ESTG - DM - Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - DM - Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança by advisor "Dias, Sara"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação de Ferramentas Kaizen - 5S, no sistema de segurança alimentar - HACCP, implementado na cantina e bar da ESTG-PPPublication . Cunha, Daniela; Dias, Sara; Lima, VandaComo forma de melhorar o desempenho na organização dos serviços de restauração coletiva na ESTG, neste trabalho foram aplicadas as ferramentas Kaizen, nomeadamente, a metodologia 5S no sistema de segurança alimentar já existente na cantina e bar da ESTG. Os principais objetivos deste projeto foram essencialmente, a melhoria da organização dos locais de trabalho, a diminuição de desperdícios, a redução de custos e o aumento da motivação e da produtividade dos colaboradores nos serviços prestados nestas duas áreas. Para garantir que os objetivos acima propostos sejam alcançados, a metodologia utilizada foi a da investigação- ação, através da realização de auditorias com auxílio de listas de verificação quantificadas. Globalmente, a evolução verificada nas auditorias realizadas permite concluir que os resultados obtidos foram satisfatórios permitindo à comunidade da ESTG um melhor desempenho, no que diz respeito, à minimização de riscos de contaminações cruzadas, à otimização dos espaços e fluxos de trabalho, gestão visual e eficiência nos serviços prestados no âmbito deste projeto.
- Avaliação da Segurança Alimentar nas cozinhas das escolas do concelho de Celorico de BastoPublication . Mesquita, Isabel Patricia Carvalho; Laranjeira, Paulo; Dias, SaraA Segurança Alimentar é um amplo conceito que cada vez mais se assume como uma preocupação para todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos no sector alimentar. Em ambiente escolar, o objetivo inicial de disponibilizar alimentos e refeições às crianças é hoje largamente ultrapassado, dado que importa garantir o equilíbrio nutricional e, de igual modo, assegurar que todos os comportamentos são seguros e minimizam o risco de intoxicação alimentar. Realizar um estudo sobre a avaliação da segurança alimentar em cozinhas de escolas do Concelho de Celorico de Basto representou o alicerce deste trabalho. Seguindo uma abordagem metodológica baseada num estudo de caso, foi realizada uma análise comparativa a duas escolas do Concelho, onde o principal objeto era a deteção do cumprimento ou incumprimento do programa dos pré-requisitos e da implementação do sistema HACCP. Através da aplicabilidade de um inquérito, foi possível avaliar atitudes, comportamento, práticas e opiniões das colaboradoras relativamente à segurança alimentar. Os resultados obtidos permitiram identificar claramente oportunidades de melhoria para os estabelecimentos em questão, o que será certamente uma mais-valia futura.
- Avaliação das práticas de Segurança Alimentar em Mercados MunicipaisPublication . Soares, Leandra; Laranjeira, Paulo; Dias, SaraUma preocupação presente e constante no nosso quotidiano enquanto consumidores, é a importância dos alimentos que ingerimos e a sua implicação na saúde, bem como todos os perigos que estes podem trazer quando não são devidamente manipulados, ao longo de toda a cadeia alimentar. A minimização das ocorrências com impacto na segurança alimentar dos produtos, deve constituir uma obrigação de todos os intervenientes na cadeia alimentar, desde a produção primária até ao consumidor final. A distribuição e comercialização de produtos alimentares, é muitas vezes um dos pontos “fracos” na garantia da segurança alimentar. Este estudo teve como objetivo avaliar as práticas de segurança alimentar em Mercados Municipais. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, desenvolvida com base nos pré- requisitos do sistemas de segurança alimentar de acordo com Codex Alimentarius. Este trabalho permitiu aumentar a consciencialização ao nível do cumprimento das boas práticas de segurança alimentar aplicáveis nos Mercados Municipais. De uma forma global, os resultados demonstraram que existem aspetos que necessitam de melhorias sobretudo, ao nível das práticas da manipulação e condições de conservação de produtos. A falta de formação, resistência à “mudança” e sobretudo a degradação das infraestruturas existentes, constituíram também aspetos com lacunas significativas neste segmento, do comércio designado tradicional.
- Estudo da divulgação de Informação sobre Segurança Alimentar nas Redes Sociais, Blogs e AplicaçõesPublication . Vale, Andreia Filipa Ferreira do; Dias, SaraEste estudo pretendeu contribuir para melhoria do conhecimento sobre a informação disponível de Segurança Alimentar nas Redes sociais, Blogs e Aplicações, principalmente na perspetiva do consumidor final. A contaminação alimentar por agentes biológicos, químicos ou físicos, pode comprometer a saúde do Homem. As preocupações neste âmbito e o impacto dos perigos alimentares na saúde levaram a Organização Mundial de Saúde (OMS) e os seus Estados Membros, a reconhecer a Segurança Alimentar como uma função essencial da Saúde Pública, e desenvolver uma estratégia global com o objetivo de redução das doenças com origem nos alimentos. O âmbito da pesquisa foi essencialmente focado nas preocupações da Segurança Alimentar no momento da compra, nas “Cinco chaves para uma alimentação mais segura” e na informação disponível sobre a legislação de segurança alimentar em vigor. Como ferramentas, nesta investigação foram utilizadas técnicas de análise quantitativas, baseadas em dados recolhidos através de pesquisa online. Foi elaborada e aplicada uma grelha para avaliação da qualidade da informação disponível, de forma a validar o conteúdo, nas várias plataformas. No final do trabalho a criação de uma página no Facebook, permitiu partilhar os resultados obtidos para futura dinamização. Os resultados obtidos mostram que os consumidores, de um modo geral, asseguram a sua presença na Internet, é também percetível o forte interesse dos consumidores na informação de segurança alimentar partilhada, o que é confirmado pela sua interação e acompanhamento apurada nos mesmos.
- Implementação da ISO 45001:2018 na Aveleda S.APublication . Pacheco, Sara Raquel Nunes; Dias, SaraO objetivo deste projeto é o estudo pioneiro e implementação da Norma ISO 45001:2018 na Aveleda, S.A. A realização de um mapeamento e diagnóstico serviu como metodologia para a implementação. Foi realizada uma análise global de acordo com os requisitos da Norma do âmbito de estudo para identificar o ponto de situação da organização através da observação direta e documental e, tendo como “guideline”, uma checklist. Após este diagnóstico inicial, foram elaborados planos de ação para revisão dos diversos processos e outros requisitos em falta, como o manual do sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho, procedimentos, registos e todo suporte documental necessário para a implementação. A realização da análise para determinar o ponto de situação da organização em matéria de SST, avaliou a organização com um score inicial de 22% de conformidade. Esta análise permitiu à Aveleda definir os procedimentos para integrar uma Política de SST e cumpri-la. Após a implementação dos mesmos e uma posterior análise global, permitiu à Aveleda atingir um score final de 85% de conformidade legal. A não certificação das OSHAS 18001:2007 pela Aveleda, bem como a inexistência de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, limitou a certificação da ISO 45001:2018. A entrada para “ mercado” este ano (2018), cria escassez de informação (revisão de literatura). A ISO 45001:2018 é a primeira norma internacional de Segurança e Saúde Ocupacional no mundo. É inovação na Aveleda integrar um SGSST no seu SGI baseandose na ISO 45001 (nova norma de SGSST sem implementações antecedentes). Considera-se, que o objetivo que norteou a realização deste estudo foi atingido.
- Implementação da norma IFS (International Featured Standard) na produção de Migas de Bacalhau da empresa frigoríficos da ermidaPublication . Vaz, José Miguel Leal; Teixeira, Paula; Dias, SaraA crescente preocupação das empresas com a qualidade e segurança alimentar dos seus produtos e as exigências de mercados internacionais reforçam a necessidade de implementação de referenciais específicos, como a Norma Internacional IFS - International Featured Standard. Este projeto teve como objetivo a implementação da IFS no processo de produção de Migas de Bacalhau na empresa, Frigoríficos da Ermida, Lda. Numa etapa inicial, procedeu-se ao estudo do referencial IFS 6, de forma a compreender a metodologia para o cumprimento dos requisitos. Foi realizado o enquadramento legal aplicável ao setor e de seguida procedeu-se à realização de uma auditoria diagnóstico, que permitiu avaliar a situação atual da empresa. Numa segunda fase, foi elaborada e revista toda a documentação necessária e estabelecidos planos de ações para dar cumprimento aos requisitos deste referencial. De acordo, com uma segunda auditoria realizada, a empresa conseguiu evoluir de forma muito significativa, alcançando o nível básico ou fundamental da IFS.
- Implementação da NP EN ISO 22000:2005 no CCD (cantina dos trabalhadores do município de Guimarães)Publication . Gonçalves, Carla Manuela Lemos; Dias, SaraA implementação de sistemas de segurança alimentar e o controlo eficaz da higiene dos géneros alimentícios de modo a evitar a deterioração dos alimentos e as suas consequenciais na saúde, tornam-se essenciais em toda a cadeia alimentar. Este trabalho tem como objetivo a implementação da norma NP EN ISO 22000:2005 na cantina do Centro Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Guimarães (CCD). Inicialmente foi realizado o enquadramento legal aplicável e avaliado o cumprimento dos requisitos do referencial. Numa segunda fase, foram estabelecidos planos de ações e elaborada e revista toda a documentação necessária. O projeto permitiu desenvolver e organizar todo o suporte documental para a conformidade com a NP EN ISO 22000:2005. De acordo, com a segunda auditoria realizada, os resultados conseguiram evoluir de forma muito significativa, conseguindo reduzir o nº de não conformidades para 3,7% comparativamente com 25,4% na primeira avaliação realizada.
- Implementação da NP EN ISO 22000:2023 na empresa RNM – Produtos Químicos S,A.Publication . Gomes, Ricardo Mesquita; Dias, Sara; Queirós, EvaA implementação de um Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos tem-se vindo a verificar cada vez mais, como uma das metodologias mais eficazes de garantia da conformidade do produto até ao consumidor final. Reunir fatores de garantia de Segurança dos Alimentos na cadeia de valor, aumenta assim a confiança que os clientes têm para com a organização, melhorando a reputação da empresa e garantindo a existência de uma maior competitividade no mercado global. Este projeto teve como objetivo a implementação de um sistema de gestão de segurança alimentar, inicialmente de acordo com os requisitos da norma NBR ISO 22000:2019, que posteriormente foi traduzida para a NP EN ISO 22000:2023. O trabalho decorreu nas instalações da RNM – Produtos Químicos S.A. onde se desenvolveu inicialmente uma auditoria inicial de avaliação das ações e suportes necessários para o cumprimento dos requisitos do referencial em estudo. O planeamento e implementação foi realizado de forma eficiente, e com foco na melhoria contínua no Sistema de Gestão Integrado com outros referenciais já existentes na organização. A implementação deste referencial normativo permitiu assegurar um melhor controlo dos perigos associados, através da implementação dos programas de pré-requisitos e os princípios HACCP. Ao nível dos pré-requisitos, os processos e atividades foram facilmente integrados com os sistemas já existentes. Apenas a formação para as novas regras de Boas Praticas de Segurança dos Alimentos foram os temas que exigiram maior disponibilidade e recursos. Na avaliação de requisitos da norma, o maior esforço foi na documentação necessária desenvolver e estruturar para este novo sistema. A auditoria final realizada permitiu concluir que os objetivos deste trabalho foram atingidos quer relativamente à evolução no desempenho dos Pré-requisitos com melhorias em todos quer no cumprimento da norma onde se conseguiu melhorar de 32% para 83% o cumprimento global dos requisitos estabelecidos. Este trabalho permitiu ainda, a identificação de melhorias e a otimização dos processos e atividades no sistema de gestão integrado já existente. Todo o trabalho realizado é fundamentado e idealizado de forma à realização, num futuro próximo, do pedido de certificação do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar.
- Implementação do HACCP nos serviços de restauração do Enoturismo da AveledaPublication . Ribeiro, João; Dias, SaraNuma sociedade cada vez mais exigente o sector alimentar não constitui exceção. Atualmente requisitos inerentes à segurança alimentar tornam-se cada vez mais restritos e exigentes às organizações, sendo uma preocupação sentida pelo consumidor em geral. Neste âmbito, ao longo do tempo foram criados diversos referenciais sobre esta temática, especificamente aplicados à restauração, onde surgiu a obrigatoriedade de implementação de sistemas de segurança alimentar como o HACCP. Esta, é uma metodologia de prevenção que visa o controlo da segurança alimentar nos géneros alimentícios em todas as fases da cadeia de produção, tornando-se essencial para o controlo de doenças de origem alimentar e para a produção de alimentos seguros. Neste contexto, o presente trabalho consiste na implementação do sistema HACCP nos serviços de restauração do Enoturismo da Aveleda. Inicialmente foi necessário avaliar os pré-requisitos existentes e as boas práticas implementadas, para numa fase seguinte ser implementado efetivamente o sistema HACCP. Como suporte para todo o processo de implementação foram realizadas auditorias ao sistema, bem como, ações de formação aos colaboradores. Globalmente os resultados obtidos ao longo das várias auditorias realizadas foram positivos, e os objetivos traçados foram alcançados perante as situações encontradas no cenário inicial, permitindo assim minimizar os riscos de contaminações cruzadas, assegurando o cumprimento de todas as exigências legais e assegurando a inocuidade das refeições servidas, resultando diretamente no aumento da qualidade dos produtos e refeições servidas, e consequentemente num aumento da confiança por parte do consumidor.
- Proposta de implementação da NP ISO 45001:2019 na Granorte - revestimentos de cortiça, lda.Publication . Santos, Ana Isabel Araújo; Dias, SaraO presente projeto pretende apresentar uma proposta de implementação da NP ISO 45001:2019 na GRANORTE, uma fábrica de revestimento de cortiça localizada em rio meão, uma freguesia pertencente ao município de Santa Maria da Feira. Para realizar esta proposta utilizou-se a metodologia de investigação-ação, um processo cíclico que é usado na resolução de questões organizacionais. Nesta metodologia, tal como no projeto, é necessário entender o contexto da organização, recolher os dados, dar feedback e, através dos dados recolhidos, planear e implementar ações de melhoria, que serão monitorizadas de forma a haver uma melhoria continua do sitema.