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- Minimal-Overlap Centrality-Driven Gateway Designation for Real-Time TSCH NetworksPublication . Gutiérrez Gaitán, Miguel; D'Orey, Pedro; Santos, Pedro M.; Almeida, LuisThis research proposes a novel minimal-overlap centrality-driven gateway designation method for real-time wireless sensor networks (WSNs). The goal is to enhance network schedulability by design, particularly, by exploiting the relationship between path node-overlaps and gateway designation. To this aim, we define a new metric termed minimal-overlap network centrality which characterizes the overall overlapping degree between all the active flows in the network when a given node is selected as gateway. The metric is then used to designate as gateway the node which produces the least overall number of path overlaps. For the purposes of evaluation, we assume a time-synchronized channel-hopping (TSCH) WSN under centralized earliest-deadline-first (EDF) scheduling and shortest-path routing. The assessment of the WSN traffic schedulability suggests our approach is dominant over classical network centrality metrics, namely, eigenvector, closeness, betweenness, and degree. Notably, it achieves up to 50% better schedulability than a degree centrality benchmark.
- Pós-modernismo e obra aberta: estratégias para integração de elementos do jazz na composição contemporâneaPublication . Garcia, Paulino Ribeiro Gonçalves; Azevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva deEsta dissertação tem por temática uma corrente estética musical, o Pós-Modernismo, aliada ao conceito de Obra Aberta de Umberto Eco. Será feito um levantamento bibliográfico de várias perspetivas acerca da Composição ao longo do século XX, nomeadamente o Modernismo, e a música Indeterminista de forma a compreender o surgimento das intencionalidades pós-modernas. O Pós-Modernismo será analisado através de alguns exemplos, com vista à melhor compreensão do conceito de Obra Aberta. Este, por sua vez, será sujeito a um questionamento quanto à sua definição e possíveis corolários e também quanto à sua materialização. De seguida, as peças escritas ao longo do ano letivo serão expostas e relacionadas com a teoria enunciada na primeira parte da dissertação.
- Introdução à linguagem de jazz para trompete: princípios e metodologias no ensino do instrumentoPublication . Formoso, Ricardo Costa; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Tapadinhas, Daniel; Santos, AndreiaA influência dos primeiros cantores de Blues na linguagem instrumental manifestou-se com a proliferação de efeitos e recursos puramente expressivos. A partir da segunda década do século XX, a figura do trompetista Louis Armstrong, estabelece as bases de uma linguagem caracterizada pelo desenvolvimento da criatividade através da dimensão individual do intérprete. Tradicionalmente, a aprendizagem de repertório jazzístico consiste na audição e imitação das grandes referências que, como Armstrong, contribuíram para o enriquecimento de uma linguagem ritmicamente complexa e harmonicamente muito sofisticada. Neste contexto, a transcrição representa uma das ferramentas mais completas, sintetizando a essência da tradição aural deste género musical. No entanto, sem pretender desvalorizar o papel do processo de audição-reprodução, o presente trabalho centra-se na verificação da relevância da abordagem de parâmetros interpretativos no desenvolvimento da linguagem jazzística. Assim, o Projeto de Intervenção alicerça-se na elaboração de um método de aproximação aos parâmetros estéticos e interpretativos do Jazz, com o objetivo de compreender o seu impacto no âmbito do ensino artístico especializado.
- Virtual Surgery Room: experiência interativa em realidade virtual como ferramenta desmistificadora para crianças num momento pré-cirúrgicoPublication . Mendes, André Manuel Macedo; Leite, LuísEstar numa situação pré-operatória é um momento onde a ansiedade e o nervosismo toma conta da forma de estar do ser humano. Se nos adultos este medo existe, como será nas crianças? Como se sente uma criança que está sujeita a entrar num bloco operatório? Assim, este trabalho tem como objetivo criar uma experiência de Realidade Virtual para desmistificar o bloco operatório e quem nele trabalha. Com esta experiência será possível avaliar o uso da Realidade Virtual como ferramenta para diminuir a ansiedade e o nervosismo provocados pelo medo que uma criança passa por ter que ser submetida a uma cirurgia. De forma a ser possível a realização deste projeto, será criado um ambiente virtual de um bloco operatório com todos aqueles que lá desempenham um papel. Desta forma, este documento descreve uma proposta de realização do projeto em contexto de estágio na GEMA Digital, fazendo parte dele uma contextualização do mesmo na área em que se insere, passando pela referência ao estado da arte, objetivos e descrição de todo o projeto.