Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-17"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Serpente arco-íris: uma expressão musical atravessada pela influência de culturas indígenas brasileiras e do jazz contemporâneoPublication . Aydos, Manoela de Lemos Pinto; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deEste projeto artístico apresenta composições musicais atravessadas pela influência de culturas indígenas brasileiras e do jazz contemporâneo. A compositora Manoela Aydos expõe uma visão pessoal de sua trajetória, influências e processo de escrita. O primeiro capítulo apresenta uma breve contextualização de quando e como se abordou o estudo da música indígena no Brasil. O segundo capítulo descreve sobre o valor da música indígena como uma das raízes que deu vida à diversificada cena musical brasileira. São apresentados exemplos da influência direta da música indígena em obras da música erudita, instrumental e da música popular brasileira (MPB). Uma breve apresentação do trabalho de Marlui Miranda em conjunto com comunidades indígenas é também apresentada neste capítulo. O último capítulo aborda aspectos gerais do processo de composição da autora e elementos específicos de cada peça composta para este projeto.
- O impacto do Brexit em Portugal: um estudo de caso sobre o vinho do PortoPublication . Gabriel Cardoso Vieira; Queirós, Mário Joel Matos Veiga de OliveiraA saída do Reino Unido (RU) da União Europeia (UE) originou uma incerteza no futuro político e económico do país e do mundo. Devido à forte vinculação inerente ao passado histórico entre Portugal e o RU, a presente dissertação apresenta como principal objetivo a análise do impacto do Brexit nas transações relacionadas com o setor vitivinícola, nomeadamente relativas ao Vinho do Porto, através do estudo sobre a Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP). A motivação para esta investigação advém do facto de nenhum país ter equacionado e efetivamente cessado o seu vínculo com a UE, acontecimento que gerou agitação em todo o mundo. Tendo por base uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, foram obtidas informações acerca das exportações referentes aos períodos pré e pós Brexit: 2015 a 2020 e 2021, respetivamente. Observando os resultados alcançados, pode constatar-se um aumento significativo das exportações de Vinho do Porto para o RU, no ano após o referendo (2017), justificado pela ainda indefinição dos acordos comerciais. Na fase posterior ao Brexit (2021), denota-se, ao contrário do esperado, que as exportações de Vinho do Porto para o RU se encontram numa fase crescente, o que revela que este tipo de exportações apresenta pouca sensibilidade face às alterações provocadas pelo Brexit.
- Impacto da implementação e prorrogação das moratórias, no âmbito da manutenção do tecido empresarial portuguêsPublication . Moreira, Hugo Miguel Vasconcelos; Sil, Rui Filipe Pereira Bertuzi daApós uma situação financeiramente instável e um tremendo impacto negativo que a crise internacional de 2008 despoletou em território nacional, durante a recuperação planeada que estava a ser empregue em Portugal, uma temível crise pandémica instalou-se a nível global, comprometendo a recuperação que estava em vigor e os resultados financeiros de vários intervenientes do tecido empresarial português e das instituições de crédito. Várias hipóteses e medidas de apoio à economia foram equacionadas para satisfazerem as necessidades emergentes dos vários setores da economia, nomeadamente, setores associados ao turismo, restauração, alojamento e serviços similares. As regras implementadas para contenção da epidemia foram devastas para estes negócios, nomeadamente o fecho de fronteiras e a interrupção parcial ou total das atividades. Entre várias medidas, surgiram as moratórias, como uma hipótese de assegurar o património dos particulares e das empresas, mitigando o incumprimento no pagamento de créditos e assegurando a manutenção da liquidez, permitindo aos devedores, o acesso a uma carência de capital e a prorrogação do prazo de vencimento de uma divida. Apesar de muitos países adotarem esta tipologia de medidas, os seus detalhes, a sua duração e os momentos de aplicação levantaram muitas questões sobre a eficiência da sua aplicação. Este estudo procura esclarecer as vantagens desta medida e saber se a prorrogação da mesma, aplicada em alguns países, representou um impacto positivo ou negativo. Foi empregue uma revisão bibliográfica e disponibilizado um questionário com perguntas assentes nos parâmetros das escalas de likert. Os dados ordinais obtidos com base nesta escala psicométrica foram inseridos no software SPSS Statistics 28, extraindo-se um conjunto de dados de estatística descritiva e coeficientes de correlação. Os estudos concebidos e o cruzamento da análise qualitativa e quantitativa viabilizaram concluir que as vantagens da vigência das moratórias sobrepuseram-se às respetivas desvantagens, possibilitando uma melhoria da situação financeira da maioria das empresas, na maioria dos distritos, com as diferentes personalidades jurídicas e diferentes dimensões.
- Análise económica e financeira a uma empresa do setor turísticoPublication . Gomes, Ana Rita da Cruz; Queirós, Mário Joel Matos Veiga de OliveiraThe present paper materializes the work developed in the company DNI Consultores, Lda, through a curricular internship with a total extension of 600 hours distributed over seven months. This period of constant learning was carried out with the purpose of achieve the Master's degree in Accounting and Finance from the Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. This report contains an extensive analysis of a company in the tourism sector which was named EMPLíder, Lda. This study started with an economic and financial analysis, through the study of ratios, complemented by an evaluation of the company through the discounted cash flow model, and finalized with an evaluation of the risk of bankruptcy due to default through the Altman Z-Score model. The analysis was carried out using mainly accounting and tax information provided by the entity. The method used consisted of quantitative and qualitative techniques, adapted to the business scenario. Although the company's financial situation points to an unfavorable scenario, even indicating a possible difficulty in meeting its future commitments, it is important to note that the period of analysis covers two years in which tourism activity was strongly conditioned by the Covid-19 pandemic. The analysis concluded that although the company had been performing well above the industry average until 2019, the investments made in 2020 to increase its capacity did not bring returns for that year or the next because the company's activity was strongly conditioned by the successive lockdowns implemented in the country and the world in the period between 2020 and 2021. Despite this, the outlook for the year 2022 is for a marked recovery in tourism, at which time the company may significantly improve its economic and financial situation.
- Determinantes da qualidade da informação não financeira e do sucesso empresarial: a perspetiva dos gestores, auditores e contabilistasPublication . Anjos, Bárbara Cristiana Ferreira dos; Monteiro, Albertina Paula MoreiraO sucesso empresarial está fortemente dependente da qualidade da informação financeira e não financeira e da sua utilidade na tomada de decisões por agentes externos e internos. Deste modo, este estudo desenvolve e avalia um modelo que tem como objetivo analisar, na perspetiva dos vários agentes de informação contabilística, os determinantes da divulgação e da qualidade da informação não financeira, assim como os impactos da qualidade dessa informação no sucesso empresarial. Com este propósito, neste estudo, de natureza quantitativo, foi aplicado um questionário aos contabilistas, auditores e gestores de empresas portuguesas. A avaliação do modelo teórico foi realizada no software estatístico SmartPLS 4, aplicando a técnica do modelo de equações estruturais. Com base em 73 observações, os resultados indicam que as empresas de maior dimensão têm uma maior perceção dos benefícios da divulgação da informação não financeira, o que, por sua vez, são as que apresentam uma maior divulgação desse tipo de informação, as que atribuem maior importância à auditoria de informação não financeira, e as que, por conseguinte, detêm maior qualidade e atribuem maior utilidade da informação não financeira e alcançam superior desempenho não financeiro. As variáveis do modelo determinam 31%, 47% e 41% da variância da qualidade da informação não financeira, utilidade da informação não financeira e desempenho não financeiro, respetivamente. Este estudo contribui para o desenvolvimento da literatura, na medida que avalia um modelo original e no sentido que identifica os fatores que contribuem para a qualidade e utilidade da informação não financeira, com consequente impacto no sucesso das empresas portuguesas.
- Open innovation e crowdsourcing no setor público em Portugal: o orçamento participativoPublication . Rocha, Vera Alexandra Mota; Bernardino, Susana Jacinta QueirósOpen innovation e crowdsourcing são dois conceitos muito atuais na nossa sociedade, com um enorme potencial em termos de criação de valor, para as organizações. A open innovation, é entendida como a utilização de redes de pessoas dotadas e disponíveis para colaborar com diversas entidades, de forma a obter novas ideias para inovar. O crowdsourcing, é um novo conceito utilizado para designar o facto de as organziações recorrerem ao contributo dos vários stakeholders para a resolução de problemas, definição de estratégias e recolha de recursos de vários tipos, onde se incluem recursos informacionais ou ideias. O orçamento participativo, mecanismo ainda recente, relaciona a open innovation e o crowdsourcing nas entidades públicas, apelando à participação da sociedade nos interesses governamentais. O estudo deste tema é relevante dada a conjuntura atual da sociedade, uma vez que se torna necessário encontrar novas formas de financiamento para projetos da sociedade e resolver dicotomias existentes nos municípios, fornecendo maior qualidade de vida aos munícipes. Esta dissertação pretende analisar a utilização de formas de open innovation e crowdsourcing no setor público em Portugal, na forma de orçamentos participativos, compreender as suas características e percecionar as motivações para a sua implementação e as dificuldades sentidas. Nesse seguimento, a metodologia escolhida para análise é uma metodologia quantitativa, com recursos a um inquérito por questionário (online) enviado aos municípios portugueses. Da pesquisa efetuada perceciona-se influências entre a dimensão dos municípios e algumas variáveis, como dotação orçamental, quantidade de elementos responsáveis pelo orçamento participativo, propostas aprovadas, frequência de realização e implementação de orçamentos participativos. De igual modo, obtém-se as principais motivações de implementação, as maiores dificuldades sentidas e as barreiras percecionadas para a não implementação.
- Sustainable and Health-Protecting Food Ingredients from Bioprocessed Food by-Products and WastesPublication . Minervini, Fabio; Comitini, Francesca; De Boni, Annalisa; Fiorino, Giuseppina Maria; Rodrigues, Francisca; Tlais, Ali Zein Alabiden; Carafa, Ilaria; De Angelis, MariaDietary inadequacy and nutrition-related non-communicable diseases (N-NCDs) represent two main issues for the whole society, urgently requesting solutions from researchers, policy-makers, and other stakeholders involved in the health and food system. Food by-products and wastes (FBPW) represent a global problem of increasing severity, widely recognized as an important unsustainability hotspot, with high socio-economic and environmental costs. Yet, recycling and up-cycling of FBPW to produce functional foods could represent a solution to dietary inadequacy and risk of N-NCDs onset. Bioprocessing of FBPW with selected microorganisms appears to be a relatively cheap strategy to yield molecules (or rather molecules mixtures) that may be used to fortify/enrich food, as well as to formulate dietary supplements. This review, conjugating human health and sustainability in relation to food, describes the state-of-the-art of the use of yeasts, molds, and lactic acid bacteria for producing value-added compounds from FBPW. Challenges related to FBPW bioprocessing prior to their use in food regard will be also discussed: (i) loss of product functionality upon scale-up of recovery process; (ii) finding logistic solutions to the intrinsic perishability of the majority of FBPW; (iii) inserting up-cycling of FBPW in an appropriate legislative framework; (iv) increasing consumer acceptability of food and dietary supplements derived from FBPW
- Venture Capital: a influência nas empresas portuguesasPublication . Barbosa, Márcio André de Barros; Queirós, Mário Joel Matos Veiga de OliveiraVenture Capital investment has taken on an important role at an international level, since large multinationals with meteoric growth obtained this type of leverage when they were created or in the first years of their existence. Thus, capital from Venture Capital entities has assumed an important role in the growth of small companies, with a special focus on start-ups. The Portuguese company business, made up mostly of small companies, needs foreign investment to be able to grow in its field of activity. In this way, the influence of Venture Capital on Portuguese companies will be analysed, verifying the levels of growth, profitability, productivity and employability in companies that obtained this investment. The study to be carried out will have a quantitative approach, using financial data from the investees, using the Logit estimation model to verify the significance of the results between companies that were the target of investment in return with companies that did not have this type of leverage. Summarising, it was concluded that the influence of Venture Capital investment on invested companies only has statistical significance in the variable related to labour productivity, in the remaining variables, invested companies do not differ from entities that did not obtain this type of investment.
- O uso de letra como um recurso de apoio à improvisação jazz vocalPublication . Machado, Sofia Carvalho; Gomes, Maria de Fátima Coutinho de Sousa Serro; Pereira, FranciscoHá uma necessidade crescente de otimizar os recursos de aprendizagem dos alunos no que toca à didática da improvisação, ferramenta necessária cujo domínio, entre outros parâmetros, define o grau de competência de um músico de jazz. O foco principal deste trabalho foi aferir e comparar a pertinência da utilização da letra como um recurso de apoio à aprendizagem da improvisação. A população em estudo são os alunos do Curso Básico de Canto do CMP (regimes integrado e supletivo), desde o 10º até ao 12º ano. Com o objetivo de comparar resultados, criaram-se dois grupos de alunos: o Grupo 1 aprendeu um trecho de um estudo melódico utilizando apenas monossílabos sem significado para a articulação dos sons, enquanto Grupo 2 aprendeu o mesmo trecho, associando um texto à melodia. Esta investigação ocorreu sob formato de um workshop, com o objetivo de avaliar e analisar a evolução dos participantes em estudo, bem como se a letra enquanto recurso de apoio os ajudou a melhor assimilar solos improvisados. Outros objetivos analisados foram: (i) a melhoria da escrita criativa; (ii) a melhoria da performance; e (iii) o aumento da motivação na aprendizagem de solos e estudos improvisados. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a análise documental numa primeira fase, e após esta, a experimentação e a observação participante. Os resultados obtidos demonstraram que a letra poderá ser um apoio de recurso à improvisação vocal; no entanto, existem outros recursos de igual ou maior importância. Os dois grupos de alunos obtiveram resultados similares.
- O impacto da responsabilidade social na performance de empresas da Europa Ocidental cotadas em bolsaPublication . Rocha, Roberto Carlos Nogueira da; Bandeira, Ana Maria Alves; Ramos, Patrícia Alexandra GregórioThis dissertation aims to analyse the impact of Social Responsibility (SR) on the performance of 216 European companies listed on the stock exchange, in a time period from 2017 to 2021. The main objective of this investigation is to determine how the operational, financial and market performance of companies is influenced by the socially responsible practices. The methodology adopted is in the quantitative scope, where dynamic models for panel data will be estimated. This study will use the return on assets (ROA), in order to evaluate the operational performance, the return on equity (ROE), to evaluate the financial performance and finally, to evaluate the market performance, it will be used the Tobin's Q ratio. On the other hand, ESG (Environment, Social and Government) scores and GC Scores (United Nations Global Compact Score), based on the United Nations Global Compact, will be used in order to quantify SR. This study reveals that RS has not only a negative influence on the financial and operational performance of companies, but also a positive influence on market performance. This influence is even greater when the best scores are distinguished from the worst. The environment, social and government dimensions are negatively related to ROA and ROE, and positively to Tobin's Q (except for the environment dimension, which is not related to this variable). On the other hand, the anti-corruption and environment dimension of the GC Score is negatively related to Tobin's Q, the human rights dimension is negatively related to the ROE and ROA, and finally, the labour law has a positive relationship with financial performance. It is important to highlight that company size positively influences this relationship, while age has a negative influence. This investigation offers important contributions to the literature, since from the ESG scores and the GC Score, a complete analysis of the impact of social responsibility on business performance is developed, as it addresses this impact not only on financial, operational and market performance, but also through other relevant variables, such as age and size.