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- O papel das "Big Four", firmas de auditoria, em atrair investimento direto estrangeiro em PortugalPublication . Mendes, Rosângela da Silva; Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal; Lopes, Isabel Cristina da SilvaA crise económico-financeira mundial, originada nos EUA, em 2008, pelo colapso da bolha especulativa no mercado imobiliário, originou a quebra de confiança nos mercados financeiros num contexto de ausência de regulação financeira internacional. De modo a conter a perda de investimentos financeiros, os governos começaram a reforçar as regras existentes. As normas de auditoria e a sua rigorosa observância constituem uma base fundamental da qualidade da mesma e têm como resultado último o relatório de revisão e certificação legal de contas. Este relatório evidencia que a certificação foi feita de acordo com as normas de auditoria que lhe são aplicáveis, constituindo-se um instrumento privilegiado de comunicação entre acionistas atuais e potenciais e prova da independência do auditor perante a sua análise. As empresas PricewaterhouseCoopers, Ernst & Young, a Deloitte e a KPMG, conhecidas como as Big Four, desenvolveram as ferramentas e habilidades necessárias para atender à procura de mercado de auditorias de alta qualidade. São facilitadores efetivos das operações dos mercados de capitais. As empresas multinacionais são compradoras sofisticadas que exercem regularmente poder de compra significativo escolhendo novos mercados em busca das melhores estratégias de crescimento. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar o papel dessas firmas em atrair investimento direto estrangeiro para Portugal. Observou-se que existe todo um conjunto de fatores ambientais, legais e de regulação, que condicionam a qualidade da revisão e certificação legal de contas: a cultura da firma de auditoria e a sua dimensão, as competências do grupo de auditores e as suas características, a extensão e os recursos aplicados, a confiabilidade do relatório de auditoria e outros fatores fora do controlo dos auditores tais como o modelo de governo das sociedades adotado pelo auditado, a obrigação de rotação do auditor ou a qualidade regulatória do país onde está inserida a firma auditada. Através dos resultados encontrados pode-se referir que estas empresas são veículos dinamizadores da permeabilidade do mercado de capitais.
- Between saxophone worlds: interpreting the / improvising on the Bach cello suitesPublication . Goleminov, Hristo Kamenov; Almeida, Gilberto Bernardes deThis monograph presents the theoretical groundwork for a performance of two Suites for Unaccompanied Cello by Johann Sebastian Bach on the baritone saxophone, through a mixture of interpretation and improvisation. By reviewing the existing literature on the interpretation of baroque music and through a careful study of both suites, choices as to how to interpret the suites as written on the saxophone were explained. The process of improvising within the suites is documented through the combination of a historic overview of improvisation in the baroque era and the analysis of the challenges presented by original compositions. Several key conclusions are presented which contribute to the existing literature in both the domains of interpretation and improvisation.
- Os sistemas de controlo Interno e as autarquias: estudo de caso: juntas de freguesia do distrito do PortoPublication . Correia, Joana Isabel Pereira; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalO presente estudo apresenta a temática do controlo interno nas autarquias locais do distrito do Porto, procurando analisar o seu sistema de controlo interno, de forma a compreender a sua função e a sua relevância na gestão das autarquias. Nesta perspetiva, a investigação inicia-se pela elaboração de uma revisão da literatura, desenvolvendo conceitos como auditoria interna, controlo interno e sistema de normalização contabilística para as administrações públicas, com o propósito de obter um maior conhecimento sobre as áreas existentes na Administração Pública Portuguesa. O controlo interno é uma forma de organização que pressupõe a existência de um plano e de sistemas coordenados, destinados a prevenir a ocorrência de erros e irregularidades, ou a minimizar as suas consequências e a maximizar o desempenho da entidade no qual se insere (Tribunal de Contas, 1999). Em seguida, na adoção metodológica, foi realizado um questionário com o propósito de responder às questões de investigação desenvolvidas, a fim de entender se o sistema de controlo interno se relaciona com a auditoria interna, se o controlo interno contribui para uma eficácia da autarquia, e se o controlo interno se associa à dimensão da autarquia. Os resultados obtidos no estudo demonstram que apenas uma pequena parte das autarquias analisadas dispõem de um órgão/serviço de auditoria interna. Em relação às normas de controlo interno ou ao regulamento de sistema de controlo interno, as autarquias destacam o seu funcionamento e acompanhamento adequado. Tendo em consideração o sistema de controlo interno, as autarquias atribuem elevada importância na sua existência, realçando o facto de estes serem uma mais-valia na deteção de erros e/ou fraudes, na realização e otimização das operações e dando conformidade com as leis e regulamentos. Destacamos o facto de as autarquias considerarem o controlo interno como razão essencial para uma administração eficaz.
- Diagnóstico da gestão do conhecimento: estudo de caso em uma instituição pública brasileiraPublication . Arvani, Márcia Regina de Almeida; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraA administração pública tem passado por transformações e desafios na busca por novos modelos de gestão para atingir seus objetivos e oferecer um atendimento com eficiência e qualidade aos cidadãos, que estão cada vez mais exigentes. Nesse contexto a gestão do conhecimento surge como estratégia para alcance dos objetivos institucionais e melhoria da gestão organizacional. Este estudo insere-se na área da gestão do conhecimento, cujo objetivo foi identificar como é a gestão do conhecimento em uma instituição pública brasileira, através do diagnóstico da gestão do conhecimento – DGC, com o instrumento de diagnóstico proposto por Bukowitz & Williams (2002). O método empregado foi o estudo de caso, de natureza descritiva, cuja coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário estruturado. Através da pesquisa, foi possível identificar que a organização, apesar de não possuir um programa estruturado de GC, está a gerir seu conhecimento de forma moderada, no âmbito geral do processo. Identificou-se ainda que o passo “Avalie” é o que exige maior atenção dos gestores para sua melhoria. Constatou-se também que, não há disparidade significativa entre a percepção dos gestores e dos servidores técnico-administrativos em educação no que diz respeito à gestão do conhecimento. Os resultados podem contribuir para que os gestores reconheçam o conhecimento como recurso essencial e insiram em seu planejamento estratégico a GC, com a prática de ações para uma gestão do conhecimento mais efetiva, visando a melhoria da gestão organizacional e de seus processos como um todo, em benefício da sociedade.