apresentam no dia a dia. A forma como estas pessoas estão produzidas parece descontextualizada da realidade que as envolve, realidade essa que é a das suas vidas quotidianas.
- Fotografia e representação: a redistribuição dos lugares na fotografia participativaPublication . Campos, Isabel Maria Ferreira de Sousa Leal Costa; Baptista, Adriana; Leal, JoãoO presente Ensaio visa refletir sobre o imaginário usado para representar grupos vulneráveis e marginalizados da sociedade e considerar novas formas de abordagem. Adotam-se formas alternativas de autoria na produção de imagens, a partir de um projeto fotográfico participativo que remodela a posição autoral tradicional do fotógrafo por meio da colaboração da pessoa fotografada, desmontando a ideia do fotógrafo como observador especial e privilegiado. Numa estratégia pautada pela valorização da dimensão do encontro entre aquele que fotografa e aquele que é fotografado, questiona-se a definição convencional de autoria individual e as relações entre o fotógrafo e os seus sujeitos. Neste estudo, destacam-se as várias questões que gravitam em torno da representação fotográfica e ensaia-se a possibilidade subversiva de um desvio as convenções da fotografia documental através de um projeto prático de fotografia participativa/colaborativa. Partindo, no contexto da toxicodependência, da identidade do sujeito, constrói- se uma história visual, tomando como hipótese a redistribuição de lugares na fotografia. Será também a volta desta redistribuição que se deverá analisar até que ponto a fotografia documental pode beneficiar com a introdução de práticas colaborativas e participativas. Simultaneamente, avalia-se se estas práticas fotográficas podem oferecer uma compreensão mais matizada, complexa e diversificada nas representações fotográficas de grupos vulneráveis e minorias (e ponderamos uma redefinição do papel do fotógrafo no contexto da fotografia contemporânea). Os resultados demonstram que o ato fotográfico pode assumir uma inter-relação humana entre o registo e a sequência do acontecimento onde o fotógrafo faz algo para além de fotografar e onde o fotografado faz o acontecimento, mas também o seu registo, com um poder de decisão do que mostra.
- Fotoponímias: a toponímia das ruas de Braga na contemporaneidadePublication . Camacho, Daniel Alexandre Ferreira; Baptista, Adriana; Leal, JoãoBraga é uma cidade milenar com uma história densa e possui uma toponímia com uma estrutura e organização muito particular que dá conta da sua história, cultura e identidade local. As ruas, praças e outros espaços urbanos da cidade são nomeados em homenagem a personalidades que pertencem à religião, históricas, eventos significativos, características da região e elementos culturais. Este projeto de mestrado em Fotografia parte do tema das toponímias contemporâneas na cidade de Braga e reflete sobre a relação da fotografia com o espaço físico das cidades, tendo como objetivo analisar a forma como os nomes de ruas, praças e outros espaços urbanos se estruturam e refletem as dinâmicas sociais, culturais e políticas da cidade. A pesquisa baseou-se numa abordagem qualitativa, utilizando fontes documentais, um inquérito à população e observação direta conducente a uma seleção de ruas. Trata-se, por um lado, de uma reflexão sobre o papel das toponímias na construção da imagem de uma cidade, e por outro, da forma como a fotografia poderá funcionar como veículo crítico/documental/artístico de transmissão das características e atmosfera dos espaços urbanos, contribuindo para uma melhor compreensão das toponímias. Neste ensaio pretende-se elaborar uma análise abrangente e crítica das dinâmicas dos espaços urbanos, destacando as relações entre toponímias, identidade, fotografia e memória na construção da paisagem urbana. Deste modo, fica patente neste ensaio o quanto a toponímia pode ou não ser um fator de expressão e de memória coletiva e identidade local. A componente prática do trabalho não se limita ao registo fotográfico de certas ruas, da sua estrutura ou características, mas visa imergir o espectador numa experiência multisensorial, permitindo que ele sinta e entenda a cidade, não apenas através de palavras, mas através de imagens e sons. A abordagem visual do projeto inclui uma série de fotografias das placas toponímicas e fotografias feitas de drone, que capturam a essência de cada rua, praça ou espaço urbano escolhido. Estas fotografias, mais do que meros registos, seriam interpretações artísticas que refletem a atmosfera e memórias associadas a cada toponímia. O projeto é também composto por pequenos vídeos feitos de drone que capturam a vida diária, os movimentos e as interações humanas em cada espaço. Isso traz uma camada adicional de compreensão, mostrando como os espaços são vividos e experienciados no dia a dia. A abordagem sonora inclui sons capturados em cada rua que refletem a sua atmosfera: o murmúrio das conversas, o som dos passos, os pássaros, a atividade comercial, etc. As imagens e sons selecionados reforçam e ilustram os pontos teóricos discutidos no ensaio. O objetivo final será criar uma exposição interativa onde os visitantes podem explorar as imagens e sons enquanto leem trechos do ensaio teórico referentes a cada topónimo. Isso permitirá uma experiência imersiva, onde o público pode conectar-se emocionalmente com a análise fornecida. O contraste entre o antigo (a história por trás da toponímia) e o novo (a vida atual da cidade) pode ser um ponto focal para discussões e reflexões, incentivando os visitantes a pensar mais profundamente sobre a cidade em que vivem e como ela evoluiu. A componente prática, tem o potencial de enriquecer significativamente a experiência do espectador, tornando o tema das toponímias mais tangível, emotivo e compreensível. Ao combinar a teoria com uma experiência sensorial, não é apenas transmitido conhecimento, mas também se permite que o público se conecte emocionalmente com as histórias e memórias que Braga tem para oferecer.
- Martim - um olhar fotográfico sobre o autismo infantilPublication . André, Ana Rita Cortês; Leal, João; Alves, CesárioMartim— Um Olhar Fotográfico Sobre o Autismo Infantil e um projeto fotográfico que tem como objetivo desenvolver um trabalho fotografico observacional sobre a vida de uma criança com autismo. Essa criança é acompanhada em variados contextos — quando brinca (a sós e em pequenos grupos) e quando se relaciona com diferentes pessoas e espaços — onde é observada a forma como reage a diferentes estímulos. A metodologia do processo fotografico passou por demonstrar algumas das particularidades que caraterizam o autismo do Martim, no qual foi feito o acompanhamento semanal durante um periodo de três meses. O processo metodológico do ensaio passou inicialmente pela pesquisa sobre a condição do autismo, de forma a perceber como, enquanto fotógrafa, poderia atuar. Numa fase mais avançada, foi desenvolvida uma pesquisa sobre o papel da imagem fotográfica enquanto ferramenta terapêutica. Essa pesquisa implicou uma análise a trabalhos de outros autores e o contato com os profissionais especializados que acompanham o Martim diariamente, o que ajudou a definir os vários caminhos para a abordagem fotografica. Este projeto resultou na produçao de um livro de fotografia, onde nos é permitido acompanhar o Martim nos diversos contextos que frequenta. Este livro é dirigido ao Martim e aos seus pais e família, bem como a todas as pessoas que vivam com a mesma condição e respetivas famílias. Para o público em geral poderá ser útil para que possam conhecer uma realidade que, apesar de ter desafios diferentes dos seus, e todos os dias vivida intensamente, com respeito e amor.
- Passados sem rosto, rostos sem nome. Os expostos da Roda do Porto: arquivo e fotografiaPublication . Oliveira, Felícia Érica Pinho; Leal, João; Baptista, AdrianaA Casa da Roda do Porto terminou as suas funções no final do século XIX. O arquivo que guarda a sua memória e a de quem passou pela instituição encontra—se conservado no Arquivo Distrital da cidade. Integrando imagens estáticas e em movimento e som,o projeto parte do espólio deste arquivo para construir uma perspetiva sobre os objetos que sobreviveram a Roda do Porto, em especial os sinais que preservam os últimos vestígios genealógicos das crianças abandonadas. Como referência, são considerados os projetos fotográficos dos autores Helena Flores e Daniel Blaufuks desenvolvidos em torno do arquivo da Roda. O estudo teórico analisa o conceito de arquivo, e respetiva relação com a fotografia, e pondera sobre as possibilidades de representação e de interpretação autoral de uma coleção arquivística. O trabalho fotográfico pretende estimular, através do olhar, da seleção e do trabalho técnico e estético da autora do projeto, uma reflexão sobre a realidade da Casa da Roda e sobre as vidas encerradas na memória do arquivo.
- Relatório de estágio profissional na produtora audiovisual JWorks: fotografia institucional no contexto profissional das empresasPublication . Vieira, Pedro Alexandre Rodrigues; Leal, JoãoA fotografia é um registo histórico de um acontecimento. Para além de imortalizar um momento a fotografia permite a sua partilha em larga escala, fazendo desta um veículo de comunicação muito eficaz. No final do século XX e início do século XXI a fotografia sofreu uma grande evolução na área da comunicação. O aparecimento das novas tecnologias digitais potenciou a produção de imagens em grande quantidade permitindo uma maior rapidez e agilidade no registo e transmissão dos acontecimentos. O elemento principal deste trabalho de mestrado foi um estágio realizado na empresa JWorks. Este documento pretende descrever as várias etapas da sua realização, tal como sustentar a produção e desenvolvimento dos projetos realizados durante o tempo de permanência na empresa. Esta sustentação é realizada através de uma investigação sobre a fotografia institucional no contexto profissional das empresas. Há um interesse em descobrir como a prática de produção de imagens está estabelecida na comunicação institucional. Desta forma o estudo está focado no poder que a imagem pode ter e na influência que pode exercer sobre o espetador. Percebe-se a partir deste trabalho que a prática fotográfica na comunicação no contexto de uma empresa, deixa de ser um mero apêndice, para integrar substancialmente a comunicabilidade nos diversos meios de comunicação envolvidos no âmbito institucional.
- Relatório de estágio profissional no estúdio de fotografia AV82 Studio: práticas de estúdio fotográficoPublication . Monteiro, João Alves; Leal, JoãoAs práticas fotográficas em contexto de estúdio de fotografia foram o principal tema do estágio profissional na empresa AV82 Studio. Ao longo do estágio foram desenvolvidos vários projetos relacionados com fotografia de produto, moda e campanhas publicitárias. Para além dos trabalhos propostos pela empresa, foram também desenvolvidos trabalhos autónomos, tanto num registo comercial, em resposta a propostas de clientes, como num registo autoral. Ambos foram determinantes para desenvolver e sedimentar as aptidões teórico—práticas adquiridas no decorrer do meu percurso académico. Para sustentar a produção das atividades realizadas durante o estagio, para lhes dar solidez e consistência, foi desenvolvida uma investigação teórica sobre práticas fotográficas de retrato realizadas em contexto de estúdio. Esta investigação articulou um estudo de autores conceituados da história da fotografia com outros contemporâneos. Na pesquisa foram procuradas conexões entre a arte e o comércio e de que forma estas duas dimensões podem funcionar em conjunto. Depois de concluir todas as tarefas solicitadas pelo tutor de estágio, Bruno Nacarato, parti para a produção de dois projetos autónomos realizados dentro da empresa: a campanha fotográfica de celebração dos 29 anos da Associação Abraço e o projeto de retratos fotográficos do membros do AV82 Studio. Este documento descreve e analisa criticamente todo o processo.
- The people that my mother forces me to meetPublication . Cruz, Nazlıhan Agaç Neves da; Leal, João; Ribeiro, LuísThis project is a practice-based study, which emerges from its author’s personal story. As the project arises with an artistic intention, the scope of the investigation is shaped mostly after the artistic work is undergoing. Although there is always an intention in the beginning of an artistic project, chance, luck, obsession and curiosity tend to play an important role in its development and on the way, it is shaped along the research process. The idea to this project came somewhere between while I was thinking about personal narrative in visual art and my relationship about me and my mother. Therefore, the main theoretical interest in this study is concerned with the use of personal life as a source of artistic inspiration within contemporary art practice. To do that, I analyse the concept of confessional art, and artists use of their lives as a subject matter. The first part of the thesis looks at the practice of art and interpretation through the artistic practice of Tracey Emin and Sophie Calle. The second part reflects upon my own practice while developing the project The people that my mother forces me to meet. The practice results in a number of photographic portraits, each one accompanied by a story that relates the author with the person portrayed. These photographs and the stories are accompanied with objects offered by the People my mother forces me to meet and images from my family albums. The artwork will be shown in the form of an exhibition in the Casa Museu Abel Salazar and in a book.