Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Prática mental na execução pianísticaPublication . Dias, Maria Ana Amaral de Figueiredo Guimarães; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Lima, CristinaO presente relatório recai sobre a prática pedagógica desenvolvida no Centro de Cultura Musical e o projecto de investigação por mim realizado. Além do tratamento da informação recolhida, considerou-se relevante a realização de uma reflexão sobre a prática educativa. Este trabalho contém informação importante acerca da instituição onde foi realizado o estágio profissional por parte da autora, da organização da prática educativa e das respectivas planificações, perfis dos alunos, registo das aulas observadas e posteriores reflexões. Os pontos cruciais deste projecto de investigação, Prática mental na execução pianística, são o desenvolvimento da prática cerebral e consequente relaxamento muscular do aluno perante a obra. Foi trabalhada não só a consciência musical e analítica, mas também a corporal, procurando sobretudo a eficácia do estudo do instrumento. Através do registo dos resultados do método de Giseking e Leimer aos alunos seleccionados, pretendeu-se compreender a eficácia da presente investigação. Os resultados obtidos revelaram a pertinência ou não e importância de um projecto deste âmbito.
- Repertório para saxofone tenor solo em Portugal em início do século XXI: da criação à performancePublication . Correia, André dos Santos; Almeida, Gilberto Bernardes de; Van Twillert, Hendrik; Ramos, Fernando Manuel PereiraPartindo de uma análise documental ao repertório para saxofone solo de compositores portugueses ambicionando se especificar nas obras para saxofone tenor, o tema para realização da presente monografia centrou-se na pesquisa, na criação musical e na interpretação, subjacente ao repertório para saxofone. Tendo como objectivo a realização de um momento performativo com obras portuguesas para saxofone tenor solo, o trabalho realizado pretende estabelecer as bases de conhecimento necessárias para promover a criação musical, uma boa interpretação, com a finalidade maior de demonstrar as várias potencialidades do aerofone em questão assim como promoção do mesmo como instrumento solista junto do publico em geral, de alunos, compositores e interpretes.
- A obra de Fernando Lopes-Graça "Música de piano para as crianças" na classe de piano do Conservatório de Música de FelgueirasPublication . Cerqueira, Filipe José Andrade; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Xavier, TeresaEste trabalho incide sobre a prática pedagógica desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e sobre o projeto de intervenção implementado no Conservatório de Música de Felgueiras. Procurou-se a elaboração de uma reflexão sobre a prática educativa e os respetivos processos de lecionação e de aprendizagem envolvidos. Neste trabalho é possível encontrar informação relevante sobre as instituições que acolheram o autor para a realização do estágio e do projeto de intervenção, a organização da prática educativa supervisionada com as respetivas planificações, as caracterizações dos alunos, a descrição das aulas observadas e algumas reflexões sobre a referida prática desde a sua conceção à sua realização. A realização deste projeto teve como mote principal a sensibilização dos alunos para o conhecimento de algum do repertório português para piano, através da audição, da análise e da prática interpretativa de um compositor português do século XX. Adicionalmente, pretendeu-se saber se o trabalho com obras portuguesas serve de alavanca de motivação, de melhoria dos resultados académicos e de descoberta de um maior número de obras por parte dos alunos, tal como se promove a sensibilização dos encarregados de educação para o conhecimento do património musical português. Através deste projeto de intervenção o autor teve a possibilidade de se envolver junto de diversas comunidades educativas, de ver aumentar a sua aprendizagem sobre a temática da educação, bem como desenvolver a sua prática educativa. Os resultados obtidos revelaram a pertinência e a relevância da implementação de um projeto desta natureza.