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- Música dos Balcãs: estudo de caso de reportório para clarinete de Béla Bartók, Tiberiu Olah, Serban Nichifor e Nikolas ResanovicPublication . Pinto, José Miguel Valente da Costa; Coimbra, Daniela da Costa; Pinto, Nuno FernandesO objetivo do presente projeto artístico foi o de desenvolver um conhecimento mais aprofundado sobre a música tradicional e contemporânea da região dos Balcãs. Para tal procedemos a uma revisão bibliográfica envolvendo a temática: Recital – Música dos Balcãs – para a qual é apresentada uma breve contextualização histórico-política desta conturbada zona do globo que resultou em múltiplas influências étnicas e culturais e delineamentos do território. Numa segunda fase tentámos descrever a presença de elementos da música popular dos Balcãs nas obras da atualidade. O trabalho levou-nos a investigar um grupo restrito de compositores, entre eles, Nikolas Resanovic, Tiberiu Olah, Serban Nichifor e Béla Bartók, uma vez que nas suas obras torna-se clara a presença de características da música tradicional dos Balcãs. Finalmente procedemos a uma análise cuidada das obras selecionadas para incluir no recital: Alt.Music.Ballistix (Nikolas Resanovic, 1955-), Carnyx (Serban Nichifor, 1954-), Romanian Folk Dances ( Béla Bartók, 1881-1945) transcrito por Kálmán Berkes, (1952-) e da Sonata para Clarinete Solo (Tiberiu Olah 1928-2002).
- Transporte marítimo deep-sea: estudo do frete marítimo do Extremo Oriente para a EuropaPublication . Nunes, José Carlos; Pereira, TeresaO transporte marítimo de carga contentorizada afirma-se como um método de transporte de baixo custo, com uma cobertura à escala mundial, capaz de responder às necessidades de uma economia globalizada, suportando assim redes de abastecimento intercontinentais integradas. Neste contexto, o Extremo Oriente afirmou-se, de modo consistente e duradouro, como um polo logístico e de produção de muitos dos produtos consumidos no Ocidente. Apesar deste facto, a componente de custo logístico correspondente ao fluxo marítimo intercontinental (frete), vê muitas vezes a sua negociação descurada por parte dos importadores. Até há poucos anos boa parte da contratação do frete marítimo era assumidamente rígida, fixando-se valores por períodos longos, que muitas vezes iam até um ano. Com a crescente volatilidade que assolou este mercado a partir de 2008, verificou-se uma procura crescente de fretes spot, o que obrigou a um maior conhecimento das particularidades do mercado e maior disponibilidade dos responsáveis logísticos. Ao mesmo tempo, surgiram, e maturaram-se, índices de preços para os fretes de transporte marítimo em contentores. Verificada a sua representatividade, estes índices acabaram por permitir o desenvolvimento de modelos de contratação alternativos com fretes indexados aos índices mencionados (ILCC). Estes modelos possibilitaram aos importadores acompanhar as variações dos valores do mercado de forma mais sustentada, e com um menor esforço negocial (sem a necessidade de contratação caso a caso – spot, uma vez fechados os contratos indexados). O importador tem assim garantias que o frete pago acompanha os valores do mercado, dado a indexação a índices de valores spot. Nesta dissertação desenvolve-se um modelo de apuramento de fretes marítimos indexado. Procede-se à verificação da sua validade prática em contexto real através de um caso de estudo, tendo-se simulado diferentes valores de coeficientes do modelo, verificando- se que valores permitem uma poupança efetiva, e quantificado esse ganho. O trabalho desenvolvido é, assim, também um contributo importante para médios e grandes importadores cujas importações têm características que permitam a negociação de fretes sustentada por modelos semelhantes ao apresentado. São ainda sugeridos trabalhos futuros com vista à garantia de que o modelo se mantém ajustado a eventuais alterações nas condicionantes do mercado, bem como à sua inclusão num modelo logístico integrado. São ainda sugeridas eventuais alterações e adaptações do modelo apresentado.
- Impurezas, uma evidência de desvio de processo em linhas de produção de pintura sprayPublication . Ascenção, Tiago Emanuel Correia Ferreira; Pereira, TeresaEsta dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, do Instituto Politécnico do Porto, e desenvolvida em ambiente industrial na empresa IKEA Industry Portugal. O tema do projeto surgiu com a necessidade da empresa melhorar os resultados da rejeição de peças com defeitos que são submetidas a retrabalho, nomeadamente em linhas de produção de pintura spray. Para este projeto, foi estudado o defeito impurezas, crítico para a qualidade. De maneira a atingir esse objetivo, realizou-se uma revisão crítica da literatura, que permitiu percebercom a utilização das ferramentas Lean Production (Kaizen, 5´S, TPM´S, OEE, SMED, entre outras), o que se deve monitorizar, e acima de tudo o plano de atuação para que a redução de peças com o defeito impurezas seja reduzido. Após caraterização do processo produtivo das linhas de produção de pintura spray, definiram-se as possíveis causas, que podem estar na origem do aparecimento do defeito impurezas e que foram monitorizáveis através do registo de ocorrências. Estes registos foram recolhidos no período temporal de novembro de 2015 a julho de 2016. Este registo das ocorrências foi submetido a testes estatísticos, de modo a testar a hipótese queexiste pelo menos uma relação entre o aparecimento de impurezas nas peças, no que respeita a fatores ambientais, máquina, método (processo), mão-de-obra, e matéria-prima (tinta e MDF).Através desta análise, confirmou-se que as impurezas são uma evidência de desvio de processo em linhas de pintura spray, uma vez que variáveis como a gramagem da tinta, viscosidade, temperatura ambiente, humidade Box e ambiente, caudal de insuflação e extração, e temperatura da tinta contribuem para o aparecimento deste defeito. Finda esta análise, foram implementadas várias soluções de melhorias tecnológicas no processo produtivo e o estabelecimento de rotinas de limpeza das cabines de pintura, as quais possibilitaram um decréscimo de 9 vezes o número de peças com impurezas no período temporal de um ano, e um ganho monetário de aproximadamente 12000€ por semana, 624000€ por ano.
- Harmonic textures: rhythmic-driven multi-layered patterns for baritone saxophonePublication . Smallenbroek, Menne; Pereira, José Miguel Ribeiro; Almeida, Gilberto Bernardes deSince its invention, the saxophone family has expanded remarkably in regard to extended performance techniques, with sound itself at its nucleus. In the last decades, these techniques, such as multiphonics, overtones, and bisbigliando, have been documented extensively throughout countless manuals. Be that as it may, there will always be innovative developments that require imaginative documentation. This thesis aims at providing a systematic documentation for a technique, entitled harmonic textures, which explores the left and right hand fingerings as separate entities in order to accomplish a rhythmic-driven texture. I created a diagram with all the possible fingerings for the lowest chromatic scale on the baritone saxophone. These diagrams then served as resource material for both improvisations and arrangements of existing literature. Harmonic textures were developed as a new musical discourse that could be used for new repertoire for baritone saxophone.