ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
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Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos by advisor "Mendes, Ivaneide"
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- Autores da nossa própria históriaPublication . Vieira, Isabel Margarida Simões Guedes; Mendes, IvaneideAcreditando numa educação social que se quer muito mais do que uma socialização correta e numa educação de adultos que se quer muito mais do que um ajustamento funcional dos indivíduos ao mercado de trabalho, este trabalho desenvolveu-se num Centro Novas Oportunidades (CNO), sedeado numa escola pública do concelho de Penafiel, entre outubro de 2011 e julho de 2012. Através de uma metodologia de investigação-ação participativa, procurou potenciar os campos de interseção entre a educação social e a educação de adultos, inspirando-se no poder libertador e transformador da educação. Num momento em que os adultos vivenciaram o encerramento repentino da Iniciativa Novas Oportunidades, em que estão integrados ou que foram integrantes, e o consequente sentimento de descredibilização social dos processos que frequentavam, este projeto procurou promover nos adultos com quem foi construído, a capacidade de reflexão sobre o seu passado, apropriação crítica do seu presente, a fim de tomarem decisões sobre o seu futuro, e que respondesse aos seus interesses e desejos, numa lógica de solidariedade, justiça e desenvolvimento. As conclusões deste trabalho apontam para a sua capacidade de, numa atitude emancipatória e democrática, analisar criticamente as circunstâncias que enquadram mais um período de transição das políticas públicas no campo da educação de adultos, a partir de uma essencial avaliação isenta e independente do trabalho desenvolvido, pelos seus principais intervenientes: os adultos.
- Há Histórias que precisam de ser contadas - Projeto de Intervenção num Centro de Reconhecimento de CompetênciasPublication . Freitas, Eduarda Daniela Teixeira; Mendes, IvaneideÉ no campo da educação de adultos, designadamente na perspetiva de uma educação permanente e de uma aprendizagem ao longo da vida, que o trabalho aqui apresentado incidiu. O presente relatório visa dar a conhecer a origem e o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social realizado no Centro Qualifica de Vizela, intitulado por: “Há histórias que precisam de ser contadas”, cuja finalidade foi contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos adultos que frequentam este centro. Todo o projeto desenvolvido prendeu-se com a envolvência dos adultos em demostrar e desenvolver a sua história de vida, refletir sobre o seu processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) ou a sua participação em Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e de partilhar esta experiência com a Comunidade. Pretendeu, de igual modo, valorizar as trajetórias de vida dos adultos, envolver a Comunidade local na valorização dos processos RVCC e elaborar um Plano Pessoal individualizado após a conclusão do processo de RVCC, consoante as necessidades e perspetivas de cada um. Tendo por base os princípios orientadores da Metodologia de Investigação-Ação-Participativa, da Educação Social e da Educação de Adultos, partindo das potencialidades dos adultos e considerando as necessidades institucionais e da comunidade, visou responder as necessidades das pessoas, desenvolvendo práticas orientadas para um processo de desenvolvimento dos sujeitos ao nível educativo e de participação social, através de ações significativas, investindo na consequente transformação quer dos participantes, quer da comunidade.
- Máquina do (Meu) Tempo - Um projeto de educação e intervenção social numa Universidade SéniorPublication . Jales, Beatriz Filipa Soares da Costa; Mendes, IvaneideO projeto "Máquina do (Meu) Tempo" foi desenvolvido numa Universidade Sénior da cidade do Porto, orientado pela metodologia de lnvestigação-Ação Participativa (IAP) pelo que contou com a colaboração do Docente da disciplina de Inteligência Emocional e a participação ativa dos/as vários/as alunos/as. Este projeto teve como finalidade potenciar a participação eletiva do educando adulto face à sua educação, com vista ao seu empoderamento. Assim, definiram-se os seguintes objetivos gerais: na Ação 1 'Tempos de Vida: A Minha História" pretendeu-se valorizar a história de vida, de acordo com os papéis sociais e as identidades de cada adulto; salientar as aprendizagens do adulto em contextos formais, não formais e informais; partilhar as trajetórias e as experiências de cada adulto, numa perspetiva de construção coletiva do conhecimento. Na Ação 2 "Emocionai(Mente) Falando" procurou-se potenciar as relações afetivas entre o grupo; estimular o espírito crítico e o sentido de grupo. Para tal, foi sendo criada, ao longo do tempo, uma relação de proximidade com a comunidade educativa, de forma a promover a sua participação ao longo do Projeto, para que este fosse o mais adequado e coerente à realidade do contexto social, de acordo com a sua identidade, privilegiando o diálogo, a partilha e a escuta ativa. De salientar, que o Projeto foi uma experiência enriquecedora de aprendizagem no coletivo, pautada por uma troca de saberes entre todos/as os/as participantes, com uma bagagem enriquecedora de vivências e conhecimentos adquiridos no tempo que lhes permite dignificar o seu passado, abraçar o presente e perspetivar o futuro.
- “Mexer Para Não Adormecer…” - Projeto de intervenção com idosos em Centro de DiaPublication . Silva, Tânia Filipa Almeida da; Mendes, IvaneideO presente trabalho projeto foi desenvolvido na Instituição Particular de Solidariedade Social, especificamente, na resposta social Centro de Dia e teve como finalidade promover um envelhecimento ativo e bem-sucedido, com vista à melhoria da qualidade de vida por meio das ações de estimulação cognitiva, motora e sensorial. No que refere ao conhecimento, foi coconstruído com os idosos, o que possibilitou a elaboração e desenvolvimento do presente relatório denominado por “Mexer Para Não Adormecer…”. A metodologia de investigação-ação participativa foi utilizada neste relatório, uma vez que o mesmo foi elaborado em conjunto com as pessoas. As técnicas de investigação utilizadas foram as seguintes: a observação participante, a análise documental e as conversas intencionais. As mesmas permitiram juntamente com os idosos, a par de métodos dialógicos coletivos e individuais, recolher e estudar informação, produzir o conhecimento e gerar um projeto, no sentido da transformação. Ao sustentar a intervenção e a investigação, mobilizou-se colaborações teóricas associadas sobretudo ao processo de envelhecimento e a importância da aprendizagem ao longo da vida, que se tornaram fundamentais na problematização, na reflexão e na ação. A realização do projeto possibilitou uma sucessiva reflexão acerca do papel do Educador Social junto do grupo, assim como da pertinência da sua presença, neste contexto de intervenção.
- “Quem eu fui e o que posso vir a ser!!” - A humanização nas relações e nos cuidados - Projeto de intervenção numa ERPIPublication . Barros, Orlanda Eufémia Martins; Mendes, IvaneideO presente trabalho tem como objetivo percorrer um projeto de Educação e Intervenção Social, numa coconstrução com pessoas idosas e colaboradores num contexto de uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI). Um projeto que visionou: potenciar a humanização pelas relações interpessoais, privilegiando o resgate das histórias de vida e as narrativas biográficas para um apoio na (re)construção identitária; possibilitar a autodescoberta, tendo por base a visão do ser humano capaz de se olhar e olhar o coletivo, de forma crítica e informada e capaz de intervir. Através da Educação de Adultos e de uma visão de envelhecimento bem-sucedido construiu possibilidades de ações de envolvimento, decisão e negociação, visando a (re)significação do tempo de ócio e/ou tempo de vida, com pessoas institucionalizadas. Tendo como pressuposto metodológico o paradigma sócio-crítico, através da metodologia Investigação-Ação Participativa, foi possível ter a perceção de alguns problemas e necessidades, assim como indagar estratégias potenciadoras e geradoras de mudança da própria realidade social, sendo possível desenhar e desenvolver um projeto participado por todos designado por: “Quem eu era e o que posso vir a ser”, cujo propósito era melhorar as relações interpessoais entre os residentes da ERPI fomentando a ocupação do tempo de ócio de acordo com o interesse e identidade pessoal de cada individuo. Conclui-se que as diferentes ações permitiram a evolução das relações interpessoais; possibilitou a criação de espaços de troca de saberes entre os residentes e com a comunidade educativa, assim como uma maior participação e intervenção com as pessoas idosas com maior dependência.
- Seguir na vida participando - projeto de Intervenção com idososPublication . Santos, Catarina Raquel Moreira dos; Mendes, IvaneideO presente documento enobrece a experiência da construção do desenho e do desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social num Centro Social com várias respostas sociais de apoio à população idosa. Seguindo a metodologia de Investigação-Ação Participativa, o projeto partiu da auscultação dos sentires, perceções e vivências dos sujeitosque integram esta realidade social (idosos, direção e colaboradores) com o intuito da identificação de problemas, necessidades, recursos e potencialidades. Edificou-se através de um conhecimento coconstruído, valorizando, especialmente, a necessidade contínua de uma relação com os demais e com o meio ambiente no seu desenvolvimento. O projeto, fruto de um trabalho conjunto entre o investigador e os sujeitos, possibilitou uma melhoria na qualidade de vida e do bem-estar global dos mesmos, que passou pela promoção da participação ativa e o desenvolvimento das relações afetivas e comunitárias no quotidiano dos idosos
- O tempo, um grande escultorPublication . Pinheiro, Anabela Cardoso; Mendes, IvaneideNo contexto de várias sessões de Grupos de Discussão com Técnicos de RVCC e Adultos certificados ao nível do secundário, o projeto “O Tempo, Um Grande Escultor” centra a sua atenção no encerramento “paliativo” da Iniciativa Novas Oportunidades que culminou com a extinção dos Centros Novas Oportunidades, processo vivenciado por Técnicos e Adultos. Pretendeu-se com este projeto, proporcionar espaços coletivos de partilha na compreensão do percurso percorrido no âmbito do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e reconhecer as limitações e potencialidades do processo de forma a refletir o presente e a problematizar o futuro apontando possibilidades para a sua transformação. A metodologia utilizada assenta na Investigação-Ação Participativa que perspetiva a ação com uma intenção de mudança e a investigação num processo de compreensão. Esta metodologia processa-se de forma cíclica alternando ação, reflexão crítica e avaliação, facilitadora de um processo reflexivo que impulsiona energias, movimentos individuais e grupais e a construção de um processo inacabado de conscientização. As conclusões deste trabalho indicam a necessidade de analisar discursos marcados por uma leitura e análise crítica da realidade, que se apresenta instável e indutora de mudanças, no campo das políticas públicas da Educação de Adultos, inviabilizando a sua consolidação e afirmação. Há uma preocupação em assegurar condições de participação e avaliação dos atores envolvidos, garantindo a promoção dos direitos democráticos dos participantes e uma educação para o desenvolvimento
- Transformar a comunidade em VitóriaPublication . Miranda, António Carlos da Fonseca Sá; Mendes, IvaneideO presente trabalho reflecte o desenvolvimento de um projecto de investigação posicionado metodologicamente na Investigação-Acção Participativa, com vista à melhoria das condições e qualidade de vida das pessoas idosas. A utilização de vários métodos e técnicas permitiu ao investigador, em conjunto com as pessoas, recolher e analisar a informação de onde emergiram vários problemas. Após ter sido feita a análise da realidade, o processo de desenvolvimento do projecto envolveu a priorização de problemas e necessidades para as quais foi delineado um projecto de intervenção onde, a partir das acções que integram um conjunto de actividades, se procurou alcançar os objectivos estabelecidos. Este projecto assentou, sobretudo, na acção educativa da Educação Social numa dimensão de Educação para a Cidadania, uma vez que procurou que os idosos reflectissem sobre os seus problemas e, de forma autónoma, se organizassem para lhes dar resolução. Acima de tudo, contribuiu para o envolvimento dos idosos na resolução de problemas institucionais e comunitários. É também fundamental entender este projecto de investigação como um conjunto de processos que contribuíram para a transformação pessoal dos envolvidos e, ao mesmo tempo, como um trabalho em permanente construção.
- "Vem ser"- Projeto de intervenção com mulheres em situação de desemprego de longa duração beneficiárias da Rede Local de Intervenção SocialPublication . Monteiro, Maria João Lopes Logarinho; Mendes, IvaneideO presente relatório reflete a construção e o desenvolvimento de um projeto numa Instituição Particular de Solidariedade Social que, tendo como proposta metodológica a investigação ação participativa, contempla a participação dos sujeitos na construção do conhecimento. Projeto este desenvolvido com sete mulheres autodenominadas por “viajantes”. O conhecimento coconstruído com as diversas participantes que integram esta realidade permitiram a conceção e desenvolvimento do projeto “ Vem Ser”, tendo como finalidade a promoção e a melhoria da qualidade de vida, nomeadamente ao nível pessoal, social, laboral, relacional destas mulheres. Sendo este um projeto para o desenvolvimento e (re)valorização de competências pessoais e sociais, promovendo momentos de diálogo, partilha, discussão, negociação e participação, bem como a promovendo de uma maior relação interpessoal, proporcionando a viabilização de uma rede social de suporte afetivo. Para além disto, este projeto também agiu com a intenção de aumentar o envolvimento entre a equipa técnica desta instituição e das participantes deste projeto, procurando envolver as beneficiárias nos seus projetos individuais, aproximando a intervenção realizada às reais necessidades destas mulheres. Avaliado segundo o modelo CIPP, este projeto, reflete a lógica de um projeto de educação social, tendo como propósito a mudança social, através da transformação pessoal das participantes, resultando num processo de mudança pessoal, grupal e institucional de continua construção e progresso
- Viver sem Medo - Projeto de Intervenção com um Grupo de Mulheres em situação de Vulnerabilidade SocialPublication . Forte, Alexandra Patricia Vilaça; Mendes, IvaneideO presente relatório, fundamentado teoricamente, surge do desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social com um grupo de Mulheres, denominado “Mais Valentes”, participantes no Projeto EntrEscolhas – Geração D’Ouro, com base na metodologia de investigaçãoação participativa, inserida no paradigma socio-crítico. O Projeto “Viver sem medo” foi desenvolvido a partir da finalidade de capacitar as mulheres do Grupo Mais Valentes para a tomada de decisão sobre os seus percursos de vida, tendo em conta o seu papel nas diferentes esferas da sociedade e, essencialmente, na família. Neste sentido, recorreram-se a técnicas e métodos de investigação que permitiram a construção do conhecimento sobre o grupo e cada uma das suas participantes, identificando-se problemas, necessidades, potencialidades e objetivos que pudessem responder aos anteriores. Ao longo do relatório é apresentada a construção do conhecimento sobre a realidade e o desenho e desenvolvimento do projeto concretizado conjuntamente com as participantes e, ainda, com contributos do e das Profissionais do Projeto EntrEscolhas – Geração D’Ouro. Neste sentido, foram realizados Encontros semanais com o grupo “Mais Valentes” e, posteriormente, ações com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre os papéis sociais e familiares de género, o desenvolvimento de competências de literacia escolar e social e com vista à promoção de um melhor relacionamento interpessoal que permita a partilha e o diálogo. Por forma a avaliar todo o processo, recorreu-se ao modelo de avaliação CIPP, no sentido de se obter uma visão integral de todo o Projeto “Viver sem medo” e, assim, conseguir concretizar uma avaliação sistemática e contínua do mesmo, com base nas vivências de participação no projeto e opiniões das Mulheres e, assim, se possibilitar as mudanças desejadas, num clima de confiança e apoio mútuo.