ESMAE - DM - Composição
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Browsing ESMAE - DM - Composição by advisor "Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de"
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- Composição e improvisação: escrita vs "não escrita"Publication . Neves, António Pedro Saramago Campos; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraO objectivo do trabalho que se apresenta, que corresponde a um projecto realizado para obtenção do grau de Mestre em Composição e Teoria Musical, foi explorar a relação entre a Composição e a Improvisação com base numa reflexão teórica acerca de questões relevantes, como o problema de combinar partes escritas, notadas tradicionalmente, com partes mais abertas, que quase dispensam a escrita e em que se faz uso da improvisação. Nele se aborda o problema de encontrar processos geradores de ideias musicais que não passam necessariamente pela notação tradicional, combinando a escrita e improvisação mais idiomática do jazz com conceitos como indeterminação e abertura, e que tornam possível a composição de peças musicais em tempo real. Na segunda parte deste trabalho, é apresentada a descrição e análise dos processos utilizados na escrita de música para um grande ensemble de Jazz, um dos objectivos da Tese de Mestrado, assim como os processos usados na improvisação e uma análise dos resultados obtidos numa performance realizada no final do projecto, dirigida com base na linguagem do Soundpainting.
- Form(a)ção criadora - calendulário ou uma experiência morfológica de criação musicalPublication . Ribeiro, Catarina Sá; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Freijo, Ana Isabel NistalPretende-se, com este projeto de dissertação, expor o processo de criação de uma obra musical original, Calendulário. Este processo teve como inspiração o pensamento morfológico descrito por J. von Goethe em A Metamorfose das Plantas. É neste texto que encontro uma reflexão analítica e poética, por parte do autor, daqueles que são os princípios criadores que vivem no lugar entre a fixação da forma e a acção que a desenvolve. Pretendo, então, elencar, detalhar, aplicar e experienciar os aspectos da metamorfose ao processo criativo — a que chamarei Form(a)ção Criadora. Para a elaboração deste trabalho, parto de quatro vias teóricas, que compreendem o organicismo e unidade na música, o pensamento morfológico de Goethe, o fragmento literário de Schlegel e a escuta meditativa de Miguel Ribeiro-Pereira. Estes quatro momentos configuram as sementes teóricas que orientam a revisão poiética de Calendulário.
- Interacção humano-máquina no processo composicionalPublication . Costa, Nuno André Pinheiro Trocado da; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de; Andrikopoulos, DimitriosCom a problemática da interacção humano-máquina no processo composicional como pano de fundo, a presente dissertação prossegue três vectores simultâneos: (a) um portfolio de alguma da música que escrevi nos últimos dois anos, na qual fiz uso de (b) um conjunto de ferramentas de composição algorítmica assistida por computador que desenvolvi sincronicamente no mesmo período de tempo, por sua vez fruto de (c) uma reflexão sobre os conceitos subjacentes, aqui apresentada monograficamente. De entre as ferramentas desenvolvidas destaca-se uma biblioteca em Common Lisp integrando funções relativas a operações combinatórias simples com vastas colecções de alturas e à exploração de propriedades geométricas de ciclos rítmicos e tonais, bem como um programa de manipulação de áudio com cadeias de Markov. A música escrita que integra este trabalho assume-se simultaneamente como ponto de partida e de chegada do percurso de investigação.
- Pós-modernismo e obra aberta: estratégias para integração de elementos do jazz na composição contemporâneaPublication . Garcia, Paulino Ribeiro Gonçalves; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deEsta dissertação tem por temática uma corrente estética musical, o Pós-Modernismo, aliada ao conceito de Obra Aberta de Umberto Eco. Será feito um levantamento bibliográfico de várias perspetivas acerca da Composição ao longo do século XX, nomeadamente o Modernismo, e a música Indeterminista de forma a compreender o surgimento das intencionalidades pós-modernas. O Pós-Modernismo será analisado através de alguns exemplos, com vista à melhor compreensão do conceito de Obra Aberta. Este, por sua vez, será sujeito a um questionamento quanto à sua definição e possíveis corolários e também quanto à sua materialização. De seguida, as peças escritas ao longo do ano letivo serão expostas e relacionadas com a teoria enunciada na primeira parte da dissertação.
- Serpente arco-íris: uma expressão musical atravessada pela influência de culturas indígenas brasileiras e do jazz contemporâneoPublication . Aydos, Manoela de Lemos Pinto; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deEste projeto artístico apresenta composições musicais atravessadas pela influência de culturas indígenas brasileiras e do jazz contemporâneo. A compositora Manoela Aydos expõe uma visão pessoal de sua trajetória, influências e processo de escrita. O primeiro capítulo apresenta uma breve contextualização de quando e como se abordou o estudo da música indígena no Brasil. O segundo capítulo descreve sobre o valor da música indígena como uma das raízes que deu vida à diversificada cena musical brasileira. São apresentados exemplos da influência direta da música indígena em obras da música erudita, instrumental e da música popular brasileira (MPB). Uma breve apresentação do trabalho de Marlui Miranda em conjunto com comunidades indígenas é também apresentada neste capítulo. O último capítulo aborda aspectos gerais do processo de composição da autora e elementos específicos de cada peça composta para este projeto.
- A tabla indiana e a sua nomenclatura como ponte para a criação de composições de jazz contemporâneoPublication . Moura, Marco André Silva; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deEste projeto artístico em composição baseia-se no uso das composições de tabla como elemento de exploração para a criação de composições de jazz contemporâneo. O processo de escrita das obras foi acompanhado pelo processo de estudo da tabla indiana sob a orientação do mestre Subhajyoti Guha, artista renomeado e pedagogo de Calcutá, Índia. O projeto faz uma breve introdução à tabla como instrumento, a sua história, o seu contexto, os seus aspetos técnicos, sons e algumas composições solísticas para o instrumento recolhidas a partir de registos das aulas desde 2022. As composições de tabla são acompanhadas por um registo de vídeo e um registo escrito disponível em anexo. Após esta contextualização são expostas as composições resultantes deste processo de pesquisa artística e de que forma as variações das composições de tabla influenciaram o processo de escrita.
- Tradução de elementos dramatúrgicos em elementos musicais: criação de uma obra dramático-musical tendo por base um pensamento dramatúrgicoPublication . Candal, Tiago Morais de Carvalho; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deEsta dissertação procura expôr o processo de concepção e composição de uma obra dramático-musical cuja base dramatúrgica assenta num texto teatral original criado para o efeito desta exploração. Com este processo, e através do estudo e definição de dramaturgia, pretendo criar uma obra com um discurso articulado e coerente, cujos constituintes se interligam e cooperam na realização da intenção dramática.