ESMAE - Dissertações/Projetos/Relatórios de Mestrado
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Browsing ESMAE - Dissertações/Projetos/Relatórios de Mestrado by advisor "Almeida, Gilberto Bernardes de"
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- Ação e reação: a catalogação de uma nova técnica de mãos, suas vertentes e possibilidadesPublication . Baschera, Vinícius Cecchin; Marques, José Telmo Rodrigues; Almeida, Gilberto Bernardes de; Lauren, Michael CharlesO estudo aqui apresentado não detém caráter exaustivo pelo fato de que novos dados poderão surgir daqui para frente, principalmente por se tratar de uma espécie de “feeling” relacionado à execução das semicolcheias do samba, que pode ser interpretado de maneiras diferentes. Trata-se de uma pesquisa empírica que se fundamentou em entrevistas juntamente do profissional responsável pela criação de Ação e Reação: o músico Brasileiro Kiko Freitas, nas suas experiências e conhecimento pessoal. Em decorrência das falas buscou-se apoio em Bardin e sua Análise de Conteúdo, base científica para a falta de bibliografia sobre o assunto específico, também manuais e métodos sobre técnicas de baquetas existentes, além da consulta em vídeo-aulas e sites online. A trajetória perseguida buscou encontrar a interface entre as respostas do entrevistado e os pressupostos teóricos de Bardin, naquilo que tem relação ao assunto-foco do estudo: Uma nova técnica de mãos com estilo, economia de movimentos e que seja uma alternativa para a execução do samba na bateria.
- Aplicação de métodos de harmonização automáticos a jogos musicaisPublication . Rei Ramos, Lucas; Penha, Rui Luís Nogueira; Almeida, Gilberto Bernardes deA utilização de sistemas digitais interativos na improvisação musical permitiu introduzir aspectos como o jogo na interação músico-máquina. São exploradas diferentes tipologias de jogo (competitivo, de sorte e de criação) para conceber vários jogos musicais e utilizá-los para manipular a harmonia em tempo real, nomeadamente no contexto de uma performance de jazz e utilizando o seu código harmónico. Foram compostas peças e criado software que exploram estas diferentes tipologias de jogo. Em quase todos eles intervém, de forma mais ou menos presente, um dispositivo harmonizador que utiliza um mapeamento harmónico no espaço tonal para determinar a harmonia mais próxima a um ponto dado nesse espaço e elaborar assim uma progressão harmónica que se pretende coerente e significativa.
- O aquecimento corporal em alunos de saxofone do ensino básico para prevenção de lesões musculosqueléticasPublication . Matias, Diana Sofia Gonçalves; Almeida, Gilberto Bernardes de; Van Twillert, Hendrik; Almeida, PauloEste relatório reflete a prática educativa e documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. O documento divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo expõe e debate a instituição de acolhimento do estágio profissional, o Conservatório de Música de Coimbra. O segundo capítulo, incide sobre a prática educativa supervisionada, com especial ênfase no trabalho desenvolvido em sala de aula. No terceiro, é apresentado o projeto de investigação que trata as principais lesões musculosqueléticas nos saxofonistas, a importância de um aquecimento corporal como método profilático e a análise da Técnica de Alexander, do Método de Feldenkrais e da prática de Yoga, culminando numa sequencia de exercícios, simples e lúdica para que os professores de saxofone possam perceber e alertar, desde cedo, para a importância destes métodos na vida de um músico e realizá-la com os alunos do ensino básico.
- Between saxophone worlds: interpreting the / improvising on the Bach cello suitesPublication . Goleminov, Hristo Kamenov; Almeida, Gilberto Bernardes deThis monograph presents the theoretical groundwork for a performance of two Suites for Unaccompanied Cello by Johann Sebastian Bach on the baritone saxophone, through a mixture of interpretation and improvisation. By reviewing the existing literature on the interpretation of baroque music and through a careful study of both suites, choices as to how to interpret the suites as written on the saxophone were explained. The process of improvising within the suites is documented through the combination of a historic overview of improvisation in the baroque era and the analysis of the challenges presented by original compositions. Several key conclusions are presented which contribute to the existing literature in both the domains of interpretation and improvisation.
- Harmonic textures: rhythmic-driven multi-layered patterns for baritone saxophonePublication . Smallenbroek, Menne; Pereira, José Miguel Ribeiro; Almeida, Gilberto Bernardes deSince its invention, the saxophone family has expanded remarkably in regard to extended performance techniques, with sound itself at its nucleus. In the last decades, these techniques, such as multiphonics, overtones, and bisbigliando, have been documented extensively throughout countless manuals. Be that as it may, there will always be innovative developments that require imaginative documentation. This thesis aims at providing a systematic documentation for a technique, entitled harmonic textures, which explores the left and right hand fingerings as separate entities in order to accomplish a rhythmic-driven texture. I created a diagram with all the possible fingerings for the lowest chromatic scale on the baritone saxophone. These diagrams then served as resource material for both improvisations and arrangements of existing literature. Harmonic textures were developed as a new musical discourse that could be used for new repertoire for baritone saxophone.
- A improvisação em prol da autonomia na interpretação e expressão musicalPublication . Lopes, Hugo José Nunes; Almeida, Gilberto Bernardes de; Oliveira, RosaEste relatório documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) e da Escola Superior de Educação do Porto (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Neste trabalho aprofundo uma reflexão de toda a prática educativa ao longo de três grandes domínios documentados em partes distintas. A primeira parte contextualiza, de um ponto de vista histórico, o ensino da música em Portugal. Em maior detalhe, é estabelecida uma caracterização das metas e atividades desenvolvidas pelo Conservatório de Música do Porto ao longo da sua existência. Atendendo ao seu recente centenário, especial referência é prestada ao testemunho desta instituição para a comunidade musical Portuguesa. A segunda parte aborda a prática educativa supervisionada, decorrente da componente prática e reflexiva do estágio realizado no Conservatório de Música do Porto. Um particular destaque é dado à descrição de estratégias de codocência aplicadas em contexto de sala de aula e seguidas no âmbito do estágio. A terceira parte, descreve o projeto de intervenção realizado a alunos de saxofone, no qual se propõe estratégias com base na improvisação como ferramenta motivadora para o desenvolvimento da autonomia do aluno na interpretação e expressão musical.
- Metamorfoses musicais em concertoPublication . Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho; Almeida, Gilberto Bernardes de; Coimbra, Daniela da CostaUma transcrição musical consiste numa composição adaptada de uma obra original para outra instrumentação, que não a inicialmente definida pelo compositor. Nestas, o conteúdo original tende a permanecer o mais fiel possível (De Vente, 2005). A partir do século XIX esta prática tornou-se corrente e prolífica. Atualmente, o uso de transcrições é bastante comum, especialmente quando destinado a instrumentos musicais com uma história recente devido à sua falta de repertório canónico. Um instrumento característico deste último grupo é o saxofone para o qual se tem transcrito uma grande quantidade de obras com especial ênfase nos períodos barroco e romântico. Nesta monografia detalho uma abordagem metodológica à transcrição musical que visa expandir o repertório para saxofone para além dos períodos barroco e romântico, assim como instrumentações e desafios diversos no processo de adaptação tais como: adaptar obras polifónicas para um instrumento monofónico, transcrever gestos técnicos e específicos de um instrumento de corda e criar continuidades sonoras típicas do uso do pedal no piano no saxofone. O processo de transcrição descrito nesta monografia impõe uma metamorfose timbrica às obras originais e oferece ao ouvinte uma perspectiva diferente sobre o conteúdo musical assim como questiona conceitos de autenticidade e autoria. Quatro composições que seguem a atual proposta de transcrição são apresentadas e documentadas. De ressaltar a diversidade de escolhas do repertório transcrito em termos de estilo, e instrumentação que se traduzem num grande desafio na adaptação ao saxofone, entre estas: Dream, John Cage, Chaccone em Sol menor, Tomaso Vitali, Fratres, Arvo Pärt e o Inverno das Quatro Estações, Antonio Vivaldi.
- Numerofonía de Aschero na iniciação ao saxofone: um estudo de casoPublication . Pereira, Luís Manuel Azevedo; Almeida, Gilberto Bernardes de; Oliveira, Rosa Maria da SilvaO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2017/2018 no âmbito do Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e divide-se em três capítulos. No Capítulo I é caracterizado e contextualizado historicamente o Conservatório de Música do Porto, escola onde foi efetuada a prática de ensino supervisionada. O Capítulo II compreende a reflexão sobre a prática educativa supervisionada, entre outra informação relevante sobre a organização do estágio. Em maior detalhe, são caraterizados os alunos e o espaço escolar e apresentada toda a informação pertinente para a organização e realização do estágio, concluindo com uma síntese reflexiva sobre a observação e lecionação efetuada. O Capítulo III apresenta um projeto de investigação, que visa compreender o fenómeno da utilização da Numerofonía de Aschero no ensino e aprendizagem de saxofone em idade pré-escolar. Conclui-se que o uso da Numerofonía de Aschero é útil na aquisição de competências musicais e instrumentais na fase inicial de aprendizagem.
- Repertório para saxofone tenor solo em Portugal em início do século XXI: da criação à performancePublication . Correia, André dos Santos; Almeida, Gilberto Bernardes de; Van Twillert, Hendrik; Ramos, Fernando Manuel PereiraPartindo de uma análise documental ao repertório para saxofone solo de compositores portugueses ambicionando se especificar nas obras para saxofone tenor, o tema para realização da presente monografia centrou-se na pesquisa, na criação musical e na interpretação, subjacente ao repertório para saxofone. Tendo como objectivo a realização de um momento performativo com obras portuguesas para saxofone tenor solo, o trabalho realizado pretende estabelecer as bases de conhecimento necessárias para promover a criação musical, uma boa interpretação, com a finalidade maior de demonstrar as várias potencialidades do aerofone em questão assim como promoção do mesmo como instrumento solista junto do publico em geral, de alunos, compositores e interpretes.
- The never born daughter of Einstein: a interdisciplinaridade na comunicação do discurso artísticoPublication . Oliveira, Adriana Raquel Costa; Almeida, Gilberto Bernardes dePartindo da desconexão crescente entre a música erudita contemporânea e o público, a presente monografia pretende identificar alguns dos princípios na base deste fenómeno, assim como explorar estratégias interdisciplinares para uma facilitada comunicação das obras em questão. O projeto artístico The never born daughter of Einstein, resulta das reflexões desta monografia e inclui, através de um diálogo interdisciplinar, estratégias que incidem na facilitada receção de estruturas musicais. O seu processo de criação é detalhado, pretendendo estabelecer uma base sólida para a discussão alargada da criação e receção da música erudita contemporânea.